Iúca: replantio e cuidados em casa, doenças e pragas

Flores

A iúca é uma planta de interior popular entre os jardineiros. Com os cuidados adequados, pode crescer e tornar-se um arbusto exuberante. É perfeita não só para compor o paisagismo de um apartamento na cidade, mas também para decorar um escritório. Esta planta perene é também uma ótima opção de presente. Uma iúca adulta é um deleite para os olhos. Esta planta certamente se tornará uma das favoritas da sua casa.

Tipos de Iúca

Existem mais de 30 espécies dessa planta de interior. Elas diferem principalmente em suas folhas e tamanho. Algumas espécies têm folhas lanceoladas, enquanto outras se assemelham a espadas. Além disso, algumas plantas têm folhas cobertas por pelos bastante rígidos, adornadas com espinhos ou até mesmo completamente lisas.

As variedades de iúca para cultivo em interiores podem apresentar folhas variegadas ou listras distintas em branco ou amarelo. As variedades mais populares são a filamentosa, a gloriosa, a glauca, a elefante e a de folhas de babosa. Os jardineiros costumam cultivar em casa as variedades de iúca elefante e de folhas de babosa. As plantas das variedades glauca ou filiforme são menos comuns.

Yucca gigantea ou iúca-elefante

A Yucca elephantina, também conhecida como iúca-gigante, é frequentemente chamada de "falsa palmeira". Em seu habitat natural, na América Central e no leste do México, essa espécie pode atingir de 6 a 9 metros de altura. Sua copa pode alcançar de 4 a 5 metros de diâmetro. Quando cultivada em ambientes internos, a altura máxima da iúca-elefante não ultrapassa 3 metros.

Esta espécie de iúca recebe seu nome devido ao formato do caule da planta adulta. Em exemplares maduros, o caule gradualmente lenhosa e engrossa na base, enquanto as folhas inferiores morrem. Isso lhe confere uma semelhança com a pata de um elefante. O tronco da planta pode se ramificar. As folhas da iúca gigante são rígidas, lanceoladas, com bordas afiadas e ligeiramente serrilhadas. Na natureza, podem atingir cerca de 1,2 m de comprimento e até 8 cm de largura.

Observação!
Esta planta floresce no verão e no outono. Grandes botões brancos, agrupados em cachos, lembram sinos. A floração só é possível em terreno aberto Em um clima quente.

Yucca aloefolia

Originária da costa do Pacífico, a planta é pouco exigente. Adaptou-se bem ao sul dos Estados Unidos, tornando-se adequada para cultivo nessa região.

As folhas são grossas, verde-escuras e em forma de lâmina. À medida que crescem, as folhas inferiores morrem, formando um tronco vertical semelhante a uma palmeira. A iúca pode atingir até 6 m de altura e seu tronco pode chegar a 13 cm de diâmetro.

Interessante!
Em climas amenos, a planta pode suportar o inverno e geadas leves. Em climas temperados, os jardineiros geralmente cultivam a iúca-de-folhas-de-aloe para decoração de interiores.

A iúca é gloriosa.

Ela cresce como uma pequena árvore, não ultrapassando 5 m de altura, mas tipicamente não ultrapassando 1-2 m. Uma planta jovem não possui tronco. Assemelha-se a um arbusto esférico devido ao fato de suas folhas estarem agrupadas em uma roseta basal. As lâminas foliares desta bela iúca são verde-escuras e cobertas por uma camada cerosa. As folhas inferiores podem ter aproximadamente 1 m de comprimento, e as superiores 50 cm, com uma largura média de 5 cm. As folhas pontiagudas, em forma de adaga, são complementadas por um pequeno espinho, tornando esta planta de interior um risco potencial de ferimentos. Para evitar isso, os espinhos devem ser podados.

O período de floração começa em junho-julho, mas na costa do Cáucaso, no Mar Negro, pode florescer até novembro-dezembro. A haste floral em forma de panícula, com botões que lembram sinos pendentes, pode atingir até 2 metros de comprimento. Essas inflorescências podem ser brancas, creme ou com pontas cor de vinho.

A haste floral cresce diretamente do centro da roseta da iúca. Uma única panícula pode conter até 300 flores. Os botões bissexuais são bastante grandes, atingindo de 5 a 7 cm.

Interessante!
O fruto da iúca é uma cápsula seca, hexagonal, que pode atingir até 8 cm de comprimento. Contém sementes achatadas e pretas, que podem chegar a 1 cm de diâmetro. Os frutos amadurecem em setembro e outubro.

Yucca filamentosa

O tronco grosso desta planta perene é completamente subterrâneo. As folhas basais, verde-acinzentadas, crescem diretamente da roseta. Elas variam de 30 a 80 cm de comprimento. São pontiagudas nas extremidades, em forma de espada, e têm uma textura densa e resistente ao toque. Medem de 2 a 4 cm de largura. Fibras filiformes pendem das margens das folhas — o que dá nome a esta falsa palmeira.

A Yucca filamentosa floresce no final da primavera e no verão. Uma única haste emerge da roseta, da qual os botões pendem livremente em um cacho. A haste floral pode atingir 4 metros de comprimento. A Yucca filamentosa atrai o olhar com seus magníficos botões em forma de sino com pétalas ovais largas. As flores podem ser esverdeadas ou variar do branco cremoso ao amarelo pálido.

Yucca glauca

Esta planta é nativa do México e se destaca por sua aparência bastante peculiar. A iúca-azul possui um tronco robusto coroado por uma copa volumosa de folhas finas e pendentes, nas quais se podem discernir filamentos cinzentos também pendentes. Em boas condições, esta espécie pode atingir até 2 metros de altura.

Interessante!
A iúca azul é ideal para paisagismo em cidades de clima quente, pois prospera em terrenos abertos. Essas árvores em miniatura impressionantes decoram com sucesso saguões de hotéis, escritórios e apartamentos.

Cuidados com as plantas

As plantas requerem cuidados constantes e meticulosos. A iúca não é exceção e exige atenção considerável.

Regras básicas para cuidados domiciliares:

  • Condições de temperatura adequadas para as plantas e iluminação apropriada (para evitar que as folhas amarelem);
  • Regulação da umidade e controle da irrigação;
  • nutrição do solo, drenagem;
  • fertilização mineral;
  • Métodos de transplante e propagação que respeitam o bem-estar das plantas;
  • Prevenção de doenças e controle de pragas.
Importante!
Para obter bons resultados durante o processo de cultivo, é necessário criar condições o mais próximas possível das naturais.

Plantar uma planta

A escolha do substrato determina o futuro de uma planta de interior. O substrato pode ser comprado em lojas especializadas. Alternativamente, você pode prepará-lo em casa. Para isso, você precisará de partes iguais dos seguintes ingredientes:

  • solo de gramado;
  • mistura de folhas;
  • húmus pronto;
  • areia;
  • turfa.

Comece o processo de plantio colocando uma camada de drenagem no fundo do vaso. Argila expandida ou pedra britada grossa funcionam bem para isso. Essa é a chave para o crescimento bem-sucedido de uma planta de interior.

Como regar

O sistema de rega depende inteiramente do ambiente. Altas temperaturas e baixa umidade indicam que a planta precisa ser regada a cada 2-3 dias. Nesse caso, a pulverização deve ser feita diariamente e, no verão, de manhã e à noite. A primeira camada de solo seca indicará a necessidade de rega. Recomenda-se regar plantas de interior com água decantada.

Com a chegada do frio, a frequência de rega deve ser reduzida para uma vez por semana. O excesso de umidade piora significativamente a aparência da árvore: as folhas se enrolam e manchas doentias aparecem. Deve-se também tomar cuidado para evitar que a água goteje entre as rosetas de folhas. Mesmo uma leve estagnação de água no vaso é indesejável, pois pode levar ao apodrecimento das raízes.

O que usar para alimentar e fertilizar

A chegada da primavera sinaliza que a planta precisa de adubação. Nesse caso, os fertilizantes minerais, adquiridos em lojas especializadas, desempenham um papel fundamental. Eles são absorvidos pelo solo através da rega. Esse procedimento deve ser realizado a cada 10 dias durante a primavera e o verão. Com a chegada do outono, a adubação é reduzida para uma vez a cada três semanas. A iúca cultivada em ambientes internos não precisa de adubação. fertilizantes no inverno.

Importante saber!
É estritamente recomendável não fertilizar a planta durante os 14 dias seguintes ao replantio. Ela precisa de tempo para se fortalecer e começar a crescer.

A poda tem como objetivo dar forma ao caule e promover o crescimento adequado da planta.

A iúca precisa ser podada no último mês do inverno. O crescimento ativo começa no início da primavera. É importante lembrar que a poda retarda o crescimento do próprio tronco. Portanto, o corte dos brotos em excesso deve começar quando o diâmetro do tronco atingir 5 centímetros.

Este procedimento requer uma faca bem afiada, que será tratada com uma solução de álcool. O primeiro corte deve ser feito o mais próximo possível do solo. Para evitar danificar os pontos de crescimento, apare cuidadosamente a coroa e as folhas superiores ao longo de todo o diâmetro do tronco. As áreas cortadas devem ser tratadas com carvão ativado triturado. Este cuidado caseiro evitará o apodrecimento do tronco em uma planta de iúca saudável.

A iúca podada é colocada em um local com luz solar direta. Durante esse período, a rega regular é necessária, mas não mais do que duas vezes por semana.

Após 3 a 4 semanas, novos brotos surgirão nos locais dos cortes. A planta produzirá ativamente de 2 a 5 brotos jovens.

Importante!
A espessura inicial do tronco também deve ser levada em consideração. Se não atingir 5 cm, não é recomendável deixar mais de três brotos.

Quando replantar

O replantio da iúca ocorre à medida que o sistema radicular cresce. Outro motivo possível para o replantio é o apodrecimento das raízes, cuidados inadequados em casa ou infestação por insetos.

Plantas muito jovens precisam ser replantadas a cada primavera. Existem três maneiras principais de trocar o substrato em um vaso de flores: replantar, replantar e substituir a camada superficial do solo.

Características da floração

A iúca floresce durante um mês. A inflorescência é uma haste longa com pequenos botões brancos ou creme. A floração é acompanhada por um aroma agradável e só ocorre em exemplares adultos.

Interessante!
Existem variedades que florescem apenas uma vez durante sua vida, mas depois crescem vigorosamente no restante do tempo. Esse fato sugere um paralelo entre a iúca e o agave, que compartilham essa característica.

A ausência prolongada de flores em uma iúca adulta pode ser resultado de cuidados inadequados em casa e negligência na manutenção correta da planta. Abaixo, uma foto de um arbusto saudável e florido.

Propagação da iúca

Você pode aumentar a população da sua palmeira favorita usando:

  • germinação de sementes coletadas após a floração;
  • estacas de caule de iúca;
  • separação dos brotos da planta-mãe;
  • haste superior.

Cada método requer um período favorável. A propagação por sementes deve começar no final do inverno. As sementes devem ser colocadas em recipientes com terra a uma profundidade de 5 mm. Cubra as mudas com um filme plástico espesso e coloque-as em um local iluminado e com temperatura agradável. Para uma germinação bem-sucedida, ventile os recipientes diariamente e umedeça a terra quando estiver seca. Os primeiros brotos aparecem em aproximadamente 30 dias.

As estacas são obtidas cortando-se uma porção do caule e dividindo-a em vários pedaços. As estacas são plantadas em um substrato úmido composto por uma mistura de turfa e areia. Para garantir o enraizamento bem-sucedido, criam-se condições de estufa utilizando-se filme plástico bem enrolado ao redor do recipiente. Isso permite a obtenção da planta-mãe no verão, devido ao seu crescimento ativo.

Na primavera, a iúca pode ser propagada por enraizamento da parte superior do caule. A estaca, retirada da planta-mãe, deve ser colocada em um recipiente com água limpa por dois dias. Em seguida, é transferida para areia úmida, criando um ambiente semelhante a uma estufa. Após o enraizamento bem-sucedido, a muda é transplantada para o solo.

Vale a pena mencionar!
Qualquer muda retirada de plantas adultas de iúca deve ser tratada com piche para jardinagem.

Após a separação da parte superior ou parcial do caule da palmeira, seu crescimento não para; brotos laterais aparecem, aumentando o valor ornamental da planta.

Doenças e pragas comuns

As plantas de interior, assim como as de exterior, são suscetíveis a diversas doenças. O não cumprimento das orientações básicas de cuidado para palmeiras yucca cultivadas em ambientes internos aumenta o risco de infecções fúngicas.

O aparecimento de manchas marrons (foto) nas folhas é um sinal típico de doença fúngica. Ao primeiro sinal de doença fúngica, você deve:

  • reduzir a rega;
  • Impedir que a umidade chegue às folhas;
  • Reduzir a umidade do ar interno.

As folhas afetadas devem ser removidas.

A podridão das raízes ou do caule pode matar sua iúca. Se você notar os primeiros sinais da doença, você deve:

  • Remova todas as partes podres;
  • reduzir a rega;
  • Controle a umidade do ar.

Além das doenças fúngicas, as pragas podem arruinar a aparência da flor. As mais comuns são os ácaros e as cochonilhas.

A primeira praga aparece na parte inferior da lâmina foliar. Um dos sinais é a descoloração e morte rápida das folhas. As medidas preventivas incluem o tratamento com uma solução de sabão neutro e a aplicação de inseticidas.

Um sinal característico da infestação por cochonilhas na iúca é o dano tanto às folhas quanto ao caule. A falta de tratamento adequado e a negligência no aparecimento de doenças e pragas levam à morte rápida da planta.

Conhecendo os cuidados básicos com a iúca, você pode cultivar um arbusto magnífico em casa que encantará não só você, mas também quem estiver por perto. Afinal, você pode plantá-la no seu quintal ou jardim.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates