Características e descrição do tomate "Tlacolula"

Tomates

O tomate é uma das culturas mais difundidas e populares em todo o mundo. As sementes do tomate Tlacolula foram trazidas para as nossas latitudes do México. A variedade recebeu o nome da cidade de onde as sementes se originaram.

A fruta, ao contrário das variedades a que estamos habituados, tem uma aparência muito invulgar.

Características da variedade

Esta variedade de meia estação, de alto rendimento, leva 115 dias da germinação ao amadurecimento do fruto. Possui paredes grossas e um formato característico de pera com superfície estriada. Tem um sabor excelente devido ao seu alto teor de açúcar e à ausência de ácidos orgânicos.

Para garantir a produção oportuna de mudas, semeie as sementes no final de março ou início de abril. Além disso, a variedade de tomate Tlacolula prospera tanto em condições de luz quanto de calor.

Características da fruta:

  • O peso máximo de um tomate grande chega a 300 g;
  • Apresentam uma cor rosa brilhante ou carmesim na fase técnica de maturação, enquanto que na fase biológica a cor dos frutos é amarelo-esverdeada;
  • Os tomates são grandes, carnudos e têm casca brilhante;
  • Sua carne é doce, suculenta e aromática;
  • Os tomates se conservam bem;
  • As frutas amadurecem mais rápido se você as colher ainda verdes e colocá-las em um local quente.

Observação! Uma boa e abundante colheita pode ser obtida cultivando tomates em estufa ou viveiro. Somente em latitudes mais ao sul essa variedade consegue prosperar em campo aberto.

O arbusto possui as seguintes características:

  • ramificado, portanto requer liga;
  • A planta é alta, atingindo de 1,5 a 2 metros;
  • Nela, formam-se cachos de 3 a 7 unidades, e de 6 a 7 frutos amadurecem, sendo os tomates maiores encontrados nos ramos inferiores;
  • Para uma colheita abundante, deixam-se 2 hastes com 3 a 5 cachos no arbusto.

A variedade de tomate Tlacolula não tolera regas em excesso, portanto, a planta deve ser regada quando a camada superficial do solo estiver seca ou em clima quente.

Existem variedades de Tlacolula, como a Tlacolula Branca, a Tlacolula Amarela, a Tlacolula Rosa e a de Matamoros.

Recursos de aterrissagem

  1. Um pacote contém 10 sementes de tomate, que devem ser mergulhadas em uma solução forte de permanganato de potássio antes do plantio para fins de desinfecção.
  2. Antes de plantar sementes (transplantar mudas) em campo aberto, o solo deve ser desinfetado para evitar o aparecimento de fungos patogênicos.
  3. O solo deve estar solto para permitir a circulação de ar.
  4. As mudas devem ser plantadas com pelo menos 50 cm de distância entre si, a uma profundidade de 18 cm no solo. Recomenda-se adicionar cinzas de madeira em cada cova.
  5. Aplique fertilizantes a cada 2 semanas, alternando entre minerais e orgânicos.
  6. À medida que cresce, é necessário dar forma ao arbusto e amarrar a planta.
  7. Regue sempre os canteiros com água morna.

Importante! A variedade Tlacolula é caprichosa no cultivo, portanto, somente seguindo todas as regras da tecnologia agrícola é possível obter uma boa colheita.

https://youtu.be/iLkEohb0SpU

Avaliações

A maioria das avaliações em sites sobre o cultivo da Tlacolula é extremamente positiva. Como essa variedade ainda é bastante rara e não está amplamente disponível, recomenda-se comprar sementes de produtores confiáveis.

Os produtores de hortaliças que cultivam essa variedade observam que esses tomates são versáteis: podem ser adicionados a saladas frescas, cozidos, enlatados e até congelados. A casca é fina e o sabor é delicado e adocicado, o que os torna populares para o preparo de sucos e molhos de tomate. Os frutos também resistem bem ao transporte prolongado, sendo ideais para o cultivo comercial.

A única ressalva é que a planta não tolera seca e, em um verão seco, pode não produzir colheita.

Resumindo, os jardineiros adoram e aprovam o plantio da variedade Tlacolula.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates