Como cultivar um pessegueiro a partir de uma semente em casa: instruções passo a passo

Pêssego

Jardineiros iniciantes e entusiastas da jardinagem muitas vezes têm receio de cultivar pêssegos a partir de sementes. Essas frutas crescem bem no sul da Rússia, mas também podem ser encontradas em regiões do norte. A maneira mais fácil é comprar uma muda adulta; ela criará raízes e começará a dar frutos mais rapidamente. Para cultivar um pessegueiro a partir de uma semente, você precisará de: sementes, o método de plantio ideal e a vontade de cultivar a árvore.

Prós e contras do método de propagação

A semente deve ser germinada diretamente no solo. Pode ser retirada de uma árvore que cresça na zona climática da região onde será cultivada. Não utilize sementes de frutas compradas em lojas, pois estas não serão adequadas para o plantio.

Preciso saber!
As sementes são obtidas somente de árvores não enxertadas.

Segundo as estatísticas, apenas ¼ das sementes plantadas germinam e continuam a crescer. O ideal é plantar várias sementes de uma só vez para garantir a germinação.

O pêssego é uma planta exótica., que geralmente crescem em regiões com climas quentes e bastante sol. No entanto, também existem variedades cultivadas em regiões mais ao norte que podem frutificar mesmo em temperaturas baixas. Se você não conseguir comprar mudas prontas, pode tentar cultivar as suas próprias a partir de sementes.

Principais vantagens:

  • Preço baixo do material de plantio;
  • Você pode cultivar a variedade de pêssego que escolher;
  • A planta adapta-se bem às condições climáticas da região onde é cultivada.

Principais desvantagens:

  • As características dos pais podem não ser transmitidas à muda;
  • Vai demorar muito tempo até que a frutificação ocorra;
  • As plantas jovens frequentemente morrem quando transplantadas;
  • São necessários cuidados adicionais.

Jardineiros recomendam escolher variedades adaptadas à região de cultivo. Cultivar um pêssego a partir de sementes em ambientes internos é possível, mas exige algum esforço. Requer a manutenção de uma determinada temperatura, umidade e outros parâmetros, além de cuidados constantes.

Como germinar um caroço de pêssego

Dê preferência aos pêssegos comprados de horticultores. Os pêssegos comprados no mercado ou na loja muitas vezes não atingem a maturidade biológica e não germinam. As melhores variedades para semear na Rússia central são Shlikhta Seedling e Kyiv Ranniy.

Atenção!
Antes de plantar sementes de pêssego, é importante descobrir em que tipo de árvore a fruta cresceu. Árvores sem enxerto e autopolinizáveis ​​são as melhores opções.

Se uma árvore não consegue se autopolinizar, é necessário plantar diversas variedades. Devem ser escolhidas variedades de maturação precoce, que produzam frutos já no início de agosto. No entanto, o fator mais importante no cultivo de uma árvore é o método de cultivo. O caroço deve ser extraído de um fruto macio, maduro e doce. O fruto deve estar livre de podridão, infestação por insetos e diversas imperfeições.

O caroço precisa ser lavado e toda a polpa removida, como mostrado na foto. Em seguida, a semente é colocada para secar. Esta é a etapa preparatória para o plantio do pêssego. Os jardineiros distinguem três métodos de cultivo.

Método a frio

Este método é considerado o mais próximo do crescimento natural. Utiliza a estratificação para germinar pêssegos. O material de plantio deve ser mantido em condições úmidas e frescas, simulando o período de inverno. Para utilizá-lo, coloque a planta no compartimento inferior da geladeira.

Recomendações para germinar sementes em casa:

  1. As sementes devem ser imersas em perlita ou areia úmida. Turfa purificada também pode ser usada.
  2. Os vasos de flores são usados ​​como recipientes para o plantio.
  3. A semente deve ser plantada a 5 cm de profundidade.
  4. O vaso deve ter furos de drenagem. Isso evitará o encharcamento e o crescimento de fungos. Sem furos, a planta pode apodrecer.

A panela precisa ser isolada, especialmente se for planejada. plantio de outonoPara isso, coloque um saco plástico sobre a semente. Faça alguns furos para permitir a entrada de oxigênio. Com esse método de cultivo, a semente germinará em alguns meses. Fique de olho no nível de umidade da areia. Quando os primeiros brotos aparecerem, retire a planta do ambiente frio e transplante-a para um solo fértil. Não leve o vaso imediatamente para um ambiente quente. A temperatura deve ser mantida em 10°C. OC, deve haver luz solar suficiente. Após 5 a 7 dias, a planta pode ser levada para dentro de casa.

A rega regular é necessária, dependendo da umidade do solo. Este método é eficaz, com uma alta taxa de germinação de até 70%. Mesmo jardineiros inexperientes podem plantar pessegueiros desta forma.

Método de cultivo a quente

Este método requer o preparo da semente. Ela passa por estratificação acelerada em câmara fria, na prateleira superior da geladeira. Esse processo pode levar vários dias. Em seguida, a casca dura da semente precisa ser levemente rompida e uma pequena incisão feita. A semente escarificada é então colocada em uma solução contendo uma substância estimulante.

  • Epin;
  • Kornevin;
  • Heteroauscina.

As sementes preparadas devem ser plantadas em solo leve a uma profundidade de cerca de 5 cm. Para criar um efeito estufa, coloque um saco plástico com alguns furos para ventilação sobre o vaso.

Observação!
A germinação ocorre em um ambiente aquecido e pode levar de três a quatro meses.

Assim que os brotos aparecerem, o plástico pode ser removido. O longo período de germinação se deve ao fato de o pessegueiro primeiro desenvolver seu sistema radicular, seguido pela formação da própria árvore.

Método de crescimento rápido

Se você precisa germinar uma semente o mais rápido possível, pode usar o seguinte método. Retire cuidadosamente a semente da casca, lave-a e seque-a. Você pode colocá-la em água morna ou sobre um pano úmido. As sementes devem ficar expostas ao ar para evitar o mofo.

O pano deve ser umedecido regularmente e a água trocada com frequência. Quando os primeiros brotos aparecerem, a semente pode ser transplantada para um vaso. O vaso deve ser mantido em um local aquecido. É importante lembrar que, em qualquer fase de crescimento, você deve monitorar constantemente as plantas para evitar que sequem ou sejam regadas em excesso. O solo deve estar sempre úmido.

Cuidados com as plantas: instruções passo a passo

Para cultivar uma planta forte e saudável, é preciso esforço e seguir algumas recomendações. Para plantar um pessegueiro, escolha um solo solto, leve e razoavelmente fértil. Esse solo pode ser composto por diversos componentes:

  • solo de jardim;
  • turfa;
  • húmus;
  • areia (agroperlita).

A temperatura também é importante. Deve ser o mais próxima possível da temperatura ambiente. A planta não gosta de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.

Observação!
Para o crescimento ativo das sementes jovens, é necessário haver luz suficiente, mas os raios solares não devem incidir diretamente sobre as folhas para evitar queimaduras.

Quando há falta de luz, especialmente no período de outono-inverno É necessário criar iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de cultivo.

Regue moderadamente e regularmente. Use água morna e decantada. Reduza a rega durante o período de dormência. Retome a rega regular quando os primeiros botões aparecerem. Na primavera, a planta precisa de nutrientes adequados. Os pessegueiros necessitam de fertilizantes minerais e orgânicos. Fertilize a cada 14 dias. No outono, suspenda a fertilização e utilize apenas composto nutritivo.

Dependendo do seu crescimento, a planta pode precisar ser transplantada para um vaso maior. Isso deve ser feito no início da primavera ou no outono. À medida que os brotos começam a crescer, é hora de começar a moldar a copa. Pode a planta quando o tronco atingir uma altura superior a 70 cm. A frutificação ocorre principalmente nos brotos laterais, portanto, evite deixar as mudas crescerem para cima.

Todos os anos, é necessário podar os ramos que crescem para os lados da árvore. A copa da árvore deve ter formato de tigela. No primeiro ano, apenas o topo da árvore deve ser podado. No segundo ano, apenas os ramos laterais são podados.

Pragas de insetos (ácaros, pulgões, gorgulhos) ou diversas doenças podem aparecer em árvores na primavera ou no outono. Fungicidas devem ser usados ​​para proteção e tratamento.

  • Fufanon;
  • Fitoverm.

Esses preparados devem ser dissolvidos em água e aplicados nas plantas. Podem ser feitas até três pulverizações por temporada. Caso surjam doenças (oídio, citosporose, enrolamento das folhas), devem ser utilizados tratamentos químicos para eliminá-las.

Como medida preventiva, você pode usar fertilizante e limpar a área ao redor das raízes, removendo folhas e ervas daninhas. Na primavera, pinte o caule da planta com cal para evitar que ele rache sob o sol forte. Seguindo as orientações de plantio e cuidado, a árvore crescerá forte.

Transplante de uma árvore para um terreno aberto.

Na Rússia central, uma planta adulta pode ser cultivada em um jardim de inverno ou estufa. Manter a temperatura adequada em um apartamento (dependendo da estação do ano) é impossível. No entanto, em condições ideais, a planta pode crescer até 1,5 metros de altura. O transplante de uma árvore jovem para o solo deve ser planejado para a primavera (março-abril) ou outono (setembro). Ao plantar várias árvores, mantenha uma distância de aproximadamente 4 metros entre elas.

Observação!
Uma planta adulta proporciona sombra, portanto, leve isso em consideração ao plantá-la. O local de plantio da árvore deve ser protegido de correntes de ar e receber boa iluminação.

Para plantar corretamente uma muda de pessegueiro, cave um buraco com cerca de 1,5 metros de profundidade para a árvore jovem. Em seguida, adicione adubo orgânico e revolva a terra. A árvore deve ser plantada nivelada, sem inclinar. Despeje cuidadosamente a terra sobre as raízes, nivelando e compactando-a. Regue bem a área ao redor do tronco. Assim que a água drenar e a terra secar um pouco, cubra com composto orgânico.

Uma planta jovem requer cuidados adicionais até que o período de adaptação termine:

  1. No inverno, a árvore jovem precisa ser envolvida em um saco ou material de cobertura.
  2. Isole o porta-malas com lã de vidro.
  3. As raízes da planta também precisam ser isoladas.
  4. O círculo formado pelo tronco da árvore está coberto com galhos de abeto ou folhas caídas.

O pessegueiro é uma árvore complexa. A poda e a adubação regular são fatores essenciais para determinar a produção. O centro da árvore deve ser mantido livre para estimular a formação de frutos nos ramos laterais. A colheita ocorre no final do verão. Os frutos não se conservam bem e devem ser armazenados o mais rápido possível. Os pêssegos são ótimos para fazer geleias e compotas. Também podem ser secos e usados ​​como sobremesa.

Enxerto

Se a variedade de pêssego cultivada a partir de semente for pequena e ácida, ela costuma ser usada como porta-enxerto. Uma planta cultivada pode ser enxertada nela por meio de enxertia. Uma vez conhecida a variedade de pêssego cultivada a partir da semente, ela pode ser usada como enxerto para um garfo varietal.

A enxertia pode ser feita por diversos métodos. Para o procedimento, deve-se utilizar um instrumento limpo e desinfetado, que esteja bem afiado. O jardineiro deve evitar tocar nas partes cortadas durante o processo.

Métodos de enxerto:

  1. Em uma fenda. Este é o método mais comum entre os jardineiros.
    A melhor época para usar a técnica é na primavera. O enxerto (a parte da planta que será enxertada) e o porta-enxerto (a planta onde o enxerto será feito) devem ter o mesmo diâmetro. O enxerto deve conter pelo menos três gemas de crescimento. Se for usado um pessegueiro doméstico como porta-enxerto, as estacas devem ser feitas no outono e enterradas na neve durante o inverno. Quando o porta-enxerto atingir 30 cm de altura, faça a poda. Faça um corte de aproximadamente 5 mm ao longo da superfície cortada. A base do enxerto deve ser aparada, criando uma cunha em forma de V. Para acelerar o processo, mergulhe a base em um bioestimulante. A cunha deve ser inserida na fenda feita no porta-enxerto e fixada com fita isolante. Se a fita não estiver bem apertada, a umidade evaporará e a planta morrerá. Se formar uma rebarba na casca, remova a fita isolante.
  2. Em desenvolvimento.
    Este é um método complexo que requer alguma experiência. É essencialmente o mesmo que uma enxertia, mas apenas uma gema em crescimento deve ser usada como enxerto. Pode ser realizado em qualquer época do ano. Corte a gema com uma lâmina, evitando tocá-la para prevenir infecções. Faça um corte em forma de X na casca do porta-enxerto. Dobre a casca para trás, criando uma cavidade. Insira a gema cortada nessa cavidade e fixe-a firmemente. Quando um inchaço se formar, remova o material de fixação. Os resultados estarão disponíveis em um mês.
Observe!
Um resultado positivo é indicado pela revitalização do broto. Caso isso não ocorra, a fita deve ser removida e o local da enxertia deve ser tratado com uma solução de cobre e selado com piche de jardim.

Cultivar uma árvore a partir da semente não é difícil. No entanto, requer um certo tempo e um pouco de paciência. Com os devidos cuidados, os primeiros frutos perfumados e suculentos aparecem em 3 a 4 anos, e a colheita geralmente continua por 10 anos.

cultivar um pêssego
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates