Cultivo de mudas de tomate sem terra

Tomates

Quando o espaço para um grande número de mudas em parapeitos de janelas e varandas é limitado, desenvolveu-se um método econômico para cultivar mudas de hortaliças e flores em fraldas. Requer apenas sacos plásticos e um pouco de terra. Tornou-se particularmente popular na região de Moscou, daí o nome "Método de Moscou". Também é adequado para apartamentos pequenos com parapeitos de janelas estreitos.

Benefícios do cultivo de mudas em fraldas

Assim como qualquer outro método de cultivo, este apresenta vantagens e desvantagens. As vantagens do método do caracol incluem:

  • facilidade de plantio de sementes;
  • Economia de espaço;
  • uma pequena quantidade de solo;
  • facilidade de mergulho;
  • ausência de doenças adquiridas do solo (perna preta);
  • manter a raiz intacta durante o transplante;
  • Rejeição rápida de material de baixa qualidade;
  • Adicionar terra ou colocar em um vaso grande sem danificar as raízes das mudas;
  • facilidade de transplante das mudas para o solo.

As seguintes desvantagens são apontadas:

  • A nutrição insuficiente leva ao atraso no crescimento;
  • A iluminação insuficiente pode levar ao alongamento das mudas;
  • As raízes ficam comprimidas em um pequeno volume de solo e se desenvolvem mal.
Atenção!
Para obter uma colheita, além das mudas cultivadas da maneira usual, elas devem ser plantadas na estufa uma semana antes.

Germinação de sementes em um caracol

mudas sem solo

Se um jardineiro não preparou o solo com antecedência, no outono, ou se esqueceu de comprá-lo na loja, existe uma maneira muito simples de germinar sementes de hortaliças e flores sem solo. Para isso, você precisará de:

  • sacos ou películas para alimentos;
  • papel higiênico ou toalhas de papel;
  • sementes de tomate.

Procedimento:

  1. Um saco de comida comum é dobrado ao meio, com a borda voltada para longe de você.
  2. Coloque várias camadas de papel higiênico sobre ela, sem ultrapassar as bordas do saco.
  3. Prepare uma solução nutritiva com um estimulante de enraizamento. Adicione 2 gotas de epina a 500 ml de água, ou 20 ml (2 colheres de sopa rasas) de peróxido de hidrogênio a 3% a 1 litro de água. Especialistas acreditam que a composição dessa solução é semelhante à da água da chuva durante uma tempestade (a água está saturada de oxigênio).
  4. Aspire a solução para dentro de uma seringa e umedeça o papel.
  5. Retire as sementes de tomate dos sacos e coloque-as sobre papel úmido, mantendo uma distância de 1 cm da borda e de 1,5 a 2 cm entre si.
  6. O papel é umedecido novamente com a solução.
  7. Enrole o saco de sementes formando um rolo (caracol).
  8. O nome da variedade está escrito na parte superior com um marcador à prova d'água.
  9. Eles colocaram um elástico na parte superior para impedir que o caracol se desenrolasse.
  10. Coloque-as em um copo de plástico. Coloque de 5 a 10 dessas fraldas (caracóis) em um copo pequeno e, em poucos dias, de 50 a 80 mudas brotarão.
  11. Adicione a solução nutritiva até uma altura de 1 a 2 cm no copo.
  12. Cubra a parte superior com um saco plástico, criando uma microestufa no interior.
  13. Eles são levados para um local aquecido por vários dias (de 5 a 15 dias).
  14. Quando aparecerem laços acima da superfície da bolsa, retire a capa e coloque-a em um local iluminado, mas não sob luz solar direta, e aquecido.
  15. Após todas as sementes terem germinado completamente, a temperatura é ligeiramente reduzida para evitar o estiolamento das mudas de tomate.
  16. As mudas são mantidas enroladas em um recipiente sem terra até que as primeiras folhas verdadeiras apareçam, o que leva no máximo 2 a 3 semanas; caso contrário, os brotos podem morrer por falta de nutrientes.
  17. Caso não seja possível transplantar as mudas a tempo, desenrole o caracol, polvilhe um pouco de terra por cima e gire-o delicadamente no lugar, sem pressionar. As plantas podem permanecer nessa posição por mais 7 a 10 dias.
  18. As mudas prontas para a colheita têm uma raiz longa; se estiver podre ou mal desenvolvida, o broto é descartado.
Atenção!
Uma solução nutritiva com peróxido de hidrogênio pode ser usada para regar e borrifar todas as plantas e mudas de interior a cada duas semanas para um melhor desenvolvimento e folhagem mais viçosa e verde.

Crescendo em fraldas com terra

Cultivando mudas em um caracol

Existe outra maneira de cultivar tomates em fraldas, mas sem transplante. Utiliza-se filme de polietileno ou agrospand (spunbond) como material para o cultivo, com princípios de envolvimento ligeiramente diferentes. Plantio em filme:

  1. Coloque um filme plástico dobrado ao meio, com cerca de 70 cm de comprimento, sobre uma mesa ou bandeja (você pode usar 2 sacos conectados).
  2. Metade do comprimento é coberta com solo úmido até uma altura de cerca de 1 cm, a outra metade é deixada livre.
  3. As sementes de tomate são colocadas em solo úmido, deixando cerca de 1 a 1,5 cm da superfície e uma distância de 1,5 a 2 cm entre as futuras mudas.
  4. Polvilhe as sementes com um pouco de terra.
  5. Enrole o caracol firmemente, começando pela borda que está em contato com a terra, e simplesmente dobre a metade vazia ao redor da parte superior da fralda, ajudando a manter o formato.
  6. Eles colocam um elástico na parte superior e assinam a variedade.
  7. Coloque a planta em um recipiente ou em uma garrafa plástica cortada e cubra com um saco plástico para criar um efeito de microestufa.
  8. Quando os primeiros brotos aparecem, a cobertura é removida e as plantas são cultivadas nesses recipientes até que surjam 1 ou 2 folhas verdadeiras.

Plantio em spunbond:

  1. Para fazer um caracol, você precisará de um pedaço de tecido não tecido de aproximadamente 25 por 70 cm.
  2. O material é dividido ao meio longitudinalmente.
  3. Coloque a terra úmida em uma das metades, deixando 1-2 cm da borda e sem chegar à outra borda por cerca de 20 cm.
  4. Cubra o chão com a metade vazia, alinhando-a com a borda, e enrole o caracol.
  5. Prenda com um elástico.
  6. Usando um palito de dente ou um graveto, faça buracos na superfície do solo e coloque as sementes neles, regue-as com uma seringa e polvilhe com terra.

O cultivo de mudas em tecido não tecido apresenta diversas vantagens:

  • Não há necessidade de comprar; são utilizados pedaços que sobraram da cobertura da estufa e do canteiro aquecido, bem como material velho e rasgado;
  • O tecido não tecido permite a respiração, o ar chega às raízes e a probabilidade de apodrecimento dentro do caracol é reduzida ao mínimo;
  • A rega é feita tanto por cima quanto por baixo, através de uma bandeja.
Atenção!
Plantas cultivadas dessa forma precisam ser transplantadas. Devido à falta de nutrientes, é impossível cultivar mudas adultas.

Transplante de mudas de tomate para fraldas.

mudas em um caracol

Esse tipo de transplante requer muito pouca terra, o que é especialmente importante para quem mora em prédios altos. Os passos são:

  1. Para evitar sujar a mesa com terra, coloca-se uma bandeja sobre ela, na qual se coloca um saco de comida comum, dobrado ao meio.
  2. Coloque 2 a 3 colheres de sopa de terra úmida em qualquer borda (esquerda, direita) do saco.
  3. Eles enrolam um cigarro com mudas prontas para o transplante.
  4. Retire um broto do papel. Se a raiz estiver muito comprida, apare-a ligeiramente para garantir um sistema radicular ramificado. Se o papel higiênico molhado grudar na planta, não o remova; ele se dissolverá depois.
  5. Coloque o broto no chão com as folhas de sete lóbulos e cubra-o com mais 2 colheres de sopa de terra.
  6. Com cuidado, mas firmeza, torça a planta com a terra, formando um espiral, começando pela borda onde está a terra.
  7. Se desejar, prenda a parte superior com um elástico ou encaixe firmemente em garrafas de cinco litros cortadas.
  8. À medida que as mudas crescem, desdobre a fralda e adicione 1 a 2 colheres de sopa de terra.

Cuidado

Os cuidados com tomates em fraldas consistem em:

  1. Rega. Regue uma vez a cada 3-5 dias, dependendo do quão seco estiver o solo. Mudas jovens devem ser regadas por cima com uma seringa; mudas maduras e fortes devem ser regadas através de uma bandeja.
  2. Adubação. As mudas devem ser adubadas pela primeira vez duas semanas após o transplante e, posteriormente, conforme necessário. Caso as mudas apresentem crescimento lento, regue-as com um fertilizante completo e complexo, utilizando metade da dose recomendada.
  3. Solte a terra. Use um palito de dente, tomando cuidado para não danificar as raízes finas e delicadas. Isso é essencial após a rega, principalmente quando o cultivo é feito em sacos plásticos. Sem ar, as raízes sufocam e começam a apodrecer.
  4. Iluminação suplementar. O cultivo em fraldas resulta em luz insuficiente para as plantas jovens e no estiolamento das mesmas.
Atenção!
Para melhorar a ventilação dos arbustos, primeiro as folhas de sete lóbulos são arrancadas uma a uma, e depois as de baixo.

Plantio em estufa

mudas sem solo

Como essas plantas carecem de nutrientes, elas são plantadas em estufa assim que o clima permite. Na maioria das vezes, os tomates crescem demais devido à falta de luz. Existem duas maneiras de plantar tomates. Se as mudas não crescerem demais:

  1. Cave um buraco com cerca de 20 cm de profundidade. Coloque 1 a 2 colheres de sopa de superfosfato, um fertilizante pouco solúvel em água, no fundo. Ele se dissolve gradualmente durante a rega, fornecendo fósforo às raízes do tomateiro ao longo da estação de crescimento. Para reduzir a acidez do solo e fornecer potássio aos tomates, adicione ½ xícara de cinzas e um pouco de húmus ou composto ao buraco. Misture tudo e regue.
  2. A fralda é desenrolada. Toda a terra dentro está emaranhada com raízes de tomate. A planta é colocada no buraco e coberta com terra. A parte superior é coberta com feno, turfa e composto.
  3. Arcos são colocados por cima e cobertos com lutrasil (tecido não tecido) para proteger contra quedas de temperatura e queimaduras solares.
  4. Após uma semana, as plantas estarão completamente enraizadas e os cuidados subsequentes serão realizados de acordo com as regras de cultivo de tomates.

Se as mudas estiverem finas e crescidas demais:

  1. Eles não cavam buracos, mas sulcos de 10 a 15 cm de profundidade, e adicionam fertilizantes minerais e orgânicos necessários para o crescimento.
  2. Eles desdobram a fralda sem sacudir a terra das raízes, colocam a planta na vala com as raízes voltadas para o sul e cobrem todo o caule com terra, deixando apenas a parte superior acima do solo.
  3. As plantas são cobertas com Lutrasil.
  4. A coroa da planta se estenderá em direção ao sol e logo se endireitará. Dentro de uma semana, toda a planta terá criado raízes.
  5. Uma estaca é colocada perto da planta de tomate e as mudas são amarradas a ela.
  6. A primeira alimentação é realizada após 10 a 14 dias.

Cultivar mudas de tomate em fraldas é fácil se você seguir as instruções de cuidado e lembrar de adicionar terra à medida que as mudas crescem. As raízes das mudas não são danificadas quando transplantadas para estufas e canteiros aquecidos, e elas se estabelecem rapidamente no solo. A colheita resultante depende do cuidado e da atenção que o jardineiro dedica às plantas de tomate.

mudas em um caracol
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates