
Todo jardineiro já se deparou com pragas da batata, como o besouro-da-batata-do-colorado, pelo menos uma vez. Elas podem ser controladas com produtos químicos, ou você pode introduzir inimigos naturais para combater o besouro-da-batata.
O besouro-da-batata-do-colorado não tem muitos inimigos, mas ficar de braços cruzados esperando que essa praga arruine toda a sua plantação não é uma boa ideia. Este artigo abordará as aves e os insetos que se alimentam do besouro-da-batata-do-colorado.
Inimigos naturais do besouro da batata do Colorado
Hoje, os inimigos naturais do besouro-da-batata-do-colorado podem ajudar no combate a ele. Insetos que se alimentam desse besouro incluem joaninhas, crisopídeos e comedores de sementes.
Quanto às aves, elas incluem:
- galinha-d'angola;
- faisões;
- perdizes;
- perus.
Joaninha
A joaninha é um dos insetos mais comuns. Jardineiros podem agradecê-la pela eliminação do besouro-da-batata-do-colorado, pulgões e muitas outras pragas que frequentemente infestam jardins e hortas. No entanto, as joaninhas são eficazes apenas nos estágios iniciais do controle de pragas, pois se alimentam somente de ovos e larvas pequenas. Insetos adultos, por outro lado, não são atrativos para as joaninhas.
Crisopídeos
As crisopídeas também são insetos que destroem pragas da batata. Esse inseto se assemelha a um pequeno mosquito. Ele ataca mais do que apenas o besouro-da-batata-do-colorado. Assim como a joaninha, ele também se alimenta de larvas e ovos. Os besouros adultos, no entanto, exigem outros métodos.
Sifrids
Esses insetos também são conhecidos como moscas-das-flores. Essas pequenas moscas predadoras são capazes de controlar as larvas e os ovos do besouro-da-batata-do-colorado. Apesar do pequeno tamanho, podem ser muito úteis nos estágios iniciais.
Como podemos ver, todos os insetos que são inimigos naturais do besouro da batata do Colorado só serão úteis no início, até que os ovos e as larvas eclodam em adultos. Se essa fase for perdida, esses insetos serão inúteis.
galinha-d'angola
Essa ave é domesticada e requer poucos cuidados. Ela tolera uma ampla faixa de temperaturas, de -50°C a +40°C (104°F). Além disso, as galinhas-d'angola põem ovos hipoalergênicos, seguros para crianças e até mesmo para quem segue uma dieta especial. Essas aves não escavam o solo, mas sim se alimentam de larvas em plantas. Elas apreciam o besouro-da-batata-do-colorado, não tendo medo nem mesmo da população desse inseto. As galinhas-d'angola comem tanto as larvas quanto os besouros adultos. Além de livrar as plantações de pragas e pôr ovos, elas também fornecem carne saborosa.
Importante: se a área afetada durar de 10 a 15 dias, então 3 a 4 galinhas-d'angola serão suficientes para combater o besouro-da-batata-do-colorado.
Faisões e perdizes
Perdizes e faisões são frequentemente vistos em hortas. Eles ajudam a eliminar larvas de besouros, entre outras coisas. Assim como as galinhas-d'angola, essas aves são fáceis de cuidar e toleram pequenos cuidados e manutenção. Os faisões às vezes são deixados soltos na propriedade. No entanto, eles precisam ser monitorados, pois além de se alimentarem de pragas, também podem pisotear as plantações e danificar a colheita.
Perus
Essas aves também se alimentam de larvas do besouro-da-batata-do-colorado, mas exigem cuidados especiais. Elas podem ser suscetíveis a diversas doenças. Portanto, requerem mais atenção na criação e nos cuidados com os filhotes.
As aves devem ser levadas para passear em junho, pois é nessa época que as larvas do besouro se desenvolvem ativamente.
Que ave se alimenta do besouro-da-batata-do-colorado?
Com base no exposto, podemos responder à pergunta sobre quais aves consomem o besouro-da-batata-do-colorado. No entanto, além das aves domésticas, outras aves também se alimentam desse inseto. Entre elas:
- corvos;
- estorninhos;
- pardais;
- tetraz-avelã;
- cucos.
Será que as galinhas podem ser usadas contra o besouro da batata do Colorado?
Para usar galinhas comuns no combate ao besouro-da-batata-do-colorado, elas precisam ser treinadas primeiro. Caso contrário, as larvas permanecerão nas batatas.
Para que as galinhas se acostumem a combater o besouro-da-batata-do-colorado, o treinamento precisa começar entre os 3 e 4 meses de idade.
O treinamento é bastante simples:
- Primeiro, você precisa esmagar as larvas de besouro e adicioná-las à ração das galinhas.
- Na segunda etapa, você precisa adicionar tubérculos ou folhas de batata à ração. Dessa forma, as galinhas se acostumarão com o cheiro da batata.
- Após uma semana, a quantidade de suplementos pode ser aumentada.
- Assim que as galinhas se acostumarem com as batatas e as larvas, poderão ser soltas na área em segurança.
Como podemos ver, as galinhas não só podem ser usadas contra o besouro da batata do Colorado, como, mais importante ainda, precisam ser treinadas para isso.
Avaliações
Alenka Mospina:
"Lutamos contra o besouro-da-batata-do-colorado por muito tempo, usando vários produtos químicos. Todos funcionaram com resultados variados. Então, decidimos criar galinhas-d'angola. Inicialmente, consideramos perus, mas abandonamos a ideia porque eles exigem cuidados cada vez mais frequentes. As galinhas-d'angola não são exigentes e fazem um ótimo trabalho. Elas só precisam ser treinadas para comer os besouros, mas isso não é nada difícil. Gostamos muito dessa opção porque, além de nos livrarmos dos besouros, também conseguimos alimento. Os ovos e a carne são muito saborosos e saudáveis."
Marisha Marishkina:
"Recentemente, também decidi adquirir esse tipo de ave, mas ninguém me avisou que, ao optar por galinhas-d'angola, é preciso aparar suas asas de voo, pois elas não se esqueceram de como voar como as galinhas comuns. De resto, tudo corre bem; essas aves raramente adoecem e não exigem cuidados especiais ou constantes."
https://youtu.be/oyX2GCPtuC0
Eva Kirina:
"As aves certamente ajudam no controle de pragas, mas eu prefiro outros métodos. Ao plantar batatas, costumo colocar um ou dois feijões no buraco. Isso repele eficazmente o besouro-da-batata-do-colorado. E uso aves, sejam galinhas-d'angola ou galinhas comuns, como complemento."

Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas