
A temporada de jardinagem de Ano Novo pode ser considerada aberta. Os jardineiros estão plantando mudas, especialmente sementes de tomates ultraprecoces. O híbrido Zhavoronok, de tamanho médio e maturação precoce, é uma dessas variedades.
A variedade de tomate Zhavoronok atrai muitos jardineiros por sua alta produtividade. Considerada uma cultura híbrida, é uma variedade resistente e pouco exigente. Os arbustos de Zhavoronok não ultrapassam 80-85 centímetros e necessitam de tutoramento e poda lateral. Este híbrido é altamente resistente a doenças e produz frutos em qualquer temperatura.
São frutos redondos, de cor vermelho vivo, ligeiramente achatados na base. São muito fáceis de transportar, pois não racham com facilidade. Podem ser consumidos frescos, em saladas e enlatados para o inverno. Os tomates Zhavoronok são carnudos, de sabor adocicado e textura uniforme. Pesam no máximo 120 gramas.
Em uma área de 1 metro quadrado, obtém-se uma colheita de aproximadamente 12 quilos de tomates.
Características do cultivo
As mudas são plantadas da maneira tradicional para tomates de maturação precoce. O tempo de plantio é calculado aproximadamente 60 dias antes do transplante para o exterior. Especialistas recomendam não mais do que cinco plantas por metro quadrado. Isso se deve ao fato de os arbustos de Zhavoronok terem uma estrutura muito expansiva.
No futuro, os cuidados diários com o tomateiro Lark consistirão em:
- Rega abundante, mas moderada;
- Adubação de cobertura com fertilizantes minerais complexos;
- medidas preventivas de proteção.
Por que você deveria escolher este híbrido?
Os produtores sabem há muito tempo que os híbridos são muito mais resistentes às condições climáticas e às flutuações de temperatura do que as variedades não híbridas. Portanto, ao criar um híbrido, eles selecionam as melhores qualidades para o tomate. O híbrido Zhavoronok possui as seguintes qualidades:
- Seu rendimento é significativamente maior do que o de variedades não híbridas de maturação precoce, superando-as em 1,5 a 2 vezes;
- Devido à presença de heterose, a espécie Lark é menos suscetível a doenças e ataques de pragas;
- Os frutos do tomateiro Zhavoronok amadurecem uniformemente, o que permite planejar a colheita e o uso posterior;
- O híbrido é facilmente transportado e pode ser armazenado por um longo período após a maturação.
Características do plantio e cuidado de mudas
Inicialmente, forneça o máximo de luz e uma temperatura não superior a 16 graus Celsius. Não é necessário regar durante esse período, exceto antes do plantio das sementes.
Assim que o caule estiver enraizado e fortalecido, aumente a temperatura para 25 graus Celsius. Mantenha a iluminação máxima. Se necessário, adicione luz artificial.
Regue o tomateiro Zhavoronok somente depois que o solo no vaso estiver completamente seco. No entanto, as mudas não devem ser deixadas murchar. O melhor fertilizante para o híbrido Zhavoronok é um fertilizante complexo pronto para uso, porém em concentração mais baixa. A frequência da adubação deve ser ajustada ao surgimento das primeiras folhas. O intervalo entre as adubações subsequentes não deve ultrapassar duas semanas.
Antes de serem plantadas ao ar livre, as mudas devem ser aclimatadas. Isso deve ser feito duas semanas antes do plantio.
Cultivo do tomate Zhavoronok em campo aberto.
Para garantir condições de crescimento ideais, mantenha a área aberta e bem iluminada e cubra o solo com cobertura morta regularmente.
Regue a Zhavoronka pela manhã. A água deve estar morna. Este procedimento deve ser realizado semanalmente durante a estação de crescimento, até a formação dos frutos. Depois disso, o intervalo entre as regas aumenta para quinzenalmente. Naturalmente, as condições climáticas podem influenciar a frequência da rega.
A adubação desta variedade é necessária várias vezes por estação; o ideal é adubar de 3 a 4 vezes. A Zhavoronok responde bem a fertilizantes minerais prontos para uso. As instruções de diluição e uso estão disponíveis na embalagem do produto.
A poda lateral só é realizada se surgirem brotos abaixo do primeiro cacho de flores. Caso contrário, a Cotovia cresce bem sem poda lateral.
Atenção! O híbrido Zhavoronok não é adequado para cultivo em regiões do norte, pois o período de maturação dos frutos é muito longo.
Prevenção de doenças
As sementes híbridas são pré-tratadas antes da venda, mas não se esqueça de deixá-las de molho antes do plantio. Uma solução fraca de permanganato de potássio é adequada para isso.
Uma boa medida preventiva contra infestações em plantas é a pulverização com uma solução de alho ou nozes. Este procedimento é realizado quando os brotos laterais estão se formando. A solução é bastante fácil de preparar. Basta deixar nozes ou dentes de alho triturados de molho em água durante a noite. Em seguida, coe a solução. Ela está pronta para uso. Pulverize os arbustos uma vez a cada duas semanas.
Pulverizar o tomateiro Zhavoronok com uma solução fraca de ácido bórico protegerá sua planta não apenas da requeima, mas também da maioria das pragas de jardim.
Dissolver fermento biológico comum em um balde de água cria uma solução desinfetante para plantas. Além disso, estimula o crescimento e a produtividade.
Uma solução de iodo impedirá que o híbrido seja atacado por pragas de jardim.
Se sua planta foi infectada com requeima devido a solo contaminado, trate-a com kefir ou soro de leite diluídos. No futuro, preste atenção à rotação de culturas e trate o solo no final da estação para eliminar a requeima.
As nuances da rotação de culturas
Em hipótese alguma plante tomates, especialmente da variedade Early Lark, em canteiros anteriormente ocupados por repolho, cenoura ou feijão. Evite também se o canteiro tiver sido ocupado por outras solanáceas na última temporada.
Adubação verde é um termo comumente usado para descrever adubos verdes que podem ser utilizados durante todo o ano entre os plantios de hortaliças principais. As culturas de adubação verde mais comuns incluem aveia, tremoço, ervilha-de-cabra, colza, centeio, mostarda e facélia.
A escolha do adubo verde é determinada pela carência de microelementos no solo:
- O trevo substitui os fertilizantes nitrogenados;
- O tremoço compensa com sucesso a falta de fósforo;
- O centeio com aveia suprime o crescimento de ervas daninhas de forma bastante eficaz.
Opiniões de jardineiros sobre a variedade "Lark"
Elena, 42 anos. Kaluga:
Decidi cultivar Zhavoronok ao ar livre. Só visitamos o jardim nos fins de semana. Nada nos impediu de ter uma colheita maravilhosa.
Boris, 54 anos. Crimeia:
Detesto mexer com mudas. Lark é a minha cara.
Oksana, 31 anos. Kazan:
Cultivei as mudas como de costume. Mas fui econômico ao plantá-las em campo aberto. Os arbustos de Zhavoronok pareciam um campo inteiro de tomates. Mesmo assim, a colheita foi uma grata surpresa.
Nikolay, 56 anos. Samara:
Cultivo tomates há mais de vinte anos. Prefiro variedades fáceis de cultivar e de maturação precoce, como a 'Zhavoronok'. Gosto muito do fato de os tomates produzirem frutos e amadurecerem em qualquer clima.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto