Pastilhas de turfa são utilizadas para o cultivo de mudas. Elas simplificam o transplante de plantas que não toleram bem esse tipo de procedimento. É uma maneira prática e fácil de cultivar até mesmo as hortaliças mais delicadas. A turfa é um material único para jardinagem. Ela retém a quantidade necessária de umidade, impedindo que se acumule nas raízes das plantas. Essa propriedade é essencial para o desenvolvimento normal das mudas.
Prós e contras dos vasos de turfa
Para evitar gastar dinheiro com pastilhas de turfa, muitos jardineiros fazem as suas próprias. O processo é simples e requer poucos materiais. As pastilhas de turfa oferecem muitas vantagens para as mudas. As principais incluem:
- facilidade de transplante das plantas, ausência de estresse para elas;
- Economia de espaço devido à sua colocação compacta;
- substituir o solo;
- A livre circulação de ar ajuda a prevenir o apodrecimento do sistema radicular;
- Fornecer aos brotos jovens a nutrição necessária;
- Enraizamento de estacas mais rápido e confiável.
Este método tem algumas desvantagens. As mais comuns são:
- A turfa seca muito rapidamente, as plantas precisam de rega mais frequente;
- Formação de mofo em comprimidos e potes;
- alto custo.
Como fazer você mesmo
Para começar, compre turfa, filme plástico e fibra de coco. Você precisará de um recipiente para misturar; uma bacia de plástico costuma servir para isso. Um balde raso ou uma panela são adequados para compactar os briquetes. Um tubo de plástico com 50 mm de diâmetro e 150 mm de comprimento será usado como ferramenta. Você precisará de um martelo. Um pistão de tamanho adequado será necessário para o tubo. Um amassador de batatas de madeira pode servir para essa finalidade. Um parafuso autoatarraxante com três arruelas deve ser rosqueado na extremidade do pistão.
Você também pode se interessar por:O substrato de coco é levemente umedecido e solto. A turfa é adicionada e misturada. Quaisquer pedaços de galhos são removidos. Uma pequena quantidade de água é adicionada à mistura e misturada novamente. Um tubo é inserido no centro e compactado com um pistão e um martelo. Um parafuso é usado para criar orifícios onde as sementes serão colocadas posteriormente.
A massa comprimida é removida e envolvida em uma tira de filme plástico. Uma abertura é deixada na parte inferior para permitir que o briquete absorva umidade. À medida que incha, ele se expandirá, portanto, uma tira de filme com alguns centímetros de largura é deixada solta na parte superior.
Você também pode se interessar por:Os grânulos de turfa são uma invenção útil para o cultivo de mudas saudáveis. Podem ser comprados prontos em lojas especializadas. No entanto, fazer os seus próprios em casa é muito mais barato.

Uma casa em estilo escandinavo: conforto e simplicidade em cada detalhe.
15 principais coisas para semear em março para mudas e como.
Como decorar seu canteiro de jardim com suas próprias mãos, utilizando materiais reciclados.
Etiquetas para mudas DIY