
Até recentemente, os tomates roxos eram considerados um milagre inédito, e encontrar tal curiosidade em hortas era uma raridade. No entanto, hoje, graças aos esforços dos criadores, tomates ametista e roxo-escuros são cultivados com sucesso tanto em estufas de plástico quanto em campo aberto, e a tonalidade das variedades existentes varia do lilás suave ao roxo-escuro.
Essas variedades de tomate foram desenvolvidas usando um gene de uma espécie de tomate da família das solanáceas, que é naturalmente bastante venenosa, mas possui maior resistência a doenças e variações de temperatura. Uma dessas variedades fabulosamente belas é o tomate Abóbora Roxa.
Descrição da variedade de tomate Purple Pumpkin
Esta variedade indeterminada apresenta um hábito de crescimento incompleto, mas, quando cultivada sazonalmente, a planta atinge uma altura de 1,7 a 2 metros. É de meia estação, produzindo frutos tecnicamente maduros de 105 a 115 dias após o surgimento dos primeiros brotos, pesando de 200 a 350 gramas e apresentando uma coloração roxo-violeta. Os frutos são grandes, achatados e redondos, com nervuras pronunciadas.
O arbusto é densamente folhoso, com folhas verdes e suculentas. Um corte transversal revela numerosas cavidades com polpa suculenta, que possui um excelente sabor residual frutado, semelhante ao do tomate. A produção de abóbora roxa é bastante boa, com rendimentos em torno de 3,5 a 5,5 kg por planta.
Características do cultivo da abóbora roxa
Os tomates da variedade Purple Pumpkin são cultivados com sucesso em muitas regiões da Federação Russa, Moldávia e Ucrânia, mas prosperam melhor em climas temperados e áreas com climas relativamente quentes.
Elas se desenvolvem melhor ao ar livre, pois a luz solar intensa influencia a riqueza de sua cor e o teor do glicosídeo vegetal antocianina, que possui efeito terapêutico no corpo humano. Esse elemento fortalece os vasos sanguíneos e reduz a fragilidade capilar.
A abóbora roxa é uma variedade que, quando colhida, transmite todas as características dos pais aos seus descendentes. Portanto, você pode colher as sementes dessa variedade e plantá-la em seu jardim por várias temporadas. As sementes são coletadas de frutos maduros, lavadas cuidadosamente em água corrente e secas.
Antes de semear os tomates, o que ocorre na segunda ou terceira quinzena de março, leve os recipientes com terra para um local aquecido. É aconselhável comprar substrato para mudas em lojas especializadas. Antes do plantio, as sementes devem ser desinfetadas e estimuladas. Para isso, mergulhe as sementes por 30 a 40 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio na proporção de 0,01 g para 1000 ml. Em seguida, enxágue as sementes em água corrente e mergulhe-as em um estimulante de crescimento por 10 a 12 horas. Depois de secas, as sementes estão prontas para o plantio. Umedeça a terra nos recipientes, distribua as sementes com 1,5 cm x 1,5 cm de distância entre si, pressione-as levemente na terra até uma profundidade semelhante e cubra com terra.
Cubra os recipientes com as sementes de tomate semeadas com jornal ou plástico e coloque-os em um local escuro e quente. Após alguns dias, os primeiros folíolos começarão a surgir. Assim que aparecerem, remova o material de cobertura, reduza a temperatura ambiente em alguns graus e coloque os recipientes no local mais ensolarado. Quando as mudas de tomate tiverem desenvolvido 2 a 3 pares de folhas verdadeiras, transplante-as para vasos individuais, plantando cada uma o mais fundo possível no solo, tomando cuidado para não enterrar o colo da raiz.
Quando as temperaturas noturnas atingirem níveis acima de zero na segunda ou terceira dezena de dias de maio, as mudas são plantadas ao ar livre após um período de aclimatação de 7 a 10 dias. Para garantir que os frutos da abóbora roxa desenvolvam uma cor rica e vibrante durante a estação de crescimento, prepare o solo antes do plantio adicionando o seguinte em cada cova:
- 25 g de superfosfato;
- 30 g de potássio;
- 20 g de nitroammofosca;
- húmus;
- 1 copo de cinzas.
Ao longo da época de cultivo do tomate, é essencial implementar todas as práticas agrícolas adequadas, incluindo: amarrar os pés em treliças, conduzir a planta para um ou dois caules, podar os brotos laterais, regar com água morna, arejar os pés e fertilizar. Fertilize os tomates três vezes por temporada, utilizando um fertilizante complexo específico durante os seguintes períodos:
- sobrevivência plena das mudas;
- formação de escovas de flores;
- despejando frutas.
Doenças e pragas
Todos os tomates roxos, incluindo o Purple Pumpkin, são altamente resistentes a muitos patógenos, como a requeima, a fusariose e a murcha de verticillium. No entanto, especialmente durante as épocas de chuva, as plantas podem ficar suscetíveis a certas podridões. Portanto, como medida preventiva, os tomates devem ser tratados com produtos à base de cobre uma ou duas vezes durante a temporada.
A praga mais perigosa para a abóbora roxa é a mosca-branca, cuja prole se desenvolve em ritmo frenético durante os verões secos e quentes. Para controlá-la, utilize Opperkot e Aktara, diluídos conforme as instruções.
Análises e usos do tomate roxo abóbora
Após cultivarem essa variedade em seus jardins, muitos jardineiros reclamam que seus tomates nunca ficaram roxos, mas sim adquiriram uma tonalidade rosa-arroxeada. Isso se explica pelo fato de que as práticas de cultivo adequadas não foram seguidas e o solo não foi suficientemente fertilizado. Apesar desse inconveniente, muitos jardineiros ficaram muito satisfeitos com a Abóbora Roxa devido à sua resistência a patógenos, sabor e qualidades decorativas.
A abóbora roxa não é adequada para ser enlatada inteira para preparações caseiras, mas é ótima para fazer suco, pasta e molho, destacando-se pela sua cor original e agradável sabor frutado com toque de tomate.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto