Esta variedade é ideal para os amantes de tomates-cereja. Estes tomates em miniatura não só irão deliciar você com seu sabor e produtividade, como também irão decorar sua horta ou estufa com seus frutos incomuns de cor chocolate.
Características e descrição da variedade
A variedade Dark Chocolate é um tomate cereja. É adequada para cultivo em solos protegidos. É um tomate não híbrido, indeterminado e de meia estação. Leva de 110 a 120 dias da germinação à colheita. Os arbustos são vigorosos, semelhantes a trepadeiras, e atingem uma altura de 2 metros ou mais. Requerem poda, tutoramento e desbaste.
Os frutos formam-se em cachos de 10 a 12 unidades. São pequenos, pesando entre 20 e 35 gramas. O fruto é redondo. A cor é castanho-escura com um tom púrpura e uma borda verde perto do pedúnculo. No interior, o fruto contém duas cavidades com algumas sementes. A superfície é lisa, firme e brilhante. A polpa é densa e suculenta. O sabor é muito doce, quase sem acidez, com leves notas frutadas. O aroma é distinto. Os cachos amadurecem uniformemente.
A produtividade da variedade depende das condições de cultivo. Em condições favoráveis, uma única planta pode render mais de 5 quilos. Quando cultivada ao ar livre, a produtividade cai para 3 kg por planta, enquanto que em estufas aquecidas, a produtividade aumenta.
Esta variedade destina-se principalmente ao consumo in natura, mas também é adequada para o enlatamento da fruta inteira.
Características e desvantagens da variedade
As vantagens desta variedade incluem sua excelente produtividade, sabor excepcional e ótima aparência dos frutos. É adequada para armazenamento e transporte de curto prazo. Os frutos podem amadurecer após a colheita sem perder o sabor. É fácil de cultivar e produz colheitas consistentes. Pode ser cultivada em todas as regiões da Rússia. A variedade é resistente a muitas doenças da beladona.
Entre as desvantagens dessa variedade estão seu porte alto e a necessidade de poda, modelagem e tutoramento. Ela também não tolera bem a alta umidade.
Plantando mudas
Na Rússia central, as mudas são semeadas do início a meados de março. As sementes devem ser desinfetadas antes do plantio. Utilize solo leve e fértil. Preencha os recipientes com esse solo e umedeça-os. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de 1,5 a 2 cm. Cubra-as com filme plástico e guarde-as em um local aquecido. A temperatura ideal para a germinação das sementes é de 19 a 20 graus Celsius (66 a 68 graus Fahrenheit). Após o surgimento dos primeiros brotos, remova o filme plástico e transfira as mudas para um local iluminado e quente ou sob luz artificial.
Quando as mudas atingirem o estágio de 1 a 2 folhas verdadeiras, elas serão transplantadas. Após o transplante, serão fertilizadas com um fertilizante mineral completo. Regue as mudas assim que a camada superficial do solo secar.
Plantio e cuidado com a variedade
As plantas são transplantadas para seus locais definitivos quando apresentam pelo menos 7 a 8 folhas verdadeiras. O solo na estufa é desinfetado, fertilizado e bem afofado. Os buracos têm pelo menos 25 cm de profundidade. Plantam-se de três a quatro plantas por metro quadrado. Uma treliça comprida é colocada imediatamente no buraco, à qual as plantas serão fixadas. Uma colherada generosa de cinzas de madeira ou grama é espalhada no fundo do buraco. A planta é então colocada no buraco e coberta com terra.
A tutoria é feita quando a planta começa a produzir frutos. O ideal é formar um arbusto com dois troncos principais, o que distribuirá melhor o peso da planta. Remova os brotos laterais em excesso com uma tesoura de poda, deixando tocos de 2 a 3 cm de comprimento.
Regue diariamente após o transplante. Assim que as mudas estiverem estabelecidas, regue quando a camada superficial do solo secar. Retome a rega durante os períodos de frutificação abundante.
Também é uma boa ideia ventilar o quarto diariamente. Se o tempo estiver muito quente, mantenha a porta e as aberturas de ventilação abertas durante o dia. Se a temperatura noturna diferir significativamente da temperatura diurna em mais de 7 graus, feche a porta e todas as aberturas de ventilação durante a noite.
Essa variedade responde muito bem à adubação. Embora possa prosperar sem ela, para melhorar a frutificação e a produção, vale a pena aplicar pelo menos três doses de fertilizante. A primeira deve ser feita uma semana após o transplante para o local definitivo. A segunda deve ser aplicada durante o período de maturação dos frutos. A terceira deve ser aplicada após a primeira colheita.
Não se esqueça de afofar a terra ao redor e entre as plantas. Remova as ervas daninhas imediatamente.
Comentários de quem plantou a variedade.
Jardineiros, veranistas e agricultores concordam que esta variedade é excelente. Apesar do seu pequeno tamanho, é muito produtiva e saborosa, e as crianças adoram. Os agricultores apreciam especialmente a sua capacidade de amadurecer num único cacho, sem perder a aparência ou o sabor. Também tolera bem o transporte a longa distância.
Os jardineiros valorizam esta variedade pelo seu longo período de frutificação e colheita generosa.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto