Apache é um remédio popular e muito procurado para o besouro-da-batata-do-colorado. Seu uso generalizado se deve às instruções relativamente simples de usar. O produto é indicado para batatas, que não são apenas um dos alimentos favoritos do besouro-da-batata-do-colorado, mas também um alimento básico na dieta nacional.
Apache para o besouro-da-batata-do-colorado é um desenvolvimento promissor de cientistas japoneses, criado com a adição de clotianidina à fórmula padrão. Seus efeitos específicos e alta eficácia, comprovados por relatos de jardineiros que testaram o produto em suas próprias hortas, podem surpreender. No entanto, isso se explica facilmente pelo fato de que a praga da batata, conhecida como besouro-da-batata-do-colorado, ainda não se adaptou à ação do principal ingrediente.
O besouro-da-batata-do-colorado (Leptinotarsa decemlineata), também conhecido como besouro-da-batata-do-colorado ou besouro-da-folha-da-batata, é uma praga notória para todos os jardineiros desde sua chegada ao continente, mesmo para aqueles que não cultivam batatas, mas as compram no mercado. Essa praga pode devastar plantações inteiras. Se não controlada, consome facilmente as folhas de qualquer planta da família das solanáceas, incluindo berinjela, tomate e pimentão. Pequenas plantações são colhidas manualmente ou armadilhas são instaladas; plantações ou campos maiores são tratados com venenos, aos quais o besouro desenvolve resistência rapidamente.
Temporada e condições de utilização do produto
Assim que a temperatura do ar sobe acima de 140°C, os besouros que hibernaram no solo emergem. Nessa altura, os brotos de batata já estão suficientemente desenvolvidos e tornam-se não só a sua principal fonte de alimento, como também um local de reprodução para a espécie. Na parte inferior das folhas, os besouros depositam numerosos ovos, que eventualmente eclodem em larvas de corpo mole que também se alimentam das folhas da planta.
As instruções de uso do Apache, um produto para o controle do besouro-da-batata-do-Colorado, mencionam repetidamente que o inseticida é baseado em um novo princípio, utilizando o ingrediente ativo clotianidina. O fato de este produto japonês não ter sido fabricado e testado na Federação Russa dá aos jardineiros a esperança de que o besouro local não tenha desenvolvido resistência ao Apache.
Apache é uma substância química desenvolvida para fins específicos. Possui um mecanismo de ação triplo, confirmado não apenas por uma patente para seu desenvolvimento, mas também por inúmeras avaliações positivas. Vários venenos para o besouro-da-batata-do-colorado estão disponíveis, mas o Apache ocupa atualmente a posição de liderança. Seu mecanismo de ação envolve três vias:
- O envenenamento por contato ocorre pelo contato direto com o corpo do inseto. Se o inseto entrar em contato direto com o besouro ou a larva, ambos morrem devido ao efeito tóxico.
- A ingestão intestinal ocorre quando o veneno é ingerido pela praga ao se alimentar de folhas. A substância é absorvida durante a digestão do alimento que foi exposto ao produto químico diluído.
- Translaminar significa que o produto é absorvido pelas folhas e caules da planta, o que lhe permite defender-se de forma independente contra o agressor.
Composição do produto e medidas de segurança
O pesticida Apache, como qualquer pesticida potencialmente perigoso para humanos, vem com instruções detalhadas. Elas descrevem todas as nuances de seu uso e sua composição química. O principal ingrediente ativo é a clotianidina, desenvolvida por químicos da corporação japonesa Sumitomo Chemical. A classe química dos compostos é a dos neonicotinoides, desenvolvida para o uso posterior da potente toxina nicotina, que já foi utilizada anteriormente no controle de pragas.
Os neonicotinoides estão isentos de muitas das desvantagens da substância da qual são derivados e adquiriram novas propriedades mais benéficas:
- A classe de risco para humanos mudou de ameaçador para moderadamente perigoso (o medicamento não se acumula nos receptores de humanos e animais de sangue quente);
- A substância tem a capacidade de se acumular na planta em um curto período de tempo, mas não tem um efeito prejudicial sobre ela (fitotoxicidade);
- Os compostos não são voláteis, mas instáveis, e decompõem-se rapidamente no solo em seus componentes constituintes (isso possibilita evitar o acúmulo de veneno em tubérculos que são consumidos).
O produto Apache para o controle do besouro da batata do Colorado não pode ser considerado totalmente seguro para humanos, e as instruções em russo contêm um aviso ambíguo a esse respeito. No entanto, comparado a produtos disponíveis anteriormente, é muito mais prático de usar. O neonicotinóide está presente em grânulos ou pó na proporção de 500 g por kg (proporção 1:2), cuidadosamente embalado em um saco de alumínio branco e caixa de papelão, que impede seus efeitos quando fechado, mesmo armazenado em casa.
A segunda opção de embalagem são sachês de 35g e 50g, com 25 ou 50 sachês por caixa. Quando dissolvidos em água, emitem um odor muito fraco, quase imperceptível.
Formas do medicamento e condições necessárias para sua diluição.
O tratamento contra o besouro-da-batata-do-colorado da Apache inclui instruções específicas que devem ser seguidas dependendo se o produto for diluído em pó ou em grânulos dispersos. Um pacote de 0,5 gramas de pó é suficiente para uma horta de 200 metros quadrados quando diluído em 1 litro de água. Para tratar 100 metros quadrados (0,40 acres), você precisará de 5 pacotes de pó diluídos em um recipiente de 5 litros. Um pacote de 2,5 gramas é impraticável para uma horta pequena, mas conveniente para áreas maiores.
Existem diferenças na quantidade de Apache utilizada para tratar o besouro-da-batata-do-colorado e outros insetos. Isso deve ser levado em consideração ao ler atentamente as instruções de uso do Apache em batatas e outras plantas. O produto também pode ser usado para tratar o solo sob arbustos, onde os besouros podem estar escondidos. Para isso, utilize 1 grama da mistura (ou dois pacotes de 0,5 grama) por litro de água e dilua em um recipiente de um litro.
A terceira classe de risco para humanos exige diluição e pulverização com equipamento de proteção para o rosto e as mãos, e em clima sem vento. As instruções de diluição estão detalhadas no manual de instruções incluso, mas o veneno para o besouro-da-batata-do-colorado Apache geralmente não apresenta dificuldades de aplicação prática para jardineiros.
Apache: vantagens e desvantagens de uso
As avaliações do Apache, um produto para controle do besouro da batata do Colorado, recebidas por representantes de vendas russos são quase sempre favoráveis. Este produto japonês realmente possui diversas vantagens inegáveis, incluindo:
- ação sistêmica, que pode ser alcançada tanto pelo cultivo do solo quanto pela não aplicação em todos os tecidos da planta;
- Efeito rápido – a praga morre literalmente em meia hora;
- O besouro da batata do Colorado não desenvolve resistência à ação do pó diluído;
- solubilidade, permitindo o uso de água a partir de +200°C;
- Sachês solúveis que não precisam ser abertos, basta colocá-los na água;
- padrões mínimos de gastos;
- a capacidade de destruir quaisquer pragas que se alimentam de folhas em terrenos particulares.
https://youtu.be/bGf04Sqyz7U
Apache é um repelente para o besouro da batata do Colorado, e as avaliações dos consumidores mencionam algumas desvantagens menores. Entre elas, sua eficácia de curto prazo (mensal), sua toxicidade para abelhas, o que é decepcionante para apicultores, e sua incapacidade de matar ácaros. Seu custo relativamente alto também dificulta o uso por pessoas com recursos financeiros limitados.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes