Dias favoráveis ​​para o plantio de mudas de dálias anuais em 2021, de acordo com a lua.

Dália

Moradores de verão e proprietários de casas começam a planejar o plantio de dálias para o próximo ano já no outono. Eles compram sementes e preparam seus canteiros com antecedência. No entanto, para que as flores prosperem, precisam ser plantadas na época certa. O calendário lunar é usado para determinar o momento ideal, mas o tipo de variedade e o clima da região de cultivo também são levados em consideração. O plantio de dálias anuais a partir de mudas em 2021 requer o cumprimento de certas diretrizes.

Condições para o cultivo de flores

Recentemente, os amantes de flores têm se concentrado cada vez mais no cultivo de plantas anuais a partir de sementes. Entre essas anuais, as dálias ocupam uma posição de destaque. E não é surpresa. Existem 42 espécies dessas flores e dezenas de milhares de cultivares, divididas em 12 classificações. Os floristas utilizam principalmente cultivares híbridas chamadas Dahlia variegata, das quais existem mais de 15.000.

As dálias são fáceis de cultivar, mas têm algumas preferências. Não crescem em áreas baixas ou pantanosas. Adoram sol e calor, pois são originárias do México. Ao plantar dálias, escolha os seguintes locais:

  • solar;
  • Protegido do vento e das correntes de ar.

O solo ideal para o cultivo de dálias anuais é um solo franco-argiloso rico em húmus ou um solo arenoso. Em qualquer caso, o solo deve ser leve e solto. A área escolhida para as dálias é revolvida no outono e novamente na primavera. Na primavera, no final de março ou início de abril, as sementes de dálias anuais são semeadas para a produção de mudas.

Conselho!
O recipiente deve ser raso, mas largo. Certifique-se de incluir furos de drenagem.

Recipientes para alimentos e copos plásticos descartáveis ​​também funcionam bem. O ideal é comprar recipientes ou pastilhas de turfa, ou bandejas de plástico. Semeie as sementes uma de cada vez em cada bandeja. Isso evitará que as mudas jovens e ainda frágeis sofram estresse desnecessário durante o transplante e protegerá o sistema radicular contra danos.

Preparo do solo

Para semear mudas de dálias anuais, escolha um solo leve e fértil. Como alternativa, você pode usar um substrato para vasos de uso geral, próprio para mudas de flores. No entanto, nesse caso, ele deve ser diluído com areia, perlita, vermiculita ou fibra de coco na proporção de 3 partes de substrato para 1 parte de bicarbonato de sódio. Você também pode misturar partes iguais de:

Leia também

Como cultivar dálias a partir de sementes em casa
Cultivar dálias em casa é uma tarefa demorada, tanto para jardineiros iniciantes quanto experientes. No entanto, a recompensa é uma planta linda que prosperará em um vaso ou canteiro.

 

  • areia;
  • húmus;
  • solo de gramado.

Ou misture duas partes de turfa e uma parte de areia. Depois de preparar o solo, comece a semear. Para mudas de dálias anuais, escolha sementes de alta qualidade de um fornecedor confiável.

Semeadura

Antes da semeadura, as sementes devem ser desinfetadas, pois podem conter patógenos indesejáveis. Isso pode ser feito com uma solução diluída de permanganato de potássio. Após a conclusão de todos os procedimentos preliminares, você pode começar a semear. Coloque material de drenagem no fundo do recipiente de plantio. Pode ser:

  • tijolo quebrado;
  • argila expandida;
  • areia calcinada.

A camada de drenagem não deve ter mais de 2 cm de espessura. Em seguida, vem a camada de solo. Preencha o recipiente com o solo, deixando cerca de 3 cm de espaço entre as bordas e a superfície. Umedeça o solo com um borrifador e compacte-o levemente. Plante as sementes com cerca de 3 cm de distância entre si, pressionando-as levemente no solo.

Conselho!
Após plantar todas as sementes, cubra-as com uma camada de 0,5 cm de terra e borrife-as levemente com água à temperatura ambiente.

Para acelerar a germinação das sementes, você pode umedecer o solo com uma solução estimulante de crescimento em vez de água. Em seguida, crie miniestufas cobrindo a superfície com filme plástico, uma tampa transparente ou vidro. É recomendável etiquetar o recipiente para evitar confusões e movê-lo para um local aquecido com temperatura constante.

Cuidando das mudas

Para cultivar mudas de dálias anuais fortes, é necessário cuidar delas durante e após a germinação. Embora as dálias sejam consideradas plantas fáceis de cultivar, ainda assim requerem atenção e cuidado. Durante a germinação, mantenha as condições de estufa com temperatura constante. Ventile o recipiente diariamente e limpe qualquer condensação do material de cobertura. Assim que os brotos aparecerem, remova gradualmente o material de cobertura.

A rega desempenha um papel importante na germinação das mudas:

  • Enquanto as sementes ainda não germinaram, é melhor regá-las com um borrifador;
  • Quando os brotos aparecerem, umedeça as raízes usando uma seringa.

Assim que as mudas emergirem, o recipiente com elas deve ser transferido para um local bem iluminado, garantindo que recebam luz solar plena. Se necessário, utilize iluminação suplementar. Caso contrário, a falta de luz fará com que as mudas cresçam alongadas e finas. Com os cuidados adequados, as mudas devem aparecer em uma semana.

Quando surgirem duas ou três folhas, inicia-se a fase de colheita. As mudas devem ser transplantadas para bandejas ou copos individuais, mas não demore no transplante, pois elas podem ficar muito compridas.

colhendo dáliasRegras para a escolha:

  1. Algumas horas antes do transplante, é necessário regar abundantemente o solo onde as mudas serão cultivadas, para que a terra fique macia e as raízes não sejam danificadas durante o processo.
  2. O recipiente para o transplante é preenchido com terra, e uma depressão é feita no centro.
  3. Retire a planta com cuidado e coloque-a no buraco, enterrando as folhas cotiledonares.
  4. Polvilhe com terra, compacte e regue.
  5. Na hora da colheita, as mudas mais fracas devem ser descartadas, pois não conseguirão criar raízes adequadamente e produzir plantas fortes.

Leia também

Plantio e cuidados com o alho de inverno em 2020 de acordo com as fases da lua e regiões.
O alho é uma hortaliça que pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono. É mais comum plantá-lo no outono. As variedades de inverno amadurecem várias semanas antes, produzindo cabeças que...

 

Após o replantio, as plantas devem ser protegidas da luz solar direta por um período até que se estabeleçam. As mudas de dálias anuais devem ser adubadas com um fertilizante mineral para mudas após cerca de três semanas.

Observe!
Para dar forma à copa da planta, retire as folhas ao redor da terceira folha. Esse procedimento permite o crescimento de brotos laterais, criando um arbusto bonito e exuberante com um sistema radicular forte.

No início de junho, quando o risco de geada já passou, as mudas são plantadas ao ar livre. Antes do plantio, elas são aclimatadas para garantir um melhor desenvolvimento. Para isso, as mudas são colocadas ao ar livre por alguns dias, aumentando gradualmente o tempo de exposição. Após o plantio, as plantas precisam ser amarradas. Os caules das dálias são muito frágeis e quebram com facilidade.

Datas de plantio

A época ideal para o plantio de dálias anuais varia ligeiramente entre as diferentes regiões da Rússia. Por exemplo, na região central da Rússia (região de Moscou e arredores), de acordo com o calendário lunar de 2021, as mudas de dálias anuais podem ser plantadas em 18 de março. Os signos de Gêmeos, Libra e Aquário são favoráveis ​​para o cultivo de dálias. O trabalho de cultivo deve ser realizado em dias favoráveis ​​para as dálias, mas é preciso ter cuidado com a rega, pois as flores são particularmente suscetíveis a doenças durante esses períodos.

Dias de plantio para dálias anuais.

Mês Dias favoráveis Dias desfavoráveis
Marchar 3, 4, 17, 18, 22, 23, 26, 27, 30, 31

12, 13, 14, 28

abril 8, 9, 18, 19, 23, 24, 25, 26, 28 11, 12, 13, 27
Poderia 5, 6, 7, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23, 24, 25 10, 11, 12, 26
Junho 2, 3, 12, 13, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 29, 30 9, 10, 11, 24

O plantio de dálias anuais é uma tarefa que exige atenção. As condições de cultivo nos Urais e na Sibéria são essencialmente as mesmas de outras regiões. No entanto, devido ao clima mais rigoroso, a época ideal para o plantio ao ar livre varia em algumas semanas. Portanto, de acordo com o calendário lunar, recomenda-se que o plantio de mudas, o transplante e o plantio definitivo nos Urais e na Sibéria sejam realizados nas seguintes datas:

  • 3 de março, 4;
  • Em abril, o plantio de mudas é favorável nos dias 8, 26 e 28;
  • Maio, estes são 6, 7, 23;
  • Em junho, o calendário lunar para dálias recomenda os dias 3, 22 e 30.

plantio no solo

Observe!
As fases da lua têm efeitos diferentes na vida vegetal.

O plantio de acordo com as fases da lua é fundamental. Luas novas e cheias são dias em que é melhor não perturbar as plantas, pois elas passam por reestruturação e a seiva se altera. Gramados e prados alpinos podem ser cortados um dia antes e um dia depois; eles permanecerão limpos por mais tempo. A remoção de ervas daninhas também é recomendada nesses dias; as ervas daninhas danificadas permanecerão dormentes por um longo período.

Leia também

Plantio de mudas de Eustoma em 2020: uma tabela de dias favoráveis.
A eustoma é uma planta perene, mas na Rússia é cultivada como anual ou planta de interior, pois não sobrevive ao inverno ao ar livre. Para garantir a floração no verão, as sementes são semeadas…

 

Durante a lua crescente, a parte aérea da planta cresce. Recomendação:

  • rega abundante;
  • divisão e replantio de plantas perenes;
  • Plantar flores anuais;
  • fertilização mineral de plantas.

Durante a lua minguante, o crescimento da parte aérea da planta cessa e o desenvolvimento das raízes se inicia. A planta torna-se menos sensível à poda de brotos e ramos. Não é recomendável regar plantas adultas durante esse período, especialmente em dias nublados. Mudas e plantas jovens necessitam de rega moderada para evitar o apodrecimento das raízes. Nesse período, as plantas não são sensíveis à falta de água.

É claro que cada jardineiro tem o direito de decidir por si como e segundo qual calendário cultivar essas flores maravilhosas. Uma coisa é certa: uma vez que se estabeleçam no seu canteiro, elas o encantarão com sua beleza e viverão para sempre.

Quando plantar dálias anuais para mudas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates