Como proteger as roseiras do inverno na região de Moscou?

Rosa

O clima na região de Moscou no final do outono e início da primavera é bastante instável e variável, com flutuações repentinas de temperatura e alternância entre degelos e geadas. O inverno também traz suas próprias surpresas, na forma das chamadas "geadas negras", quando as temperaturas despencam para -10 graus Celsius ou menos sem neve. Isso tem um efeito prejudicial sobre as roseiras. Nossa tarefa é criar condições para que elas sobrevivam ao frio confortavelmente. Como proteger as roseiras do frio no inverno na região de Moscou e qual o melhor método?

Vamos começar a preparar as flores para o inverno.

Se você está se perguntando quando deve preparar as rosas para o inverno, então precisa começar no verão, em julho ou agosto.

No entanto, essa questão deve ser levantada bem antes, na hora de comprar as mudas. Todo jardineiro deve saber que preparar arbustos para o inverno é um processo trabalhoso e exigente, já que essa planta é nativa do sul. A maioria dos arbustos tolera temperaturas que variam de -4 a -7 graus Celsius (-4 a -7 graus Fahrenheit), mas para preservá-los em geadas mais severas, certas condições precisam ser criadas.

Se você não estiver disposto a um trabalho tão minucioso, é melhor comprar variedades resistentes à geada, cultivadas no Canadá. Elas foram desenvolvidas especificamente para invernos rigorosos e podem suportar temperaturas de até -30 graus Celsius. Mas mesmo essas precisam de abrigo.

A primeira etapa da preparação para o inverno.

Isso envolve a suspensão da adubação com fertilizantes nitrogenados já no início de julho. Essa medida é tomada para evitar que os arbustos formem novos brotos para a floração. Recomenda-se o uso apenas de fertilizantes à base de potássio e fósforo.

Em meados de setembro, adiciona-se sulfato de potássio e magnésio. O potássio estimula o crescimento das raízes, enquanto o magnésio estimula a formação de brotos e a futura floração.

Jardineiros experientes não recomendam cortar botões florais murchos que já formaram pequenos frutos. Isso pode estimular o despertar de botões dormentes e sinalizar o crescimento.

A segunda etapa da preparação

Em setembro, você pode começar a podar a folhagem gradualmente, começando pela base. Como isso leva bastante tempo, é melhor fazer aos poucos. Ao mesmo tempo, prepare o solo seco para amontoar terra ao redor das plantas.

Para isso, escolha um dia quente e seco e encha os sacos com terra fértil e seca de outras áreas férteis. Se o outono estiver suficientemente quente, não se apresse em cobrir os arbustos. Eles podem apodrecer sob uma camada de isolamento. A temperatura ideal para cobri-los é de -5°C (5°F), que coincide com a primeira geada.

É importante que a planta tenha um abrigo seco e o solo ao seu redor protegido durante o processo de amontoamento e preparação para o inverno. Para isso, constrói-se uma cobertura especial sobre o roseiral durante os períodos de chuva.

Leia também:

Podar o arbusto no final do outono antes de cobri-lo.

A terceira etapa, não menos importante, é a poda da roseira.

Por que isso é feito:

  • melhorar a saúde da mata;
  • formar uma planta com o formato correto;
  • Rejuvenescer removendo brotos velhos, desnecessários e fracos;
  • Os arbustos são desbastados para permitir a ventilação e o acesso à luz solar.

Para podar uma roseira, você precisará de bom tempo, tesouras de poda afiadas, luvas de borracha e paciência. É uma boa ideia remover toda a folhagem restante do arbusto com antecedência para evitar que apodreça e crie um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças.

Obviamente, isso é problemático com rosas trepadeiras. Portanto, elas são tratadas com fungicidas à base de cobre ou ferro antes do plantio.

O próprio jardineiro decide qual tipo de poda escolher:

  1. Forte (curto). Deixe 2-3 brotos e corte-os em ângulo, a um centímetro do último.
  2. Porte médio, de 8 a 10 botões.
  3. Delicadamente (comprido), apenas 10 cm das pontas são cortados.

O método de poda de roseiras antes da hibernação na região de Moscou depende da variedade da rosa e das preferências do jardineiro. Por exemplo, roseiras rasteiras de pequeno porte são apenas desbastadas, não podadas.

Ao podar, deixe de 5 a 7 brotos lenhosos e remova os brotos jovens sem casca. Brotos jovens costumam surgir de dentro do arbusto. Estes devem ser cortados rente à raiz. Brotos velhos e secos com casca rachada também devem ser removidos.

A quarta etapa da preparação da mata para o inverno.

Após a remoção das folhas e a poda do arbusto, é necessário realizar trabalhos preparatórios. Isso inclui o seguinte:

  1. As folhas e os ramos restantes são removidos e queimados para destruir quaisquer fontes potenciais de infecção.
  2. Elimine todas as ervas daninhas pela raiz.
  3. A terra é escavada ao redor do perímetro do arbusto.
  4. Adicione uma pequena quantidade de fertilizante granulado, polvilhando-o por cima.

Só então eles se preparam para cobrir o arbusto. Para evitar quebrá-lo, dobre os galhos gradualmente. Vários tipos de grampos são usados ​​para esse fim: ganchos feitos de vergalhão dobrado, eletrodos de solda ou arcos de estufa.

Importante! Os ramos do arbusto precisam ser dobrados na direção do enxerto da rosa.

Métodos para proteger as roseiras durante o inverno.

Os jardineiros da região de Moscou têm uma grande variedade de opiniões sobre esse assunto. Muitos já experimentaram diversos métodos e, por meio de tentativas e erros, determinaram o melhor para eles.

Em que se concentrar:

  1. Sobre a composição e a umidade do solo. Se o nível do lençol freático for raso, a serragem e o solo solto podem absorver umidade e congelar durante temperaturas abaixo de zero. Isso levará à morte parcial ou completa da planta.
  2. Sobre as variedades de rosas. Plantas com flores delicadas em tons de creme, branco e rosa são as mais suscetíveis ao frio. As rosas vermelhas são mais resistentes ao inverno. Algumas variedades canadenses, americanas, holandesas e nacionais foram cultivadas especificamente para regiões com climas rigorosos.
  3. Com base na idade e condição do arbusto. É evidente que as plantas que sobreviveram a mais de um inverno são mais resistentes ao frio.

Métodos básicos de abrigo

Nesse sentido, os jardineiros demonstram sua engenhosidade e criatividade russas, especialmente na escolha dos materiais adequados. Alguns usam pneus velhos como substrato. Fazem guarda-chuvas, cobrem o solo com caixas plásticas perfuradas e criam recipientes especiais.

Use abrigo:

  • terra e serragem;
  • ramos de abeto;
  • Revestimento para secagem ao ar livre com materiais não tecidos.

Lojas de jardinagem também oferecem uma ampla seleção de estruturas. No entanto, a maioria dos cultivadores de rosas usa redes de construção, arcos de estufa improvisados ​​e outras soluções semelhantes.

Terra, serragem, ramos de abeto

Misture a terra seca previamente preparada, turfa, areia e serragem e espalhe ao redor da zona radicular do arbusto. Em média, um balde da mistura é necessário por arbusto. Folhas secas podem ser usadas como cobertura, de preferência folhas de carvalho, pois não apodrecem. Em novembro, quando chegarem as primeiras geadas, cubra o arbusto com ramos de pinheiro. Durante o inverno, a neve é ​​acumulada por cima.

Uma alternativa a esse método é envolver a planta em materiais isolantes não tecidos, juta ou palha. Após amontoar e espalhar a mistura sobre o arbusto, envolva-o nesses materiais e amarre-o frouxamente com barbante ou corda. Esse método é mais adequado para arbustos com caules rígidos e difíceis de dobrar, ou para plantas que são podadas com pouca frequência.

O método mais comum é a secagem ao ar livre.

Como proteger roseiras do frio no inverno na região de Moscou usando material de cobertura, seguindo o método que se mostrou mais eficaz nessa região.

O material de fibra de polipropileno não permite a passagem de gotas de água, mas "respira", absorvendo e liberando vapor. Isso evita que a planta superaqueça dentro da estufa. Ao mesmo tempo, proporciona uma boa barreira contra o frio. O material não tecido varia em espessura e nome, dependendo do fabricante (spunbond, agril, etc.). Em média, dura de 4 a 5 temporadas.

O método é o seguinte:

Após a preparação preliminar, que inclui poda, escavação, amontoamento de terra, irrigação das raízes e curvatura dos galhos, instala-se uma estrutura de proteção.

Isso poderia ser:
  • um guarda-chuva especial para cada arbusto separadamente;
  • estrutura feita de malha metálica de construção;
  • de arcos de estufa;
  • escudo de madeira, etc.

Na parte superior, é coberta com isolamento não tecido, que é fixado ao solo por meio de pinos e laços, as bordas são polvilhadas com terra e tábuas ou pedras pesadas são colocadas sobre a estrutura.

Antes da primeira geada, é melhor deixar um lado aberto para permitir a ventilação natural. Com essa cobertura, a temperatura média no interior fica entre -3 e -4 graus Celsius. Se nevar, isso proporcionará uma camada adicional de proteção contra o frio.

Todo jardineiro deve conhecer todas as maneiras de proteger as rosas durante o inverno na região de Moscou (veja fotos e descrições no artigo) para que a "rainha das flores" continue a encantar com sua beleza por muito tempo!

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates