
O tomate Ogorodnik é o resultado de um frutífero trabalho de melhoramento genético realizado por especialistas russos, adaptado aos climas temperados da Rússia central e resistente a muitas doenças comuns das solanáceas. Suas características e fotos enviadas por produtores indicam que as maiores produtividades são alcançadas quando cultivado em estufas.
O tomateiro Ogorodnik demonstra um excelente desempenho em estufa. A descrição da variedade e as avaliações publicadas em fóruns de agricultores russos, as fotos de frutos exuberantes cultivados em estufa e a alta produtividade de arbustos que chegam a atingir 2 metros de altura em estufa atestam as muitas vantagens desta variedade. As inflorescências e os frutos que surgem a cada três folhas são suficientes para convencer qualquer jardineiro iniciante a adotar este milagre russo da seleção.
Uma vantagem adicional desta variedade é a sua resistência às condições climáticas, às pragas e à frutificação prolongada. Apresenta um excelente desempenho em estufas e, em campo aberto, rivaliza com as variedades mais conhecidas e difundidas, superando-as significativamente em termos de sabor.
A produtividade é ainda maior considerando que o arbusto Ogorodnik produz frutos continuamente de meados de julho até a geada. Com cuidados profissionais, é possível obter uma produção de 11 a 13 kg em estufa, enquanto em campo aberto a produção pode chegar a 5,5 a 6 kg. No entanto, mesmo os cinco kg por metro quadrado que um jardineiro iniciante consegue alcançar já são um excelente resultado.
Características e descrição da variedade
A variedade Ogorodnik é obtida e cultivada na Federação Russa, e uma de suas características positivas é o alto teor de magnésio, cobalto, ferro, potássio e zinco. Ela mantém essas propriedades benéficas mesmo quando cultivada em estufas, o que justifica a recomendação da variedade Ogorodnik por médicos em climas temperados para o tratamento de certas doenças gastrointestinais.
Para doenças cardíacas e vasculares e anemia por deficiência de ferro, é utilizado como parte de uma dieta terapêutica, essencial para a obtenção de vitaminas e minerais. Em estufas, o arbusto cresce de 1,5 a 2 metros, o que facilita significativamente o trabalho de quem colhe a safra. No entanto, essa altura significa que essa variedade de tomate requer suporte especializado.
Sem o suporte adequado, a planta simplesmente desabará sob o peso dos frutos grandes e vermelhos brilhantes que, em condições ideais, atingem 130-140 g e crescem em grande quantidade sob cada terceira folha a partir da inflorescência superior.
Esta variedade de tomate de meia estação, semideterminada, tem um período de maturação relativamente curto (não mais que 113 dias, e em boas condições climáticas, 107 dias são suficientes). É uma planta vigorosa mesmo em campo aberto, se as mudas forem cultivadas de acordo com as regras e o plantio for realizado em dias favoráveis, segundo o calendário lunar.
Em campo aberto, destaca-se também entre plantações de outras variedades, com seu arbusto alto e robusto (de 1,4 a 1,6 m), folhas ligeiramente onduladas de tonalidade mais clara do que a típica dos tomates, grandes inflorescências com cerca de 8 a 9 folhas e cachos de frutos a cada 3 folhas.
Isso se deve à sua versatilidade em diferentes épocas do ano em climas temperados. Em estufas, é cultivada como uma variedade precoce para consumo in natura, e quando plantada ao ar livre, oferece uma excelente oportunidade para conservar tomates para o inverno na forma de suco, saladas de legumes e extrato de tomate.
Esta variedade possui excelente resistência ao transporte a longo prazo e mantém sua aparência comercial, uma cor vibrante e atraente dos frutos e um sabor excelente. Com uma estufa grande e um terreno amplo, pode ser facilmente cultivada comercialmente, pois é popular entre os consumidores.
Relatos de quem plantou a variedade Ogorodnik em climas moderados e quentes indicam que, com práticas agrícolas adequadas e condições climáticas ideais, os produtores de hortaliças mais dedicados conseguiram obter rendimentos de até 7,4 kg por metro quadrado. Isso foi alcançado com baixo custo de fertilizantes e praticamente sem pulverização química, que se mostrou desnecessária devido à alta resistência dos tomates ao mosaico do tabaco e à resistência moderada à requeima.
Observa-se também que mesmo sementes de produtores siberianos, obtidas de uma variedade cultivada em condições de frio, produziram uma colheita em 90 a 105 dias em regiões mais quentes. Para alcançar esse resultado, utilizou-se cobertura plástica nas primeiras semanas após o plantio, e as mudas foram cultivadas em uma estufa permanente sem aquecimento. A norma Gosstandart sugere que a variedade é ideal tanto para cultivo em plástico quanto em estufa, mas essa distinção é arbitrária: a variedade é perfeitamente adequada para ambos os tipos de cultivo.
Vantagens e desvantagens da variedade
Assim como a maioria das variedades de produtores russos, cultivadas com métodos especializados para obter resistência às condições climáticas e pragas, a Ogorodnik é uma versão em que as qualidades positivas superam os pequenos inconvenientes. Fóruns russos para horticultores experientes e iniciantes destacam as qualidades positivas da variedade, da planta e da colheita:
- O arbusto é alto, precisa ser amarrado, mas isso facilita a colheita e requer apenas uma pequena poda, ao contrário de outras variedades de crescimento determinado;
- Tomates com sabor excelente, teor mínimo de matéria seca e teor de açúcar superior a 4,4%;
- Os tomates têm um formato completamente tradicional, uma casca lisa e brilhante ideal, e uma maravilhosa tonalidade vermelha intensa – tudo o que se deseja para os amantes de variedades clássicas, saborosas e acessíveis;
- Colhidas antes da geada, em estado de maturação técnica, elas são capazes de amadurecer independentemente sob as condições adequadas de armazenamento, mantendo sua aparência comercial e seus nutrientes;
- A variedade tolera bem o transporte e pode ser uma boa opção para o cultivo industrial em grande e pequena escala devido ao seu baixo custo e excelente rendimento;
- Quando enlatado, preserva suas características de sabor e, quando usado no preparo de sucos e tomates, proporciona a consistência necessária ao produto, graças ao seu alto teor de açúcar e baixo teor de matéria seca:
- Os frutos contêm relativamente poucas sementes, o que torna a coleta do material seminal um tanto difícil, mas melhora sua adequação para consumo.
Características do cultivo e cuidado da variedade, plantio de mudas
É possível cultivar tomates em estufa durante todo o ano. Isso se deve à sua alta resistência à requeima, fusariose, stolbur e vírus do mosaico do tabaco, bem como à necessidade mínima de fertilizantes adicionais. Quem já cultivou tomates em estufa afirma que o fertilizante tradicional pode ser substituído por adubo líquido. As plantas absorvem os nutrientes diretamente pelos caules e folhas, por meio da evaporação e da fotossíntese.
Para determinar a época ideal para o plantio de mudas em campo aberto em áreas propensas a geadas tardias, você pode usar o calendário lunar da região específica e uma previsão meteorológica de longo prazo. A data de plantio das mudas deve ser definida entre 60 e 65 dias antes do fim das geadas em campo aberto, quando o solo aquece ligeiramente.
As mudas devem ser aclimatadas antes do plantio e, durante a primeira semana após o plantio, devem ser cobertas com filme plástico no solo para evitar os efeitos negativos das mudanças de temperatura.
Ogorodnik é uma excelente variedade nacional para climas moderados e rigorosos, desenvolvida por produtores russos para cultivo em estufas permanentes, em campo aberto e sob cobertura plástica, e merece a máxima atenção na escolha de novas variedades para cultivo.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto