A verbena é uma planta herbácea ornamental perene. É uma das plantas de menor manutenção, o que facilita o cultivo por jardineiros iniciantes. Uma grande vantagem da verbena é seu longo período de floração. A remoção oportuna das flores e botões murchos permite que você aprecie sua beleza até a primeira geada.
Existem quatro variedades de verbena:
— Híbrido — uma pequena planta de até 50 cm de altura com flores de cinco pontas e folhas arredondadas. As folhas são cobertas por pequenos pelos macios na parte superior. Encanta com sua variedade de cores;
- Canadense - não mais que 20 cm de altura. As folhas são esculpidas, as flores são brancas, roxas, rosas;
- duro - um arbusto com folhas serrilhadas, flores reunidas em pequenas inflorescências de vários tons - do azul ao vermelho;
— A flor de Buenos Aires é uma planta alta, que às vezes ultrapassa os 100 cm. As folhas são alongadas e as flores variam em tons de rosa a lilás.
Verbena: cultivo a partir de sementes e época ideal de plantio — uma dúvida frequente entre jardineiros iniciantes. A verbena está pronta para o plantio já em março. As sementes são colocadas em bandejas com solo leve. Os primeiros brotos aparecem em cerca de duas semanas. O transplante para o jardim é feito quando não houver mais risco de geadas de primavera.
A verbena pode ser plantada em qualquer lugar do jardim, pois não é exigente quanto à luminosidade. Até mesmo vasos e floreiras são adequados para o seu cultivo, graças ao seu sistema radicular compacto. O solo deve ser fértil, porém leve e bem drenado. Conseguir essa mistura é fácil: basta misturar terra e areia.
Uma boa camada de drenagem feita de tijolos quebrados ou argila expandida é essencial. Isso evitará o acúmulo de umidade e protegerá a planta da podridão radicular.
As sementes de verbena não requerem nenhum preparo especial antes do plantio. No entanto, há alguns pontos importantes a serem considerados. As mudas devem ser transplantadas para o exterior assim que o clima estiver mais quente. Embora a verbena suporte geadas leves até -3°C, OSim, ainda não vale a pena correr o risco. Não cubra as sementes com muita terra. Basta espalhá-las por toda a superfície. Elas devem germinar em um ambiente fresco. Evite criar um efeito estufa. Regue moderadamente, evitando o excesso de água. Se todas as condições forem atendidas, os primeiros brotos aparecerão em 10 a 15 dias.
Flores vibrantes e bonitas ficarão ótimas no seu site. esparaxis.
