
A variedade de tomate Purple Strawberry é uma raridade nos jardins russos. Mas quem já cultivou esse tomate, mesmo que apenas uma vez, ficará para sempre encantado com ele.
Características e descrição da variedade
O tomate Purple Strawberry é uma variedade distinta de seu primo, o tomate Non-Purple Strawberry.
Esta é uma variedade de meia estação. Da germinação à colheita, leva de 110 a 125 dias. Nas latitudes médias e do norte da Rússia, recomenda-se o cultivo em estufa. Nas regiões do sul, pode ser cultivada tanto ao ar livre quanto em ambientes internos.
Os arbustos são altos e requerem suporte, modelagem e poda. O tipo de arbusto é indeterminado. Altura: 180-200 cm. As folhas são grandes, verde-escuras e comuns.
Os frutos têm formato arredondado, semelhante a um coração. A superfície é brilhante e com nervuras grosseiras. Os tomates maduros apresentam coloração rosa-arroxeada. Internamente, contêm de 5 a 6 lóbulos com um pequeno número de sementes. A polpa é densa, carnuda e suculenta. Os tomates têm um sabor excelente, com um toque adocicado no final. O aroma é rico e perfumado. Os frutos pesam de 300 a 500 gramas.
Os tomates são versáteis. São perfeitos para saladas frescas, molhos, sucos e pastas. Também são adequados para armazenamento e transporte de curto prazo.
Essa variedade tem alta produtividade. Uma única planta pode produzir até 8 quilos de tomates, desde que sejam seguidas as práticas de cultivo adequadas.
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens incluem:
- de frutos grandes;
- produtividade;
- Bom gosto e boa aparência;
- transportabilidade;
- versatilidade de propósito;
- Possibilidade de cultivo em todas as regiões da Rússia;
- resistência da variedade às principais doenças das solanáceas;
- resistência dos frutos ao rachamento;
- resistência da variedade a condições ambientais desfavoráveis, rendimento cíclico;
- frutificação a longo prazo.
As desvantagens dessa variedade são que ela exige amarração, modelagem e beliscão.
Plantando mudas
As sementes para as mudas são semeadas de 60 a 65 dias antes do plantio em seu local definitivo. Na Rússia central, isso ocorre entre o final de fevereiro e o início de março.
O substrato para mudas deve ser leve, permeável à água e ao ar, e nutritivo. Os recipientes são preenchidos com ele e umedecidos. As sementes são plantadas a 2 cm de profundidade no substrato úmido. A parte superior do recipiente é coberta com plástico e colocada em um local aquecido para germinação. A temperatura ideal para a germinação das sementes é de 19 a 22 graus Celsius. Após o surgimento dos primeiros brotos, o plástico é removido e as mudas são transferidas para uma janela ensolarada e quente ou para um local com iluminação artificial.
Quando as mudas atingirem o estágio de 2 a 3 folhas verdadeiras, elas são transplantadas para copos individuais ou para um recipiente maior.
Após o transplante, fertilize as mudas com uma gama completa de fertilizantes. A rega deve ser regular, pois as plantas ainda são muito pequenas para armazenar umidade suficiente para uma seca prolongada. O excesso de água também pode levar à morte das mudas.
Antes de plantar as mudas em seu local definitivo, elas precisam ser aclimatadas ao ar livre. Comece a aclimatação em meia-sombra, aumentando gradualmente a exposição à luz solar. Esse procedimento protegerá as mudas de queimaduras solares e fortalecerá seu sistema imunológico.
Tecnologia agrícola da variedade
Os tomates devem ser plantados ao ar livre depois que o risco de geadas tiver passado. Escolha um local ensolarado e sem correntes de ar. Prepare o solo com antecedência. Fertilize, remova as ervas daninhas e cave.
Deixe a terra assentar por alguns dias. Em seguida, cave buracos e insira imediatamente uma estaca para fixar a planta. Coloque uma colherada generosa de cinzas de madeira ou grama no fundo do buraco. Coloque as mudas por cima e cubra com terra. Regue abundantemente.
Inicialmente, regue as plantas regularmente, pois a camada superficial do solo precisa ser aerada. Assim que as mudas estiverem estabelecidas, reduza a rega para três vezes por semana. Se o clima estiver úmido, não regue as plantas ao ar livre e regue-as uma vez por semana em uma estufa. A rega deve ser retomada durante o período de floração ativa e formação dos frutos. Use água morna e bem decantada. A água fria da mangueira pode retardar o ciclo de crescimento da planta e prolongar o tempo de maturação dos frutos.
Os tomates Purple Strawberry devem ser fertilizados de 3 a 4 vezes por temporada. A primeira adubação deve ser feita uma semana após o plantio das mudas em seu local definitivo. A segunda adubação deve ser feita 10 dias depois, com fertilizantes contendo fósforo e potássio. A terceira adubação deve ser feita durante a floração e a formação dos frutos, com um complexo mineral completo. A quarta adubação deve ser feita durante a maturação dos frutos, também com fertilizantes contendo fósforo e potássio.
O arbusto deve ser conduzido com dois troncos. Isso distribuirá a carga de frutos por toda a planta. Quaisquer brotos laterais restantes devem ser removidos regularmente, caso contrário, a produção diminuirá.
Comentários de quem plantou a variedade.
Embora o tomate Purple Strawberry seja uma variedade nova e ainda pouco cultivada, ele já conquistou o coração de jardineiros, moradores de veraneio e agricultores. É apreciado por sua facilidade de transporte, versatilidade, excelente sabor e cor exótica dos frutos.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto