Características e descrição do tomate "Bystryonok"

Tomates

Os tomates precoces são sempre populares, pois seu curto período de maturação permite que sejam colhidos já no início de julho. Isso é especialmente importante para muitas regiões da Rússia, onde os verões costumam ser pouco quentes e longos.

Os produtores nacionais desenvolveram muitas variedades e híbridos de maturação precoce, incluindo o tomate F1 Bystryonok.

Descrição do híbrido

Este tomate, frutífero e delicioso, atraiu a atenção dos jardineiros quase assim que as sementes ficaram disponíveis. Desde 2013, este fruto, fruto do trabalho dos melhoristas de Nizhny Novgorod, está incluído no Registro Estadual e é recomendado para cultivo em campo aberto e em estufas.

Em climas temperados, o híbrido cresce bem diretamente em canteiros, produzindo uma colheita abundante. No noroeste, nos Montes Urais e em partes da Sibéria, recomenda-se o cultivo em estufa. Os frutos são lisos, redondos e atraentes, com uma cor vermelha brilhante. Podem ser usados ​​em qualquer lugar:

  • saladas;
  • conservação;
  • conservas.

Bystryonok possui resistência complexa a diversas doenças, mas, em qualquer caso, a prevenção é necessária.

Principais características do tomate F1 Bystryonok

De modo geral, este híbrido apresenta todas as características básicas dos tomates de crescimento determinado. Sua altura não ultrapassa 80 cm, enquanto em canteiros as plantas são mais baixas, com cerca de 50 a 60 cm. A folhagem é esparsa, com folhas simples, porém grandes.

O arbusto completa seu crescimento com uma escova de flores.

A variedade Bystryonok deve ser podada lateralmente e o arbusto deve ser conduzido (deixando 2 a 3 hastes). Os cachos produzem frutos uniformes, cada um pesando aproximadamente 120 gramas. O fabricante afirma que este híbrido é destinado principalmente ao consumo fresco e em saladas, mas, a julgar pelas avaliações, a Bystryonok provou ser uma boa opção para conservas e picles.

Os frutos são firmes, não racham e mantêm bem a forma quando marinados. A polpa é muito suculenta, de cor intensa, deliciosa e doce. Possui um leve aroma de tomate. Formam-se de quatro a seis compartimentos com sementes em seu interior.

Recomendações para o cultivo de um híbrido

O tomateiro F1 Bystryonok pode ser cultivado em estufas e em campo aberto; a escolha é feita com base nas condições climáticas da região.

As mudas são geralmente semeadas entre 15 e 20 de março, levando em consideração o tempo necessário para a germinação das sementes e o fato de que as mudas devem ter três meses de idade no momento do plantio. As sementes precisam ser desinfetadas e germinadas.

NOTA! Se a embalagem das sementes híbridas indicar que as sementes foram tratadas, elas podem ser semeadas diretamente em vasos.

Adequado para o cultivo de tomates:

  • caixas de madeira;
  • recipientes;
  • copos feitos de turfa, plástico;
  • copos de papel.

Prepare o solo no outono, acumulando quantidades suficientes de húmus, turfa e areia de rio (perlita ou vermiculita podem ser usadas como substitutas). Misturas compradas em lojas também são adequadas, mas preste atenção à composição do solo ao comprá-las. Todos os componentes necessários devem estar presentes em quantidades suficientes, mas misturas à base de turfa não são adequadas para o cultivo de mudas de tomate. Elas devem ser complementadas com terra, húmus e quaisquer agentes afrouxadores.

Ao cultivar mudas híbridas, recomenda-se manter o seguinte regime de temperatura:

  • Durante a germinação das sementes: +24ºC…+27ºC;
  • após a emergência: +18ºC (aproximadamente 3-4 dias);
  • Antes do plantio em local definitivo em estufa: +23ºC…+25ºC.

Temperaturas altas e baixas afetam negativamente o crescimento e a saúde das mudas. As mudas podem ficar alongadas ou, ao contrário, apresentar desenvolvimento lento, ficarem frágeis e adoecerem. A rega dos tomates deve ser feita com muito cuidado, sendo melhor irrigar do que regar em excesso. O excesso de água também é perigoso, pois os tomates são suscetíveis à canela-preta e podem morrer rapidamente.

O aparecimento de três folhas verdadeiras indica que a Bystryonok está pronta para ser podada. Isso deve ser feito nos seguintes casos:

  • se os tomates forem semeados primeiro em caixas comuns;
  • se os recipientes onde as sementes foram semeadas forem de pequeno volume.

Após o transplante, proteja as mudas da luz solar direta por dois dias e, em seguida, cultive-as normalmente. Fertilize somente quando necessário e apenas após o transplante (aproximadamente 10 dias).

IMPORTANTE! A partir do final de abril, as mudas começam a se aclimatar ao serem levadas para o exterior.

Inicialmente, os tomates devem ser mantidos ao ar livre ou na varanda por um curto período (cerca de 20 minutos), aumentando-se depois para 3 a 6 horas. No entanto, é importante levar em consideração as condições climáticas e o estado geral dos tomates.

Cuidando de tomates em uma estufa.

Maio é a época ideal para transplantar os tomates para o local definitivo, mas o momento certo é bastante variável. Dependendo do clima, da temperatura do ar e das condições do solo, o dia do plantio deve ser planejado, sendo o final da tarde o mais indicado.

A temperatura do solo deve estar entre 14ºC e 16ºC. Em estufa, o solo aquece mais cedo, e a variedade Bystryonok pode ser transplantada já no início de maio. Para plantio em campo aberto, o período de plantio se desloca para o verão; em algumas regiões (Urais, Sibéria e Noroeste), os tomates só são plantados em canteiros entre 10 e 15 de junho.

Recomenda-se cobrir as plantas com material não tecido após o plantio. Isso as protegerá de possíveis ondas de frio e da luz solar intensa. Mudas aclimatadas se estabelecem rapidamente, não sofrem estresse e prosperam em seu novo ambiente em poucos dias.

O padrão de plantio do híbrido é de quatro plantas por metro quadrado. Não é recomendável o plantio mais denso, pois isso afeta a produtividade geral.

Rega

Deve-se prestar atenção especial à frequência de rega. Os tomates são plantas que prosperam com regas abundantes, garantindo que o solo esteja bem úmido. No entanto, não é necessário regar com frequência, sendo duas vezes por semana o ideal.

Mas é preciso levar em consideração o clima e a condição dos tomates para evitar a seca e o excesso de água. Ambos são indesejáveis ​​para os tomates. É necessária mais água durante a floração e a formação dos frutos, mas menos água durante a frutificação. Caso contrário, os frutos ficarão aguados e sem sabor.

Em estufas, a umidade do ar é controlada, a condensação na película ou no policarbonato é evitada e a ventilação regular é garantida.

A cobertura morta do solo é eficaz, ajudando a reter a umidade e eliminando a necessidade de afofar e capinar. Exemplos de coberturas mortas adequadas incluem:

  • serragem;
  • grama cortada;
  • turfa;
  • húmus.

Os tomates são regados apenas com água morna e decantada.

Características da formação híbrida

Muitas pessoas sabem que os tomates de crescimento determinado não precisam de brotos laterais. Mas existem exceções, e o nosso Bystryonok F1 é uma delas. Ele produz uma grande quantidade de frutos e forma cachos rapidamente, então, sem brotos laterais e com a remoção dos brotos indesejados, a planta fica sobrecarregada.

Portanto, o arbusto híbrido é formado em dois caules, e todos os brotos extras são removidos prontamente.

IMPORTANTE! O correto enxerto lateral do tomateiro Bystryonok é um dos segredos para uma boa colheita.

Os rebentos são removidos quando atingem aproximadamente 4-5 cm, deixando um pequeno "toco". Se o procedimento não for concluído a tempo e os rebentos laterais crescerem muito, estes são cuidadosamente cortados ou quebrados e utilizados para enraizamento. Isto permitirá uma colheita adicional. Os tomates são colhidos lateralmente de manhã para que as partes quebradas possam cicatrizar durante o dia.

cobertura

Você só conseguirá altas colheitas se fornecer às suas plantas de tomate nutrição adequada. O solo para as mudas deve ser nutritivo, e o solo nos canteiros ou na estufa deve ser fertilizado.

São necessárias pelo menos 4 a 5 aplicações de fertilizantes durante a estação, mantendo as formulações recomendadas. Cronograma aproximado de fertilização:

  1. O procedimento é realizado aproximadamente 18 dias após o transplante das plantas, utilizando uma solução diluída de verbasco e excrementos de pássaros.
  2. Recomenda-se uma segunda adubação antes da floração dos tomates. Pode-se usar verbasco (diluído em água na proporção de 1:10) ou superfosfato. O intervalo entre a primeira e a segunda adubação deve ser de pelo menos duas semanas.
  3. Após 10 a 15 dias, aplique fertilizante potássico. Você pode usar fertilizantes minerais ou preparar uma infusão de cinzas.
  4. A quarta e a quinta etapas são realizadas nos mesmos intervalos, mas apenas se as plantas precisarem.

É importante lembrar que é melhor fertilizar os tomates com menos fertilizante do que aplicar doses excessivas.

Colheita

Durante o período de frutificação do tomateiro, suspenda a rega e a adubação. Este híbrido precoce produz uma colheita rápida e abundante, por isso recomenda-se colher os frutos o quanto antes.

Normalmente, os jardineiros colhem os tomates quando eles estão tecnicamente maduros (quando ainda estão verdes ou marrons) e depois os amadurecem em casa.

Vantagens e desvantagens do híbrido Bystryonok F1

Este híbrido tem menos de dez anos, mas já conquistou popularidade entre os jardineiros. Isso se deve à sua extensa lista de vantagens, principalmente por ser cultivado com sucesso em diversas regiões da Federação Russa.

Quem já cultivou tomates destaca as seguintes vantagens inegáveis:

  • boa produção;
  • compacidade dos arbustos;
  • Excelente qualidade da fruta, ausência da acidez típica dos tomates precoces;
  • período de maturação ultraprecoce (90-100 dias);
  • simplicidade;
  • resistência a quase todas as doenças (a exceção é a requeima, mas aqui o híbrido leva vantagem devido ao seu período de maturação precoce);
  • retorno amigável da colheita.

A Bystryonok, de crescimento precoce e alta produtividade, é uma das favoritas entre jardineiros experientes, mas também é recomendada para iniciantes. Embora possa exigir algum treinamento em formação de arbustos e poda apical, com os cuidados adequados, este híbrido recompensará você com excelentes resultados. A produção é de 11 a 12 kg por metro quadrado, com pouca diferença entre o cultivo em estufa e a céu aberto.

Entre as desvantagens mencionadas acima está a suscetibilidade à requeima, mas com medidas de proteção e trabalho preventivo, esse flagelo pode ser evitado com sucesso. Além disso, a variedade Bystryonok produz uma colheita antes que a requeima comece a causar estragos.

Outra desvantagem: se você quiser cultivar esse tomate, precisará comprar sementes na loja todas as vezes. Os híbridos não produzem suas próprias sementes.

Análises do cultivo do híbrido Bystryonok F1

Rada, região de Nizhny Novgorod

Plantei o híbrido Bystryonok em uma estufa, usando sementes da SeDek. A germinação foi excelente e, no geral, este tomateiro não me deu nenhum problema. Plantei as mudas em uma estufa na minha casa de campo no final de maio, cobri com lona acrílica e saí por uma semana. Quando voltei, abri a estufa e vi que todos os meus tomates tinham criado raízes e estavam crescendo juntos.

Havia muitos frutos, os cachos se formaram bem e o tempo de maturação foi conforme descrito. Colhi os primeiros tomates no início de junho e eles amadureceram rapidamente no parapeito da janela. No entanto, o tempo de maturação é curto, então leve isso em consideração. Mesmo assim, para tomates precoces, mesmo em nosso clima, este híbrido vale a pena ser considerado.

 

Eduard, Altai

Na loja, recomendaram o tomate Bystryonok como uma variedade precoce. É uma pena que seja um híbrido e que não se consiga obter as próprias sementes. É muito produtivo, amadurece cedo e é resistente a todos os tipos de doenças. Bem, pelo menos foi assim para mim, já que outras variedades já estavam me causando preocupação em julho. Os tomates são pequenos, com um sabor mediano; não são particularmente doces, mas têm um aroma agradável. Usamos em saladas e ficaram muito bons. O principal é que este tomate amadurece rápido e cedo, mas para frutos mais saborosos, você deve considerar outras opções.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates