"Kazachka" é uma excelente variedade desenvolvida por produtores nacionais. Distingue-se pela coloração incomum de seus frutos maduros. Seu nome deriva dos longos cachos que lembram uma trança feminina.
Descrição
Esta variedade de meia estação tem um ciclo de crescimento de 120 a 125 dias. Recomenda-se o plantio das mudas em estufa. Os arbustos são indermantes e podem atingir até dois metros de altura. Possuem caule flexível e trepador e folhagem abundante. Quando jovem, as folhas são verde-claras, mas com a idade, sua cor muda para verde-escuro.
Os frutos crescem em cachos longos e uniformes, com formato redondo ou cilíndrico. Os tomates são de cor vermelho-cereja escuro, de aparência uniforme e pesam entre 35 e 60 gramas. A casca é fina, a polpa é suculenta e, rica em sementes, possui um aroma agradável, típico de tomates. A produção é bastante boa, podendo uma única planta render até 2 kg de frutos deliciosos.
Esta variedade é mais indicada para saladas, sendo consumida principalmente fresca. É especialmente benéfica para a saúde masculina. É ideal para o preparo de suco de tomate e diversos molhos. Não é recomendável enlatar tomates inteiros, pois sua casca fina racha com facilidade.
Vantagens
- Amadurecimento uniforme dos frutos.
- Apresentação atraente.
- Sabor excelente.
- Boa colheita.
- Altas taxas de germinação de sementes.

Imperfeições
- Requer ligas e beliscões.
- Não é possível conservar frutas inteiras.
- Essa variedade não é resistente a doenças.
Semeadura de sementes
A semeadura é realizada 60 a 65 dias antes do transplante para a estufa ou canteiro. Para obter mudas fortes e resistentes, é essencial plantar apenas sementes comprovadamente de alta qualidade; esta variedade apresenta uma excelente taxa de germinação de 95%. Antes do plantio, selecione sementes pequenas e vazias. Sementes viáveis precisam ser desinfetadas; este é um procedimento simples: mergulhe as sementes em uma solução de permanganato de potássio por 20 minutos e depois enxágue bem. Para acelerar a germinação, trate-as com um estimulador de germinação; existem muitos disponíveis, e os adequados podem ser adquiridos em lojas de jardinagem.
Antes do plantio, o solo também deve ser irrigado com uma solução quente de permanganato de potássio. Antes da semeadura, faça pequenos sulcos no solo, com aproximadamente 1,5 cm de profundidade. Coloque as sementes nesses sulcos, cubra-as com terra e areia peneiradas e umedeça com um borrifador. Até que as mudas germinem, coloque o recipiente em um local quente e escuro, coberto com filme plástico.
Assim que os brotos surgirem, remova a cobertura. Regue as mudas com água morna e forneça luz; a temperatura deve ser de 18°C (64°F) à noite e 20°C (68°F) à tarde.
Fertilize as plantas 2 a 3 vezes antes do replantio, usando um fertilizante líquido específico para mudas. O transplante deve ser feito quando as plantas tiverem 2 a 3 folhas. A rega deve ser feita a cada cinco dias. Para ajudar as plantas a se adaptarem mais rapidamente ao novo local, aclimate-as por uma semana antes do plantio definitivo.
Transferir
Em climas temperados, recomenda-se o cultivo da "Kazachka" em estufa; em climas mais quentes do sul, pode ser plantada em canteiros. As mudas devem ser plantadas com aproximadamente 60 dias de idade, levando-se em consideração sua altura e a presença de um único cacho de flores. As mudas devem ter pelo menos 27 centímetros de altura. Prepare o solo com antecedência, de preferência adicionando fertilizante no outono. O espaçamento recomendado para o plantio é de 70 x 40 cm por metro quadrado.2 Foram plantados 4 arbustos.
Ao replantar, as raízes da planta podem ser mergulhadas em Fitosporin ou regadas com ele; isso protegerá as mudas de doenças fúngicas.
Como os arbustos são altos, precisam ser amarrados a um suporte, formando um ou dois caules. Regue regularmente com água morna a 18°C. A irrigação por gotejamento é ideal. Depois, certifique-se de afofar o solo para garantir o fornecimento adequado de oxigênio ao sistema radicular. Para melhorar a frutificação, recomenda-se o uso de estimulantes específicos.
Você também pode cobrir o solo com cobertura morta; isso evitará o crescimento de ervas daninhas e ajudará a reter a umidade. Fertilize os arbustos três vezes por estação: nas duas primeiras semanas após o transplante e nas duas vezes seguintes, com um intervalo de um mês entre elas.
Conclusão
A variedade "Kazachka" possui excelentes qualidades varietais, mas também exige cuidados minuciosos. Até mesmo as crianças vão adorar essas cerejas únicas graças à sua aparência e sabor doce.
Avaliações
Anton, 32 anos
Este ano, minha mãe comprou sementes de tomate "Kazachka", pois uma vizinha estava encantada com a sua colheita abundante. Plantamos as sementes em março e os primeiros tomates começaram a amadurecer por volta do início de agosto. Eles têm um sabor excelente, são bonitos e ótimos para qualquer salada. Requerem alguns cuidados, mas, no geral, como todos os tomates, exigem a mesma quantidade de manutenção. Conservamos o suco de tomate para o inverno e ficou muito saboroso e encorpado.
Inna, 44 anos
Já estou ansiosa pela época do plantio. No ano passado, experimentei plantar uma variedade chamada "Kazachka", que se mostrou excelente. A colheita foi ótima, os tomates estavam deliciosos e estou muito feliz. Vou recomendá-los a todos que conheço. O único problema é que, no nosso clima, eles precisam ser plantados em estufa, e nós só temos uma, então provavelmente terei que plantar uma segunda.


Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto