Tomates em duas raízes – experiências com mudas

Tomates

Todo jardineiro, mesmo o iniciante, sonha em ter uma grande colheita de tomates no verão e saborear tomates maduros colhidos diretamente do pé. Saborosas, carnudas e de casca fina, são perfeitas para consumo fresco, saladas, conservas de inverno, molhos, ketchup e congelamento. No entanto, nem todos têm recursos para plantar de 50 a 100 raízes de solanáceas em seus jardins. Jardineiros desenvolveram um método para aumentar a produção em espaços mínimos, enxertando duas plantas e removendo a mais fraca, preservando a raiz.

Ablação

https://youtu.be/ScQVVQpTxWs

Enxertar uma planta em outra usando o método de encaixe preciso é chamado de ablação. O porta-enxerto não é cortado, mas sim colocado com cortes abertos e os enxertos lado a lado. O porta-enxerto é então simplesmente removido.

A ablação em tomates é utilizada:

  1. Para aumentar o sistema radicular que nutre a planta.
  2. Para obter uma colheita decente em uma área mínima.
  3. Quando as mudas crescem demais.
  4. Para fortalecer plantas fracas.
  5. Para prolongar o período de frutificação.
  6. Para obter frutos maiores e mais saborosos.
  7. Para acelerar a frutificação.
  8. Para o descarte de grandes quantidades de mudas.
Atenção!
O método de enxertia de um tomateiro em outro aumenta a produção final em 30-40%.

As desvantagens incluem:

  1. Crescimento deficiente das plantas devido a procedimentos descuidados ou negligentes.
  2. Falta de aumento na produtividade devido a cuidados inadequados.
  3. O porta-enxerto cortado e enraizado apresenta um crescimento significativamente atrasado e nem sempre produz uma colheita.
  4. Os tomates altos, à medida que crescem, podem quebrar no local da enxertia se não houver suporte suficiente, e a colheita será perdida. Portanto, ao amarrá-los a uma estaca, eles são fixados em dois pontos, abaixo e acima do local da enxertia.

Método de emenda

método de corte de tomateO melhor momento, e o mais fácil, para enxertar é durante o transplante de mudas de um recipiente com grande quantidade para copos individuais. O princípio do método é o seguinte:

  1. Para o plantio, você precisará de um vaso grande, com uma camada de drenagem no fundo, e terra fértil para tomates.
  2. Duas mudas de tomate são plantadas em um recipiente preparado, com uma distância máxima de 2 cm entre elas. Deixa-se que criem raízes e se adaptem ao novo espaço por cerca de uma semana.
  3. Corte uma tira de material não tecido (lutrasil, spunbond) e cole fita dupla face na ponta.
  4. Os tomates são plantados próximos uns dos outros para determinar a altura ideal para o enxerto. Tiras finas de casca, com aproximadamente 5 a 7 cm de largura, são cortadas da parte interna das ramas opostas usando uma lâmina ou estilete.
  5. Em mudas mais fortes, faz-se um corte em forma de língua no tronco, cortando-o a 1/3 da base para cima.
  6. Em um arbusto de tomate mais fraco, que será usado como enxerto, faz-se uma incisão de cima para baixo.
  7. Insira as línguas uma dentro da outra com cuidado e precisão.
  8. O ponto de conexão é fixado com uma bandagem não tecida, que por sua vez é fixada à superfície com fita adesiva.
  9. Mude o vaso de um local ensolarado para um local com luz difusa, controle a rega e não deixe o solo secar.
  10. Após 7 a 10 dias, inspecione visualmente os arbustos. Se o enxerto parecer enfraquecido e frágil, isso significa que a enxertia foi bem-sucedida.
  11. A parte cortada é cuidadosamente removida sem tocar no porta-enxerto. O corte é envolvido com outro pedaço de material não tecido ou um pedaço de bandagem para protegê-lo de micróbios.
  12. Após 14 dias, as bandagens são removidas.
  13. Se houver poucas mudas, o caule cortado é enraizado em uma solução com um agente enraizador (1 gota de epina para cada 200 ml de água, 1,2 gotas de suco de aloe vera para cada 200 ml de água, 1 colher de chá de mel para cada 200 ml de água); se houver arbustos suficientes, o broto é descartado.
  14. Os cuidados adicionais com a planta não diferem dos cuidados habituais com os tomates.
  15. Antes de realizar um enxerto total, é recomendável fazer testes em várias plantas para evitar ficar sem colheita.

Atenção!
Evite usar sacos plásticos para embalar os tomates. Como as plantas de tomate têm brotos radiculares por toda a sua superfície, elas podem apodrecer ou criar raízes dentro da embalagem.

Jardineiros amadores enxertam diferentes variedades de tomate, produzindo não apenas frutos de tamanhos e formatos variados em uma única planta, mas também frutos de cores diversas, do amarelo ao vermelho, em uma única planta de tomate. Isso proporciona à planta as características de diferentes variedades, aumenta sua resistência a doenças e incrementa a produtividade, otimizando o fornecimento de nutrientes pelas raízes em um espaço mínimo. Alguns entusiastas também enxertam com sucesso tomates em outras culturas da família das solanáceas (batatas) ou pimentões.

tomate em duas raízes
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates