Os gerânios são um complemento vibrante para qualquer peitoril de janela. Essa planta é popular entre os entusiastas de plantas de interior por sua baixa manutenção e floração contínua durante toda a estação de crescimento. Os pelargônios são fáceis de cultivar, mas para garantir uma floração exuberante no verão, eles requerem poda no outono. Essa poda é realizada de acordo com diretrizes e recomendações específicas.
Como podar gerânios no outono
Os gerânios são cultivados não apenas em ambientes internos, mas também em canteiros. Dependendo da variedade, podem ter caules rastejantes, trepadores ou eretos. A planta pode ser alta (até 50 cm de altura) ou anã, com caules que não ultrapassam 20 cm. Diferentes métodos de poda são utilizados para diferentes variedades. O processo de modelagem depende das preferências do cultivador; ao podar, deve-se considerar o formato desejado para a planta.
Independentemente da variedade, o arbusto requer podas constantes. É muito difícil conseguir uma poda de alta qualidade de uma só vez. O primeiro pinçamento é feito após a muda ser plantada no solo e enraizada com sucesso, quando as raízes cobrem todo o solo, e a ponta de crescimento é aparada. Isso é necessário para estimular as gemas dormentes presentes na muda.
Sem intervenção humana, os pelargônios não se desenvolvem bem e, em um ano, os caules ficam significativamente desprovidos de folhagem. A poda garante uma floração exuberante, pois as hastes florais se desenvolvem mais facilmente em brotos jovens. Os ramos que crescem para dentro devem ser removidos para manter a simetria. Estacas obtidas por meio da poda podem ser usadas para propagação.
O objetivo da poda de outono
A poda de outono é realizada após o fim da estação de crescimento. Os gerânios entram em dormência no final de setembro ou início de outubro. As hastes florais que se formam durante esse período são removidas, pois a planta precisa descansar. Os pelargônios são adubados antes do inverno e os galhos em excesso são removidos. Os objetivos da poda são:
- floração abundante na primavera e no verão;
- Otimização da nutrição foliar;
- Restauração da troca normal de ar;
- aceleração do metabolismo;
- formação de uma copa exuberante, novos brotos e ramos.
O objetivo final é melhorar a saúde e o rejuvenescimento da mata.
Horário do evento
Os pelargônios se preparam para o inverno sozinhos no outono, então o jardineiro deve ajudar a planta proporcionando-lhe dormência durante esse período. Para isso, reduza a temperatura do ar para 5 a 12 graus Celsius, diminua a rega ao mínimo e coloque o pelargônio em um local ensolarado. Se a planta produzir uma haste floral no outono ou inverno, remova-a para apreciar as exuberantes flores que se elevam acima da massa de folhas verdes na primavera.
A poda de pelargônios no outono consiste em remover todos os brotos que cresceram e se esticaram durante o verão. Além disso, a planta deve repousar da floração ativa durante o verão, evitando o desperdício de energia na alimentação adicional de hastes florais e caules em excesso.
Os gerânios de interior devem ser podados imediatamente após a floração, preparando gradualmente a planta para o período de dormência. Como diferentes variedades terminam seu ciclo de crescimento em épocas diferentes, é impossível determinar datas precisas. Os gerânios zonais podem florescer o ano todo em ambientes internos, mas isso não deve ser permitido. As hastes florais são removidas no final de setembro e a poda deve ser feita em outubro. O período de novembro a março é considerado dormente, mas, apesar disso, a planta continua a crescer e emite novos brotos, que muitas vezes precisam ser podados na primavera, pois se alongam devido à falta de luz solar.
Características para diferentes tipos de pelargônio
Os princípios da poda variam dependendo da variedade e das preferências do produtor. Os princípios básicos são:
- O arbusto é cuidadosamente examinado e as folhas murchas, enfraquecidas e amareladas, assim como os botões murchos, são removidos manualmente.
- Remova gradualmente os brotos laterais, deixando 1 ou 2 brotos fortes.
- As folhas inferiores são removidas do caule restante.
- Se a haste for muito comprida, ela é encurtada para 10 cm de altura.
- Os ramos laterais tortos devem ser removidos.
- Cinzas ou carvão ativado triturado são aplicados nos locais de corte para prevenir infecções fúngicas e apodrecimento.
As regras acima se aplicam às variedades zonais, que se distinguem por seus caules eretos. Gerânios do tipo "regal" e "ivy leafed" requerem uma abordagem diferente.
Recomendações básicas dependendo da espécie:
- A Stellar é uma planta de interior, um híbrido, não adequada para plantio ao ar livre. Embora esta variedade anã exija poda anual, feita no outono, com o encurtamento dos ramos em 50%, novos ramos se desenvolvem lentamente no inverno e, na primavera, a folhagem aumenta e os botões se formam.
- Tulipa é uma variedade de pelargônio com formato de tulipa. Recebeu esse nome porque suas inflorescências, mesmo quando totalmente abertas, lembram pequenas tulipas ainda fechadas. Sem poda, essas variedades perdem suas características, sendo a modelagem essencial. O material obtido por meio da poda pode ser enraizado na primavera, mas as características varietais da planta-mãe não são garantidas. As variedades em formato de tulipa crescem bastante durante o verão, e as plantas do primeiro ano têm dificuldade em formar brotos laterais, por isso a poda de formação é realizada mesmo no verão.
- Unique – uma variedade única que se destaca pela sua fragrância. O porte arbustivo assemelha-se ao dos pelargônios zonais, e as flores lembram as dos pelargônios reais. Este é o único pelargônio de interior que requer apenas rejuvenescimento e cuidados; ele se desenvolve sozinho, tornando-se um arbusto exuberante. Esta variedade é antiga, mas rara, o que dificulta encontrá-la em coleções particulares.
- O gerânio zonal é a espécie mais extensa, com mais de 75.000 variedades. O pelargônio zonal, o mesmo gerânio "da vovó" frequentemente cultivado em casas e jardins frontais, é o mais amplamente distribuído. Essas variedades são fáceis de cuidar, florescendo abundantemente da primavera ao outono, e requerem poda após o período de crescimento.
- Angel é uma planta de interior que combina as características varietais das variedades régia e trepadeira. Ao ser podada, os ramos trepadores são encurtados em um terço. A floração ocorre apenas nos ramos jovens.
- Folhagem Colorida – folhagem variegada. Essas variedades se distinguem pela folhagem variegada. Este grupo não é grande, mas inclui espécies zonais e de folhas de hera com variegado evidente na folhagem. Esta variedade é sensível às condições de luz e requer poda de formação. Esta poda é feita no outono, removendo folhas e brotos danificados que não apresentam variegado.
- Cacto – semelhante a um cacto. Variedades em miniatura que se formam espontaneamente com luz suficiente. Se os níveis de luz forem baixos, os brotos se alongam, o caule fica sem folhas e a falta de florescimento também pode indicar falta de sol. Ao podar, belisque a ponta e remova as folhas inferiores.
- Regal – um pelargônio real. Esta espécie inclui as variedades mais exigentes, que não formam arbustos nem florescem sem poda. Para uma floração abundante, as temperaturas de inverno devem ser reduzidas para 15 graus Celsius; temperaturas mais baixas são prejudiciais à variedade. A poda deve ser feita apenas no outono, pois a planta começa a formar botões durante o inverno. A poda deve ser feita duas semanas antes da queda de temperatura prevista, pois os cortes precisam se ajustar. A poda na primavera não é recomendada, pois interfere na floração.
- O gerânio-de-folhas-perfumadas é uma variedade de gerânio perfumado. Suas folhas exalam aromas de limão, pinho, menta, Coca-Cola, chiclete e água perfumada Kenzo. Como não se propaga naturalmente, no outono, remova as folhas inferiores e algumas das centrais, corte a parte superior alongada e faça o enraizamento. As plantas florescem, mas os botões não são ornamentais.
Os cuidados com cada variedade não diferem significativamente, mas as variedades de orquídeas-reais, tulipas e cactos são mais exigentes do que as variedades zonais. Independentemente da variedade, a poda é fundamental para dar forma e garantir uma floração exuberante.
Plano de trabalho
Os trabalhos para garantir a formação das plantas devem ser realizados em conformidade com regras simples:
- Para este trabalho, o ideal é usar um estilete ou uma faca de mesa comum. Tesouras de poda ou tesouras comuns podem beliscar os caules das plantas e danificar as partes saudáveis.
- A faca precisa ser afiada ou a lâmina substituída. É essencial tratá-la com um antisséptico (álcool, clorexidina ou água oxigenada).
- É melhor realizar o trabalho usando luvas esterilizadas para evitar que bactérias das mãos do jardineiro contaminem o corte recente.
- Os cortes são feitos em um ângulo ligeiramente inclinado, a cerca de 5 mm da gema dormente.
- A planta recém-cortada é polvilhada com carvão ativado. Alguns jardineiros recomendam o uso do verde brilhante, mas isso não é aconselhável. A solução contém álcool, que é prejudicial à planta.
- O vaso com a planta deve ser colocado em um local iluminado, a rega deve ser reduzida e qualquer fertilização deve ser suspensa até fevereiro.
Ao preparar os gerânios para o inverno, comece por cortar os ramos laterais à metade do seu tamanho original e, em seguida, ajuste a altura da planta podando a parte central. Os ramos dos gerânios de folhas de hera e dos pelargônios angélicos costumam crescer bastante durante o verão, por isso devem ser cortados a um comprimento de 15 a 20 cm. A poda é essencial se o ramo tiver mais de sete folhas. Os gerânios angélicos e as variedades trepadeiras florescem no final do verão, pelo que podem ser conduzidos tanto no outono como na primavera.
Você também pode se interessar por:Os gerânios requerem cuidados em casa. O diagrama abaixo mostra quando e como podá-los, garantindo uma planta saudável e florida.
Peculiaridades no cuidado com gerânios após a poda
Após a poda e o preparo do formato, o arbusto é colocado em repouso para o inverno. Reduza a rega, abaixe a temperatura e garanta luminosidade adequada. Os ramos podados são utilizados para propagar a variedade existente. As estacas são plantadas em vasos ou diretamente no solo. Elas se desenvolvem rapidamente e certamente florescerão no verão.
Uma tabela com informações sobre como preparar a planta para o inverno e restaurá-la na primavera ajudará a simplificar os cuidados após o fim da estação de crescimento.
| Mês | Rega | Modo claro | cobertura | Umidade | Temperatura |
| outubro | Reduzir para 1 a 2 vezes por semana | O lugar mais iluminado | A última alimentação é realizada. | Não borrife água na planta; o contato com as folhas é prejudicial a qualquer tipo de gerânio. | Reduza para 8-12 graus. |
| novembro | Eles não fazem isso. | ||||
| dezembro | |||||
| Fevereiro | À medida que o solo seca, não deixe que seque demais. | ||||
| Marchar | Regar em pequenas porções, mas regularmente. | Comece a fertilizar com um fertilizante que estimule a floração. | A temperatura é elevada para 15-17 graus. | ||
| abril | Rega adequada, evitando o encharcamento excessivo do solo. | O fertilizante é adicionado ao solo duas vezes por mês. | Após a temperatura noturna subir para 0 graus, as plantas são levadas para o exterior ou plantadas em solo aberto. |
As regras listadas para o manuseio de gerânios garantir um inverno bem-sucedidoA planta prefere um inverno fresco, mas não tolera correntes de ar, por isso deve ser retirada do parapeito da janela ao arejar o cômodo.
https://youtu.be/aY3C5OKj1gk
Formação da coroa
A formação da copa deve começar imediatamente após o plantio de uma nova muda no solo. Para isso, faça a poda apical na primavera e a poda completa no outono.
Para formar um arbusto denso, você precisa seguir estas regras:
- O trabalho é realizado utilizando ferramentas pré-tratadas.
- É essencial podar os rebentos que crescem para dentro do arbusto para evitar que este fique demasiado denso.
- Se o arbusto se esticar e a distância entre os pecíolos das folhas ultrapassar 5 cm, a poda não ajudará; é necessário ajustar o regime de luz.
- Todos os caules e folhas danificados são cortados.
São necessários vários meses para que uma copa viçosa se desenvolva, portanto, não espere que o arbusto fique exuberante e floresça abundantemente após a primeira poda. O segredo é realizar o procedimento regularmente, seguindo o mesmo algoritmo: pinçamento na primavera e poda no outono.
Instruções passo a passo para procedimentos de primavera
Os gerânios são plantas sensíveis à luz, portanto, a falta de luz faz com que os brotos se estiquem, a folhagem murche e a própria planta se incline para cima. No verão, o ideal é plantá-los ao ar livre, mas para prepará-los adequadamente para a transição após o inverno, os vasos são colocados em uma varanda ou alpendre envidraçado na primavera.
Os cuidados de primavera começam com a retomada da rega normal e abundante, a adubação e a poda apical. Embora a planta prospere sob luz solar direta, ela precisa ser aclimatada gradualmente. No início da primavera, o gerânio deve ser sombreado ao meio-dia; caso contrário, manchas vermelhas aparecerão nas folhas. Essas manchas são inofensivas, mas indicam excesso de luz solar direta.
Cuidados pós-trabalho: mesa
Uma planta podada requer manutenção cuidadosa. As condições ideais para a recuperação da folhagem, bom crescimento e floração na primavera são apresentadas na tabela.
| Contente | Indicadores ideais |
| Temperatura | Até 18 graus Celsius, mas pode tolerar temperaturas tão baixas quanto 4 graus Celsius à noite. Uma planta adulta pode tolerar temperaturas até 0 graus Celsius. |
| Iluminação | A janela mais ensolarada, de preferência voltada para o sul ou oeste. Não florescerá em parapeitos de janelas voltados para o norte, mesmo com poda. Tolera luz solar direta. É sensível a correntes de ar. |
| Umidade do ar | A planta não é pulverizada. |
| Rega | Regue quando a camada superficial do solo secar. |
| Nutrição adicional | Não utilize fertilizantes orgânicos para adubação; é necessário adicionar um fertilizante universal para plantas com flores ao solo duas vezes por mês. |
Seguindo regras simples de cuidado, você garantirá uma floração abundante durante o verão, que se estenderá até o outono.
Você também pode se interessar por:Erros comuns na poda de gerânios em casa
A poda de gerânios para o inverno é bastante simples e o processo é completamente indolor para uma planta saudável, desde que o cultivador siga o momento e a técnica de poda corretos. O não cumprimento dessas regras básicas pode ter consequências para a planta:
- Não observar o período recomendado. A poda de gerânios no final do inverno não é recomendada, pois estressa a planta, resultando em nenhuma ou reduzida floração na temporada seguinte.
- Podar muito perto do nó da folha fará com que a parte superior seque e morra. Por causa disso A planta inteira pode morrer..
- Poda excessiva. A perda de folhas superior a 60% do volume original é prejudicial aos gerânios.
- Essa manipulação é realizada com frequência e interfere na formação normal dos primórdios dos brotos.
- Revitalizando um arbusto antigo no outono. A poda de outono beneficia apenas plantas saudáveis; gerânios murchos e velhos provavelmente não sobreviverão ao tratamento. O rejuvenescimento do arbusto deve ser feito após o aumento das horas de luz do dia.
Qualquer jardineiro pode criar um arbusto florido bem cuidado, exuberante e saudável. Cuidar do arbusto é muito simples. Para isso, basta podar prontamente quaisquer brotos alongados e revitalizar a planta regularmente. Como qualquer planta com flores, o pelargônio requer fertilização regular com fertilizantes que contenham potássio durante a estação de crescimento.

O gerânio não é apenas uma planta bonita, mas também um remédio popular para diversas doenças.