geleia de marmelo

Preparativos para o inverno


Em nosso país, você provavelmente encontrará um marmelo realmente grande no sul, onde floresce em plena abundância, e a geleia de marmelo é mais popular que a própria fruta. Embora a fruta nem sempre seja saborosa crua, fazer geleia de marmelo seguindo a receita mais deliciosa vai te conquistar para sempre.

Muitas pessoas duvidam da delícia que a geleia de marmelo azedo pode proporcionar. Afinal, o marmelo fresco raramente é doce, e a fruta em si é bastante dura. Há muitas outras dúvidas. O marmelo é azedo, mas depois de cozido, fica doce; as crianças até confundem geleia de marmelo com geleia de maçã. Você pode, claro, comprar um pote de geleia ou marmelada de marmelo pronta para acabar com as dúvidas, mas não será a mesma coisa. Em primeiro lugar, será um pote industrializado, sem o devido cuidado e dedicação. E qualquer pessoa que cozinhe sabe que amor e bom humor são os principais ingredientes para preparar qualquer prato. Então, não tenha preguiça e reserve um tempo para preparar, cozinhe pelo menos um pote, e depois que você e sua família provarem essa iguaria incrível, perceberão que valeu a pena fazer essa geleia.

Deixe-me lembrá-lo de que da última vez sugerimos cozinhar. Geleia de cereja com caroço para o inverno.

Mas como fazer para que fique realmente delicioso? Como fazer uma geleia igualzinha àquela que você se lembra da infância, como a que sua avó ou mãe faziam? Qualquer cozinheiro amador consegue. Reunimos várias maneiras de fazer conservas incríveis que você vai adorar saborear enquanto admira fotos vibrantes de férias em noites frias. Essas receitas são incrivelmente simples e com certeza entrarão para a sua lista de conservas favoritas.

Receita clássica


O método de preparo clássico mais simples e comum, perfeito para servir no café da manhã com panquecas e syrniki.

Você precisará de:

  • 970 kg de marmelo;
  • 970 kg de açúcar;
  • 240 ml de água;
  • meia colher de chá de ácido cítrico.

Lave bem os marmelos, retire os caroços e descasque-os. Corte-os em fatias e coloque-os em uma tigela ou panela funda. Escorra e polvilhe com metade do ácido cítrico. Cozinhe em fogo médio por sete minutos e retire a polpa com uma escumadeira. Adicione o açúcar à água e cozinhe em fogo médio por 18 minutos, mexendo sempre. Adicione os marmelos à calda e cozinhe por cinco minutos em fogo médio, mexendo e retirando a espuma que se formar. Retire do fogo e, coberto com um pano, deixe descansar durante a noite.

Coloque no fogão e deixe ferver, depois cozinhe em fogo médio por cinco minutos, mexendo sempre.

Retire do fogo e deixe repousar por 10 horas.

Cozinhe em fogo baixo por sete minutos, adicione o restante do ácido cítrico e cozinhe por mais cinco minutos. Retire do fogo e coloque em potes.

geleia de limão e marmelo

Ao preparar geleia de marmelo, lembre-se de seguir a receita à risca. Se cozinhar demais o marmelo, ele não amolecerá como outras frutas, mas sim, ao contrário, sua geleia se transformará em fruta cristalizada em calda.

Você precisará de:

  • 900 kg de marmelo;
  • 900 kg de açúcar;
  • 720 ml de água;
  • limão;
  • meia colher de sopa de extrato de baunilha.

Lave e descasque o marmelo, removendo as sementes. Corte a fruta em fatias. Leve a água para ferver e adicione o açúcar. Cozinhe até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Coloque o marmelo na calda e cozinhe em fogo médio por 20 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e, coberto com um pano, deixe descansar por 7 horas.

Em seguida, coloque no fogão e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por quatro horas. Repita mais uma vez.

Lave o limão e pique-o finamente, juntamente com as raspas.

Cozinhe a geleia por cinco minutos, depois adicione o extrato de limão e a essência de baunilha. Deixe ferver e cozinhe em fogo médio por 15 minutos.

Retire do fogo e coloque em frascos.

Geleia de marmelo com canela


Uma geleia incrível com o aroma inconfundível da canela. Você pode abri-la no outono e esquecer tudo o mais, porque o aroma da canela faz você acreditar que só existe conto de fadas. Este método de preparo não é adequado para armazenamento prolongado, então consuma-a logo pela manhã, quando chegarem os primeiros dias frios.

Você precisará de:

  • 920 kg de marmelo;
  • 750 g de açúcar;
  • 450 ml de água;
  • 30 ml de suco de limão;
  • meia colher de chá de canela.

Lave bem o marmelo, corte-o ao meio e retire o caroço. Corte a fruta em gomos e regue com suco de limão. Coloque em uma tigela ou panela funda e cubra com água previamente preparada.

Leve ao fogo até ferver e cozinhe em fogo médio por 15 minutos.

Adicione o açúcar e a canela. Cozinhe em fogo baixo por meia hora, mexendo sempre e retirando a espuma que se formar.

Retire do fogo e despeje em frascos.

Compota de marmelo e laranja


As frutas cítricas sempre deixam um aroma indescritível e um sabor residual incrível. Quando combinadas com marmelo, a laranja adquire um sabor delicado, perfeito para se aconchegar no inverno sob um cobertor quentinho com uma xícara de chá quente.

Você precisará de:

  • 990 g de marmelo;
  • 990 g de açúcar;
  • laranja;
  • 550 ml de água.

Lave bem os marmelos, descasque-os e retire as sementes. Coloque as cascas em uma tigela ou panela funda, cubra com água e cozinhe por meia hora em fogo médio. Pique a fruta finamente. Retire as cascas da panela com uma escumadeira e adicione os marmelos picados. Ferva por dez minutos, depois retire as cascas com uma escumadeira e adicione o açúcar à água. Ferva por 20 minutos, retire do fogo, coloque os marmelos na tigela, cubra com um pano e deixe descansar durante a noite.

Cozinhe a geleia em fogo médio até ferver. Lave a laranja e corte-a em meias rodelas, incluindo as raspas. Coloque as rodelas de laranja em uma tigela e reduza o fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo por meia hora e retire do fogo. Aromática. Os preparativos para o inverno estão prontos..

Compota de abóbora e marmelo


Além do seu sabor incrível, a geleia de marmelo contém uma riqueza de substâncias benéficas e é usada para tratar vários problemas de saúde. A geleia é benéfica para problemas estomacais e tem efeito diurético. Mães recentes relatam que a geleia de marmelo as ajudou a superar os enjoos matinais. A geleia de marmelo também é um excelente reforço imunológico e pode ser usada no lugar da geleia de framboesa para resfriados, pois também reduz a febre de forma eficaz. No entanto, mesmo com esse benefício maravilhoso, a geleia de marmelo (como qualquer produto que contenha muito açúcar) não deve ser consumida em grandes quantidades.

Mas lembre-se de ter cuidado com as sementes do marmelo. Certifique-se de removê-las antes de fazer geleia ou comer marmelo de qualquer forma. Elas são venenosas.

Você precisará de:

  • 900 g de marmelo;
  • 900 g de açúcar;
  • um quilo e meio de açúcar;
  • meio quilo de abóbora;
  • duas colheres de sopa de suco de limão.

Lave bem a abóbora e o marmelo, removendo a casca e as sementes. Pique finamente e coloque em uma tigela. Adicione o suco de limão e misture bem. Polvilhe com açúcar e deixe descansar durante a noite.

Leve à fervura, reduza o fogo e cozinhe em fogo brando por 27 minutos.

O marmelo contém muita pectina e, graças a ela, essa fruta incrível se transforma em uma "maçã rejuvenescedora", sendo esse apenas um dos muitos benefícios do marmelo.


A geleia de marmelo, infelizmente, é injustamente pouco popular em nosso país, e isso é totalmente em vão. É incrivelmente deliciosa, incomparável a qualquer outro tipo de geleia. Além disso, é um tesouro de vitaminas, o que vale a pena levar em consideração ao planejar suas conservas para a estação fria.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates