Abrigo de inverno para rosas: comprado pronto e feito em casa.

Rosa

As rosas são originárias da Itália. Lá, as temperaturas de inverno nunca caem abaixo de 3°C. Os jardineiros russos precisam preparar suas flores para o inverno, protegendo-as da geada. Estão disponíveis para venda abrigos pré-fabricados, como estufas de inverno para rosas, coberturas removíveis, estacas para fixação e materiais de cobertura industriais. Produtos industriais e materiais improvisados ​​são utilizados para preservar coleções de flores.

Rosa e resistência ao inverno

Rosas no invernoA resistência das rosas ao inverno varia de acordo com a espécie. Algumas variedades na região central do país conseguem sobreviver ao inverno sem qualquer proteção. Na região de Moscou e em outras regiões da parte central do país, as variedades híbridas modernas da rosa rugosa passam o inverno sem problemas.

As rosas de parque canadenses distinguem-se pela sua elevada resistência à geada:

  • Adelaide sem capuz;
  • Alegria da pradaria;
  • Parques de Winnipeg;
  • Esperança da Humanidade.

Popular entre jardineiros rosas trepadeirasAlgumas variedades toleram temperaturas até -30°C (Alchemist, Hendel), enquanto outras congelam até -7°C. Rosas trepadeiras que florescem continuamente requerem boa proteção no inverno.

  • Lagoa;
  • Parada;
  • Paulo Scarlett.

A maioria das variedades de rosas híbridas de chá não tolera invernos rigorosos e são mais fáceis de cultivar em regiões mais ao sul. Elas exigem proteção obrigatória se as temperaturas de inverno caírem para -20°C. As rosas floribunda são resistentes à geada, mas na Sibéria e nos Montes Urais, elas são cobertas durante o inverno.

Ao comprar uma muda, é importante verificar a zona de resistência climática do USDA. Existem 13 zonas, cada uma com sua própria classificação de temperatura mínima. Essas classificações são dadas sem levar em consideração a cobertura. Com uma camada protetora, as rosas podem suportar temperaturas de 5 a 10 °C abaixo da mínima recomendada.

Selecionando o material de revestimento

No inverno, os arbustos sofrem não apenas com as baixas temperaturas. Muitos jardineiros inexperientes enfrentam o apodrecimento das plantas devido à proteção inadequada. Na zona intermediária As flutuações de temperatura são comuns. As plantas podem ser infectadas quando se utilizam materiais naturais. Ao decidir como proteger suas roseiras durante o inverno, considere:

  • resistência à geada da variedade;
  • condições meteorológicas da região;
  • propriedades do material (comprado, natural).

Comprado

As coberturas para roseiras produzidas industrialmente para o inverno variam em composição, preço e qualidade. Os agrotextiles são vendidos em rolos ou peças de tamanho específico. As propriedades de cobertura são determinadas pela densidade, medida em g/m². Quanto maior a densidade, mais eficaz a proteção.

Lutrasil

Um material leve e durável que resiste por várias temporadas. Vantagens do Lutrasil:

  • respirável;
  • Não há efeito estufa embaixo dele;
  • A tela não fica molhada.

A lona branca Lutrasil, com densidade de 60 g/m², é a melhor opção para proteger canteiros de flores da geada. As roseiras devem ser cobertas com o material dobrado em duas camadas.

Importante!
Quanto maior a área do abrigo, melhor as plantas tolerarão a geada.

Um material menos denso (30-50 g/m²) pode ser usado para cobrir os arbustos. Ele é dobrado em 3 a 4 camadas. Um metro linear de lutrasil custa entre 25 e 50 rublos. As coberturas são costuradas em ramos grossos e eretos usando o material de cobertura. Variedades de rosas flexíveis são curvadas até o chão, deixando um espaço de 10 a 20 cm, arcos são instalados e o tecido não tecido é drapeado sobre eles. O tecido é fixado nas laterais com pinos, tijolos ou tábuas.

Geotêxtil

Os geotêxteis são usados ​​há muito tempo em jardins de rosas comerciais na região de Moscou. O tecido é costurado em três camadas e usado para cobrir grandes áreas. Todas as variedades de rosas sobrevivem bem ao inverno sob eles, sem necessidade de amontoamento de terra. Plantios em grupo são cobertos com uma única peça. As coberturas são costuradas para rosas de haste e trepadeiras.

A lona é colocada sobre arcos ou suportes, o que ajuda a distribuir o peso da neve. Dos arbustos remover folhas e dobre-as para baixo. O solo é coberto com uma camada de cobertura morta feita de uma mistura de serragem seca e esterco de cavalo.

Os geotêxteis são utilizados na construção civil e no paisagismo. São feitos de fibras de polímero e vendidos em rolos de larguras variadas. Coberturas geotêxteis prontas para uso estão disponíveis em lojas de jardinagem. As vantagens desse material incluem:

  • força;
  • durabilidade;
  • resistência à geada;
  • respeito ao meio ambiente;
  • permeabilidade ao ar e à água;
  • Sem condensação.
Conselho!
Para cobertura de roseirais, é melhor usar geotêxtil agulhado com densidade de 200 g/m².

Filme de polietileno

As opiniões dos jardineiros sobre o uso de filme plástico como método de proteção contra geadas são diversas. Embora haja algumas críticas negativas, muitos o utilizam com sucesso. Em regiões com invernos rigorosos e neve espessa, as roseiras sobrevivem bem ao inverno sob uma cobertura de filme plástico. A camada de ar embaixo protege as raízes e os brotos do congelamento.

Spunbond

Este material pode ser usado por várias temporadas. É permeável à água e ao ar. O spunbond é barato, o que o torna acessível. É usado para envolver arbustos individuais padrão, esticado sobre estruturas feitas de arcos de plástico (metal), vigas e galhos de salgueiro.

O spunbond é utilizado em 2 a 3 camadas, apenas na cor branca, densidade:

  • 30 g/m²;
  • 40 g/m²;
  • 60 g/m².

pano de saco

Sacos de juta ou sacos de polipropileno para açúcar são uma opção econômica para proteger as roseiras durante o inverno. Eles são colocados sobre cada roseira individualmente. Folhas secas são colocadas dentro, a parte inferior é amarrada com barbante e a parte superior é coberta com terra. Redes para hortaliças são preenchidas com folhas secas caídas e usadas como isolante térmico.

Materiais de construção


Materiais que sobram da construção de casas de veraneio e casas de campo podem ser úteis. Tábuas e vigas são usadas para construir abrigos e coberturas. Manta asfáltica é colocada no chão antes do plantio das mudas. Placas de ardósia são usadas para construir abrigos para roseiras. Argila expandida é usada como cobertura morta ao redor dos troncos das árvores.

Meios improvisados

Para fixar o material de revestimento, são utilizados diversos materiais disponíveis:

  • cordas;
  • abertura de pernas;
  • Estacas de madeira ou de vergalhão;
  • eletrodos de soldagem em vez de grampos;
  • pedaços de fio;
  • tábuas;
  • tijolos.

Ramos de abeto

Nem todos têm acesso a ramos de abeto. Eles são usados ​​por quem vive perto de pinhais. Não são ideais para cobrir grandes roseirais; é preciso uma grande quantidade. Para proteger roseiras rasteiras da geada, é necessário criar uma camada de ramos com pelo menos 30 cm de espessura.

Conselho!
As roseiras de porte padrão são forradas com ramos de abeto ao longo de toda a sua altura e fixadas com barbante.

O abrigo de ramos de abeto deve ser coberto com neve e, na ausência dela, com um material de cobertura. Cobrir as roseiras com ramos de abeto é possível quando as temperaturas diurnas descem para -6°C.

Folhas

No outono, qualquer jardim fica repleto de folhas. Estas podem ser usadas para proteger as árvores da geada, desde que estejam saudáveis. As roseiras devem ser cobertas apenas com material seco. Folhas molhadas favorecem o desenvolvimento de doenças fúngicas nas roseiras.

Sem cobertura adicional, as folhas se espalharão. Caixas de papelão, redes, telas plásticas de malha fina, tábuas de madeira e outros materiais disponíveis podem ser usados ​​para prendê-las ao redor do arbusto.

Serragem

A serragem é melhor utilizada em combinação com outros tipos de cobertura (tábuas, material de cobertura). É mais adequada para regiões com invernos rigorosos, onde o degelo é raro. Nem toda serragem é adequada para cobrir canteiros de flores. Evite usar:

  • fração fina;
  • resíduos da produção de móveis contendo produtos químicos.

Para revestimento, o ideal é usar serragem de coníferas, com granulometria de pelo menos 10 mm. Ela compacta menos, é higroscópica e possui propriedades antissépticas. A serragem é utilizada como isolante de diversas maneiras:

  • Preencha o círculo ao redor do tronco da árvore, coloque proteções sobre os arbustos e cubra-os com filme plástico;
  • A serragem é colocada de forma solta nas redes, que são posicionadas sob as trepadeiras, arcos são colocados em cima, e material de cobertura;
  • Nas regiões do norte, os escudos são colocados sobre arbustos baixos em forma de casa e cobertos com uma espessa camada de serragem.

Húmus

Esse material orgânico não protege a parte aérea da planta da geada. Ele é usado como cobertura morta do solo, protegendo-o do congelamento e aumentando a fertilidade. O húmus é misturado com serragem seca para torná-lo mais solto.

Importante!
As roseiras são tratadas com fungicidas no outono e só então cobertas para o inverno.

Três ótimos modelos para cobrir rosas

Apenas o material de cobertura não protege as rosas da geada. Elas são protegidas das baixas temperaturas pela camada de ar criada por uma estrutura rígida e pelo material de cobertura.

Método de quadro

O método da estrutura é adequado para jardins de rosas onde os roseirais são cultivados com grande distância entre si. Cobri-los com um tecido opaco é caro e difícil. De três a cinco hastes são inseridas ao redor de cada planta e fixadas com arame na parte superior.

O resultado é uma pirâmide. Ela é revestida com várias camadas de lutrasil ou outro material não tecido. A estrutura é fixada ao solo na base com grampos e no topo com barbante.

Sobre grandes canteiros de rosas, constrói-se um tipo diferente de estrutura. Utilizam-se arcos ou painéis de madeira. A cúpula (casa) resultante é coberta com material impermeabilizante (película, lutrasil). Até que o tempo fique muito frio, as extremidades do túnel de estrutura permanecem abertas; quando a geada chega, elas são fechadas.

Os arcos são cravados no solo, a parte inferior dos escudos é fixada com estacas e o material de cobertura é preso ao solo com arame ou grampos de eletrodo, ou ainda lastreado com tábuas ou tijolos. Durante o degelo, os túneis (pirâmides) são ventilados para evitar o apodrecimento das raízes.

Cerca com aterro

Uma opção para arbustos plantados individualmente. Cercas são construídas ao redor do perímetro e preenchidas com aterro seco.

  • folhas;
  • feno;
  • canudo.

Para construir uma cerca, use estacas (varas) e tela (plástico, metal) ou pedaços de madeira compensada fina, caixas de papelão.

Casulo de Lutrasil

Este método é adequado para proteger roseiras de porte único, tanto de porte padrão quanto altas, da geada. Para construir o casulo, você precisará de um pedaço de lutrasil e corda (barbante). Os ramos são deixados presos ao suporte. Toda a roseira é envolvida em várias camadas de tecido não tecido e fixada com corda na parte inferior.

As raízes também são isoladas:

  • subindo a colina;
  • cobertura morta.

Avaliações

Alexey, 32 anos, região de Moscou

Na nossa região, não passa um inverno sem que haja um degelo. Eu tentei. rosas de cobertura A serapilheira de abeto (galhos, agulhas) foi um resultado decepcionante. Os brotos apodreciam com frequência. Agora uso arcos e material de cobertura não tecido.

Svetlana, 43 anos, região de Moscou

Desisti de usar filme plástico. Dá muito trabalho. Preciso descobrir as roseiras na primavera para evitar que morram. Cubro-as com Lutrasil. Posso remover em maio e nada acontecerá aos arbustos. Também desisti de amontoar terra ao redor delas. Meu terreno é úmido e o solo é argiloso. Os brotos ficaram pretos e racharam.

Tamara, 60 anos, Kaluga

Eu cubro os arbustos com folhas de carvalho, coloco arcos entre elas e estico o plástico por cima. Abro-o ligeiramente durante o degelo. Há perdas, pois às vezes não tenho tempo de abri-lo a tempo. Pretendo mudar para tecido não tecido.

Para concluir

Os amantes de rosas observam que todas as variedades florescem mais cedo, com mais abundância e por um período mais longo se forem bem cuidadas. cobertura para o invernoAs plantas têm menos probabilidade de sofrer infecções fúngicas porque a proteção invernal impede o apodrecimento, a requeima e outras doenças.

Rosas no inverno
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates