Framboesas pretas no outono: cuidados e preparação para proteção no inverno, poda.

Framboesa

A framboesa é uma planta comum cultivada em praticamente todos os jardins. Os arbustos exigem pouca manutenção e as diferentes variedades variam em sabor e cor. A framboesa preta não é uma variedade nova; essa espécie, semelhante à amora, é considerada frutífera, resistente à seca e a doenças e pragas.

Ao decidir cultivar esta planta no jardim, o jardineiro deve familiarizar-se com as variedades estrangeiras e nacionais – cada uma tem as suas vantagens.

O fascínio do cultivo de plantações

Em comparação com as variedades vermelhas clássicas, as framboesas pretas apresentam vantagens; jardineiros experientes as valorizam pelas seguintes características:

  • ausência de crescimento radicular;
  • resistência à falta de umidade;
  • As bagas maduras não caem dos galhos do arbusto;
  • Algumas variedades apresentam resistência acentuada às quedas de temperatura;
  • não suscetível ao ataque de pragas;
  • possui um sistema radicular poderoso e profundo;
  • O fruto se separa facilmente do caule.

Muitas variedades são resistentes ao inverno, permitindo seu cultivo em condições siberianas sem a necessidade de recursos adicionais para prepará-las para o inverno. Os frutos possuem propriedades medicinais e a planta em si não é exigente quanto à composição do solo.

Descrição da variedade e suas características

As variedades de framboesa preta não são uma novidade; as primeiras variedades foram desenvolvidas na América já no século XIX. As seguintes variedades são populares na Rússia:

  1. Amora-preta. Uma variedade de maturação precoce, caracterizada por alta produtividade; com os devidos cuidados, os frutos são grandes. Os ramos não têm espinhos, facilitando a colheita. Não é particularmente resistente à geada, mas com proteção, sobrevive bem ao inverno em climas rigorosos. É bastante popular entre jardineiros amadores e profissionais; sua forte imunidade significa que raramente adoece.
  2. New Logan. Uma variedade estrangeira que se distingue pelo seu porte alto e frutificação precoce. Não tolera geadas, sendo, portanto, mais comum em climas temperados.
  3. Ugolek. Uma variedade local que, com os devidos cuidados, produz uma boa colheita. Seus frutos têm um sabor agridoce interessante, distinto das framboesas vermelhas.
  4. Litach. Uma variedade polonesa, desenvolvida em 2008 após um trabalho minucioso. Os frutos arredondados amadurecem em pleno verão e florescem. Os ramos são longos e espinhosos.
  5. Presentes da Sibéria. Recomendada para cultivo na Sibéria e no Extremo Oriente Russo, supera as variedades clássicas em resistência à geada. As bagas distinguem-se pelo seu sabor e aroma ricos. Adequadas para enlatamento, pertencem ao grupo das bagas de sobremesa.
  6. Sorte. Esta variedade também é conhecida por outro nome: Povorot. A planta é resistente a pragas e tolera o frio do inverno. Em condições favoráveis, um único arbusto pode produzir até 6 kg de frutos por temporada.

Cumberland – uma variedade que merece uma menção especial. É a primeira escolha para jardineiros que desejam se familiarizar com as variedades de arônia. Embora esta planta tenha sido desenvolvida no exterior, é amplamente cultivada nos países da CEI. Suas qualidades positivas incluem:

  • Rendimento: colheita de 2 a 10 kg de frutos por arbusto;
  • Maturação precoce – a primeira colheita na zona média é realizada no final de junho;
  • Cor azul-escura brilhante e intensa;
  • resistente a doenças e pragas.

A variedade Cumberland é o resultado de um cruzamento bem-sucedido entre uma framboesa clássica, grande e de produção contínua, e uma amora-preta. Ao fornecer cobertura adequada no inverno, os jardineiros podem variar o período de maturação da fruta.

Atenção!
Todas as variedades de framboesas semelhantes à amora são resistentes à geada, mas ventos fortes, alta umidade e congelamento dos brotos são prejudiciais à colheita.

Os caules da variedade Cumberland são robustos e desenvolvem uma camada azulada à medida que crescem. Possuem espinhos grandes, mas em pequeno número, portanto a colheita não difere da colheita de variedades clássicas. Os ramos atingem até 3 metros de comprimento, sendo ideal conduzi-los em forma de arco. Lembre-se de que todas as variedades de frutos pretos possuem um sistema radicular forte e desenvolvido, por isso plante cada arbusto com aproximadamente 30 cm de distância entre si.

Características de plantio desta variedade

O cultivo de framboesas pretas não difere muito do cultivo de variedades tradicionais da fruta, mas para simplificar o processo e evitar grandes problemas, preste atenção às seguintes características:

  1. Plantando framboesasRecomenda-se plantar a planta na primavera, embora não seja possível colhê-la nessa época. Se a muda for recebida no outono ou no verão, pode ser plantada imediatamente, sem restrições rígidas.
  2. Luz. Ao escolher um local para esta planta, lembre-se de que, assim como as variedades vermelhas, o rododendro negro prospera em locais com muita luz. Diferentemente das variedades vermelhas, ele precisa de proteção adicional contra o vento.
  3. Solo. Esta planta não é exigente quanto à composição do solo; cresce e frutifica bem em solos argilosos. A adubação não afeta a produção.
  4. Rega. Tolera a seca sem deixar cair frutos ou folhas. Recomenda-se rega abundante durante e após o amadurecimento dos frutos. Evite deixar o solo secar antes do inverno.

Para plantar a variedade de arônia-preta, cave buracos com até 50 cm de profundidade e preencha-os até a metade com uma mistura de húmus e cinzas. Adicione terra local aos buracos e coloque a muda. Imediatamente após o plantio, regue e cubra com uma mistura de turfa, composto e palha.

Atenção!
Ao escolher um local adequado para framboesas, evite plantá-las depois de tomates e batatas. Evite também plantá-las perto de amoreiras-pretas, apesar da semelhança.

Ao plantar grandes quantidades de mudas, considere plantá-las em duas fileiras. Isso economizará espaço e simplificará a colheita. Depois que os brotos crescerem, eles são amarrados à treliça, formando um arco. Os brotos não devem ficar em contato direto com o solo, pois isso fará com que a planta se deteriore.

Cuidando de framboesas pretas no outono

Com o local de plantio adequado, cuidar de framboesas pretas no outono é simples. Os fatores principais são luz adequada e proteção contra o vento. Ao contrário das variedades vermelhas, as framboesas pretas têm brotos frágeis, que quebram com facilidade.

A poda de outono das framboesas pretas exige que os caules sejam amarrados. Isso evitará o ressecamento excessivo e danos causados ​​por geadas leves.

As raízes dessas espécies penetram profundamente no solo e dependem da água subterrânea para nutrição. Apesar disso, a adubação adicional no outono é essencial para uma boa hibernação e uma colheita abundante. Antes de cobrir o arbusto para o inverno, ele deve ser adubado com um fertilizante que contenha um amplo espectro de micronutrientes.

As plantas são resistentes a pragas, mas doenças virais podem causar danos significativos. Antes do inverno, remova todas as folhas caídas e brotos danificados do canteiro de framboesas após a poda sanitária.

Como essas variedades frutificam em brotos de um ano, a poda deve ser feita com cuidado, removendo apenas as partes imaturas dos ramos jovens que morrerão durante o inverno. Isso é essencial, caso contrário, há risco de infecção fúngica em toda a planta. Na primavera, a poda deve ser feita apenas nos brotos laterais, cortando-os até a sexta gema.

Rega de outono das framboesas

No início do outono, após a colheita do último ovário, reduza a rega, mas não a suspenda completamente. Isso garantirá a maturação e a lignificação dos brotos jovens, evitando que morram durante o tempo frio. A rega deve ser totalmente suspensa durante períodos de chuva. Se não chover, regue cada arbusto em dias alternados, adicionando 10 litros de água ao solo. Evite replantar completamente o torrão de raízes. A rega deve ser suspensa quando a temperatura na região cair para 0 graus Celsius durante o dia.

Proteção contra doenças e pragas

Todos os detritos debaixo dos arbustos são recolhidos e queimados. As cinzas resultantes podem ser usadas como fertilizante na próxima estação. Se as plantas estiverem 100% livres de pragas, as folhas podem ser deixadas no chão – elas fornecerão abrigo confiável durante o inverno e se decomporão, transformando-se em fertilizante na primavera.

Em outubro, realize um tratamento sanitário preventivo com calda bordalesa em uma concentração de até 5%. As plantas devem ser tratadas da raiz à parte aérea. Ao realizar o tratamento, tenha em mente o seguinte:

  • A composição precisa de um dia sem chuva para funcionar;
  • O tratamento é realizado em tempo bom, pela manhã;
  • Os brotos devem estar secos.
Atenção!
Caso seja necessário o tratamento com inseticida, este deve ser realizado apenas no outono. Pode-se utilizar o produto multiuso Aktara. Este tratamento não deve ser realizado na primavera, caso contrário, a colheita será perdida.

Poda de framboesas pretas

No outono, todos os ramos de dois anos são podados rente ao solo. Os ramos jovens são amarrados a uma estaca fincada no solo para evitar que quebrem devido ao acúmulo excessivo de neve e gelo. Essa poda é essencial porque todas as variedades de arônia-preta possuem ramos longos e fortes. A falta dessa poda resultará em crescimento denso e menor frutificação.

Alguns jardineiros começam a poda já em julho. Isso evita o crescimento excessivo, mas reduz a produção. Essa abordagem é apropriada quando o objetivo é obter massa de caule com brotos de um ano para o ano seguinte — o que significa que você terá que abrir mão de parte da colheita em um ano para obter mais no ano seguinte. Se a produção da variedade for satisfatória, não há necessidade de poda de verão.

Épocas de poda

Não adie este procedimento. A poda é realizada após a queda das folhas do arbusto, em várias etapas. Primeiro, remova os ramos velhos com mais de dois anos, os fracos e os doentes. O tratamento sanitário é essencial para o amadurecimento adequado dos ramos. A falta dele resultará na morte da planta durante o inverno. O ideal é começar a poda em outubro, mas sempre leve em consideração as condições climáticas. Os cortes devem ser feitos antes da chegada da geada.

Um arbusto que ainda tenha folhagem deve ser podado após a remoção completa da mesma, seja mecanicamente ou naturalmente. As folhas cairão do arbusto no inverno e se tornarão um criadouro de pragas.

Os canteiros de framboesa precisam ser limpos do excesso de detritos antes da chegada do frio. Portanto, os prazos aproximados para cada região são os seguintes:

  • Região de Moscou – final de setembro a outubro;
  • Urais e Sibéria – Agosto;
  • Sul da Rússia e Krasnodar Krai – novembro.

Cada jardineiro decide por si se é melhor podar as framboesas pretas — na primavera ou no outono. A maioria concorda que a poda sanitária é essencial para garantir uma boa sobrevivência no inverno, sem perdas. Isso porque várias pragas costumam hibernar nos ramos.

Por que podar framboesas e isso é necessário?

Existem 3 tipos de processamento:

  • Sanitário – caules e ramos danificados da planta são removidos;
  • formativo – necessário para formar estruturas, criar arcos ou sebes verdes;
  • A poda preventiva, realizada no outono, inclui não apenas a remoção das áreas danificadas, mas também o corte dos brotos velhos.

A poda da framboesa é necessária para manter o arbusto uniforme. Em casos de emergência, por razões sanitárias, a poda pode ser realizada a qualquer momento.

Instruções de poda passo a passo

A época da poda de inverno das framboesas pretas varia conforme a região, mas a técnica permanece a mesma. As seguintes ferramentas são necessárias para este procedimento:

  • tesouras de poda;
  • faca de jardim;
  • podador de galhos;
  • luvas grossas;
  • pequeno ancinho.
Atenção!
Na poda de variedades de framboesas pretas, os ramos de dois anos são removidos, enquanto na versão clássica, ao podar framboesas vermelhas, eles são preservados.

O algoritmo de ações é o seguinte:

  1. Todos os instrumentos são tratados com uma solução desinfetante. A clorexidina é de fácil utilização.
  2. Utilizando tesouras de poda potentes e afiadas, remova os rebentos com dois anos de idade e transfira-os para fora da área.
  3. Os brotos verdes são cortados com um podador de galhos ou uma faca de jardim.
  4. Usando um ancinho, retire as folhas e corte partes do arbusto.

Para obter um arbusto com crescimento expansivo, os jardineiros recomendam podar a planta em diferentes alturas, ou seja, vários ramos são encurtados em 10, 20, 30 cm e os arbustos altos são cortados ao meio.

Este método não só melhora a formação dos frutos, como também garante uma frutificação abundante e uniforme ao longo das estações, uma vez que as bagas amadurecem mais cedo nos ramos compridos do que nos curtos. Outro argumento a favor da poda no outono é que os ramos mais curtos são mais fáceis de amarrar e prender, facilitando a cobertura da área com qualquer material sem a necessidade de estruturas adicionais.

Poda antes da geada

A poda de outono deve ser feita antes da chegada do frio. Se a variedade for caracterizada por maturação tardia dos frutos, a operação deve começar antes da queda das folhas. A velocidade de maturação dos ramos jovens e a produção no ano seguinte dependem da época da poda.

Todos os ramos que produziram frutos nesta estação devem ser removidos. Devem ser cortados rente ao solo, pois os tocos que ficarem podem abrigar insetos. Para isso, todos os ramos quebrados e doentes devem ser podados.

Em climas quentes, como no sul da Rússia, os brotos jovens podem não precisar ser removidos. Eles sobreviverão facilmente ao inverno em locais protegidos. Se o inverno for rigoroso para as framboesas, como na Sibéria, os brotos são removidos para evitar o apodrecimento.

Poda dupla de arbustos: várias nuances importantes

A poda dupla, ou método Sobolev, produz resultados, mas requer habilidade e precisão. Ao utilizar esse método, os arbustos são plantados na mesma área e o solo é generosamente fertilizado com matéria orgânica durante todo o verão.

No final de maio, remova os brotos indesejados e, após o ramo atingir 15-20 cm de altura, faça a poda apical. Após esse suporte, brotos laterais começam a crescer e, ao final da estação de crescimento, terão cerca de 50 cm de comprimento.

A segunda etapa da poda é realizada no ano seguinte. Após a folhagem amadurecer, as pontas dos ramos são podadas em 20 cm. Isso é feito para despertar as gemas dormentes e ativar a produção de frutos. Essa técnica exige rigorosa observância do momento certo.

Poda para encurtar

A altura dos cortes depende do tamanho e da condição da planta. Galhos com dois anos devem ser removidos rente à base, pois não produzirão mais frutos. Galhos com um ano devem ser cortados pela metade.

Atenção!
Ao escolher um método de poda, preste atenção às características da variedade. Quanto mais rápido a framboesa crescer, mais ela deverá ser podada.

A poda para encurtamento implica:

  • remoção completa dos caules antigos;
  • remoção de ramos anuais;
  • desbaste de brotos jovens.

Após a manipulação, a planta deve ser tratada com uma solução de sulfato de cobre.

Características da poda de framboesas remontantes para o inverno

Remontante Recomenda-se podar as framboesas no outono.Então, a poda não afetará a frutificação. Ao podar, remova todos os brotos velhos rente ao solo, bem como quaisquer galhos que tenham produzido frutos naquele ano.

O processo de trabalho inclui:

  • O mato é limpo de galhos secos, brotos velhos e brotos jovens são removidos;
  • Os troncos são cortados a uma altura de 60 cm;
  • Todas as folhas foram removidas do jardim da frente;
  • Os brotos são amarrados em feixes e dobrados até o chão.

As variedades de produção contínua requerem cuidados adicionais.Porque não são resistentes à geada, por isso devem ser cobertas durante o inverno.

cobertura

Durante a estação de crescimento, as plantas frutíferas perdem a maior parte dos seus nutrientes, por isso o outono é uma boa altura para uma fertilização completa. O fertilizante enriquecerá o solo com nutrientes e microelementos, melhorando o desempenho da planta.

Atenção!
Jardineiros recomendam regar as framboesas pretas antes do inverno com uma mistura de fertilizantes orgânicos e minerais, reduzindo pela metade as proporções recomendadas para a cultura.

Após a adubação, trate a planta contra pragas e regue-a novamente três dias depois. Após a rega, prepare a planta para o inverno. A adubação deve ser feita preferencialmente após a poda de outono, para que os nutrientes cheguem aos ramos que darão frutos no ano seguinte.

cobertura morta

No início do outono, o solo no canteiro de framboesas é revolvido a uma profundidade de 10 cm. Utiliza-se composto orgânico como cobertura morta. Em seguida, espalha-se uma camada de 5 a 7 cm sobre o solo. Em alguns casos, pode-se usar turfa, serragem ou palha. A superfície é então coberta com terra.

A aplicação regular de cobertura morta ajuda a criar húmus no solo sob a planta. Para garantir brotos fortes, regue-os abundantemente após a aplicação da cobertura morta.

Abrigo para o inverno

Nas regiões do norte da Rússia, os arbustos de framboesa precisam de proteção. Se a região for caracterizada por invernos com neve e temperaturas estáveis ​​(não superiores a -15 graus Celsius), não há necessidade de cobrir os arbustos. Isso porque as trepadeiras das variedades de framboesa preta se curvam facilmente. Após a poda, elas são amarradas em feixes e curvadas até o chão, presas a uma estaca.

Independentemente da região, as seguintes variedades estão disponíveis para o inverno:

  • Frutos grandes e alto rendimento;
  • sem espinhos;
  • plantas jovens.

É necessário abrigo se a região tiver um inverno rigoroso e não houver neve.

Uma condição importante é cobrir o arbusto antes da chegada da geada, pois é impossível dobrar os ramos da framboesa sem quebrá-los. Antes de dobrar a planta, crave ganchos de madeira ou metal no chão, enrole o arbusto com uma corda grossa e amarre-o. Cubra a parte superior com tecido não tecido e envolva-o com tela anti-roedores. Nas regiões mais frias, coloca-se neve sobre essa cobertura — isso garantirá que até mesmo as variedades mais resistentes sobrevivam ao inverno.

Retenção de neve

A retenção de neve é ​​uma técnica utilizada para conservar a neve em determinadas áreas. Ela serve para proteger as plantas do congelamento e aumentar o potencial nutritivo do solo. Se o solo estiver coberto de neve, a planta consegue resistir melhor aos ventos frios, a parte aérea fica protegida do gelo e a zona radicular fica protegida do congelamento.

As plantas cultivadas precisam de neve para se protegerem de geadas severas e para fornecer umidade na primavera. A retenção de neve começa após a primeira geada, quando há risco de vento. Idealmente, a temperatura do ar deve permanecer em torno de 0 graus Celsius. O tronco da planta é coberto com neve para criar um monte na base. Para evitar que a neve seja levada pela água, proteções são instaladas perto do canteiro de framboesas.

Saudável!
O ideal é usar ramos de abeto para recolher a neve. Eles são colocados em áreas onde a neve se acumula. Depois de cobertos, são cuidadosamente removidos e colocados no canteiro de framboesas.

Caso a neve se acumule nos galhos das árvores, ela também pode ser sacudida e movida manualmente para debaixo dos arbustos de framboesa preta, criando uma barreira protetora adicional.

Para concluir

As variedades de arônia são comuns entre jardineiros experientes e fáceis de cuidar. Essas variedades possuem excelentes qualidades, o que as torna populares entre os jardineiros. Seguindo as recomendações básicas, o arbusto sobrevive bem ao inverno e produz uma colheita abundante a cada estação.

framboesa
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates