Características e descrição do tomate "Darenka"

Tomates

A variedade Darenka é um tomateiro de meia estação, ideal para cultivo em estufa. A planta é de porte médio, atingindo uma altura de 1,2 m. Os frutos são ovais, semelhantes a ameixas. A polpa é carnuda e contém poucas sementes. Um tomateiro maduro pesa em média de 150 a 200 g, mas alguns exemplares podem chegar a 300 g.

Os frutos têm uma casca bastante grossa, o que os torna ideais para conservas em vinagre. Também são usados ​​em saladas frescas graças à sua polpa aromática e saborosa. A produção é de aproximadamente 3,5 kg por arbusto.

Como cultivar mudas

Os tomates são plantados em recipientes especiais. Estes podem incluir recipientes ou caixas de plástico, bandejas e outros.

Importante! É aconselhável desinfetar qualquer recipiente antes do uso. Uma solução fraca de permanganato de potássio pode ser usada para esse fim.

Qualquer recipiente usado para o cultivo de mudas deve ter furos de drenagem. Isso é essencial para prevenir a podridão negra.

Para mudas, você pode usar um substrato especial, vendido em lojas especializadas. Você também pode usar uma mistura de turfa e areia em partes iguais.

Importante! Evite semear tomates muito próximos uns dos outros, pois isso pode fazer com que as mudas finas fiquem muito alongadas.

Antes da semeadura, o solo deve ser bem umedecido. Além disso, não se esqueça de preparar as sementes: trate-as com uma solução fraca de permanganato de potássio e deixe-as secar.

Imediatamente após a semeadura, os recipientes devem ser cobertos com filme plástico e armazenados em um local aquecido. A temperatura durante esse período deve ser de 23 graus Celsius.

Após o surgimento dos primeiros raios de sol, a película é removida e a temperatura é reduzida para +8-+9 graus, e +10-+15 à noite. Iluminação suplementar com lâmpada também é necessária.

Dica! Regue os brotos finos com um borrifador.

Em seguida, quando surgirem as primeiras folhas verdadeiras, elas serão transplantadas para recipientes mais espaçosos.

Como preparar uma estufa

Para poder plantar mudas no solo em maio, você deve estender uma camada adicional de filme plástico sobre a estufa.

Dica! Para aumentar a temperatura na estufa, deixe uma camada de ar entre as duas camadas de filme plástico.

Para melhorar a ventilação, é necessário instalar aberturas de ventilação em todas as extremidades. Além disso, para proteger os arbustos de doenças, remova uma camada de solo de aproximadamente 10 a 12 cm de profundidade. Trate o solo restante com uma solução de sulfato de cobre para prevenir doenças.

Importante! Evite plantar tomates na mesma estufa por dois anos consecutivos. Isso porque a infecção pode persistir no solo e infectar novas plantas.

Os canteiros devem ser preparados 10 dias antes do plantio. Para isso, afofe a terra, remova quaisquer ervas daninhas restantes e adicione composto.

Peculiaridades do plantio de tomates

Ao plantar plantas em um local permanente, é preciso lembrar de algumas regras.

  1. O solo para o plantio deve estar bem aquecido. Isso é necessário para evitar o apodrecimento das raízes, que pode levar à morte dos arbustos. Para aquecer o solo, você pode cobri-lo com plástico preto.
  2. Evite plantar as mudas muito fundo. Isso pode levar à formação de raízes adicionais, o que pode prejudicar o crescimento do tomateiro.
  3. Evite usar nitrogênio em excesso. Isso pode levar a uma folhagem excessivamente grande e à completa ausência de frutificação.
  4. Antes do plantio, inspecione cuidadosamente os arbustos. Remova quaisquer folhas amareladas, bem como as folhas cotiledonares localizadas na base.
  5. Os tomates devem ser plantados em dias nublados ou à noite, depois que o sol já se pôs.

Como cuidar de tomates em uma estufa

Rega

Jardineiros experientes recomendam não regar os tomates nos primeiros 10 dias após o plantio. A água deve estar morna, entre 20 e 22 graus Celsius.

Durante o período de crescimento ativo, regue os tomates a cada 4-5 dias, utilizando aproximadamente 4-5 litros por metro quadrado. Durante a floração, a quantidade de água deve ser aumentada para 10-13 litros.

Dica! Para plantas cultivadas em estufa, regue pela manhã e somente nas raízes. Isso evitará a condensação.

Ventilação

Umidade e temperatura ideais são essenciais para o cultivo de tomates. As plantas prosperam em correntes de ar, portanto, a ventilação é fundamental. Isso é especialmente importante após a rega.

Liga

A planta Darenka cresce até 1,2 metros e precisa de suporte. Treliças lineares ou em forma de armação são adequadas para estufas.

Beliscando enteados

É extremamente importante remover os brotos laterais dos tomates em tempo hábil, pois eles podem sombrear a planta, o que aumenta significativamente o tempo de amadurecimento dos tomates.

Dica! O ideal é remover os brotos laterais pela manhã. Isso permite que a ferida resultante seque.

cobertura

De 10 a 15 dias após o plantio dos tomates, aplique o primeiro fertilizante. Para isso, você pode usar a seguinte solução: 10 litros de água, 1 colher de sopa de nitrofósforo e 0,5 litro de verbasco líquido. É necessário um litro de solução por planta.

A próxima adubação deve ser feita 10 dias após a primeira. Para isso, utilize 10 litros de água, 1 colher de chá de sulfato de potássio e 1 colher de sopa de fertilizante "Fertility". De três a quatro adubações como essa são necessárias ao longo da estação.

Como saber se uma planta está com alguma deficiência?

  1. A deficiência de nitrogênio é caracterizada pela descoloração do caule, das folhas e dos frutos. As folhas ficam menores e adquirem uma tonalidade amarelada, e os frutos tornam-se muito mais duros e menores.
  2. Quando há falta de fósforo no solo, as folhas se enrolam.
  3. A deficiência de potássio é caracterizada por folhas encaracoladas.
  4. Quando há falta de cálcio no solo, as folhas ficam cobertas de manchas amarelas.
  5. A deficiência de enxofre manifesta-se principalmente nas folhas jovens. Elas ficam verde-claras e depois amarelas. Os caules também se tornam excessivamente quebradiços.
  6. A deficiência de boro é caracterizada pelo escurecimento do caule no ponto de crescimento, e os frutos podem ficar cobertos por manchas marrons.

Vantagens da variedade:

  • boa produção;
  • Graças ao seu formato prático e tamanho pequeno, ficam ótimos num frasco;
  • Graças à sua casca bastante densa, elas não racham durante o processo de enlatamento.

Avaliações

Olga, 52 anos

O tomate corresponde à descrição. Cultivei-o a partir de mudas em uma estufa de plástico. No geral, gostei da variedade. Os tomates são muito bonitos, saborosos e ficam ótimos em um pote. Também gostei muito dos enlatados; a casca grossa impediu que rachassem.

 

Valentina, 42 anos

Este ano conheci a Darenka. Tomates excelentes. A cor dos verdes estava muito escura, na minha opinião. Mas quando amadureceram, ficaram de um vermelho intenso. São deliciosos. Vou plantar mais.

 

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates