Tomate Trufado Japonês: Descrição da Variedade, Fotos, Avaliações

Tomates

Tomate Trufado Japonês: Características e Descrição da Variedade, Avaliações e FotosOs jardineiros modernos têm um mundo de opções à sua disposição – existem dezenas de novas variedades de cada vegetal, basta escolher, plantar e experimentar! Cada uma tem suas próprias características, seu próprio sabor e, claro, requer cuidados especiais. Por exemplo, se falarmos de variedade de tomateO tomate trufado japonês e as características e descrição da variedade demonstram sua singularidade.

Características da variedade

Provavelmente é raro encontrar um jardim ou um quintal que não tenha tomates. Em muitos países, os produtores estão constantemente desenvolvendo novas variedades, buscando aprimorá-las. Eles querem que sejam resistentes a pragas, visualmente atraentes e saborosas o suficiente para agradar até os chefs e gourmets mais exigentes. E, claro, querem garantir que sua manutenção não custe uma fortuna para jardineiros e grandes produtores.

Afinal, uma boa variedade é um produto lucrativo. Curiosamente, o tomate Black Truffle é uma variedade relativamente nova na Rússia, embora os próprios produtores de hortaliças ocidentais acreditem que ele tenha se originado na Rússia. Por que um nome tão estranho? Basta olhar para o formato incomum. Esses tomates são difíceis de confundir com outros. As donas de casa os adoram por seu sabor delicioso e aparência atraente.

A trufa vermelha japonesa é classificada como uma variedade indeterminada. Não é conhecida por sua alta produtividade, com uma produção de aproximadamente 2 a 4 kg por arbusto. A própria variedade é de meia estação, com um período de maturação de 110 a 120 dias.

Os arbustos são altos; se plantados em solo fértil e bem drenado, podem crescer até 1,5 m, e em estufa podem atingir 2 m. É obrigatório amarrá-los e podar os ramos laterais.

Fruta

Os tomates desta variedade apresentam diversas variações internas, que são identificadas externamente pela cor:

• Trufa japonesa e tomate rosa – delicado tom rosado;
• Trufa japonesa e tomate preto – frutos de cor escura e bonita, pretos ou roxo-escuros, azul-escuros;
• trufa e tomate amarelo – frutos em forma de pera, de cor quente e com tons amarelos;
• Trufa vermelha – a mais comum;
• Trufa de laranja japonesa.

Essas variedades diferem apenas na cor e podem apresentar pequenas variações de sabor. Os tomates geralmente pesam entre 100 e 200 gramas e têm formato de pera. Observando mais atentamente, nota-se que o tomate trufa amarelo (dourado) é mais doce e costuma ser consumido puro, sem ser processado ou fatiado para saladas.

A casca e a polpa do fruto são bastante densas, o que os torna adequados para transporte e armazenamento a longo prazo. Assim como as trufas pretas ou amarelas, até mesmo as trufas vermelhas podem ser enlatadas com segurança e consumidas frescas. Muitos jardineiros preferem não separar as variedades e cultivam todos os diferentes cultivares ao mesmo tempo, tornando o setor de tomates mais parecido com um arco-íris. Enlatar vários tipos de tomate ao mesmo tempo resulta em uma bela combinação de cores e sabores.

Recomendamos:Tomate "Mazarin": avaliações e fotos

O formato é realmente de pera, alongado, mais largo na base e mais estreito no topo. A produção de trufas não é impressionante, mas jardineiros experientes se esforçam para colher o máximo possível. O formato característico da fruta identifica imediatamente a variedade em qualquer foto.

Recomendações

Se você quer cultivar tomates trufas japonesas, ler apenas a descrição da variedade não é suficiente. Afinal, ela descreve apenas o formato, o tamanho e as características gerais de sabor. Uma colheita de tomates bem-sucedida no próximo ano depende inteiramente do esforço do jardineiro. Aqui estão algumas dicas básicas de cultivo:

A trufa japonesa deve ser cultivada quando tiver 1 ou 2 hastes. Em seguida, os brotos laterais devem ser removidos, deixando aproximadamente 5 ou 6 cachos intactos na haste. Cada cacho produzirá, eventualmente, de 5 a 7 frutos. Segundo jardineiros mais experientes, que cultivam trufas há vários anos, o arbusto produz aproximadamente 2 ou 3 cachos individuais, e os frutos restantes devem ser colhidos imediatamente, enquanto ainda estiverem maduros.

Ao escolher o local para o plantio das mudas, lembre-se de que, em campo aberto, os arbustos podem atingir até 1,5 metro de altura, enquanto em estufa podem chegar a 2 metros, sendo necessário o uso de estacas para sustentá-los. Não há diferença significativa; eles também crescem bem em solo comum, apenas em uma altura menor. Em estufa, no entanto, uma trepadeira alta pode produzir uma colheita maior.

O espaçamento correto para o plantio de tomates é de 40x40 cm – a área necessária para o desenvolvimento e crescimento da planta. Geralmente, o plantio direto no solo ocorre no final de maio, quando o clima já está quente, até mesmo muito quente. As mudas crescem por dois meses antes do plantio, a partir de março ou abril. Caso o plantio seja em estufa, as sementes devem ser semeadas no início de março e transferidas para a estufa precisamente em 1º de maio. Esse cronograma ajudará a garantir uma colheita por volta de 15 ou 20 de junho.

Essa variedade é propensa à quebra frequente dos cachos, portanto, amarre os caules e os cachos com cuidado. Brotos laterais aparecem rapidamente, por isso é importante monitorá-los e removê-los prontamente. Eles crescem extremamente rápido; se você não os remover, podem se tornar difíceis de distinguir dos outros caules.

As trufas não têm um ponto específico de crescimento, por isso os jardineiros devem monitorar os arbustos e podá-los conforme necessário. Um arbusto de 2 metros de altura é suficiente, então você não precisa usar uma escada para colher sua safra, como um viticultor.

De resto, a "Trufa Japonesa" não possui nenhuma característica varietal especial; requer os cuidados padrão de tomate: rega, afofamento regular, ventilação (para plantas cultivadas em ambientes fechados), inspeção e fertilização.

A descrição deve ser complementada pela resistência da "trufa japonesa" a ondas de frio repentinas, bem como a doenças fúngicas desagradáveis, como a requeima, um verdadeiro flagelo dos tomates.

Quanto ao nome, é improvável que a trufa tenha qualquer ligação com o Japão. Talvez o inventor da variedade tenha se inspirado no formato incomum do tomate. Aliás, é daí que vem o nome "trufa". Alguns comparam esses tomates a uma pera, uma lâmpada ou uma abóbora (existem abóboras em formato de pera).

Para cultivar tomates Ao plantar diretamente no solo ou em estufa, as mudas são primeiro cultivadas individualmente e só depois transplantadas. O plantio geralmente é feito em maio, mas jardineiros experientes começam os preparativos já no final do inverno.

Afinal, o terreno precisa ser limpo, dando ao sol mais oportunidade de aquecer o solo. Depois, pense no fertilizante e escolha um local para as mudas. Além de tomates, os jardineiros plantam batatas, pepinos, abóboras e muitos outros vegetais. A horta é dividida em seções para cada tipo de hortaliça. Quem se lembra da horta da avó sabe que os pés de batata sempre ocupavam a maior parte do espaço; amadureciam mais tarde, por isso encantavam a vista em fileiras organizadas durante todo o verão. Os tomates e os pepinos, por outro lado, amadurecem muito mais rápido. A variedade "Trufa Japonesa" não é exceção.

Breve descrição das variedades

As trufas vermelhas são frequentemente colhidas para serem enlatadas; elas têm uma acidez agradável combinada com uma bela tonalidade vermelha. Qualquer cozinheiro amador vai adorá-las. No entanto, os tomates também rendem uma salada ou um condimento deliciosos.

Trufas negras – claro, trufas negras de verdade são raras. Elas costumam ser roxas, vermelho-escuras ou azul-escuras. Seu sabor extremamente rico, aliado ao formato e à cor incomuns, as torna especialmente atraentes para gourmets e chefs profissionais.

Trufa rosa – de uma linda e delicada cor rosa, o sabor é mais semelhante ao da sua contraparte vermelha.

Trufa dourada – possui uma tonalidade rica e até nobre; os gourmets dizem que tem um sabor mais adocicado.

A trufa laranja tem uma cor brilhante, até mesmo ensolarada, mas seu sabor é mais parecido com o de sua contraparte vermelha.

Segundo especialistas que já cultivaram diferentes variedades, quanto mais amarela a trufa, mais doce ela será. No entanto, se você fizer trufas amarelas, sua família pode hesitar em comê-las. Sem falar dos seus convidados! Afinal, como todos sabemos, a aparência externa de um vegetal reflete sua textura. A cor da polpa do tomate corresponde à cor da sua casca.

Conclusão

O tomate "Trufa Japonesa" é, sem dúvida, uma variedade bela e deliciosa, que cativa com seu formato único. Não exige muitos cuidados (como é típico do cultivo de tomates em geral). É excelente para conservas e para consumo diário. Alguns apreciadores até o consomem in natura, em vez de fruta. É inegavelmente saudável. Claro, a maioria dos jardineiros reclama que não se deve esperar uma boa colheita, então, ao escolher um tomate Trufa, espere resultados medianos.

Avaliações

Olesya

"É um tomate realmente lindo; gostei muito. Eu mesma não o cultivei, mas comprei alguns quilos para experimentar em conservas. Foi o formato que me chamou a atenção. Experimentei-os antes de enlatá-los e estavam deliciosos. Estavam dourados e doces. A própria vendedora recomendou comprar várias variedades, dizendo que ficariam mais bonitos no frasco."

Ana

"Preciso amontoar terra nos meus canteiros? Estou acostumada a cuidar deles constantemente; gosto quando estão limpos e livres de ervas daninhas. Li em algum lugar que algumas variedades de tomate gostam de ter outras plantas por perto. Que tipo exatamente? A variedade 'trufa' não tem nenhuma indicação disso."

Recomendamos:Como cultivar tomates usando o método de Maslov

Irina

"Não necessariamente. Claro que vale a pena amontoar terra quando os brotos ainda são pequenos e as mudas estão se estabelecendo. Depois, quando os arbustos já tiverem um metro ou mais de altura, não há necessidade de exagerar. Regar, fertilizar e monitorar a condição dos arbustos regularmente são essenciais. Pode ser resistente à maioria das doenças, mas as pragas ainda são um problema. Não é à toa que dizem que um cultivador cuidadoso colhe uma boa safra. Principalmente porque 'trufa' não promete abundância. Eu gosto da variedade em si; os tomates são lindos e deliciosos, especialmente apreciados pelas crianças. Plantamos tomates 'trufa' há três anos. Este ano também teremos tomates 'trufa'. Eu me pergunto por que os chamam de japoneses?"

Tomate Trufado Japonês: Características e Descrição da Variedade, Avaliações e Fotos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates