Como cultivar e cuidar de uma planta carnívora em casa.

Flores

A dioneia, ou planta carnívora Vênus, é uma das plantas mais incomuns do mundo. Ela se alimenta de insetos, que captura com suas folhas peculiares em forma de armadilha. Em seu habitat natural, essa flor singular cresce em savanas arenosas. Ela prospera com sol e umidade, portanto, é preciso cuidado para criar as condições adequadas para seu cultivo em ambientes internos.

Breve descrição da planta

A dioneia, ou planta carnívora, é uma planta carnívora capaz de capturar suas presas com um movimento extremamente rápido de suas folhas. Graças à sua "alimentação otimizada", essa planta carnívora pode prosperar em solos com baixas concentrações de nitrogênio.

Breve descrição botânica:

  • O arbusto atarracado atinge 15 cm de diâmetro;
  • Número de armadilhas - de 4 a 7 peças;
  • Uma folha é composta por duas abas semelhantes a pétalas, cobertas de espinhos ao longo da borda externa;
  • As flores do papa-moscas são pequenas e em forma de estrela;
  • As sementes são pequenas e pretas.

A planta carnívora Vênus-papa-moscas floresce em maio ou junho e tem um ciclo de vida de cerca de sete anos.

Observação!
Fotos, vídeos e descrições de biólogos indicam que a armadilha da Dionaea é acionada por dois toques consecutivos. Além disso, o inseto precisa tocar dois pelos "sensores" diferentes. As folhas então se fecham rapidamente.

Características do cultivo

Na natureza, o papa-moscas cresce em solos pantanosos, com bastante sol e alta umidade. Para garantir que a planta prospere, seus cuidados em casa devem ser o mais próximos possível de suas necessidades naturais.

Luz, localização

A dioneia é uma planta que adora sol. Ela pode ser colocada não apenas em janelas voltadas para oeste e leste, mas também em janelas voltadas para o sul. Instruções de cuidado:

  • No lado sul, o papa-moscas fica na sombra ao meio-dia;
  • O quarto é ventilado diariamente;
  • Correntes de ar são contraindicadas;
  • A flor é caprichosa, é importante que sua posição em relação ao sol mude;
  • A duração ideal da luz do dia é de pelo menos 12 horas;
  • Durante a entressafra, a Dionea não recebe luz natural suficiente; é necessário conectar lâmpadas artificiais.

No verão, recomenda-se levar a planta para o exterior. Ali, ela terá a oportunidade de caçar moscas que passam por perto.

A planta carnívora Vênus-papa-moscas (Dionaea muscipula) cresce bem em aquários ou terrários, desde que a umidade seja mantida alta e seja utilizada uma lâmpada de 40 watts. A distância entre a planta carnívora e o terrário deve ser de 20 cm.

Temperatura

A dioneia prospera em climas quentes. As temperaturas ideais durante o período de crescimento ativo e formação das armadilhas variam de 22 a 30 °C. Se o calor ficar excessivo no verão, a dioneia tolera bem essas condições. No entanto, a planta não tolera calor constante, pois isso afetará negativamente sua saúde e ela morrerá rapidamente.

A flor precisa de um período de repouso todos os invernos. As temperaturas devem ser reduzidas para 5–7°C. Não é recomendável baixar a temperatura abaixo desse nível, pois é perigoso para a planta.

Solo e recipiente

Na natureza, a planta carnívora Vênus cresce em solos pobres, portanto, evite usar um substrato rico em húmus no vaso. Se a planta for colocada em um solo nutritivo, não conseguirá absorver os minerais necessários.

Uma composição de substrato adequada é areia de quartzo e turfa de charneca (1:1). Uma segunda opção adequada é turfa, perlita e areia (4:2:1). A dioneia prospera em solos ácidos. O pH ideal para esta planta predadora é de 3,5 a 4,5.

Qual panela escolher:

  • diâmetro - 10 cm;
  • profundidade - 20 cm;
  • cor - luz;
  • São necessários orifícios de drenagem;
  • Drenagem - ausente;
  • O palete é indispensável.

O recipiente ideal para cultivar uma planta carnívora é um aquário de vidro. Ele manterá a dioneia protegida de correntes de ar.

Rega

Na natureza, a dioneia cresce em solos extremamente pobres. As raízes da planta praticamente perderam a capacidade de absorver nutrientes do solo, e a água da chuva é usada exclusivamente para irrigação. Ela é armazenada em recipientes de plástico. Recipientes de metal são inadequados. Se a região tiver condições ambientais desfavoráveis, a água da chuva pode conter impurezas nocivas.

Observação!
Normalmente, as flores de interior são regadas com água da torneira decantada, mas isso não é adequado para as dionaeas — é necessário um nível mais elevado de purificação.

Características da rega da dionaea:

  • O solo deve estar sempre úmido;
  • Despeje a água não diretamente no chão, mas sim em uma bandeja - ela deve cobrir o fundo do vaso com furos;
  • É proibido regar a flor por cima, para não provocar a compactação do solo, que priva as raízes de oxigênio;
  • Em climas quentes, a flor deve ser borrifada regularmente com água;
  • No inverno, reduza a frequência da rega - é necessário garantir que o solo não seque nem fique encharcado;
  • Para evitar que a camada superficial do solo seque, recomenda-se cobri-la com musgo esfagno.

A planta irá "absorver" quanta água precisar. É importante garantir que a água na bandeja esteja sempre fresca e de boa qualidade. Longos períodos de água parada são inaceitáveis.

cobertura

O método de alimentação e a dieta da planta carnívora permitem que ela sobreviva sem os fertilizantes comuns usados ​​para plantas de interior. As raízes da planta carnívora são incapazes de extrair nitrogênio do solo, portanto, os donos devem fornecer-lhe alimento vivo.

Para fornecer nitrogênio à planta, ela precisa de alimento adequado — aranhas, besouros, formigas, mosquitos, moscas ou lesmas vivos. A planta não come insetos mortos. Se não houver mosquitos ou aranhas no cômodo onde a planta está, você terá que capturá-los e levá-los para o "predador". Essa "sobremesa" nitrogenada é oferecida à planta carnívora a cada duas semanas.

Como alimentar um "predador" em casa:

  • Vermes e insetos com casca dura não são adequados para alimentação;
  • Os besouros das folhas são contraindicados - eles podem roer a armadilha;
  • Se a flor estiver doente, você deve evitar comê-la por um tempo;
  • Se uma flor for replantada, ela não deve ser adubada durante uma ou duas semanas para que possa se adaptar primeiro;
  • No inverno, a planta não é adubada;
  • O tempo médio de digestão é de 14 dias (dependendo do tamanho do inseto);
  • Comer em excesso pode levar ao emagrecimento;
  • Não se pode alimentar a planta carnívora Vênus com carne - as armadilhas só são acionadas quando há alimento vivo.

Os insetos oferecidos à planta carnívora devem caber dentro da armadilha; caso contrário, ela não fechará, não processará a presa e ficará preta e seca. O tamanho ideal da presa é 1/3 do tamanho da armadilha.

A planta pode recusar nutrientes devido ao estresse:

  • após o transplante;
  • quando o ambiente muda;
  • em caso de falta de luz;
  • Em caso de infestação de pragas.

Se a planta for comprada em uma loja e levada para casa, ela também sofrerá estresse e poderá inicialmente recusar nutrientes.

Observação!
Não toque nas folhas-armadilha sem um motivo. Se elas forem acionadas em vão, o "mecanismo" para de funcionar, e as folhas ficam pretas e morrem.

Como floresce a planta carnívora Vênus

No final de maio, a dioneia produz uma haste floral. Na sua extremidade encontra-se uma inflorescência corimbosa, composta por pequenas flores brancas em forma de estrela com um aroma bastante agradável.

A floração dura cerca de dois meses. Se não pretende recolher sementes, recomenda-se cortar as inflorescências na fase de botão. Elas consomem a energia da planta, impedindo o seu desenvolvimento pleno e a formação de botões saudáveis.

Como plantar e transplantar uma flor

Se você comprou uma planta carnívora (Dionaea muscipula) em uma loja, recomenda-se transplantá-la imediatamente para um novo vaso com terra fresca. Como replantar uma Dionaea muscipula:

  1. Retire a planta do vaso com cuidado.
  2. Retire delicadamente a terra das raízes. O ideal é enxaguá-las em água morna, mas use apenas água destilada ou fervida.
  3. Encha um vaso com 20 cm de profundidade com substrato.
  4. Coloque as raízes da planta no centro do vaso e cubra-as com terra para vasos. Não compacte a terra.
  5. Regue a flor e coloque-a em um local com sombra parcial.

A planta carnívora leva cerca de um mês para se adaptar ao novo solo. Durante esse período, ela precisa de bastante água e proteção contra a luz solar direta.

A planta carnívora Vênus não precisa ser replantada anualmente, pois o substrato em que cresce mantém suas propriedades. Ele não se esgota e, se regado corretamente com água filtrada ou fervida, não se tornará salino.

Reprodução

A planta carnívora Vênus pode ser propagada de diversas maneiras: por sementes, bulbos, divisão e até mesmo por estacas. Tudo depende da rapidez com que o cultivador deseja obter uma nova planta.

Lâmpadas

Uma planta adulta produz bulbos-filhos. A dionaea prospera rodeada por esses bulbos-filhos e enfraquece se forem removidos com frequência. Este método de propagação deve ser usado no máximo uma vez a cada três anos.

Ordem de reprodução:

  1. Separe a cebola juntamente com as raízes.
  2. Polvilhe a área cortada com carvão vegetal moído.
  3. Plante em um vaso separado.
  4. Cubra com filme plástico até que esteja completamente seco.

Estacas

Este é o método de propagação mais simples e produtivo. Você precisará de folhas sem armadilhas.

Ordem de reprodução:

  1. Corte a folha e trate o corte com Kornevin (estimulador de crescimento).
  2. Plante a estaca em um ângulo de 45 graus em um recipiente preenchido com turfa e areia (1:1).
  3. Cubra o recipiente com uma tampa.

Em seguida, cuide bem das estacas, mantendo as condições necessárias. Após 2 a 3 meses, os primeiros brotos aparecerão perto da base da estaca. Após mais 2 a 3 meses, a planta deverá ser replantada.

Sementes

Este é o método de propagação mais longo e difícil. A planta cultivada a partir da semente pode não se parecer com a planta-mãe.

As sementes para plantio são retiradas de plantas com 2 a 3 anos de idade. Quando a planta floresce, ela precisa ser polinizada com um pincel ou cotonete. As sementes são coletadas no outono, a partir de vagens secas. Elas têm uma taxa de germinação limitada, por isso é melhor plantá-las diretamente em um vaso.

A ordem de propagação por sementes:

  1. Espalhe as sementes tratadas com Topaz sobre um substrato úmido.
  2. Feche o recipiente com uma tampa transparente e deixe-o mais perto do sol.

Após um mês, as mudas emergem. Assim que as primeiras folhas aparecem, a estufa é ventilada. Um mês depois, as mudas são transplantadas para vasos. Elas se tornarão plantas adultas em cinco anos.

Pedúnculo

Os ramos floridos consomem a energia da dionaea e podem causar doenças. Os ramos cortados podem ser descartados ou usados ​​para propagação.

Como propagar a planta carnívora Vênus:

  1. Quando a haste da flor atingir 5 cm de comprimento, corte-a.
  2. Espete-o na turfa umedecida, aprofundando-o 1 cm.
  3. Cubra com filme plástico.
Observação!
A haste floral criará raízes em 45 a 60 dias. Se secar, não se desespere; a planta logo produzirá novos brotos.

Doenças e pragas

A dioneia é uma planta robusta e resistente a doenças. No entanto, se as condições de cultivo não forem adequadas, ela se recusará a comer insetos.

Possíveis problemas com o atendimento domiciliar:

  1. A rega excessiva frequente do solo favorece o aparecimento de doenças fúngicas. As plantas afetadas devem ser pulverizadas com um fungicida adequado.
  2. Quando ocorre um ataque bactericida, a planta para de digerir os insetos e apodrece. A área afetada é removida e o arbusto é pulverizado.
  3. Quando regada com água de má qualidade, o solo acumula cálcio, fazendo com que as folhas da planta fiquem amarelas. O mesmo efeito ocorre com umidade insuficiente.

A dionaea às vezes é vítima de pragas. Ela pode ser atacada por pulgões, ácaros ou cochonilhas. Esses insetos, ao se alimentarem da seiva da planta, a enfraquecem e podem até causar sua morte. Quando as pragas aparecerem, pulverize a planta com Actellic, Aktara, Fitoverm ou outro inseticida eficaz.

A dioneia (ou planta carnívora) é uma flor exótica única que surpreende com seu comportamento incomum. Essa "predadora" não só decora janelas, como também pode se tornar um animal de estimação peculiar, devorando moscas e mosquitos como sobremesa.

Dionaea muscipula
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates