As amoras-pretas superam as framboesas em rendimento, e o sabor também é considerado mais intenso por gourmets exigentes, mas o arbusto só começou a ganhar popularidade nos últimos 3 a 5 anos. Anteriormente, a planta era vendida predominantemente em variedades do sul, que frutificavam bem apenas em climas mais quentes. Os arbustos caracterizavam-se por um crescimento descontrolado e numerosos espinhos. Os catálogos modernos estão repletos de variedades resistentes ao inverno, sem espinhos e com frutos grandes, muitas das quais já foram testadas e apresentam bons resultados. Amoras-pretas de jardim: plantio e cuidados, 5 regras de ouro para a poda, como proteger no inverno.
Características do plantio de outono de amoreiras-pretas no jardim.
O arbusto pode ser plantado na primavera, mas o plantio no outono é preferível, pois esta estação costuma ser acompanhada de clima quente e chuvoso. Antes da primeira geada, as mudas têm tempo para criar raízes e desenvolver imunidade. Durante o inverno, os arbustos se fortalecem, se aclimatam às condições de cultivo e começam a crescer vigorosamente na primavera. Vantagens do plantio no outono:
- Recomenda-se plantar a cultura em solo bem aquecido; na primavera, o solo pode aquecer por um longo período, até a chegada do calor que é prejudicial para plantas enfraquecidas;
- Apenas os arbustos plantados na primavera são suscetíveis aos efeitos negativos da luz solar. As folhas e a casca ficam queimadas pelo sol, o crescimento dos brotos diminui e isso pode levar à morte da planta;
- Um arbusto plantado no início do outono cria raízes mais rapidamente do que quando plantado na primavera;
- As mudas plantadas no outono são mais fortes no ano seguinte e podem suportar facilmente as mudanças climáticas;
- Viveiros e lojas de jardinagem exibem a maior parte de suas mudas no outono; na primavera, a seleção é muito menor e a maior parte do estoque restante é excedente.
Para garantir que tudo corra bem, é importante escolher a época certa para o plantio, pois isso depende do clima. Nas regiões sul e central, uma planta plantada no outono desenvolverá raízes até a chegada de geadas persistentes de -4°C (-4°F). Nessas condições, a melhor época para o plantio é o início de outubro. Em cidades com clima mais frio, o procedimento é adiado para o início de outubro. Ao calcular o momento ideal, use uma previsão do tempo de longo prazo como guia e defina a data de 30 a 40 dias antes da primeira geada.
Como escolher mudas para plantio no outono
A sobrevivência e o desenvolvimento de um arbusto dependem da qualidade do material de plantio. Plantas subdesenvolvidas, doentes ou variedades mal selecionadas crescerão muito lentamente e, se o arbusto sobreviver, você terá que esperar muito tempo pela primeira colheita. Lembre-se de algumas dicas úteis para evitar erros na escolha de mudas de amora-preta para o seu jardim:
- Procure por variedades adequadas à sua zona climática;
- Leve em consideração o tempo de maturação das bagas;
- Compre mudas de fontes confiáveis, onde o vendedor possa fornecer um certificado que confirme a variedade;
- É melhor plantar mudas de raiz nua na primavera; no outono, escolha arbustos em vasos;
- Inspecione cuidadosamente a muda; não deve haver áreas secas, manchas, rachaduras ou sinais de doença na casca;
- Consulte o vendedor, informe-se sobre todas as características da variedade para respeitar o momento e os padrões de plantio corretos;
- Dê preferência às variedades sem espinhos, pois são muito mais fáceis de plantar e cuidar;
- A formação de frutos em brotos de um ano de variedades de amora-preta de produção contínua exige cuidados meticulosos, mas plantas que produzem várias florações e híbridos têm maior imunidade a doenças.
Se você comprar uma muda sem vaso, inspecione o sistema radicular; ele deve estar bem desenvolvido, com vários ramos finos. O arbusto pode ter diversos brotos com pelo menos 50 mm de diâmetro. Ao comprar uma muda, considere a capacidade da planta de produzir brotos. Se você pretende plantar vários arbustos em fila, a planta deve produzir o mínimo possível de rebentos radiculares.
Selecionar um local e preparar o solo.
As amoreiras-pretas precisam de um local ensolarado e abrigado, protegido do vento em todos os lados; na sombra, as amoras serão pequenas e azedas. O arbusto não prospera em áreas secas, mas o acúmulo de água também é prejudicial, causando o apodrecimento rápido das raízes e o murchamento da planta. Em áreas baixas, o acúmulo constante de umidade retardará a maturação dos brotos, e os arbustos morrerão no inverno, mesmo com bons cuidados. O lençol freático deve ter pelo menos 1,6 metros de profundidade. Áreas ao longo de cercas no lado sul ou sudoeste do jardim são ideais para o plantio de amoreiras-pretas.
O ideal é deixar o local escolhido vazio por 3 a 5 anos. Amoras-pretas não devem ser plantadas após hortaliças. Solanáceas e frutos silvestres são consideradas as piores plantas para o cultivo subsequente, enquanto morangos e morangos-silvestres não são boas opções. Os arbustos de frutos silvestres prosperam em solos férteis e com boa retenção de umidade. Solos pesados, argilosos, carbonáticos e ricos em sais de cálcio e magnésio, assim como solos arenosos ou pedregosos, são inadequados para o cultivo de frutos silvestres. Prepare o local de plantio com antecedência:
- o solo é escavado profundamente (45–50 cm);
- Misture 5 kg de composto ou estrume curtido, 50 gramas de sulfato de potássio e 150 gramas de superfosfato;
- Os fertilizantes são distribuídos uniformemente sobre a área selecionada e, em seguida, o solo é revolvido.
Prepare o solo de 15 a 20 dias antes da data prevista para o plantio da amora-preta. As proporções de fertilizante são calculadas para uma cova de plantio; o fertilizante durará de 3 a 4 anos de vegetação. Ao cavar, remova todas as raízes de ervas daninhas. A cova de plantio deve ter 50 cm de profundidade e aproximadamente 50 cm de diâmetro. Adicione 8 kg de composto ou húmus, 50 g de superfosfato, 25 g de sulfato de potássio e 150 g de cinzas de madeira ao solo escavado. Preencha a cova com a mistura resultante até aproximadamente 2/3 do seu volume total.
Ao determinar o padrão de plantio, lembre-se de que plantios densos são inaceitáveis para amoreiras-pretas com ramos de 3,5 a 7 metros de comprimento ou mais. Isso reduzirá a área de alimentação, alguns ramos ficarão na sombra, dificultando o cuidado com a planta, reduzindo a qualidade dos frutos, diminuindo a produtividade e aumentando o risco de diversas doenças. O espaçamento entre as mudas pode variar dependendo da variedade ou tipo de cultivo, do sistema de suporte e das práticas agrícolas.
Você também pode se interessar por:|
Variedade e método de cultivo da amora-preta |
Padrão de plantio de arbustos |
|
Arbustos eretos plantados em fila |
A distância entre as fileiras é de 1,5 ou 2,5 m, a distância entre as fileiras é de 2 m. |
|
Arbustos semi-rasteiros e rastejantes plantados ao longo de cercas ou em treliças. |
A distância entre as plantas nas fileiras é de 2,5 a 3 m, e a distância entre as fileiras é de cerca de 2,5 m. |
|
Células reais |
Deixe 3 metros de espaço entre os arbustos em uma mesma fileira e de 1,7 a 2 metros entre as fileiras. |
|
Grandes extensões de terras hortícolas com tecnologia agrícola intensiva. |
A distância entre os arbustos nas fileiras varia de 70 cm a um metro, e entre as fileiras, cerca de 2 m. |
Ao plantar amoreiras-pretas junto a uma cerca ou parede, deixe pelo menos um metro de distância entre elas. É conveniente conduzir os ramos do arbusto ao longo de uma treliça, com as plantas dispostas em fila. O ideal é usar suportes em duas fileiras (com os arbustos no meio). Os brotos jovens são conduzidos para um lado, que será coberto posteriormente, enquanto os brotos do segundo ano são conduzidos para o outro lado, sendo então completamente podados no outono.
Plantando amoras-pretas no outono: instruções passo a passo
O plantio correto garantirá uma boa sobrevivência das amoreiras-pretas durante o inverno e seu subsequente desenvolvimento saudável. Se a muda foi comprada em um vaso, o plantio será simples, especialmente se o vaso for feito de um material que se decompõe no solo. Se o vaso for de plástico ou outro material inorgânico, retire a planta com cuidado; não é necessário sacudir a terra.
Para mudas de raiz nua, inspecione cuidadosamente as raízes, corte as áreas secas e trate-as com uma solução fraca de permanganato de potássio ou mergulhe-as em uma mistura de verbasco, argila e água na proporção de 1:2:5. Antes de usar a mistura, mergulhe as raízes em uma solução de peróxido de hidrogênio (uma colher de chá por litro de água) por 5 minutos para protegê-las de pragas e enriquecê-las com oxigênio.
Você também pode se interessar por:Como plantar um arbusto:
- Despeje meio balde de água no buraco de plantio.
- Assim que a água for absorvida pelo solo, coloque a muda no centro da cova.
- Segurando a muda estritamente na perpendicular, preencha o buraco com a mistura de solo restante, compactando levemente o solo à medida que o preenche para que não haja espaços vazios.
- O colo da raiz é aprofundado em no máximo 3 cm em relação ao nível anterior.
Caso não tenha conseguido preparar o buraco com antecedência, adicione uma camada de 10 cm de composto no buraco cavado (50 x 50 cm). Coloque a muda de raiz fechada sobre a camada de nutrientes e a muda de raiz aberta sobre um pequeno monte de terra previamente preparado. Imediatamente após o plantio, despeje três baldes de água sob cada muda, compacte levemente o solo e cubra a área ao redor do tronco com cobertura morta (turfa ou esterco curtido, com 10 a 15 cm de espessura).
O melhor momento para transplantar as mudas de raiz é entre o final de junho e o início de setembro; geralmente, o plantio é feito em setembro. Desenterre cuidadosamente o broto lateral e corte a raiz com uma faca ou pá. Transplante imediatamente o broto separado para o local preparado. Se você não plantou suas amoreiras-pretas no outono, mantenha as mudas em um porão (em um vaso) a uma temperatura de 0 a 2 graus Celsius (32 a 36 graus Fahrenheit) até a primavera, umedecendo o solo ocasionalmente. Ou enterre a planta ao ar livre e cubra-a completamente.
Amoras silvestres: poda e preparação para o inverno
Os cuidados de outono para mudas de amora-preta incluem capinar, regar (conforme necessário para evitar que o solo seque), afofar a terra e cobrir com cobertura morta. Também é uma boa ideia proteger os arbustos de insetos que se escondem no solo antes do inverno. Para controlar pragas, cada arbusto deve ser regado periodicamente com uma solução de meia colher de sopa de peróxido de hidrogênio a 3% por litro de água antes de ser coberto. A mesma solução pode ser usada para tratar as partes aéreas da planta e prevenir doenças.
Nos anos seguintes, os arbustos são regados três vezes por estação; as raízes penetram profundamente no solo, onde recebem a umidade necessária. Mesmo com regas pouco frequentes e em menor quantidade, as amoreiras-pretas podem crescer no mesmo local por até 9 a 11 anos. A última rega é feita algumas semanas antes da chegada da geada, e o fertilizante (fosfato de potássio sem cloro) é aplicado simultaneamente. Uma pequena quantidade de superfosfato misturado com composto orgânico pode ser cuidadosamente incorporada ao solo sob cada arbusto.
Poda de amoreiras-pretas no outono
https://youtu.be/FNo3qBSPWXs
A poda de outono ajuda as amoreiras-pretas a sobreviverem bem ao inverno e a formarem botões de frutos. Além de manter a produtividade e aumentar a produção, a poda garante uma nutrição adequada e uniforme, fornece luz solar aos ramos frutíferos e produz frutos mais precoces e saborosos. A poda de amoreiras-pretas espinhosas é especialmente importante; uma vez que os arbustos crescem demais, o cuidado e a colheita dos frutos tornam-se bastante difíceis. A poda de outono é realizada de meados de setembro até o final de outubro (imediatamente após a colheita completa).
Antes de podar, é importante determinar a carga ideal para o arbusto. O rizoma de uma planta adulta e saudável não deve suportar mais do que 8 ramos frutíferos. Cerca de 10 ramos devem ser deixados para o inverno, como uma pequena reserva em caso de geada. Todos os ramos enfraquecidos devem ser removidos; arbustos esparsos, porém saudáveis, são mais produtivos. Vejamos as 5 regras de ouro. estacas de amora:
- Durante o primeiro ano da estação, todas as inflorescências são colhidas para estimular o crescimento das raízes.
- No segundo ano, na primavera, antes do início da estação de crescimento, os caules são encurtados para 1,5 ou 1,7 m. Os cortes são feitos acima da gema.
- Após o período de inverno, remova as partes congeladas dos caules até o broto vivo. Na primeira quinzena de junho, faça o desbaste da planta, removendo os brotos jovens, deixando no máximo oito dos melhores brotos para as variedades rasteiras e cerca de cinco para as variedades eretas. As pontas dos caules jovens devem ser encurtadas em 6 ou 8 cm (um centímetro acima do broto).
- No outono, os ramos que deram frutos são cortados pela raiz, assim como os rebentos subdesenvolvidos ou aqueles afetados por doenças e pragas.
- Os arbustos de amora-preta de produção contínua são completamente removidos.
Para ajudar as amoreiras-pretas a se recuperarem mais rapidamente após a poda, use apenas tesouras de poda afiadas ou tesouras de poda sem folga entre as lâminas. Os galhos devem ser removidos completamente; mesmo pequenos tocos não devem ser deixados, pois a madeira em decomposição pode levar a doenças perigosas. É estritamente proibido deixar qualquer tipo de resíduo vegetal perto dos arbustos; ele deve ser queimado longe dos canteiros de amoreiras-pretas.
Como cobrir amoras
O plantio de amoreiras-pretas no outono exige a providência de um abrigo seguro. Em regiões quentes com invernos com neve, proteção adicional pode não ser necessária; uma camada de cobertura morta será suficiente. Antes do inverno, os caules devem ser podados para 1,5 a 1,8 m. Se a sua região tiver menos de 30 cm de cobertura de neve no inverno, as mudas devem ser curvadas rente ao solo, amarradas a estacas e cobertas com juta, feltro para telhado ou plástico grosso. O solo deve ser coberto com uma camada de feno, palha, turfa, galhos de pinheiro, espigas de milho ou talos de girassol.
Os arbustos de amora-preta devem ser cobertos imediatamente antes da chegada da geada; se forem cobertos muito cedo, corre-se o risco de os rebentos, pressionados contra o solo, criarem raízes. Na primavera, a cobertura é removida assim que a temperatura subir acima de zero para evitar o sobreaquecimento dos ramos e o apodrecimento dos botões florais. À medida que as trepadeiras crescem, são amarradas a suportes. Os rebentos de amora-preta são difíceis de dobrar, pelo que os arbustos são preparados para a cobertura subsequente em agosto. Pequenos pesos são presos às pontas dos ramos de um ano, o que irá gradualmente dobrar os caules.
Erros comuns no cuidado com as amoras-pretas no outono e na preparação para o inverno.
Jardineiros iniciantes e até mesmo os mais experientes reclamam que, mesmo seguindo todas as regras para o plantio de outono, as amoreiras-pretas crescem mal no ano seguinte e adoecem constantemente. O problema pode ser causado pela má qualidade do material de plantio, mas, na maioria das vezes, o crescimento deficiente é sinal de cuidados inadequados. Aqui estão alguns erros comuns que os jardineiros cometem ao cultivar amoreiras-pretas:
- plantio muito denso;
- Plantar em local úmido (é melhor transplantar o arbusto imediatamente);
- formação incorreta da coroa;
- falta de regulação dos brotos (sobrecarga do arbusto);
- poda prematura.
No cultivo de amoras-pretas, cada detalhe é importante. Muitas variedades e híbridos, embora fáceis de cultivar, ainda exigem atenção extra. Só comece a cultivar amoras-pretas depois de estudar a fundo a teoria do plantio e dos cuidados no outono. Considere o clima e a composição do solo da região; só assim você poderá colher excelentes safras de amoras ano após ano.
Diferenças no plantio de amoreiras-pretas em diferentes regiões.
https://youtu.be/9DG8xjUvr2I
O plantio e os cuidados em campo aberto são os mesmos em todas as regiões da Rússia, mas existem algumas nuances. Estudar as experiências de jardineiros de diferentes regiões revela que as mesmas medidas podem tanto prejudicar quanto beneficiar a planta. Por exemplo, na região de Moscou, as amoreiras-pretas devem ser regadas com pouca frequência e parcimônia, enquanto no Krai de Krasnodar, ao contrário, devem ser regadas com a maior frequência possível. Vamos destacar os pontos mais importantes:
- A região Noroeste é bastante desafiadora para jardineiros, pois a maioria das cidades está localizada em áreas pantanosas. O ideal é plantar arbustos em encostas ou morros, ou adicionar uma camada espessa de material de drenagem ao preparar as covas de plantio.
- A região central e a região de Moscou apresentam invernos predominantemente rigorosos, e a falta de umidade é comum no verão e início do outono. Após o plantio em outubro ou novembro (durante os períodos chuvosos), o solo ao redor dos troncos das árvores é afofado após cada chuva ou rega, e uma camada espessa de cobertura morta é aplicada antes da chegada da geada para protegê-las do frio.
- A região de Krasnodar caracteriza-se por um clima quente com pouca precipitação. Ventos secos e quentes sopram durante quase todo o verão e outono, causando períodos prolongados de seca. Nessas condições, as amoreiras-pretas devem ser plantadas no final do outono ou inverno, antes de meados de dezembro. Recomenda-se rega frequente e a cobertura morta é essencial, não só ao redor dos troncos das árvores, mas também entre as fileiras.
- A Sibéria é uma zona agrícola de risco, sujeita a geadas e ventos severos ano após ano. As amoreiras-pretas são plantadas em áreas sem sombra, protegidas por muros ou cercas. Todo o trabalho com as amoreiras-pretas deve ser concluído antes das primeiras geadas de outono (cobertura com cobertura morta, proteção dos canteiros e instalação de proteções contra a neve).
Agora você já sabe como plantar amoras-pretas no outono. Seguindo o procedimento correto e oferecendo os cuidados adequados, os arbustos sobreviverão facilmente às geadas de inverno e começarão a crescer rapidamente na primavera, sem precisar esperar muito pela primeira colheita. Para evitar problemas, lembre-se das dicas básicas para o cultivo de amoras-pretas e plante com confiança as melhores variedades dessa fruta rica em vitaminas e ainda rara em seu próprio jardim.
