Doenças da framboesa: fotos e tratamento

Framboesa

doenças da framboesaSe você reservou um terreno para framboesas e decidiu cultivar seriamente essa fruta saudável e deliciosa, vamos aprender sobre as doenças que as afetam, ver fotos e discutir seus tratamentos. Nossas framboesas são afetadas por diversos tipos de pragas e doenças. Mas não se desanime: se você adotar práticas de prevenção e cultivo adequadas, já estará na metade do caminho; tudo o que resta a fazer é ficar de olho nas suas plantas. Assim que você notar o início de uma doença ou a presença de uma pequena praga em suas plantas, ameaçando sua colheita, nós agiremos para erradicá-la.

Veja também: Doenças da macieira e seus tratamentos (fotos).

Câncer bacteriano

câncer bacteriano

Existem dois tipos dessa doença — radicular e do caule — e ambos são muito perigosos para as framboesas. O cancro radicular ataca as framboesas em todas as zonas climáticas, enquanto o cancro do caule prefere danificar as framboesas em climas mais quentes, especialmente em áreas úmidas. O cancro radicular ataca as raízes, formando tumores que aumentam gradualmente de tamanho, se unem e desenvolvem rachaduras. O cancro do caule forma crescimentos em forma de crista nos caules, rasgando a casca. Ambos os tipos levam à morte da planta.

O que fazerSe o dano for isolado e pequeno, remova e queime os arbustos infectados. Se o arbusto inteiro estiver infectado, transplante a framboeseira, tratando o novo local com sulfato de cobre e desinfetando as raízes com o mesmo produto.

Antracnose

antracnose

Em climas quentes e úmidos, a antracnose é particularmente virulenta. Manchas roxas aparecem nos brotos, espalhando-se depois para as folhas, a casca fica cinza, a folhagem morre e os frutos perdem o sabor e secam.

Como tratarRemova os rebentos afetados, afofe a terra, retire as ervas daninhas e trate com produtos específicos. Para prevenção, aplique uma calda bordalesa a 1% na primavera.

Mosaico

mosaico

As folhas diminuem de tamanho, escurecem no meio e clareiam nas bordas, os frutos perdem o sabor, os arbustos enfraquecem, a produção cai – isso é mosaico, os arbustos precisam de tratamento.

Como lutarPlantas infectadas com o vírus do mosaico não podem ser salvas; elas só podem ser removidas e queimadas. Para prevenir a doença, controle pulgões e ácaros, pois eles são vetores do vírus.

Ponto circular

Se você notar que as folhas da sua framboesa estão enrolando, desenvolvendo manchas amareladas ou ficando finas e quebradiças, é porque o vírus da mancha anelar invadiu sua plantação. Tome providências imediatamente!
Verifique o solo em busca de nematoides; se o número exceder 20 por 0,5 kg de solo, trate com nematicidas.

Septoria

septoria

Se você notar manchas acastanhadas nas folhas e caules, que ficam esbranquiçadas com uma borda, e pontos pretos nos caules, suas plantas estão com septoriose. Tome medidas imediatas, ou a doença pode arruinar sua colheita.

Como tratarRemova as partes afetadas e queime-as, trate com calda bordalesa, tenha muito cuidado ao aplicar nitrogênio.

Ferrugem

ferrugem

Prefere especialmente áreas úmidas. Na primavera, surgem protuberâncias amarelo-acastanhadas nas folhas e úlceras nos brotos; no outono, os esporos do fungo aparecem como uma camada escura.

Como controlar: As plantas afetadas devem ser descartadas. Medidas preventivas incluem afofar o solo, remover ervas daninhas, aplicar cobertura morta com estrume na primavera e tratar com calda bordalesa.

Enrolamento da folha de framboesa

curvatura

Se as folhas começarem a enrolar para baixo ao longo da nervura, ficando gradualmente bronzeadas na base, e as pétalas ficarem verdes, isso é considerado enrolamento, e você não deve esperar uma boa colheita.

Medidas de controleDestruir arbustos doentes, combater os pulgões que transmitem o vírus, tratar com malation.

Cultivo de framboesas

crescimento de framboesas

Pode devastar plantações inteiras de framboesas. Em vez de arbustos robustos, surgem numerosos brotos finos e baixos com folhas cloróticas. É transmitida por cigarras, ácaros e pulgões.

Medidas de controleEm primeiro lugar, o combate aos vetores da doença; em segundo lugar, a queima das plantas doentes; e o tratamento com malation duas vezes - antes da floração e no final da estação.

Informação interessante: signos férteis do zodíaco.

pragas da framboesa

Seus animais de estimação têm vários desses insetos deliciosos, que se alimentam até mesmo das folhas tenras e das frutinhas saborosas. Um deles é a borboleta-da-framboesa, uma borboleta azul-escura que esconde suas lagartas nos caules da framboesa durante o inverno. Na primavera, esses insetos roedores começam a destruir ativamente os caules da framboesa, perfurando-os por dentro. Em julho, as borboletas emergem, depositam seus ovos nas raízes da framboesa, de onde as lagartas eclodem e começam a penetrar nas raízes.

Como lutarPara evitar o desenvolvimento da salicórnia, é necessário fazer uma poda profunda e queimar os caules danificados.

Besouro da framboesa

besouro da framboesa

Eles roem os botões delicados, comem as folhas jovens, depositam ovos nas flores e danificam as bagas. São especialmente agressivos durante o período de floração.

Como lutarAntes da floração, certifique-se de pulverizar com uma infusão de calêndula e pimenta. Durante a formação dos botões, use Confidor ou Iskra. Cavar é muito eficaz para matar as larvas.
Aliás, as toupeiras podem causar muitos danos ao seu jardim, dê uma olhada. Como se livrar de toupeiras na sua casa de campo de forma fácil.

Gorgulho

gorgulho da framboesa

Na primavera, depositam ovos nos botões, roem os pedúnculos e, em meados do verão, os arbustos ficam cheios de besouros que os destroem, devorando-os de dentro para fora, e hibernam nas folhas caídas.

Como lutarAntes da floração, trate com malation, repita em agosto e revolva a terra no outono para destruir os ovos dos gorgulhos e impedir que sobrevivam ao inverno. O tratamento com "Condifor" antes da floração também ajuda.

traça-dos-rins

traça-do-rim

Na primavera, as lagartas já estão instaladas nos botões, fazendo com que estes sequem, roendo passagens e buracos, e os arbustos morrem.

Em termos de prevenção, cavar o solo, cortar os arbustos e queimar as áreas danificadas pelos mesmos ajuda.

mosquito-da-galha

mosquito-das-galhas

Outra pequena praga que pode causar danos significativos às framboesas. As larvas fazem ninho sob a casca e comem os caules por dentro. Formam-se galhas onde as larvas fazem ninho.

Medidas de controle: encontrar, remover, queimar.

doenças da framboesa
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates