
Encontrar a variedade de tomate certa é um grande desafio para muitos agricultores que trabalham em regiões com condições climáticas desfavoráveis ao cultivo de plantas que necessitam de calor. Uma variedade popular e confiável, com boa tolerância ao frio, é o tomate "Pérola da Sibéria". Após sua inclusão no Registro Estadual em 2009, a popularidade desse tomate cresceu.
Este tomateiro pode ser considerado uma variedade versátil, capaz de produzir excelentes resultados de frutificação tanto em estufa quanto em campo aberto. Ao mesmo tempo, graças às fortes defesas da planta, fatores externos mínimos podem impactar negativamente seu desenvolvimento.
Descrição da variedade, características
Esta é uma planta indeterminada, o que significa que seu crescimento é ilimitado. Por isso, a poda apical é essencial. Os arbustos são altos, não convencionais, frequentemente atingindo dois metros de altura. Este tomateiro é considerado de ciclo médio-precoce. A maturação completa leva em média 115 dias. No entanto, muitos produtores utilizam diversos métodos para acelerar o período de crescimento da planta, permitindo a colheita de frutos deliciosos bem mais cedo.
Os caules do tomateiro Pérola da Sibéria são fortes. A planta é robusta graças ao seu sistema radicular bem ramificado. Cada arbusto é adornado com belas folhas verde-claras. Elas são pequenas e têm o formato típico de tomate. A cobertura foliar é moderada, permitindo que os produtores colham e inspecionem os ovários e os frutos com facilidade.
Durante a fase de floração, é possível observar a formação ativa de inflorescências simples, de porte intermediário. Após essa fase, os cachos produzem de 7 a até 10 frutos. Os ramos ficam pesados, mas o tomateiro Pérola da Sibéria consegue suportar essa carga sem a necessidade de suporte local.
Os tomates são fáceis de cultivar, o que atrai muitos jardineiros. Esta variedade também ganhou fama pela sua alta produtividade. Com os cuidados adequados, cada planta pode produzir até 4 quilos de frutos por temporada. Entre as principais vantagens, destacam-se:
- Excelente imunidade a muitas doenças típicas das solanáceas;
- O tomate não racha;
- Os tomates são fáceis de transportar por longas distâncias sem receio de danos mecânicos ou de redução da comercialização da fruta;
- Os tomates colhidos têm excelente durabilidade, sem perda significativa de sabor e do aroma delicado característico da Pérola da Sibéria.
Descrição das frutas
A variedade de tomate Pérola da Sibéria é atraente na aparência, destacando-se de muitas outras pela sua vibrante cor vermelha. O fruto é alongado. Cada tomate pesa no máximo 100-150 gramas. Um corte transversal revela várias cavidades rasas contendo uma grande quantidade de sementes. A polpa é muito carnuda e suculenta, com um aroma agradável. A superfície do fruto é perfeitamente macia ao toque, graças à casca fina e sedosa.
Apesar de sua fina espessura, é suficientemente densa para preservar a polpa e evitar rachaduras. Notas doces predominam no sabor. O alto teor de açúcar permite que a variedade Pérola da Sibéria seja usada para criar purês, molhos e pastas deliciosos. Os frutos também são processados para a produção de sucos. Tomates maduros são um ingrediente ideal em diversas saladas e outros pratos.
Dicas de cultivo
- Para ter 100% de certeza da qualidade da planta e da colheita resultante, os profissionais recomendam não perder a oportunidade de cultivar a Pérola da Sibéria a partir de mudas.
- O ideal é semear na primeira quinzena de março. Para obter mudas saudáveis, utilize um solo rico e de boa qualidade, cavando buracos de cerca de um centímetro de diâmetro para as sementes. Buracos com até 1,5 centímetro de profundidade também são aceitáveis.
- Os produtores têm uma escolha ilimitada de recipientes. No entanto, é melhor escolher recipientes com boa drenagem. Os recipientes são cobertos com filme plástico, que só é removido depois que as mudas germinam.
- A temperatura do ar não deve cair abaixo de 21 graus Celsius para evitar o comprometimento do crescimento e desenvolvimento das plantas jovens. Após o transplante para vasos individuais (de preferência de turfa), certifique-se de que os tomates recebam luz suficiente. O próximo passo no cuidado com as mudas de tomate Pérola da Sibéria é a rega regular com água morna e limpa.
- O transplante é feito após a formação do primeiro par de folhas. Ao plantar, siga um espaçamento de 50x70 cm e evite plantar os arbustos muito próximos uns dos outros para permitir um desenvolvimento adequado e pleno.
Instruções de cuidado
A rega adequada é fundamental. Ela deve se concentrar em levar a umidade até as raízes da planta, em profundidade. A irrigação por gotejamento é excelente para atingir esse objetivo, pois evita que a água respingue nas folhas do tomateiro. O ideal é regar pela manhã, para que o solo tenha tempo de secar até o final da tarde, evitando que os tomates fiquem encharcados com a queda da temperatura.
Afofar a terra é tão importante quanto regar. Isso garante o desenvolvimento ativo das raízes e promove a troca de ar. O ideal é afofar a terra pelo menos duas vezes por semana, com atenção especial logo após a rega.
Se necessário, a cobertura morta é feita com matéria orgânica ou plástico preto, o que pode aumentar significativamente a produtividade das culturas.
A Pérola da Sibéria responde bem à fertilização. Se você plantar as mudas em solo bem fertilizado, basta repor os compostos minerais algumas vezes ao longo da estação, idealmente quatro vezes.
Solos empobrecidos exigem adubação frequente. O ideal é que os jardineiros façam uma análise do solo para determinar sua composição. No entanto, se isso não for possível, devem monitorar de perto o crescimento da planta para evitar que deficiências nutricionais prejudiquem o desenvolvimento do tomateiro.
Armazenamento das colheitas após a colheita
Os jardineiros devem colher os tomates assim que começarem a ficar marrons. Depois disso, devem ser bem limpos e secos ao sol por várias horas. O próximo passo é armazená-los. Guardados em caixas limpas e secas, forradas com jornal ou outro papel, à temperatura ambiente, os tomates se conservarão por duas a quatro semanas.
Controle de pragas e doenças
Jardineiros devem sempre ter à mão pesticidas e produtos químicos comerciais de diversos tipos. Quem preferir evitar o uso de produtos químicos agressivos pode optar por tratamentos caseiros para sementes à base de inseticidas e desinfetantes, como o permanganato de potássio.
Mas a melhor abordagem são as medidas preventivas. Estas incluem o cuidado adequado com os tomates e o controle oportuno de ervas daninhas.
Avaliações
Máxima:
Após vários anos cultivando Pearl of Siberia, percebi uma coisa: é difícil encontrar uma variedade melhor para regiões frias com verões curtos. Experimentei várias outras do mesmo criador, mas a Pearl continua produzindo os melhores resultados.
Lírio:
Essa variedade é saborosa e resistente a doenças. Escolhi-a por medo de perder minha colheita de tomates devido a uma onda de frio repentina, como aconteceu há alguns anos. Meu marido e eu sempre cultivamos muitos pés de tomate, e é de partir o coração vê-los arruinados pelo mau tempo. Com a Pearl of Siberia, nunca há dúvida de que a colheita será abundante e de alta qualidade.
Alexandra:
Eu duvidava que a variedade Pérola Siberiana produzisse bem frutos em solo pobre. Mas não tive oportunidade de fertilizá-la ou plantar tomates temporariamente em uma estufa. Fiquei surpreso quando os arbustos começaram a produzir uma tonelada de tomates lindos e deliciosos, continuando a frutificar até as primeiras geadas fortes do outono.
Denis:
Sabor agradável, fácil cultivo e resistência a diversos fatores prejudiciais aos tomates — o que mais um jardineiro poderia desejar em um tomate? O Pearl of Siberia é, sem dúvida, o meu favorito.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto