Cissus - cuidados domiciliares, espécies, características e propriedades

Flores

A cissus é uma planta muito apreciada por jardineiros. Originária de climas tropicais e subtropicais, é encontrada na natureza na África, no Sudeste Asiático e na Austrália. Após chegar à Europa, a planta rapidamente ganhou popularidade. Pertence à família da videira. Suas folhas esculturais de um verde intenso, seus gavinhas e sua capacidade de se enroscar em tudo que encontra são muito utilizadas para fins decorativos. Por ser uma planta trepadeira, a cissus prospera em vasos suspensos, produzindo novos brotos rapidamente, mas raramente floresce.

Sua semelhança com a bétula e a videira silvestre, nativas de nossas latitudes, deu à flor outros nomes populares, como uva-de-interior, trepadeira-de-bétula e hera-de-uva. A Cissus é fácil de cuidar; até mesmo um jardineiro iniciante pode cultivá-la em casa.

É possível criar cissus em casa? Sinais e superstições

As uvas cultivadas têm uma reputação pouco lisonjeira entre os supersticiosos e, tradicionalmente, são cercadas por superstições, assim como muitas outras videiras. Atribuem-se a elas propriedades místicas no âmbito dos relacionamentos humanos. Acredita-se que a hera-uva "expulsa" os homens de casa. Essas plantas são chamadas de "assassinas de maridos" e, além da cissus, esse grupo inclui a tradescântia, a hoya e a scindapsus.

Para quem não acredita em superstições, a cissus é uma bela planta ornamental com diversas propriedades benéficas. A cissus não só umidifica o ar, como também o purifica, absorvendo poeira e vapores nocivos, minimizando assim as dores de cabeça. O formaldeído, um componente de alguns materiais de construção, pode causar náuseas e tonturas, mas cultivar uma bétula dentro de casa remove essas substâncias do ar.

A planta possui fortes propriedades antibacterianas. Os fitoncidas suprimem ativamente infecções bacterianas e alguns alérgenos, sendo eficazes contra infecções intestinais. A Cissus é utilizada para reduzir a fadiga e fortalecer o sistema imunológico. Certas espécies da flor são usadas como estimulante anabólico, no tratamento de entorses e até fraturas.

Cultivar uvas em casa é recomendado para quem sofre de perda de força e aumento da fadiga.

Características da variedade e diversidade de espécies

Cissus é um arbusto rastejante pertencente ao grupo das plantas pendentes. Os caules são firmes e volúveis, e as folhas são verde-brilhantes e lustrosas. Raramente floresce em ambientes internos, produzindo principalmente flores brancas ou creme. Ocasionalmente, dá frutos. Existem mais de trezentas espécies de Cissus na natureza, mas apenas algumas são adequadas para cultivo em ambientes internos. As mais comuns são as espécies rhombifolia, antarctica e quadrangularis.

A espécie *Rhombifolia* é a mais popular entre os jardineiros. É fácil de cuidar e cresce bastante rápido. Acredita-se que seja nativa da América do Sul. A planta caracteriza-se por um crescimento vigoroso e rápido, agarrando-se a qualquer suporte. As folhas são verde-brilhantes, serrilhadas, de tamanho médio e lembram videiras. Esta espécie é frequentemente chamada de hera-uva. Os caules são flexíveis e finos, permitindo que a planta não só se espalhe, como também trepe para cima.

Cissus rhombifolia
Cissus rhombifolia

Na natureza, essa espécie pode atingir cinco metros de altura, formando uma densa massa de folhagem. Entre as espécies de Cissus rhombifolia, existem muitas cultivares populares, incluindo Ellen Danica, Mandiana e Fiona.

A espécie antártica de cissus é um pouco menos popular. Ela é nativa da Austrália. Na natureza, os caules da planta tornam-se lenhosos, mas quando cultivada em ambientes internos, os brotos mantêm sua flexibilidade e elasticidade.

cipreste antártico
cipreste antártico

A Cissus antarctica possui folhas ovais, verde-brilhantes, com bordas serrilhadas. Elas podem atingir 11 centímetros de tamanho. Os brotos e gavinhas são pilosos, conferindo-lhes uma tonalidade marrom. Na natureza, floresce e produz frutos. Os frutos são comestíveis, mas podem irritar as mucosas.

A Cissus quadrangularis é nativa da Índia e encontrada no Sri Lanka, no sul da Ásia, em partes da África e da Arábia, além de crescer no sul dos Estados Unidos e na América do Sul. Ela atinge até um metro e meio de altura, com folhas que chegam a 10 centímetros. As flores são de cor clara. Produz pequenos frutos redondos e vermelhos.

Cissus quadrangularis
Cissus quadrangularis

Seu uso medicinal é conhecido desde a antiguidade. Essa planta era utilizada para tratar entorses, fraturas e lesões articulares, além de ser usada como anestésico.

Além das já mencionadas, existem muitas outras variedades de uvas ornamentais: cactos, glandulares e listradas. No entanto, elas são praticamente inexistentes nas coleções de jardineiros amadores.

Segredos e dificuldades de cuidar de cissus em casa

A cissus cresce muito rapidamente, enrolando-se em qualquer suporte disponível. É frequentemente usada em arranjos de interiores ou para decorar cercas de jardim, criando uma sebe impressionante.

Cissus
As espécies mais comuns encontradas em casa são as antárticas e as romboides.

São plantas de manutenção relativamente simples e crescem em praticamente qualquer cômodo. Por isso, são recomendadas até mesmo para jardineiros inexperientes. A pouca exigência de luz da planta a torna ideal para decorar áreas remotas e pouco iluminadas de um ambiente.

Regras gerais

Assim como a maioria das plantas tropicais e subtropicais, a videira-de-inverno prefere luz brilhante, porém filtrada. Uma posição voltada para o sul ou oeste, a alguma distância de uma janela, é considerada o local ideal. A videira também se desenvolve bem na sombra.

O ideal é proteger o arbusto da luz solar direta e intensa. A planta é sensível ao sol e pode sofrer queimaduras solares, por isso é melhor mantê-la na sombra em locais com muita luz.

Iluminação
Caso a luz natural seja insuficiente, utilizam-se lâmpadas adicionais.

Cissus tolera temperaturas que variam de 10 a 25 graus Celsius. Algumas espécies podem tolerar temperaturas tão baixas quanto +5 graus Celsius.

No verão, a planta prospera ao ar livre. Uma brisa quente de verão não a prejudica, mas é melhor proteger o arbusto de correntes de ar. Uma queda repentina de temperatura pode fazer com que a planta perca toda a sua folhagem.

Apesar de sua origem tropical, a cissus tolera bem a baixa umidade. É aconselhável borrifá-la regularmente durante o clima quente do verão e durante o inverno, quando o aquecimento estiver ligado.

Regue as videiras cultivadas em ambiente interno regularmente, conforme o solo for secando. No verão, a rega deve ser intensa, mas não excessiva, para evitar o apodrecimento das raízes. Use água macia, em temperatura ambiente. Reduza a rega durante o outono e o inverno. Mantenha o solo úmido o suficiente para permitir a atividade das raízes.

A adubação é feita durante o período de crescimento ativo — primavera e verão. Em média, a adubação é realizada a cada duas semanas com um fertilizante mineral de uso geral. Não é necessária a adubação no inverno.

Conselho!
Como a cissus é uma planta trepadeira, recomenda-se fornecer-lhe um suporte em torno do qual possa se enroscar. Como alternativa, coloque-a num vaso suspenso para que os ramos rastejantes caiam suavemente.

Apesar da existência de regras gerais para o cultivo da hera-uva, suas diferentes espécies possuem características próprias.

Cuidados com Cissus rhombifolia

A despretensiosa cissus rhombifolia não exige cuidados complexos e sua aparência impressionante irá decorar qualquer interior.

Ela adora luz, mas não gosta de luz solar direta. Para evitar queimaduras, coloque a planta longe da janela. Ela cresce bem na sombra, mas em locais com pouca luz, as folhas ficam mais finas e os caules mais alongados.

Cissus
No inverno, tolera temperaturas em torno de 14 graus Celsius, mas a rega deve ser reduzida significativamente — o solo deve secar em pelo menos dois terços. No verão, regue a planta generosamente, mas sem excessos.

Todos os anos, a variedade de folhas em forma de diamante é replantada em solo fresco e nutritivo e fertilizada várias vezes ao ano. A aparência das folhas indicará a necessidade de fertilização: se estiverem ligeiramente amareladas, é hora de fertilizar.

Cuidando de Cissus Antarctica

A cissus antártica não precisa de luz intensa, mas reage de forma extremamente negativa às flutuações de temperatura. No entanto, prefere o calor ao frio.

No verão, esta espécie requer regas frequentes e abundantes, sendo também necessária a pulverização regular das folhas. O ar seco pode causar manchas nas folhas. Fertilize o arbusto frequentemente, utilizando um fertilizante com nitrogênio ou fósforo, conforme necessário. No inverno, regue com moderação e mantenha a planta em local fresco. Transplante anualmente, utilizando solo nutritivo.

Propriedades terapêuticas e curativas da Cissus quadrangularis

A variedade quadrangular de Cissus raramente é cultivada em ambientes internos. Esta planta de grande porte, com caules carnudos, chegou à Europa vinda da Índia, região de clima quente. Apesar de seus caules grossos, que chegam a atingir 1 cm de diâmetro, suas folhas são pequenas, caem rapidamente e crescem de forma bastante lenta.

Interessante!
Ela gosta de muita luz, mas isso não afeta sua taxa de crescimento.

A medicina europeia estuda ativamente as propriedades terapêuticas da flor, enquanto a medicina indiana trouxe informações extensas sobre seu uso no tratamento de tecido ósseo e articulações. Seu efeito na cicatrização óssea, alívio da dor e perda de peso já foi comprovado. Além disso, sabe-se que a planta possui outras propriedades benéficas:

  • Melhora o metabolismo;
  • Alivia a fadiga e tonifica o corpo;
  • Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e estabiliza a pressão arterial;
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue e previne o desenvolvimento de diabetes.

Nem todo o potencial da planta foi explorado até o momento. Pesquisas estão em andamento em muitos países europeus.

Como propagar e transplantar uma flor em casa

O início da primavera é considerado a melhor época para o replantio. Plantas jovens devem ser replantadas anualmente, enquanto arbustos adultos devem ser replantados aproximadamente a cada dois ou três anos. Para evitar danos à planta, utilize o método de replantio com o torrão de raízes, conhecido como transbordo, adicionando terra nova por cima.

Transferir
Transferir

Se as raízes da planta apresentarem sinais de apodrecimento, troque completamente a terra. Escolha um vaso pequeno, ligeiramente maior que o anterior. A Cissus prefere um ambiente um pouco mais apertado e não se desenvolverá bem em um vaso grande.

Para propagar uvas caseiras, utilizam-se estacas e divisão da touceira.

Para propagar por estacas, corte um ramo com várias folhas da parte superior do caule e coloque-o em água até que as raízes apareçam. A planta é então transplantada para um pequeno recipiente com a terra habitual. Para obter uma aparência mais exuberante, vários ramos podem ser plantados em um único vaso.

Propagação por estacas
Propagação por estacas

Ao replantar, você pode usar a divisão de touceiras. Para isso, divida a planta adulta de forma que cada parte tenha uma raiz forte e desenvolvida e um broto saudável e maduro. As mudas resultantes são enraizadas em novos vasos com solo preparado e cuidadas como de costume.

Perguntas frequentes sobre cultivo

A planta deve ser podada?
Esta videira aprecia a poda, que é feita para criar um arbusto mais cheio e com maior ramificação.
Por que as folhas perdem a cor?
Na maioria das vezes, a causa é a deficiência de nutrientes. A planta precisa ser adubada com um fertilizante mineral pronto para uso.
É possível comer bagas de cissus?
Os frutos da hera-uva são comestíveis. Têm um sabor semelhante ao das uvas comuns, mas podem causar irritação nas mucosas da boca e do estômago.

A cissus é uma planta apreciada mais pela sua folhagem verde exuberante do que pela abundância de flores. Seguindo algumas regras simples, o arbusto desenvolverá uma copa densa e ramificada, tornando-se uma adição valiosa para qualquer estufa interna.

https://www.youtube.com/watch?v=ytJs7GQbNMU

Cissus
Comentários sobre o artigo: 1
  1. Dietas.Guru

    Na maioria das vezes, essas superstições associadas a plantas de interior dizem respeito a plantas domésticas bem conhecidas. Espécies que surgiram recentemente no mercado ainda não foram alvo de tantas superstições. Além disso, essas afirmações costumam ser bastante contraditórias.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates