Tomate Capricosa: Descrição da variedade, características e fotos.

Tomates

Todos os anos, os produtores introduzem novas variedades de tomate com ciclos de cultivo de duração média. Essas plantas de tomate são interessantes, mas os jardineiros nem sempre têm tempo para experimentar e preferem escolher uma variedade consagrada. Nesse caso, o tomate Capricosa pode ser a variedade ideal. Sua descrição, fotos e características proporcionam uma melhor compreensão do processo de cultivo.

Não apenas os iniciantes que desejam obter o máximo de sua colheita, mas também os jardineiros experientes que buscam frutificação consistente, devem prestar atenção à variedade da planta.

Segundo relatos sobre o cultivo do tomate Capricosa, ele apresenta alta produtividade em estufas. Resultados positivos também podem ser obtidos em campo aberto, desde que as condições ambientais sejam favoráveis.

Descrição

Essa planta indeterminada, que cresce em arbustos altos de 1,5 metro de altura, pode produzir tomates por um longo período, mesmo quando as temperaturas caem abaixo de 10 graus Celsius. Por esse motivo, os agricultores que cultivam hortaliças para uso comercial podem contar com a variedade de tomate Capricosa.

Os arbustos são adornados com grandes folhas de tomateiro, de coloração que varia do verde ao verde-escuro. Isso pode ser visto na foto. A maior colheita é obtida após a remoção dos brotos laterais, criando três hastes. Duas hastes também podem ser formadas, com resultados notáveis.

É essencial fornecer suporte para os arbustos, que precisam ser amarrados firmemente. Após o transplante, em poucas semanas, os cachos começarão a se formar ativamente, cada um contendo de 6 a 8 tomates.

De acordo com a descrição, os frutos da variedade de tomate Capricosa são caracterizados por:

  • Entalhes pronunciados, mais perceptíveis em frutos maiores;
  • sabor doce e rico;
  • pequeno número de câmeras;
  • Sementes de alta qualidade no interior;
  • Na fase de maturidade biológica, apresenta coloração vermelha;
  • Pele fina, não resistente;
  • O peso médio da fruta é de meio quilograma;
  • O formato é redondo.

Nas regiões do sul, os jardineiros podem usar métodos tradicionais para aumentar o peso dos tomates sem comprometer o sabor. Os tomates ficam atraentes em saladas e como legumes fatiados. Os frutos são frequentemente usados ​​para fazer suco, que tem um aroma agradável e característico.

A variedade foi desenvolvida em 2007 em Pasadena, Texas. As principais características da Capricosa incluem sua capacidade de prosperar em diversos tipos de solo e responder bem à fertilização. Quando plantadas e transplantadas no momento certo, essas mudas de tomate têm alta probabilidade de resistir à seca e a altas temperaturas.

Pousar

Recomenda-se plantar a Capricosa para cultivo de mudas 60 dias antes do transplante da planta jovem.

A germinação das sementes de tomate leva de seis a oito semanas, desde a semeadura até o desenvolvimento completo das mudas. A semeadura deve ser feita em ambiente interno, utilizando recipientes com furos de drenagem. As sementes de tomate devem germinar em 5 a 12 dias.

A germinação ocorre melhor em temperaturas entre 20 e 24 graus Celsius. Colocar uma camada de terra sob os recipientes com as sementes acelerará significativamente a germinação. A rega é a etapa final da semeadura.

As mudas de tomate Capricosa são delicadas por natureza. As folhas verdadeiras aparecem 2 a 3 dias após a germinação completa. Nesse momento, os vasos devem ser transferidos para um local com boa exposição à luz solar. A ventilação também pode ser feita com fontes artificiais de ar. Mantenha o solo úmido e fertilize as plantas com um adubo universal diluído. Evite regar em excesso.

Fato! O solo encharcado pode favorecer o desenvolvimento de doenças fúngicas e causar apodrecimento.

Antes de plantar tomates ao ar livre, faça um processo de aclimatação gradual das mudas durante uma semana. A aclimatação permite que a planta se adapte às condições amenas do ambiente interno, como o cultivo em estufa, onde as temperaturas são diferentes. As mudas são delicadas, têm caules frágeis e precisam de tempo para se adaptar ao novo local. O ideal é realizar a aclimatação em um local protegido, com várias horas de sol por dia.

As plantas de tomate capricose devem ser replantadas em solo bem preparado, com adição de composto de alta qualidade. Cada planta deve ser espaçada 50 cm da anterior, permitindo que se desenvolvam adequadamente sem interferir umas com as outras. As plantas jovens podem ser plantadas mais profundamente para promover o desenvolvimento das raízes. O tempo de colheita varia, mas os tomates começam a frutificar de 65 a 85 dias após o plantio.

Cuidado

  1. A rega deve ser reduzida para uma vez por semana. Isso será suficiente enquanto a temperatura permanecer abaixo de 28 graus Celsius. Se o tempo estiver instável e a temperatura cair rapidamente, a cobertura morta pode ajudar. Grama cortada e seca é uma opção confiável. Escolha sua grama com cuidado, optando por plantas saudáveis ​​e livres de resíduos de pesticidas.
  2. Escolher o melhor fertilizante para tomateiros Capricose pode ser uma tarefa complexa. Existem muitos tipos de fertilizantes, cada um com suas próprias vantagens. Mas muitos jardineiros continuam a enfatizar para os iniciantes que o ideal é plantar as mudas em solo de alta qualidade e rico em matéria orgânica.
  3. As plantas de tomate precisam de bastante composto ou estrume. Se você for plantar tomates em uma estufa, é uma boa ideia planejar o preparo do solo algumas semanas antes do plantio.
  4. É útil testar o pH do solo para determinar quais nutrientes estão em falta na planta. De acordo com avaliações, descrições e características, os tomates Capricosa prosperam em solos ligeiramente ácidos, com pH entre 5,5 e 6,8. Muitos jardineiros usam fertilizantes químicos por serem eficazes. Eles podem ser vendidos em forma de spray, líquido ou granulado. Os fertilizantes químicos são formulados para serem absorvidos rapidamente pela planta, ao mesmo tempo que fornecem o equilíbrio ideal de nutrientes.
A desvantagem dos fertilizantes é que são caros e contêm materiais inorgânicos que podem enfraquecer os microrganismos benéficos do solo. Para tomates Capricosa, um fertilizante com a fórmula 5-10-10 é ideal.

Doenças e pragas

Os tomates Capricosa podem apresentar desenvolvimento lento, com as folhas inferiores enrolando. Isso pode indicar rega ou fertilização inadequadas. Se o enrolamento for acompanhado de murchamento, o problema pode ser a proliferação de bactérias nocivas. Esse problema pode ser combatido com produtos comerciais.

Para plantas jovens que ainda não começaram a formar ovários, vale a pena usar soluções químicas fracas ou optar por remédios caseiros.

Avaliações

Ivan:

"Uma variedade maravilhosa que produz frutos grandes nos cachos inferiores e menores nos superiores. A Capricosa é ideal para fazer pasta."

Alexandre:

"Tivemos que lidar com pulgões diversas vezes, o que foi cansativo. Por outro lado, o tomateiro Capricosa não sofreu com nenhuma doença grave, o que pode ser considerado uma grande vantagem."

Elena:

"É imprescindível remover os brotos laterais e superiores da planta, caso contrário a produção será instável e, após a primeira leva de frutos maduros, as subsequentes serão insignificantes."

Valery:

"Os arbustos estão vigorosos, plantei-os em terreno aberto. O tempo parecia estável nas temporadas anteriores, mas este ano ventou muito. Felizmente, o tomateiro Capricosa sobreviveu bem a todas as tempestades."

Antonina:

"Escolhi uma estufa para o plantio. Com solo de alta qualidade, consegui obter colheitas impressionantes. Houve apenas um motivo de preocupação, quando apareceu mofo cinzento. Conseguimos conter rapidamente a propagação da doença e salvar a colheita."

Vencedor:

"A safra produz consistentemente tomates grandes, que fornecem excelente material para sementes. Vendo os frutos quando o período de frutificação se prolonga em clima quente. Sempre ouço apenas comentários positivos sobre a Capricoz no mercado."

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates