Os tomates são uma hortaliça muito apreciada em muitas hortas. Apesar de sua popularidade, esse vegetal é bastante exigente, principalmente no que diz respeito aos nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento, sem os quais uma colheita abundante e saudável é simplesmente impossível.
Durante o período de crescimento, os tomates, como nenhuma outra planta, consomem nutrientes a uma taxa incrível, podendo simplesmente esgotar-se. Portanto, é importante saber com que fertilizante os tomates após o plantio, se existem remédios caseiros e se o fermento pode ser utilizado.
Métodos de fertilização
A ideia de que o plantio correto de tomates no solo ou em estufa, bem como o preparo prévio do solo e a fertilização, são a única garantia de uma colheita abundante é um equívoco. Embora todos esses aspectos devam ser levados em consideração e seguidos, também é importante lembrar de cuidar da planta e das mudas, incluindo a fertilização.
- Utilização de fertilizantes minerais;
- Utilização de fertilizantes orgânicos;
- Método combinado.
A primeira adubação dos tomates após o plantio em ambiente externo deve ser feita três semanas depois. Utilize uma colher de sopa de nitrofósforo, diluída em um balde de água.
Fertilize os tomates uma segunda vez 10 dias após a primeira aplicação. Para isso, você pode usar uma colher de chá de sulfato de potássio, também diluído em um balde de água. Tratar os tomates com uma solução fraca de permanganato de potássio também é uma boa ideia.
Após 7 dias, os tomates devem ser tratados com salitre na proporção de 15 gramas por balde de água. Após mais 7 dias, os tomates podem ser adubados com cinzas e superfosfato diluídos em um balde de água.
Importante! Após plantar os tomates na terra, é necessário adicionar pelo menos um litro de fertilizante por planta.
Método de fertilização completamente orgânico
Existe outra maneira de fertilizar tomates após o plantio (vídeo). Essa técnica envolve a aplicação exclusiva de fertilizantes orgânicos, como esterco de galinha ou esterco comum. Fertilize os canteiros de tomate imediatamente após o plantio e, em seguida, a cada 10 dias. Utilize uma parte de esterco de galinha ou esterco comum para cada balde de água.
Após fertilizar os tomates com matéria orgânica, os canteiros devem ser cobertos com ureia diluída em água. Você também pode cobrir os canteiros com vários baldes de serragem. Esse procedimento ajuda a manter a umidade ideal e previne o crescimento de ervas daninhas. Sobre as características Cultivando tomates em estufa.
Alimentação com levedura
Outro método muito popular para fertilizar tomates após o plantio é o uso de levedura. A levedura ajuda as mudas a enraizarem melhor no solo e promove uma floração abundante. Para preparar a adubação de levedura, misture 10 gramas de levedura seca com meio litro de cinzas, meio litro de esterco de galinha e cinco colheres de sopa de açúcar, adicionando em seguida um litro de água. Para tomates jovens, você precisará de meio litro de solução por planta, enquanto para tomates maduros, a dosagem é de 2 litros.
Importante! O fertilizante de levedura deve ser aplicado apenas ao redor da planta, não nas raízes. O esterco de galinha, que faz parte do fertilizante, pode queimar o sistema radicular do tomateiro.
Métodos tradicionais
Os remédios caseiros são outra boa maneira de nutrir os tomates após o plantio. Afinal, nossos ancestrais se viravam sem o auxílio de métodos especiais, e suas colheitas eram invejáveis.
Para preparar adubo para tomate segundo uma receita popular, você precisará de 500 gramas de esterco de vaca ou cavalo, diluídos em dez litros de água. O adubo deve ficar em infusão por uma semana. Portanto, o ideal é prepará-lo no mesmo dia do plantio dos tomates, para que tenham tempo de se estabelecer. Após sete dias, encha um frasco de meio litro com o adubo em infusão e dilua-o em meio litro de água. Regue cada planta diretamente na raiz com essa solução adubada.
Você também pode usar esta receita para adubar tomates após o plantio ao ar livre: despeje água fervente sobre uma parte da grama cortada usada como cobertura morta em um balde de um litro e deixe descansar por 7 dias. Em seguida, dilua o fertilizante novamente com água e ele estará pronto para uso.
Tomates com desenvolvimento deficiente também podem ser cobertos com cascas de batata, bastilo ou talos de repolho. Basta colocar esses restos sob as raízes da planta; à medida que se decompõem, liberam dióxido de carbono, o que ajuda os tomates enfraquecidos a se fortalecerem.
Você pode escolher qualquer método para fertilizar com tomates após o plantio na terra, dependendo da disponibilidade de certos componentes. Mas esse procedimento deve ser seguido rigorosamente, caso contrário não haverá uma colheita boa e saudável e, no pior dos casos, os tomates podem simplesmente morrer.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto