Características e descrição do tomate "Ural Bogatyr"

Tomates

Ural Bogatyr é uma variedade alta de meia estação. É ideal para cultivo em estufa. A planta cresce até 2 metros, por isso necessita de suporte.

A planta também requer a remoção oportuna dos brotos laterais. O ideal é formar o arbusto com 1 a 2 hastes.

Os frutos são rosados, grandes e em forma de coração, com alguns exemplares apresentando formato trapezoidal. Pesam entre 400 e 800 gramas. A polpa é firme e carnuda, com poucas sementes. O sabor é agradável e levemente adocicado. São deliciosos em saladas frescas, além de serem utilizados em sucos, molhos e pastas. Esta variedade apresenta excelente produtividade.

Tudo começa com mudas.

Preparação das sementes

Primeiramente, você precisa separá-las, removendo manualmente as pequenas, vazias e quebradas.

Importante! Para aumentar a germinação das sementes, deixe-as de molho em água quente por cerca de 2 a 3 horas.

Em seguida, você pode mantê-los em uma solução de fertilizantes minerais.

Preparo do solo

Existem diversas opções de solo:

  • 1 parte de terra de jardim, 1 parte de húmus, 1 parte de turfa preta ou prensada, cinzas de madeira (0,5 l por balde de mistura de solo), superfosfato (2 caixas de fósforos por balde);
  • 1 parte de terra de jardim, 1 parte de areia, 1 parte de turfa preta ou prensada, solução de quaisquer fertilizantes minerais.

Além disso, a terra que você pode comprar na loja é perfeita para mudas.

Semeadura de sementes

O solo preparado é levemente umedecido e despejado nas caixas. É nivelado e compactado ligeiramente. Pequenos sulcos (cerca de 1 cm) são feitos, deixando cerca de 5 cm entre as fileiras. As sementes são colocadas nesses sulcos, com espaçamento de 2 a 3 cm entre elas. Em seguida, são cobertas com terra e umedecidas. Depois, as caixas são colocadas em um local escuro com temperatura de 22 graus Celsius.

Os primeiros brotos aparecem em cerca de cinco dias. A primeira rega deve ser feita com moderação, utilizando água morna.

A segunda rega deve ser feita uma a duas semanas após a primeira. Em seguida, as plantas devem ser fertilizadas. Nesse momento, elas devem ter uma folha verdadeira. O fertilizante "Effect" é adequado para essa finalidade, pois ajuda a fortalecer as raízes.

Quando as plantas tiverem 2 a 3 folhas, transplante as mudas para recipientes menores. Recipientes de 10x10 cm são adequados. Preencha-os com o mesmo substrato usado anteriormente.

Dica! Se você tiver mudas alongadas, plante-as um pouco mais fundo no solo do que as demais.

Após a colheita, as mudas devem ser regadas diariamente, evitando que o solo seque.

Após 20 a 24 dias, as plantas são transplantadas para vasos maiores, medindo 10x10 cm. A rega é feita uma vez a cada 7 dias.

O método de transplante duplo restringe o crescimento das mudas, evitando que fiquem estioladas. A rega oportuna garante o desenvolvimento adequado das raízes.

Uma dica! Se seus tomates ficarem com caules longos e finos, reduza a frequência da rega e diminua a temperatura. Fertilizar com superfosfato também ajudará.

Plantando tomates

Preparando a estufa

A melhor época para plantar mudas em estufa plástica é de 1 a 10 de maio. No entanto, é importante lembrar que ainda pode estar bastante frio durante esse período, principalmente à noite. Portanto, recomenda-se cobrir a estufa com uma camada adicional de plástico. Essa camada deve ser removida por volta de 1 a 5 de junho.

Importante! Uma estufa de tomates deve ser equipada com aberturas de ventilação, pois as plantas necessitam de ar durante a floração.

Para prevenir surtos de doenças, as seguintes precauções devem ser tomadas:

  • Remova aproximadamente 10-12 cm da camada superficial do solo;
  • Em seguida, o solo é pulverizado com uma solução quente de sulfato de cobre (1:10).

Preparando o terreno

Se o solo da estufa for argiloso ou franco, adicione um balde de turfa, serragem e húmus por metro quadrado. Além disso, adicione três colheres de sopa de superfosfato, uma colher de chá de ureia e uma a duas colheres de sopa de cinzas de madeira. Em seguida, revolva o solo.

Regras de plantio

Atenção! Nunca plante mudas muito grandes em profundidade, pois elas podem desenvolver raízes adicionais. O ideal é plantá-las na vertical.

Cuidando dos tomates

Após o plantio, não regue as mudas por cerca de 12 a 15 dias. Após 10 a 12 dias, amarre os arbustos de maneira conveniente. A planta deve formar um ou dois caules com um broto inferior. De sete a oito brotos devem ser deixados no caule. Todos os outros brotos devem ser removidos.

Antes da floração, os tomates devem ser regados a cada 5-6 dias. Isso requer de 4 a 5 litros de água morna por metro quadrado de área. Durante a frutificação, são necessários de 10 a 15 litros de água.

cobertura

Durante a estação de crescimento, devem ser realizadas aproximadamente 3 a 4 adubações radiculares. A primeira deve ser feita 20 dias após o plantio das mudas na estufa. Para isso, serão necessários: 10 litros de água, 1 colher de sopa de nitrofósforo e 500 g de verbasco líquido.

A segunda aplicação deve ser feita 10 dias após a primeira. Você vai precisar de: 10 litros de água, 1 colher de sopa de fertilizante complexo e 1 colher de chá de sulfato de sódio.

A terceira dose deve ser aplicada 12 dias após a segunda. Você precisará de: 10 litros de água, 1 colher de sopa de superfosfato e 2 colheres de sopa de cinzas de madeira.

Durante o período de frutificação, os tomates devem ser adubados com a seguinte composição: 10 litros de água, 1 colher de sopa de humato de sódio e 2 colheres de sopa de superfosfato.

Avaliações

Marina, 45 anos. Adoro mexer na terra e faço isso há muito tempo. Adoro especialmente cultivar tomates. No ano passado, conheci uma nova moradora da minha estufa: a variedade Ural Bogatyr. Fiz uma sanitização prévia na estufa, então os tomates ficaram livres de doenças e a colheita foi deliciosa. Os frutos estavam ótimos. Também fiz muitas conservas, como sucos e ketchup.

 

Vitória, 36 anosSou jardineira iniciante e ainda estou escolhendo variedades de tomate, mas gostei da Ural Bogatyr. Embora eu tenha um pouco de receio de variedades altas, não tive problemas para cultivá-las. Amarramos os arbustos a uma treliça. A colheita foi impressionante. Os tomates têm um sabor excelente.

 

Victor, 62 anosEu adoro variedades altas de tomate porque produzem uma colheita maravilhosa e economizam espaço precioso na estufa. Nossa família adorou o Ural Bogatyr. Fizemos muita pasta de tomate.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates