Tomate Canopus: Características e Descrição da Variedade (Foto)

Tomates

Hoje em dia, os produtores oferecem aos jardineiros uma grande variedade de tomates. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, rendimentos e necessidades de cultivo. Dentre essa diversidade, a variedade de tomate Canopus tem despertado particular interesse. Suas características, descrição e avaliações de quem já a cultivou são muito procuradas pelos agricultores. Muitos jardineiros a preferem e apreciam cultivá-la em seus jardins.

Seu nome deriva de uma estrela localizada no Hemisfério Sul. Essa gigante aparece no céu noturno, iluminando tudo ao seu redor com uma luz mágica. Mas a Canopus não é apenas uma estrela-guia no céu. Ela abre novos horizontes para os cultivadores de tomate. Essa variedade se destaca por sua notável facilidade de cultivo. Jardineiros iniciantes com pouca experiência podem cultivá-la com sucesso e ainda obter boas colheitas. Isso é comprovado pelas características, descrições e avaliações de quem já plantou o tomate Canopus. Ela combina perfeitamente facilidade de cultivo com sabor excelente.

Características gerais

A planta possui um caule compacto de 40 a 60 cm de comprimento. As folhas, de tamanho médio, são de um verde intenso. Durante a floração, esta variedade de tomate produz numerosas inflorescências simples. A primeira inflorescência surge entre a sexta e a nona folha. A inflorescência seguinte surge a duas ou três folhas de distância da anterior.

O fruto tem formato cilíndrico. A cor vermelha vibrante contrasta fortemente com a folhagem verde, criando um espetáculo visual. O fruto pode atingir 400 gramas de peso, o que é possível com atenção meticulosa a todas as práticas agrícolas e a criação de condições ideais para seu crescimento e desenvolvimento.

O tomateiro Canopus apresenta algumas vantagens:

  1. Os frutos são de tamanho grande.
  2. Os tomates maduros têm uma suculência característica.
  3. O sabor combina bem com outros produtos.
  4. Os tomates podem ser enlatados e preparados para uso futuro.
  5. Fácil de cuidar.
  6. Essa variedade é resistente à falta de umidade.
  7. Tolera bem condições climáticas adversas.

Crescente

Muitos jardineiros acreditam que o cuidado com os tomates se resume a regar e afofar a terra. Isso não é suficiente, e é improvável que você consiga uma boa colheita se parar por aí.

Os cuidados exigidos pelo tomateiro Canopus envolvem uma série de medidas agrícolas.

  1. Seleção de sementes. Selecione sementes fortes e saudáveis ​​para o plantio, sem sinais visíveis de danos.
  2. As sementes precisam ser preparadas para o plantio. Para isso, precisam ser deixadas de molho e desinfetadas.
  3. É necessário criar condições que sejam ótimas para o crescimento e desenvolvimento das mudas (temperatura, luz, umidade).
  4. Realização da colheita de mudas.
  5. É necessário selecionar um local para o canteiro e preparar o solo adequadamente.
  6. Rega regular.
  7. Adicionar fertilizantes ao solo.
  8. Medidas preventivas para prevenir doenças
  9. Retirar as ervas daninhas e afofar a terra.
  10. Realizar ações para formar um arbusto (pinçar os brotos laterais, amarrar).
  11. Eventos de colheita.

Por vezes, é necessário implementar uma série de medidas adicionais que permitam aumentar a produtividade:

  • trabalho de cobertura morta;
  • tratamento de mudas com estimulantes de crescimento;
  • proteção contra geadas de primavera;
  • Colocar plantas repelentes de insetos perto dos tomates.

Embora a variedade de tomate Canopus não exija cuidados especiais, é importante considerar o solo previamente. Isso é corroborado por relatos de quem já a plantou e pelas suas características. Ela cresce melhor em solo solto, bem drenado e com umidade adequada. O solo não deve ser ácido; solo neutro é preferível.

Você pode verificar a condição do solo usando papel tornassol. Se a leitura for superior a 6,5, o solo ácido precisa ser neutralizado. Para isso, adicione farinha de dolomita ou cal.

O tomateiro Canopus responde bem à fertilização do solo. Ele cresce rapidamente em solos ricos em fósforo, nitrogênio e potássio. Para garantir a quantidade necessária desses nutrientes, aplicam-se fertilizantes, que podem ser orgânicos ou na forma de misturas minerais.

Conselho! Evite fertilizar em excesso, pois isso pode queimar os brotos. A fertilização excessiva também é prejudicial porque a planta ficará com excesso de folhas e os frutos serão pequenos.

Antes de plantar tomates Canopus, considere o que crescia anteriormente na área. As culturas predecessoras podem ter um papel significativo, o que, consequentemente, afetará a qualidade da colheita. Os tomates crescem bem após pepinos, abobrinhas e abóboras. Evite plantá-los onde antes se cultivavam batatas.

Doenças e pragas

Os tomates desta variedade são resistentes a doenças, mas fique atento à requeima, ao mosaico do tabaco e à mancha bacteriana. Os cuidados adequados e as medidas preventivas ajudarão a evitar essas doenças.

Nuances no cultivo

Há alguns pontos importantes a serem considerados ao cultivar essa variedade de tomate.

  1. O buraco no solo para as sementes deve ser raso.
  2. O solo é coberto com papel e borrifado com água. Isso garante uma rega uniforme e boa aeração.
  3. O tomateiro Canopus responde bem a fertilizantes com micronutrientes. O ideal é optar por misturas prontas.
  4. O solo está coberto por uma fina camada de matéria orgânica, como excrementos de pássaros.
  5. A matéria orgânica tem um efeito positivo no crescimento do tomate e atrai minhocas. Isso garante que a planta tenha acesso ao oxigênio.
  6. No entanto, não se deve usar minhocas em excesso, pois elas são comidas por toupeiras e isso acaba atraindo-as.
  7. Hastes finas e graciosas são amarradas a estacas.
  8. Quem deseja uma colheita antecipada pode remover os brotos laterais. Se os tomates forem cultivados ao ar livre, esse procedimento não é necessário.

Feedback de quem plantou

Hermislav:

"Cultivo esta variedade de tomate há três anos. Semeio as sementes na segunda quinzena de março. Quando surgem três folhas verdadeiras, transplanto-as, colocando cada planta num copo de 250 ml. Uso suportes especiais para elevar o fundo. As mudas saem facilmente dos copos. Depois, planto-as em solo aberto. Mas, inicialmente, mantenho-as numa estufa."

Após 10 dias, rego-as com fertilizante para mudas. Duas semanas depois, rego-as com ureia. As mudas fortalecem-se significativamente. Quando o tempo aquece, começo a transferi-las para o exterior. Inicialmente, mantenho-as à sombra de uma árvore e, gradualmente, vou-as para um local ensolarado. Monitoro a previsão do tempo. Se houver previsão de geada, transfiro as mudas para a varanda. Fertilizo-as pela terceira vez com fertilizantes com micronutrientes. As mudas ficam fortes com esses tratamentos e agora estão prontas para serem plantadas em solo definitivo. O sistema radicular não está danificado.

Depois de plantar as mudas no solo, eu as trato com Epin. Isso melhora a taxa de sobrevivência. Em seguida, faço mais três adubações. É só isso que preciso fazer. Não uso estufa. Isso economiza tempo e esforço. Os resultados são excelentes. Recomendo que você aproveite minha experiência.

Evelina:

"Gostaria de expressar minha sincera gratidão à minha vizinha da casa de campo. Ela cultiva tomates Canopus há anos. Ela compartilhou as sementes comigo, que eu plantei. Não fui só eu, mas também minha família. Plantamos em março e, em setembro, colhemos os frutos deliciosos e suculentos. Recomendo a qualquer dona de casa. Os frutos são excelentes para conservas."

Maria:

"Há dois anos, vi o pé de tomate de um vizinho produzindo tomates rasteiros com frutos grandes. Descobri que era uma variedade chamada 'Canopus'. Gostei muito do sabor. Encomendei sementes da 'Sibirsky Sad'. O preço era razoável, mas os pacotes eram pequenos. Semeei-as no meu jardim e fiquei satisfeito com a colheita. A planta em si é pequena, mas produz frutos grandes quando maduros. Selecionei os menores para fazer conservas. O sabor é tão bom que não consigo descrever com palavras."

Comentários sobre o artigo: 2
  1. Galina

    Não entendi... a descrição diz "formato cilíndrico", mas a foto mostra tomates redondos.

    Responder
    1. Que diferença faz o formato delas? O importante é que você gostou.

      Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates