Quase todo jardineiro entusiasta moderno tem parentes que podem compartilhar suas experiências cultivando certas variedades, e você frequentemente os ouvirá dizer que os produtos de hoje não são como eram antigamente. Em alguns aspectos, isso é verdade, mas em outros, não. Veja, por exemplo, a variedade de tomate "Druzhok".
Há algumas décadas, era uma das variedades mais populares, mas com o tempo, a produtividade diminuiu e as plantações tornaram-se suscetíveis a doenças e pragas. Aproveitando as vantagens da variedade, foi desenvolvido um híbrido que manteve todas as qualidades positivas de seu antecessor, mas era mais resistente às intempéries, mais forte contra doenças e pragas e apresentava uma produtividade ainda maior.
Principais características
O tomate "Druzhok F1" é considerado versátil. De fato, pode ser cultivado tanto ao ar livre quanto em ambientes internos, em vasos comuns ou caixas de madeira. No entanto, esses tomates apresentam seus melhores resultados em estufas. Isso ocorre porque o híbrido prospera em temperaturas estáveis. Se a planta não precisar lutar para sobreviver em condições ambientais variáveis, ela produzirá a colheita máxima.
Os primeiros frutos podem ser colhidos apenas 80 dias após a semeadura. Esta variedade de maturação precoce e baixa manutenção prospera em todos os climas. Ela se conserva bem e suporta até mesmo o transporte de longa distância.
Possui um aspecto comercialmente atraente, sendo frequentemente utilizada para fins industriais, mas quando cultivada comercialmente, ocorre em pequenas quantidades e, até o momento, apenas em pequenas propriedades rurais. Isso se deve à relativa juventude da variedade.
Os tomates anões são uma variedade de crescimento determinado. O arbusto atinge uma altura máxima de 70 a 1,5 cm, mas sem a devida poda, pode chegar a quase meio metro. Os frutos são de um vermelho intenso, suculentos e carnudos; segundo os jardineiros, "simplesmente derretem na boca". Um único tomate pode pesar entre 100 e 250 gramas. Quanto mais frequentemente se colhem os tomates do arbusto, maiores serão os ovários em maturação.
O sabor é bom, pronunciado, sem acidez.
O druzhok pode ser usado fresco, enlatado inteiro, em diversas saladas, congelado, etc.
As vantagens inegáveis do híbrido incluem resistência a doenças e pragas, bem como tolerância a variações de temperatura. O tomateiro crescerá e produzirá frutos em quaisquer condições, mas seu rendimento depende do cumprimento das regras e recomendações de cultivo.
Características da variedade
Os tomates Druzhok têm caules fortes, mas ainda assim é melhor usar suportes para dar sustentação às plantas.
Vale ressaltar que essa variedade não sofre com a luz solar direta. A folhagem densa oferece aos tomates uma proteção confiável contra os raios ultravioleta, mas ao mesmo tempo não os sombreia completamente, permitindo que recebam a quantidade exata de luz para o desenvolvimento adequado e pleno dos frutos.
Um único arbusto produz de 3 a 4 cachos. Às vezes, formam-se cachos adicionais, mas é melhor removê-los para evitar o desperdício de energia da planta.
O amadurecimento é uniforme. Entre as vantagens desta variedade estão sua aparência atraente, formato e tamanho praticamente uniformes dos frutos, longa vida útil e capacidade de suportar o transporte mesmo por longas distâncias.
Os tomates desta variedade não são apenas deliciosos, mas também muito saudáveis. Contêm grandes quantidades de licopeno, que pode prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas. Também têm um efeito positivo no sistema cardiovascular, ajudam a limpar o fígado e a restaurar o funcionamento do fígado, rins e pâncreas.
A variedade de tomate Druzhok F1 produz até 16 kg de tomates por metro quadrado, desde que sejam seguidas as práticas agrícolas adequadas.
Tecnologia agrícola
A composição do solo é crucial para esta variedade de tomate. Se o solo for argiloso, adicione um balde de turfa, serragem e húmus por metro quadrado. Se, por outro lado, o solo for predominantemente turfoso, adicione um balde de húmus, relva, serragem e meio balde de areia grossa.
As mudas de tomate "Druzhok F1" são plantadas na primeira quinzena de abril. Após o surgimento da primeira folha verdadeira, podem ser transplantadas para vasos individuais. O transplante definitivo para o local definitivo ocorre entre 30 e 35 dias após o plantio. Normalmente, isso acontece entre meados de maio e junho, mas apenas em estufas. Se o tomateiro for cultivado ao ar livre, o plantio das mudas deve ser adiado por duas semanas para permitir que a temperatura do ar se estabilize até o momento do transplante.
Antes de plantar as mudas no solo, este é desinfetado com uma solução quente de permanganato de potássio (1 grama por 10 litros).
As mudas são plantadas com espaçamento de 40 a 50 cm em uma única fileira. No entanto, muitos consideram o plantio em espaçamento alternado mais conveniente, e não apenas para facilitar o trabalho futuro do jardineiro. Em primeiro lugar, os próprios tomates se sentirão mais confortáveis dessa forma.
Instruções de cuidado
Para garantir uma boa colheita da variedade Druzhok F1, é necessário regá-la no momento certo, evitar o encharcamento, afofar o solo, remover as ervas daninhas e adubar as raízes regularmente (a cada duas ou três semanas, alternando fertilizantes orgânicos e minerais).
Este tomateiro é superdeterminado, o que significa que para de crescer após a formação da terceira ou quarta inflorescência. Para dar forma adequada à planta, é necessário auxiliar no seu desenvolvimento. Em estufas, prefere-se um único caule principal. Para isso, a ponta de crescimento é beliscada após a formação da terceira ou quarta inflorescência, e cada broto lateral é beliscado após a formação do terceiro ou quarto cacho. Isso permite que toda a energia seja direcionada para o caule principal, evitando o desperdício com brotos laterais adicionais. Os brotos devem ser removidos até que a planta atinja o topo da estufa.
Em campo aberto, recomenda-se formar três hastes principais. Isso também pode ser conseguido beliscando as pontas de crescimento. Para hastes laterais fortes, é aconselhável deixar brotos laterais nas folhas sob a primeira inflorescência. Isso resultará em um arbusto com cerca de um metro de altura, com três hastes de altura e força aproximadamente iguais, que devem ser amarradas a um suporte seguro. Cada haste produzirá de três a quatro inflorescências.
Segredos de uma boa colheita
Esta variedade de tomate produz uma excelente colheita, mas a produção pode ser significativamente aumentada seguindo algumas recomendações:
- As mudas jovens precisam ser alimentadas com fertilizantes líquidos especiais;
- Ao transplantar para o solo, é aconselhável tratar o sistema radicular com agentes especiais para um melhor enraizamento;
- Não confie em mudas fracas; a seleção cuidadosa das plantas ajudará você a obter um resultado muito melhor.
- O ideal é usar um sistema de irrigação por gotejamento ou aplicar água em cada arbusto em doses medidas;
- A cobertura morta dos arbustos é feita com grama recém-cortada, palha ou feno.
Doenças e pragas
O tomateiro Druzhok F1 é resistente a doenças e pragas. Este híbrido foi especificamente desenvolvido para ser menos problemático para o seu cultivador.
Uma característica distintiva desta espécie é o elevado teor de alcaloides no caule e nas folhas, que repelem as pragas.
Para prevenção adicional, é uma boa ideia inspecionar regularmente suas plantações e protegê-las com remédios caseiros. Você pode pulverizar os canteiros com uma decocção de cebola ou uma solução forte de sabão de lavar roupa.
Avaliações
O tomate "Druzhok F1" pertence à categoria de variedades relativamente jovens, mas já conseguiu conquistar bastante popularidade entre os jardineiros.
Galina Nikolaevna, 59 anos
Plantei essa variedade de tomate pela primeira vez no ano passado. Os resultados foram muito satisfatórios, mas eu não tinha noção de detalhes como a poda dos talos. Desta vez, vou me planejar melhor para usar estacas e com certeza vou podar as pontas de crescimento, como instruído. Usei tomates frescos e tomates inteiros em conserva. É uma pena que não seja possível colher as próprias sementes. Vou ter que procurar sementes de boa qualidade no mercado.
Natalya Petrovna, 46 anos
Cultivei um pé de tomate num vaso dentro de um gazebo. Conduzi três hastes. A planta está bem espaçada e fica muito bonita. Gostei do sabor dos tomates. Comemos em saladas e também fiz saladas em conserva para o inverno. Elas mantêm bem a forma e não se desfazem. Ainda não experimentei congelá-las, mas com certeza vou tentar este ano.
O tomate "Druzhok F1" pode fornecer frutos para uma família grande e até mesmo ser comercializado. Reserve um espaço no seu jardim para plantá-lo. Acredite, você ficará encantado com os resultados, principalmente porque já conhece todos os detalhes do seu cultivo.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto