A cebola é considerada uma hortaliça fácil de cultivar, mas para obter bulbos grandes e saudáveis, é preciso prepará-la para o plantio. Isso envolve não apenas cavar os canteiros e fertilizá-los, mas também mergulhar o material de plantio em uma solução desinfetante. O tratamento aumenta a resistência a doenças e pragas e permite uma colheita antecipada.
Por que deixamos as cebolas de molho?
Nem todos os jardineiros acreditam que seja necessário deixar as sementes de molho. No entanto, a experiência tem demonstrado que esse tratamento:
- Suprime a atividade de microrganismos patogênicos.
- Desinfeta o solo.
- Aumenta as defesas da planta.
- Protege contra infestações de pragas.
- Estimula o enraizamento e o crescimento da massa verde.
- Impede a deterioração.
- Reduz a projeção da seta.
Alguns jardineiros recomendam cortar as pontas dos bulbos para acelerar a germinação. A imersão deve ser feita imediatamente antes do plantio.
Tratamento pré-plantio
Para melhorar as propriedades protetoras da planta, muitos jardineiros evitam o uso de produtos químicos ou estimulantes de crescimento. Eles preferem remédios caseiros tradicionais, como solução salina e permanganato de potássio. Esses produtos podem ser usados em qualquer época do ano.
Você também pode se interessar por:A imersão em sal de cozinha comum ou sal marinho previne a infestação pelas principais pragas das hortaliças: nematoides e moscas da cebola. Antes da desinfecção, realize os seguintes preparativos adicionais:
- Durante o armazenamento, as cabeças perdem umidade; se você as plantar diretamente no solo, terá que esperar muito tempo para a colheita. Portanto, você deve primeiro repor a umidade perdida, colocando-as em água parada por pelo menos 2 horas.
- Os canteiros já devem ter sido escavados.
- Dissolva o sal em água morna. As opiniões dos jardineiros sobre a concentração ideal variam. Alguns recomendam uma proporção de sal para água morna e decantada (aquecida a 45 °C) de 3 colheres de sopa para 5 litros, enquanto outros recomendam 0,8 a 1 colher de sopa para 1 litro. Em caso de dúvida, você pode realizar um teste preliminar alguns dias antes do início da temporada de jardinagem. Mergulhe vários bulbos em diferentes soluções e verifique a germinação.
- Se a concentração for fraca, as soluções devem ser mantidas por 3 a 4 horas; se a concentração for forte, não mais do que 25 minutos.
- Lave o material de plantio várias vezes em água corrente morna. Pode-se usar água da torneira para as primeiras lavagens, mas a lavagem final deve ser feita com água decantada e ligeiramente aquecida.
Caso não tenha tido tempo de deixar as mudas de molho antes do plantio, recomenda-se regar os canteiros com uma solução salina de baixa concentração. Primeiro, regue bem os canteiros. Dilua a solução salina na proporção de 300 g para 10 litros de água decantada.
Escolha um clima seco e ensolarado. Após regar os canteiros com salmoura, espere de 1 a 2 dias para que o solo seque e, em seguida, borrife água limpa para remover o sal da superfície, caso contrário, o pH se alterará. Este método deve ser usado uma vez por temporada. O uso frequente deste método pode retardar ou interromper o crescimento das plantas da horta.
Se o seu objetivo são caules viçosos e densos, você pode evitar a decantação. Nesse caso, basta aquecer as mudas perto de um radiador a cerca de 40°C e umedecê-las bem em água decantada. No entanto, é preciso garantir que o material de plantio seja de alta qualidade e livre de infestações por nematoides.
Formas de cultivar uma colheita abundante
Em solos férteis e com boa drenagem, mergulhar os bulbos em uma solução salina é suficiente. No entanto, esse tratamento não impede diversos tipos de podridão. Nesse caso, o processo de imersão é feito em duas etapas. Após a solução salina, adicione:
- Em solução de manganês. Suprime a atividade das bactérias que causam a deterioração. Dilua na proporção de 30-40 g para 10 litros (um balde) de água. Enxágue as sementes após o tratamento com sal e deixe-as secar ligeiramente, depois coloque-as em um saco plástico de malha — você pode cortar a ponta. As sementes inteiras devem ficar de molho por 2 a 3 horas, as sementes cortadas por 15 a 25 minutos.
- Em uma solução de bicarbonato de sódio, aqueça a água a 51°C e dissolva na seguinte proporção: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Deixe de molho por 10 minutos, imediatamente antes do plantio nos canteiros.
- Em sulfato de cobre. Cronometre o tempo de imersão para que as sementes tenham tempo de secar. Dissolva 25 g da solução em um balde com água morna (aquecida a 55 °C) e mergulhe as mudas por 2 minutos. É mais fácil colocar as sementes em um saco plástico de malha previamente. Deixe-as secar ao sol por alguns minutos e, em seguida, plante-as no canteiro preparado.
Existe outra maneira de usar o sulfato de cobre: deixe-o de molho por cerca de duas horas em uma solução fria preparada de acordo com o princípio já descrito.
Você pode acelerar o plantio dando às mudas um "banho de contraste", umedecendo-as antes de mergulhá-las na solução salina. Esse procedimento promove um despertar rápido e estimula a germinação precoce. Alterne a imersão das mudas em uma solução aquecida a 50°C e, em seguida, a 12°C por 10 minutos. Repita esse processo de 2 a 3 vezes.
Você também pode se interessar por:Se você comprou material de plantio de baixa qualidade infectado por fungos ou larvas de pragas, deixá-lo de molho em remédios caseiros não vai ajudar. Nesse caso, tratamentos químicos são essenciais. A fitosporina é considerada a mais segura.

Dias favoráveis para o plantio de cebolas no inverno de 2021, de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de mudas de cebola em 2021, de acordo com as fases da lua e considerando as regiões.
Qual é a melhor época para plantar cebolas ao ar livre em 2021, de acordo com o calendário lunar?
Datas de colheita das cebolas plantadas para armazenamento de inverno em 2020, de acordo com a lua.