Hoje em dia, os tomates são cultivados não só pelos afortunados proprietários de jardins próprios, mas também por aqueles que simplesmente apreciam este vegetal, mesmo que tenham apenas um parapeito de janela e um pequeno espaço na varanda. A variedade que vamos abordar hoje irá agradar a ambos os grupos.
Principais características da variedade
O tomate "Drova" foi desenvolvido há relativamente pouco tempo, mas os fãs de variedades exóticas logo apreciaram suas vantagens. O nome foi dado devido ao seu formato peculiar. Os tomates são ovais alongados, com uma bifurcação na extremidade.
Nos arbustos, os aglomerados realmente lembram um feixe de lenha, só que em miniatura.
"Drova" é uma variedade de porte baixo. O arbusto atinge uma altura de apenas 30-40 cm. É adequado para cultivo ao ar livre, em estufa e até mesmo em ambientes internos.
Independentemente do local escolhido para o plantio, esses tomates serão um verdadeiro destaque do seu jardim. O arbusto ornamental, aliado ao formato singular do fruto, é realmente cativante.
Um tomate maduro pesa aproximadamente 80 gramas e atinge 15 cm de comprimento (cerca de um terço a menos quando cultivado em casa). A polpa é suculenta, ligeiramente quebradiça, mas não aguada, e tem poucas sementes. O sabor é doce, sem ser ácido ou enjoativo. Agrada tanto a adultos quanto a crianças.
Amadurece em 90 a 100 dias. Você pode saber quando está madura pelo talo. Quando não houver mais nenhuma parte verde, a fruta está pronta para comer.
Essa variedade tem uma produtividade bastante alta. Um arbusto pode render de 1,5 a 2 kg.
É usado fresco, enlatado inteiro e em saladas. Mantém bem a forma e tem longa durabilidade. Ketchup e molhos feitos com essa variedade são deliciosos e saborosos.
Características do cultivo
Semeie as mudas de tomate "Drova" no final de fevereiro ou início de março. Essa variedade tem uma alta taxa de germinação, mas ainda assim é uma boa ideia verificar as sementes. É muito fácil. Basta colocá-las em um copo com água e mexer bem. Depois de alguns minutos, as sementes se dispersarão. Algumas afundarão, enquanto outras flutuarão. Estas últimas são sementes vazias; descarte-as.
Após a seleção, é aconselhável desinfetar as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio. Deve-se ter cuidado não apenas com o preparo do material de plantio, mas também com o solo. A melhor opção é aquecê-lo em banho-maria. Isso é essencial, pois o solo, mesmo que comprado em loja e não preparado em casa, pode conter larvas e ovos de pragas que despertarão da hibernação e se banquetearão com as mudas jovens.
Após o surgimento das duas ou três primeiras folhas verdadeiras, as mudas são transplantadas para recipientes individuais. O plantio definitivo ocorre quando a temperatura do ar atinge um patamar estável entre 15 e 20 graus Celsius. As mudas precisam ser aclimatadas previamente. Para isso, basta levar os recipientes para o exterior, aumentando gradualmente o tempo de permanência no local.
Ao transplantar as mudas para o local definitivo, certifique-se de que elas tenham suporte suficiente com antecedência. O arbusto é baixo, mas costuma quebrar sob o peso dos frutos.
Cuidado e colheita
A variedade é bastante fértil e, de qualquer forma, haverá colheita, mas seguindo algumas recomendações simples será possível aumentá-la significativamente.
Os tomates preferem solo fértil e solto. Se você os estiver cultivando em vasos, assegure-se de que haja uma drenagem adequada para garantir que as raízes recebam ar e umidade suficientes.
Em campo aberto, é preciso ter cuidado para proteger as plantas de pragas. Para isso, você pode espalhar cascas de ovo ou um punhado de cascas de cebola na cova.
Se o seu solo for pobre, você pode adicionar turfa ou composto no fundo de cada cova. Apenas certifique-se de polvilhar uma camada de terra por cima antes de plantar para evitar que os brotos jovens queimem.
Mais tarde, durante a época de crescimento, basta aplicar duas ou três doses de fertilizantes minerais e orgânicos.
A variedade "Drova" é resistente a doenças e pragas, mas ainda assim é recomendável inspecioná-la regularmente. Se houver risco de infecção por outras plantas, trate-a com uma solução de sabão, pulverize com uma decocção de casca de cebola e espalhe absinto e celidônia recém-colhidos pelos canteiros.
A colheita dos tomates ocorre em julho ou agosto, dependendo da época do plantio. Vale ressaltar que eles amadurecem todos de uma vez, e não gradualmente. Às vezes, para reduzir o peso nos pés de tomate, alguns tomates meio maduros são colhidos e deixados para amadurecer em local fechado.
Avaliações
Apesar de ser relativamente jovem, o tomate "Firewood" já recebeu muitas avaliações positivas de jardineiros.
Galina Petrovna, 49 anos
Plantei esses tomates pela primeira vez no ano passado. Sinceramente, não esperava tantos frutos em arbustos tão pequenos. Não pensei em tutorá-los e eles simplesmente quebraram. Amadureceram em um gazebo, mas não gostei muito do sabor. Usei-os em saladas. Mantiveram a forma perfeitamente. Estudei as características da variedade e percebi que cometi muitos erros. Desta vez, plantarei os arbustos mais espaçados e me certificarei de amarrá-los a suportes. Espero que tudo dê certo.
Evgeniya, 28 anos
Meu marido e eu nos mudamos recentemente para nossa própria casa, e agora meu hobby é experimentar na horta. Estou sempre comprando novas variedades. Plantei tomates da variedade "Drova" na horta. Sim, a colheita foi excelente e eu gostei do sabor, mas isso não é o mais importante. Plantei-os em vasos em dezembro e, no final de março, já estávamos comendo tomates frescos. E isso sem iluminação artificial ou fertilizante. Usei apenas água com açúcar, como faço às vezes com minhas plantas de interior. Estou muito feliz.
Experimente cultivar o tomate "Firewood". Não é nada difícil e você certamente ficará satisfeito com os resultados.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto