Descrição do tomate De Barao Pink, rendimento da variedade e avaliações.

Tomates

O primeiro mês da primavera é a época ideal para pensar em quais variedades de tomate plantar como mudas. Ao escolher uma variedade, leve em consideração o clima local e se os tomates serão cultivados ao ar livre ou em estufa.

É importante também aprender sobre as características das frutas maduras, sua finalidade, sabor e tempo de amadurecimento.

Uma das variedades populares entre os jardineiros é a rosa 'De Barao'. Vamos analisar mais de perto suas características distintivas e como cultivá-la corretamente.

Características da variedade

Os tomates são versáteis. Podem ser usados ​​em qualquer salada, entrada, acompanhamento, ensopados de legumes, caçarolas e muito mais. Os tomates rosados ​​"De Barao" são especialmente deliciosos quando frescos. Você pode sentir seu sabor sutil e delicado se revelando.

Para conservar os tomates durante o inverno, eles são conservados inteiros: em conserva e salgados.

Os tomates são usados ​​para fazer suco, que é consumido imediatamente ou pasteurizado e enlatado. No entanto, esses tomates raramente são usados ​​para sucos e molhos.

Descrição do arbusto

O arbusto é indeterminado e tem um longo período de frutificação (novos ovários se formam durante o crescimento, dando origem a cachos de frutos). Normalmente, formam-se até seis cachos por arbusto, cada um contendo até 10 tomates. A primeira inflorescência surge acima da 9ª à 11ª folha, com os cachos subsequentes aparecendo a cada três folhas. Os tomates pendem dos arbustos em cachos bonitos e compactos. Os arbustos têm folhagem de porte médio.

O arbusto pode atingir dois metros de altura. Plantas tão altas requerem um suporte robusto, ao qual o caule é amarrado à medida que cresce.

Esta variedade tolera sombra. Enquanto outras variedades de tomate murcham rapidamente em locais com pouca luz, o tomate rosa 'De Barao' floresce e frutifica com sucesso mesmo à sombra de uma árvore, uma sebe alta, etc. Essa tolerância à sombra é uma grande vantagem para jardineiros cujos terrenos estão localizados em climas menos favoráveis, com poucos dias de sol durante o verão.

Atenção! Em regiões moderadamente quentes, recomenda-se o cultivo da variedade rosa 'De Barao' sob cobertura plástica ou em estufas de policarbonato. Em climas quentes e muito quentes, a variedade pode ser cultivada ao ar livre sem cobertura.

A primeira colheita ocorre entre 110 e 125 dias após a germinação das sementes. É possível colher no mínimo de 5,4 a 5,8 kg de tomates por metro quadrado. Se as condições de cultivo forem ótimas, com fertilização oportuna e práticas agrícolas adequadas, a produtividade varia de 7 a 10 kg/m³.

Atenção! Esta variedade é resistente a pragas e doenças importantes, o que representa uma vantagem significativa. Isso inclui a requeima, uma doença comum. No entanto, mesmo com essa resistência, recomenda-se a adoção de medidas preventivas para evitar o desenvolvimento de doenças.

Os tomates têm uma polpa carnuda com sabor agridoce. Possuem formato oval alongado e uma ponta afilada na parte inferior. A casca é firme e brilhante, de cor rosa ou vermelho claro, podendo apresentar manchas verdes. O fruto contém duas cavidades com um pequeno número de sementes. O peso médio do fruto é de 60 gramas, podendo chegar a 80 gramas.

Vantagens e desvantagens da variedade

Qualidades positivas Aspectos negativos
Tolerância à sombra. É necessário um amplo espaço de estufa. Apenas duas plantas podem ser cultivadas por metro quadrado.
A variedade é descomplicada e resistente a doenças e pragas. A necessidade de amarrar hastes compridas.
Alto rendimento. A necessidade de podar os brotos laterais.
Boa aparência comercial dos frutos, sua capacidade de amadurecer.
Longo período de frutificação.
Ampla utilização da cultura do tomate, com possibilidade de enlatamento da fruta inteira.
Longo período de armazenamento da colheita.

Cultivo de mudas: instruções passo a passo

Quando devo plantar as sementes para as mudas? Isso pode ser feito a partir do início de março. No entanto, se você estiver cultivando tomates ao ar livre, é melhor esperar até o início de abril. Não se apresse em plantar as mudas em fevereiro, pois há o risco de as plantas congelarem durante a noite.

Atenção! É muito prático guardar os pacotes de sementes em um álbum de fotos comum. Isso é especialmente útil se você pretende cultivar várias variedades de tomate. Você pode marcar as sementes plantadas com um número, colocar o mesmo número no pacote de sementes e, em seguida, guardar o pacote no álbum de fotos.

Passo 1: Germinação de sementes em papel higiênico.

Antes de começar o trabalho, você precisa se preparar:

  • Base laminada sem folha metálica, com 2 mm de espessura;
  • Papel higiênico de boa qualidade, de preferência com duas ou três folhas;
  • seringa;
  • a droga "Epin";
  • Água morna – 0,5 a 1 litro;
  • faca afiada;
  • elásticos ou fita adesiva.

A manta para laminado é vendida em rolos. Corte uma tira de 14 a 16 cm de largura desse rolo. A maneira mais fácil é medir a largura desejada a partir da borda do rolo, marcar com um marcador e, em seguida, cortar com uma faca sem desenrolar o rolo primeiro.

A fita cortada deve ser colocada sobre a mesa. É aconselhável cobrir a mesa com uma toalha de mesa encerada ou usar uma bandeja grande para trabalhar.

A borda da fita adesiva deve ser alinhada com a borda do rolo de papel higiênico, e então ambos devem ser desenrolados até a borda da mesa ou um pouco menos.

Dilua o Epin em água. Use 2 a 3 gotas por 0,5 litro. Misture bem a solução e aspire-a para uma seringa.

A solução deve ser vertida uniformemente da seringa sobre o papel higiênico, de modo que fique bem saturado.

Agora você pode começar a dispor as sementes. Recomenda-se pegá-las uma de cada vez com uma pinça ou um palito de dente umedecido e colocá-las sobre o papel, a 5 cm da borda mais curta do substrato, a 1,5 cm da parte superior e deixando de 1 a 3 cm de distância entre cada semente.

Depois de todas as sementes terem sido plantadas, basta cortar o excesso de substrato e enrolar a fita firmemente, que pode ser presa com um elástico ou fita adesiva.

Atenção! Se você tiver muitos pãezinhos prontos, coloque-os na vertical (com as sementes para cima) em um recipiente plástico próprio para legumes. Se tiver apenas um pãozinho com sementes, um recipiente para alimentos ou um copo plástico de 0,5L serve.

Os rolos devem ser cobertos com filme plástico, um saco de lixo ou outro material similar, e a caixa (ou recipiente de vidro) deve ser armazenada em local aquecido por três dias. Durante esse período, as sementes não precisam de luz.

Após três dias, verifique se os tomates estão germinando. Retire o plástico filme e desenrole os rolinhos um a um sobre a mesa. Se as sementes germinaram e brotos verdes são visíveis, você pode prosseguir para a próxima etapa.

Etapa 2. Cultivo de mudas em rolos.

Não é necessário remover as sementes germinadas do papel higiênico. Em vez disso, use uma colher ou pá para adicionar uma camada de dois centímetros de terra solta diretamente sobre o papel higiênico.

Atenção! Recomenda-se usar uma mistura de terra de jardim e composto (na proporção de 2 para 1) como substrato. O solo deve estar livre de torrões grandes, detritos e mofo.

Não tem problema se as sementes germinadas ficarem cobertas com terra. Para maior praticidade, o ideal é adicionar a terra e enrolar o rolo ao mesmo tempo.

Depois de encher completamente o "caracol" com terra, enrolá-lo e prendê-lo com um elástico, ele precisa ser colocado na vertical e mais terra adicionada por cima para cobrir todas as voltas do rolo.

O ideal é colocar o rolo em uma caixa com uma camada de serragem no fundo. Esse material absorve e retém bem a umidade, proporcionando condições ideais para o crescimento das mudas.

Importante! Não é necessário molhar a serragem.

A caixa deve ser selada novamente com um saco plástico e guardada em local aquecido. Você pode abrir a caixa quando brotos verdes surgirem do solo. Depois disso, as mudas devem ser transferidas para um local bem iluminado, como o parapeito de uma janela ou uma estante para mudas.

Passo 3. É aconselhável regar as mudas com uma seringa, sem lavar a terra.

Etapa 4. Seleção das mudas.

Você pode transplantar mudas para qualquer recipiente — copos, rolos de papel higiênico ou caixas. No entanto, a maneira mais prática é transplantá-las para "fraldas" de plástico. Sacos plásticos próprios para alimentos são ideais para essa finalidade.

Você pode selecionar as mudas quando as plantas tiverem de 2 a 4 folhas verdadeiras.

Atenção! Se não quiser transplantar as mudas, espalhe as sementes inicialmente sobre papel higiênico com intervalos de 10 a 15 cm.

O procedimento para mergulhar do "caracol" às "fraldas" é extremamente simples:

  • O rolo com as mudas é colocado sobre a mesa e o elástico ou fita adesiva que o fixa é removido;
  • A borda do rolo está desdobrada. Basta dobrar a borda para trás em 15-20 cm;
  • O primeiro pacote é estendido sobre a mesa;
  • O primeiro broto é retirado do "caracol" com uma espátula, juntamente com um torrão de terra, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular. O broto é transferido para um saco aberto;
  • O broto é coberto com uma ou duas colheres de sopa de terra, de forma que cubra a raiz e o caule até as folhas cotiledonares;
  • A parte inferior do saco é dobrada para dentro e, em seguida, as bordas são torcidas em volta da raiz com terra. As bordas podem ser fixadas com um pedaço de fita adesiva.

As mudas em "fraldas" são colocadas em caixas de frutificação próximas umas das outras.

Etapa 5. Aclimatação das mudas.

Assim que as mudas transplantadas estiverem suficientemente fortalecidas, podem ser transferidas para uma estufa de policarbonato e cobertas com um material de cobertura. Caso isso não seja possível, as mudas podem ser aclimatadas em uma varanda ou janela, abrindo-se a janela brevemente no início e aumentando-se o tempo de ventilação para 2 a 3 horas.

Após o período de aclimatação, as mudas tornam-se mais fortes, menos exigentes e desenvolvem "imunidade" a mudanças repentinas na temperatura do ar durante o verão.

Transplante de mudas para uma estufa.

Os arbustos altos de 'De Barao' toleram sombra, mas evite sombreá-los em excesso, pois isso afetará seu crescimento e produção. O ideal é deixar um espaço de 90 a 120 cm entre os arbustos adjacentes.

O ideal é preparar os canteiros com antecedência, cavando a terra e adicionando composto. Para ajudar a aquecer o solo, cubra o canteiro com plástico preto de 3 a 5 dias antes do plantio.

O plantio das mudas é realizado quando a temperatura do ar atinge +20… +22°C durante o dia e, à noite, pelo menos +15°C.

Faça apenas dois buracos por metro quadrado no canteiro. Recomenda-se adicionar uma colher de sopa de cinzas em cada buraco. Coloque a muda verticalmente no buraco, sem dobrar as raízes, cubra com terra e regue abundantemente ao redor do caule.

Atenção! Durante as duas primeiras semanas após o plantio das mudas na estufa, ocorre a aclimatação e o enraizamento. Nesse período, recomenda-se a aplicação de fertilizante superfosfato no solo.

As estacas para amarrar os arbustos são fincadas ao mesmo tempo que as mudas são plantadas. Atrasar essa etapa pode danificar o sistema radicular, o que é altamente indesejável para as plantas.

Cuidando de tomates maduros em uma estufa.

Os tomates rosados ​​apreciam regas generosas. No entanto, evite regar em excesso; é importante evitar o acúmulo de água nos canteiros.

Os tomates De Barao são conhecidos por sua forte ramificação. Para maximizar a produção por planta, é essencial podar os brotos laterais e conduzir as plantas em dois caules.

Durante o período de frutificação, você pode remover as folhas inferiores das plantas. Isso garantirá melhor ventilação e bom desenvolvimento dos frutos.

A adubação dos tomates deve ser feita na seguinte ordem:

  • O primeiro fertilizante é a adição de cinzas na cova ao plantar as mudas. As cinzas contêm macro e micronutrientes suficientes para o crescimento ativo das plantas;
  • Duas semanas após o plantio das mudas no canteiro, aplique um segundo fertilizante usando "chá verde". O fertilizante é feito de urtigas, tanchagem, ervas daninhas e verbasco. Coloque até 5 kg de grama em um barril de 50 litros, adicione um copo de verbasco líquido e complete com água. Deixe o fertilizante em infusão por alguns dias. Mexa antes de usar. Despeje 2 litros de "chá verde" sob cada planta.
  • A terceira adubação é recomendada durante o período de floração. Despeje 1 litro de fertilizante sob cada arbusto, composto por verbasco líquido (0,5 litro), esterco de pássaros (0,5 litro) e sulfato de potássio (1 colher de sopa). Este fertilizante pode ser substituído por nitrofósforo, misturando 1 colher de sopa do pó em um balde de água. O consumo da solução preparada é de 1 litro por arbusto.
  • A quarta adubação ocorre durante a frutificação. Uma solução de trabalho é preparada com cinzas de madeira (2 litros para cada 10 litros de água) e ácido bórico (10 g). Deixe a mistura repousar por 24 horas antes de usar. O consumo da solução é de 1 litro por arbusto.
  • A quinta e última adubação é necessária para ajudar os tomates a amadurecerem mais rápido e a atingirem um sabor mais intenso. Durante o período de amadurecimento ativo, os pés de tomate são regados com uma solução de superfosfato e humato de sódio líquido (2 e 1 colher de sopa de fertilizante, respectivamente, para cada 10 litros de água).

Prevenção de doenças

  • Para prevenir o aparecimento da requeima, é necessário ventilar a estufa com frequência.
  • Pulverizar as plantas com uma solução de cinzas de madeira ajudará a prevenir a podridão apical.
  • Para evitar que tripes e pulgões colonizem as folhas, é recomendável tratar os arbustos com o produto "Zubr".

Colheita e armazenamento

Os frutos podem ser colhidos do arbusto ainda verdes e armazenados em local fechado para amadurecerem.

É prático armazenar tomates em caixas plásticas para frutas, dispondo-os em três camadas e colocando papel entre elas.

Avaliações

Lírio, cidade de Pyatigorsk
Antes de semear, trato as sementes com permanganato de potássio e depois as germino. As mudas ficam fortes e saudáveis. Os tomates nas trepadeiras crescem densos e muito saborosos.

Fedor, cidade de Bataysk
Cultivo a variedade 'De Barao' em estufa. É mais fácil amarrá-las em treliças aqui, e consigo uma colheita maior do que quando cultivadas ao ar livre. Semeio as sementes para as mudas em meados de março. Uso lâmpadas de cultivo para fornecer iluminação suplementar às mudas.

Nikita, cidade de Pavlograd
Não gostei dessa variedade. Dá muito trabalho cultivá-la. Só a poda dos brotos laterais já é complicada, e é preciso ficar amarrando as plantas o tempo todo. Não estou disposto a passar muito tempo na casa de campo; essa variedade não é para mim. Os tomates são gostosos, claro, mas não vou cultivá-los no ano que vem.

Comentários sobre o artigo: 1
  1. Tatiana

    Este ano, plantei tomates rosa, vermelhos e pretos na estufa de Barao. A descrição dizia que pesavam entre 50 e 70 gramas. Algo cresceu. Os tomates-cereja ficaram bem maiores, do tamanho de um dedo mindinho. De marcas diferentes: os pretos eram da Siberian Garden, os rosa e vermelhos da Aelita. Pensei que talvez tivesse feito algo errado, mas um parente veio me visitar e teve o mesmo problema. Fiquei sem tomates. Arrancamos todos.
    .

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates