Todo veranista, jardineiro e agricultor sonha com uma colheita farta de tomates com o mínimo de esforço. E isso é possível com uma variedade de tomate como a Klusha.
Descrição da variedade e características
Klusha é uma variedade de tomate de ciclo médio-precoce. Leva de 90 a 95 dias da germinação à colheita. Esta variedade é adequada para cultivo ao ar livre, mas seu tamanho compacto a torna ideal para o cultivo em varandas, alpendres e parapeitos de janelas. Os arbustos são de porte padrão, determinado, vigorosos e baixos, atingindo 50 cm de altura. Possuem folhagem densa e não necessitam de poda. Os ovários se formam em cachos de 5 a 8. Um único arbusto pode produzir de 2 a 3 cachos de frutos.
Os frutos são arredondados e achatados, de cor vermelho vivo, pesando até 150 gramas. A superfície é levemente estriada e brilhante. A polpa é densa, suculenta e carnuda. O interior do tomate é dividido em algumas cavidades que contêm um pequeno número de sementes. O sabor é doce, com um toque sutil de acidez. O aroma é inconfundível.
A produtividade da variedade depende do local de plantio. Em campo aberto e em varandas, é ligeiramente menor — 1,5 a 1,8 kg por planta. Em estufas, é maior — 2 a 2,2 kg por planta.
Essa variedade é versátil. O tamanho compacto de seus frutos a torna ideal para conservas e deliciosa em saladas frescas.
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens desta variedade são seu pequeno porte e compacidade. Ela também produz uma ótima colheita. Não requer poda apical. É resistente a muitas doenças do tomateiro. Pode ser cultivada em todas as regiões da Rússia. É versátil em seu uso. Possui excelente sabor e aparência. É fácil de transportar e adequada para armazenamento de curto prazo. É muito fácil de cultivar e cuidar.
Não foram encontrados defeitos nesta variedade, exceto pelo grande número de folhas.
Época de plantio das mudas
As sementes para as mudas são semeadas de 50 a 60 dias antes do plantio no local definitivo. Na Rússia central, isso ocorre na primeira quinzena de março.
Escolha um solo leve e fértil para as mudas. Uma mistura de relva, areia e húmus é a melhor opção. As sementes devem ser plantadas a 2 cm de profundidade em solo úmido. Cubra com filme plástico e guarde em um local aquecido. A temperatura ideal para a germinação é de 20 a 22 graus Celsius. Assim que os primeiros brotos aparecerem, retire o filme plástico e transfira as mudas para uma janela ensolarada ou para um local com iluminação artificial.
Quando as mudas atingirem o estágio de 2 a 3 folhas verdadeiras, transplante-as. Após o transplante, fertilize-as com um fertilizante mineral completo. Isso as ajudará a lidar com o estresse mais rapidamente.
Plantio e cuidado com a variedade
As plantas são transplantadas para o solo aberto após o risco de geadas ter passado. As mudas com 7 a 8 folhas verdadeiras são plantadas em abrigos fechados ou temporários.
Escolha um local ensolarado e sem correntes de ar para o plantio. Prepare o solo com antecedência. Remova as ervas daninhas, aplique fertilizante e cave.
Para as mudas, prepare covas com 25 cm de profundidade. Elas devem ser espaçadas a 20 cm de distância umas das outras, e as fileiras a 15-17 cm de distância. Coloque uma colher de sopa cheia de grama ou cinzas de madeira no fundo da cova. Em seguida, plante a muda de tomate sobre as cinzas e cubra com terra. Cubra a área ao redor da planta com palha, lascas de madeira ou grama picada. Isso ajudará as mudas a se estabelecerem mais rapidamente, evitando que superaqueçam durante o dia e esfriem à noite. Também servirá como proteção para a futura colheita.
Inicialmente, a rega deve ser diária. Caso tenha sido utilizada cobertura morta, regue conforme a camada superficial do solo for aerada. Após o estabelecimento das mudas, a rega deve ser reduzida para duas vezes por semana. A rega deve ser retomada durante a formação dos frutos e, durante a maturação, reduzida novamente para uma ou duas vezes por semana.
A variedade responde muito bem à fertilização. Recomenda-se aplicar o fertilizante de 4 a 5 vezes por temporada. A primeira aplicação é feita após o plantio no local definitivo. A segunda aplicação é feita de 20 a 25 dias após a primeira. A terceira aplicação é feita durante a formação dos botões e a floração. A quarta aplicação é feita durante a formação dos frutos. A quinta aplicação é feita após a primeira colheita.
Opiniões de jardineiros e moradores de verão
Agricultores e jardineiros dizem que esta variedade fica linda em seus jardins. Apesar do pequeno porte, impressiona pela produtividade e qualidade dos frutos. Mesmo quatro pés de tomate podem fornecer frutas frescas para uma família durante toda a temporada. É bastante resistente à seca. Donas de casa também destacam esta variedade como excelente para conservas. A casca não racha em altas temperaturas e os frutos permanecem intactos nos potes.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto