As cebolas podem ser plantadas duas vezes por ano: na primavera e no outono. Na Rússia central, o plantio é feito com base nas fases da lua e no clima da região. Você pode determinar a melhor época para plantar cebolas antes do inverno de 2020 na região de Moscou consultando a tabela de dias favoráveis ao plantio.
Características climáticas da região
O clima da região de Moscou é moderadamente continental, semelhante ao clima ameno da Europa a oeste e ao clima do Leste Asiático a leste.
Características da região de Moscou:
- Invernos moderadamente frios e verões moderadamente quentes;
- A temperatura média anual do ar é de +3,7 a +3,8 °C;
- 540–650 mm por ano (250–270 mm caem durante a estação de crescimento das plantas);
- A duração do dia no verão é de 15 a 17 horas;
- O período de diminuição da temperatura do ar (abaixo de 0 °C) dura do final de novembro até o final de março;
- O número de dias ensolarados por ano é de 17% (a maioria ocorre em abril), e os dias nublados representam 32% (ocorrendo com maior frequência em novembro);
- Observam-se ventos fortes no inverno (4,7 m/s), e ventos mais fracos no verão (3,5 m/s);
- O inverno é frio e dura do final de novembro ao final de março;
- Durante as geadas de inverno, o solo pode congelar a uma profundidade de 65 a 75 cm (em anos excepcionalmente frios, até 100 cm).
O clima na região de Moscou é nitidamente sazonal. Devido às mudanças nos padrões climáticos globais, esses limites se alteram (com mais dias quentes no verão e invernos amenos e quentes). As épocas de plantio de hortaliças também variam.
Por que plantar cebolas no inverno?
Jardineiros experientes recomendam o plantio de cebolas em outubro. Entre as vantagens:
- As cabeças crescem;
- Após a colheita na primavera, outras culturas hortícolas podem ser plantadas nos canteiros de bulbos;
- As folhas comestíveis da cebolinha verde crescem na primavera;
- Vegetais de inverno não formam flechas;
- O material de plantio é mais barato no outono;
- As sementes não requerem condições especiais de armazenamento.
Variedades para plantar no outono
Para plantando cebolas para o inverno As variedades adequadas são aquelas que conseguem produzir uma colheita mesmo com 15 horas de luz solar e ondas de frio. As mais comuns são:
- Arzamassky (variedade de meia estação, resistente à infecção fúngica);
- Danilovsky (variedade de meia estação, conserva-se bem, resistente ao míldio);
- Barão Vermelho (pertence às variedades precoces);
- Centurion (variedade de meia estação, frutos grandes, não suscetível a doenças fúngicas);
- Shakespeare (variedade de meia estação, resistente ao frio, não forma espigas);
- Radar (variedade de meia estação, resistente a geadas de até -5°C, não forma espigas, possui boa imunidade contra doenças virais).
As variedades de primavera, que são suscetíveis à geada, não são adequadas para o plantio no outono. Elas são plantadas apenas na primavera (quando as temperaturas sobem de forma constante) e colhidas no final da estação de crescimento.
Dias favoráveis e dias proibidos
Para garantir que os vegetais plantados no outono cresçam bem, é necessário seguir o calendário de plantio de cebolas e escolher a época mais adequada para o trabalho.
Leia também
Tabela de dias favoráveis para o plantio de cebolas
| Mês | Dias favoráveis |
| Setembro | 4:15, 19:31 |
| outubro | 4-5, 9-10, 13-14, 21-23 |
| novembro | 1-2, 5-6, 9-13 |
| dezembro | 2-12, 16-28 |
Dias desfavoráveis para o plantio de cebolas
| Mês | Dias proibidos |
| Setembro | 1-3, 16-17, 18 |
| outubro | 1-3, 15-17, 30-31 |
| novembro | 1, 14-16, 29-30 |
| dezembro | 1, 13-15, 29-31 |
Na região de Moscou, as cebolas são plantadas no outono, durante a lua minguante (a influência da lua minguante favorece o desenvolvimento das raízes e a germinação das sementes). O período ideal para o plantio é três semanas antes da chegada da geada. As condições climáticas são levadas em consideração na escolha da data. Se houver previsão de frio antes da data planejada para o plantio, o cronograma é alterado.
Como plantar
O sucesso no cultivo de hortaliças depende da preparação prévia das sementes e do solo. Para garantir uma colheita abundante, siga as recomendações de plantio e assegure-se de que as plantas recebam os cuidados adequados durante o período de crescimento.
Preparação das sementes
A preparação dos bulbos consiste em:
- Rejeição de espécimes doentes e pequenos;
- Tratar as sementes com uma solução de permanganato de potássio (colocá-las em uma solução a 1%, deixar por 10 minutos e depois secar) ou com um fungicida (Maxim, Topaz).
Para garantir uma boa germinação e reduzir o risco de doenças, recomenda-se despejar água fervente sobre as sementes. O desenvolvimento das raízes é estimulado pelo tratamento dos bulbos com uma solução de Kornevin. Este estimulante pode ser adicionado em forma seca aos buracos de plantio. Cinzas podem ser utilizadas como fertilizante para a hortaliça.
Preparação do solo, plantio e cuidados
Prepare o solo com antecedência (2 a 3 semanas antes do plantio planejado). Cave cuidadosamente o solo nos canteiros, remova quaisquer raízes e ervas daninhas restantes e cubra com filme plástico (para melhor isolamento térmico). Fertilize o solo com cinzas e húmus. Cave covas para as sementes com 5 cm de profundidade. O espaçamento ideal entre as plantas deve ser de pelo menos 6 cm e entre as linhas, de pelo menos 15 cm.
Recomenda-se cobrir os buracos de plantio com húmus (para facilitar a germinação). Quando houver geada, cubra o solo com cobertura morta. Palha, capim seco e galhos de pinheiro podem ser usados como isolamento adicional. No inverno, cubra as plantas com neve (isso ajudará os bulbos a absorverem mais umidade e germinarem mais rápido e melhor na primavera).
Na primavera, quando o clima se tornar consistentemente quente, remova a cobertura morta. Afofe o solo após cada rega (ou chuva). Plantios muito densos devem ser desbastados (para prevenir o desenvolvimento e a disseminação de infecções, impedir a proliferação de parasitas e melhorar a aeração das raízes e o desenvolvimento da parte aérea das plantas). Para prevenir doenças, semeie calêndulas e capuchinhas entre as fileiras.
O que não fazer
Para garantir que as cebolas de inverno cresçam bem, você não deve:
- Regar o solo em excesso (a rega excessiva fará com que os bulbos apodreçam);
- Deixe o solo secar (a falta de água leva ao ressecamento das folhas, as cebolas crescem mal e as cabeças ficam mal formadas);
- Corte as penas (a falta de vegetação retarda o crescimento dos bulbos);
- Deixe o solo endurecer (a falta de oxigênio no solo leva à morte das raízes);
- Ignore os sinais de deficiência de nitrogênio (as pontas das folhas ficam brancas e começam a secar); se esses sinais estiverem presentes, as cebolas devem ser adubadas com fertilizantes minerais.
As cebolas são fáceis de cultivar e cuidar. Na região de Moscou, podem ser plantadas ao ar livre tanto na primavera quanto no outono. O plantio deve ser feito de acordo com o calendário lunar, levando em consideração o clima da região. A observância rigorosa das práticas agrícolas é essencial para se obter uma colheita abundante.



Dias favoráveis para o plantio de cebolas no inverno de 2021, de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de mudas de cebola em 2021, de acordo com as fases da lua e considerando as regiões.
Qual é a melhor época para plantar cebolas ao ar livre em 2021, de acordo com o calendário lunar?
Datas de colheita das cebolas plantadas para armazenamento de inverno em 2020, de acordo com a lua.