Tomates secos ao sol caseiros incrivelmente deliciosos
Os tomates secos ao sol são um ingrediente essencial em muitos pratos italianos. Você pode comprá-los em quase qualquer loja, mas não seria melhor fazê-los em casa? São deliciosos e, melhor ainda, não contêm conservantes! Fazer seus próprios tomates secos ao sol é fácil: uma receita detalhada com fotos mostrará cada etapa do preparo.
Quais produtos são necessários?
A melhor época para preparar tomates secos ao sol é no final do verão, quando a variedade tipo ameixa está madura. Esses tomates são carnudos, firmes e deliciosos, não aguados e mantêm bem a forma. Eles têm poucas sementes e muita polpa, então o produto final não ficará seco.
Ingredientes para 5 frascos com capacidade aproximada de 0,3 l:
- 2,5 kg de tomates;
- 1 litro de óleo;
- 10 dentes de alho;
- Sal a gosto;
- 2 pacotes de ervas provençais.
Tomates secos ao sol no forno
Lave os legumes e retire os talos. Corte os tomates cozidos ao meio. Coloque-os numa grelha no forno, com uma assadeira por baixo para recolher o suco. Tempere com sal e asse em forno pré-aquecido a 60 °C (140 °F) por cerca de 4 horas e meia. Eles devem ficar firmes, mas não encharcados; o sal acelerará a liberação da umidade. Se o seu forno não tiver ventilador, abra a porta periodicamente para permitir que o vapor escape.
Enquanto cozinham, esterilize os frascos secos, coloque dois dentes de alho descascados, ervas de Provence e tomates em cada um, e regue com azeite aquecido. As frutas prontas são ideais para saladas, massas e bolos. Podem ser armazenadas secas e, em seguida, cobertas com azeite por 3 a 4 dias antes de servir.
Você também pode se interessar por:Tomates secos ao sol em um desidratador
Lave bem os tomates e corte-os ao meio. Retire as sementes dos tomates maduros e suculentos. Coloque as metades em uma grelha e tempere com sal a gosto. Desidrate-os por 12 a 18 horas em um desidratador a 500W. Troque as bandejas a cada 3-4 horas e resfrie os tomates periodicamente, se necessário. Depois de completamente secos, coloque-os em potes esterilizados e secos. Adicione uma colher de chá de ervas secas e alho a cada pote, a gosto. Aqueça o azeite antes de adicionar os tomates, mas não deixe ferver.
Despeje o azeite sobre os tomates e feche bem os frascos. Sem pasteurização, podem ser armazenados na geladeira por cerca de 3 a 4 meses, ou em local fresco por várias semanas, desde que estejam completamente cobertos com azeite. Para maior durabilidade, pasteurize-os por 7 a 8 minutos e guarde-os na despensa. Os tomates secos ao sol também podem ser congelados em recipientes hermeticamente fechados e cobertos com azeite por 3 a 4 dias antes do uso.
Você também pode se interessar por:tomates secos ao sol
Corte as frutas ao meio e retire as sementes. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel alumínio, com a parte lisa para cima. Espalhe-as bem juntas; elas encolherão bastante durante a secagem. Polvilhe-as cuidadosamente com sal. Cubra-as com uma grelha respirável e uma camada de gaze — isso proporcionará excelente proteção contra todos os tipos de insetos.
Coloque a assadeira preparada em um local ensolarado ao ar livre. Deixe os tomates secarem ao sol por cerca de 5 a 6 dias, garantindo que recebam luz solar direta. À noite, leve-os para um local seco e fechado. Quando estiverem prontos, coloque-os em potes esterilizados e secos. Adicione ½ colher de chá de sal em cada pote, alho a gosto e uma pitada generosa de ervas provençais. Despeje azeite morno sobre os potes e esterilize por 5 a 6 minutos. Feche bem com as tampas e guarde em local fresco e seco.
Preparar este ingrediente popular para molhos e saladas não leva muito tempo, mesmo para um cozinheiro iniciante. Os tomates são baratos no final do verão, então você pode estocar este aperitivo popular para surpreender sua família e convidados com pratos italianos requintados.

Receitas para Grelha: Dicas para Levar Suas Habilidades Culinárias a um Novo Nível