A árvore-da-fortuna, também conhecida como crassula ou planta-gorda, é uma planta suculenta de fácil cultivo em ambientes internos. Essa planta doméstica possui propriedades benéficas — purifica o ar de compostos nocivos e suas partes também são utilizadas na medicina popular. Embora a planta-gorda não exija cuidados especiais, algumas dificuldades podem surgir se as instruções de cultivo não forem seguidas. Existem algumas maneiras de propagar a crassula. Na maioria das vezes, um novo exemplar é obtido por meio de estacas, mas às vezes essa flor também é cultivada a partir de sementes.
Descrição e história da planta, suas propriedades benéficas
Até recentemente, acreditava-se que a planta fosse originária da África do Sul, mas já se comprovou que algumas espécies são originárias de Madagascar. O nome correto da árvore-do-dinheiro é Crassula. Essa planta ornamental recebeu esse nome devido ao formato de suas folhas, que lembram moedas. O termo tem origem na lenda da Árvore do Sol, que diz que quem é generoso na vida pode entrar no paraíso. O nome foi usado pela primeira vez pelos chineses durante a Dinastia Han.
A família Crassulaceae, que inclui a árvore-da-fortuna, compreende mais de 300 espécies de plantas, todas semelhantes em aparência e cuidados. As folhas da Crassula são grossas e carnudas, armazenando umidade para períodos de seca. À medida que a planta amadurece, o tronco torna-se lenhoso; os brotos jovens são inicialmente grossos e verdes, mas posteriormente desenvolvem uma casca fina, aumentando a força e a resistência da árvore-da-fortuna. Quando cultivada em vasos, a árvore-da-fortuna raramente floresce. A Crassula libera fitoncidas no ar, que o desinfetam.
O suco e as folhas da árvore-do-dinheiro são usados externamente na medicina popular devido às suas propriedades medicinais:
- Para inflamação das gengivas e dor de garganta, faça gargarejos com suco de crassula diluído em água, cinco vezes.
- Para abscessos, picadas de insetos, cortes e contusões, faça compressas com folhas amassadas da planta gorda, que devem ser mantidas sobre a área afetada por até 4 horas.
- Para herpes, aplique o suco das folhas da árvore-da-fortuna nos lábios (área afetada) a cada meia hora.
- Para calosidades - retire uma folha de crassula, sem a película externa, e aplique-a na área lesionada com uma bandagem, mantendo-a no local por 8 a 12 horas.
Variedades populares
Diversas subespécies de Crassula são cultivadas, diferindo na forma e cor das folhas. Entre as variedades, encontram-se aquelas consideradas rasteiras e prostradas, e não apenas eretas. O tipo mais comum de árvore-do-dinheiro cultivada é a Crassula ovata, uma planta oval com folhas carnudas, de um verde intenso. As seguintes variedades de Crassula também são populares entre os jardineiros:
- Arborescente – as lâminas foliares apresentam um tom verde intenso, podendo atingir 10 cm de comprimento e 7 cm de largura. O caule principal é lenhoso e o sistema radicular é pequeno, exigindo, portanto, suporte adicional para a planta.
- Prateada - as folhas são dispostas em sentidos opostos, e a altura de uma planta adulta pode chegar a 60 cm.
- Sunset - folhas verdes com borda vermelha; a planta as perde quando há luz insuficiente.
- Hobbit e Gollum são cultivares com folhas verde-brilhantes. Elas são alongadas, enquanto as da variedade Gollum são enroladas em forma de tubo.
- A Lycopodioides é uma planta de porte baixo, com altura máxima de 23 cm. A folhagem está localizada próxima ao caule, e o pecíolo é praticamente ausente.
- Tricolor - as lâminas das folhas são nitidamente verdes, as nervuras são esbranquiçadas e as bordas são escarlates.

- Folhas quadrangulares de um verde intenso com ponta afilada, grandes.
- Colunar perfurada – a folhagem é verde-clara com um tom acinzentado. A lâmina foliar tem formato de diamante. As folhas são opostas.
- Pontilhada - a altura máxima de um exemplar adulto é de 20 cm. Apresenta "cílios" ao longo das margens das lâminas foliares, com inclusões pontilhadas escuras sobre a cor principal (verde).
- A erva-de-pedra é uma planta alta com folhas densamente agrupadas de tonalidade verde-azulada. As folhas são largas na base e afilam-se em direção às pontas. A altura máxima de um arbusto cultivado em vaso é de 60 cm.
- Unida - as folhas estão dispostas em oposição, a forma da lâmina lembra um losango, há pubescência.
Cuidados com as plantas
Para que uma flor cresça como na foto, ela precisa de cuidados adequados, incluindo a criação de um microclima semelhante ao do seu habitat natural. É importante que as crassulas sejam regadas regularmente, mas não em excesso, e recebam luz suficiente. A planta também responde bem à adubação e poda periódicas. Nem todas as variedades de crassula precisam de poda para formar o arbusto, mas algumas não ficam bonitas sem essa técnica.
Condições de temperatura e iluminação
A temperatura ideal para o desenvolvimento normal da planta-dinheiro é de +25 a +30 °C. Nessa temperatura, a crassula desenvolve folhagem abundantemente. Durante o verão, é permitido levar a planta-dinheiro para o exterior, mas ela deve ser colocada na sombra para evitar queimaduras nas folhas. A rega deve ser feita seguindo o mesmo cronograma do cultivo em ambientes internos, mas o substrato deve ser coberto com cobertura morta. Durante o inverno, é aconselhável baixar a temperatura, mas ela não deve cair abaixo de +9 °C. A planta-dinheiro em vaso deve ser mantida longe de fontes de calor.
O ideal é posicionar a árvore-da-fortuna em um local bem iluminado; uma janela voltada para o leste é perfeita para isso. Ela também pode ser colocada em janelas voltadas para o sul ou oeste. A planta crescerá lentamente em uma janela voltada para o norte. Se o vaso for colocado em uma janela voltada para o sul, a árvore-da-fortuna deve ser protegida da luz solar direta. A cada 2-3 semanas, gire o vaso ¼ do seu eixo em direção à fonte de luz.
Cronograma de rega e umidade do ambiente
É importante evitar o acúmulo de umidade no substrato, portanto, regue a crassula com um pouco menos frequência do que quando a camada superficial do solo seca — uma vez a cada 3 a 5 dias no verão e uma ou duas vezes por mês no inverno, caso a crassula esteja perto de um aquecedor. Durante o inverno, a planta não absorve umidade, então a água é necessária apenas para manter a saúde do sistema radicular. A umidade deve ser moderada, entre 50% e 70%. Não é necessário borrifar água na planta; basta limpar periodicamente a folhagem com um pano úmido para remover a poeira.
Selecionando um substrato
A composição da mistura de solo para árvores-da-fortuna é semelhante à usada para cactos, portanto, você pode comprá-la em floriculturas. No entanto, é necessária mais areia para o solo da crassula (aproximadamente 100-200 g por litro de solo preparado). Você pode fazer sua própria mistura de solo para crassulas; sua composição deve ser a seguinte:
- turfa de charneca alta – 2 partes;
- Solo para folhas – 2 partes;
- Areia de rio de granulação grossa – 3 partes.
cobertura
Fertilize apenas durante o período de crescimento ativo — de abril ao final de agosto. Use fertilizantes líquidos, aplicando-os somente após a rega para evitar queimar as raízes da árvore-da-fortuna. Fertilizantes específicos para suculentas ou cactos são adequados. Evite fertilizar se a árvore-da-fortuna tiver sido replantada recentemente, se sua aparência estiver deteriorada ou durante o inverno. Fertilize a árvore-da-fortuna três vezes durante o período de crescimento com um fertilizante diluído de acordo com as instruções do fabricante.
Doenças e pragas
As crassulas raramente são atacadas por insetos nocivos, pois seus tecidos contêm altos níveis de arsênico. Entre as pragas que podem agravar a condição da planta, ácaros, cochonilhas e insetos-escama frequentemente migram para as crassulas a partir de outras plantas infestadas. Esses parasitas podem ser vistos nos brotos das crassulas se a planta estiver enfraquecida por cuidados inadequados.
A árvore-da-fortuna raramente é infectada por fungos; o principal sinal de dano são folhas moles e em decomposição. Essa condição é consequência do excesso de água. Manchas marrons nas folhas indicam deficiência de cobre, portanto, recomenda-se o tratamento com produtos que contenham cobre. O tratamento das crassulas com fungicidas também é recomendado. Uma vez a cada três anos, a árvore-da-fortuna pode perder todas as suas folhas, e isso é normal. A planta recuperará rapidamente sua densidade anterior.
Como fazê-la florescer
Em teoria, a árvore-da-fortuna entra na fase de brotação aos três anos de idade. As inflorescências são brancas, em forma de estrela e têm um aroma doce. A fase de floração dura de 2 a 2,5 meses. Após o murchamento dos botões, eles são cortados para evitar que a crassula desperdice energia na formação de sementes. No entanto, a floração é impossível se alguma das instruções de cuidado for negligenciada. Algumas razões pelas quais a árvore-da-fortuna pode não florescer incluem:
- Rega insuficiente e absorção deficiente de nutrientes pela planta;
- falta de iluminação;
- Ventilação inadequada no ambiente – falta de oxigênio;
- falta de alimentação adicional;
- A crassula está em fase de projeto;
- A mulher gorda não foi replantada há muito tempo;
- Não há húmus suficiente no substrato.
Reprodução
Novos exemplares de crassula podem ser obtidos por estacas ou cultivados a partir de sementes. O primeiro método é rápido, pois o enraizamento ocorre em poucas semanas. A propagação por sementes tem uma baixa taxa de germinação. Além disso, esses exemplares são bastante frágeis; nem todas as mudas emergentes atingirão a idade de floração; a maioria morrerá precocemente.
Estacas
Este método de propagação é simples: basta separar um broto ou folha de crassula e enraizá-lo. O espécime de onde a estaca é retirada deve ser saudável e maduro. Primeiro, a estaca é germinada em água suplementada com carvão ativado e um estimulante de crescimento. Em seguida, assim que as raízes se formarem, a estaca é colocada em um recipiente com terra. Se for uma folha, ela é enterrada imediatamente a 1 cm de profundidade na mistura de terra.
Sementes
Semeie as sementes em um recipiente raso sobre o solo. Adicione areia ao substrato (use uma mistura para cactos). Cubra o recipiente com filme plástico ou de vidro. Regue diariamente, borrifando as mudas com água morna (25–28 °C) filtrada. Areje as sementes germinadas diariamente. Os primeiros brotos aparecerão em 2 a 3 semanas. Quando tiverem de 2 a 4 folhas verdadeiras, transplante-as para vasos individuais. Os cuidados subsequentes são os mesmos que para crassulas adultas.
Poda e modelagem da planta
As Crassulas de caule único não são conduzidas; seus brotos são simplesmente podados na primavera (se a ponta começar a secar). As Crassulas arbustivas, também conhecidas como Crassulas em forma de árvore, precisam ser conduzidas adequadamente para garantir que sejam viçosas e com folhagem densa. A poda de exemplares adultos é realizada na primavera. Quaisquer brotos com aparência doentia são cortados e a gema terminal na ponta dos caules é removida para estimular a ramificação.
Para plantas jovens, a poda anual da gema terminal é suficiente. Para garantir um arbusto de árvore-da-fortuna viçoso, a poda começa quando a planta tiver quatro pares de folhas. Dois novos brotos começarão a se desenvolver no lugar. Estes são podados usando o mesmo método. Quando o arbusto estiver suficientemente viçoso, pare de podar, limitando o processo à remoção de quaisquer brotos indesejáveis.
Problemas comuns durante o cultivo
Problemas no cultivo da árvore-da-fortuna podem surgir devido a cuidados inadequados. Por exemplo, se você regar a planta com água fria (até 25°C), ela pode perder as folhas. O fato de a árvore-da-fortuna não prosperar é um sinal de que o vaso não é adequado. Idealmente, o vaso deve ter o mesmo diâmetro da coroa da planta. As folhas da Crassula podem amarelar e murchar se a planta estiver com pouca água. O excesso de água também pode causar esse sintoma, com a diferença de que as lâminas das folhas também ficarão molhadas. Nesse caso, remova a terra das raízes, mergulhe-as em uma solução rosa escura de permanganato de potássio e, em seguida, corte as partes danificadas, polvilhando as áreas afetadas com carvão ativado triturado ou carvão vegetal. A queda de folhas na árvore-da-fortuna também pode ser causada por queimaduras solares; nesse caso, a planta deve ser colocada em um local sombreado ou transferida para um local mais ensolarado.
A árvore-da-fortuna é uma planta pouco exigente e fácil de cuidar. A Crassula precisa de rega regular, mas evite o excesso de água, pois é classificada como suculenta. Com adubação regular, poda e luz adequada, a árvore-da-fortuna pode florescer após atingir três anos de idade. A árvore-da-fortuna pode ser propagada de duas maneiras: por estacas ou por sementes. Cuidar da árvore-da-fortuna é bastante simples e ela raramente sofre com doenças ou pragas.


As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso