Conhecendo as doenças Cerejas: descrição e fotografias.Assim, você pode perceber rapidamente se algo está errado com a árvore e escolher o tratamento mais eficaz. Afinal, se uma árvore frutífera for atacada por uma dessas doenças, isso pode afetar seriamente não apenas a produção de cerejas, mas também o crescimento da árvore e, com o tempo, sem tratamento, a árvore pode morrer completamente. Mais de um jardineiro perdeu seus pomares de cerejas simplesmente por ignorância básica, portanto, ao plantar essa árvore singular em sua propriedade, é importante conhecer as doenças comuns da cerejeira, suas descrições e métodos de tratamento.
Clusterosporíase
Essa doença desagradável, com um nome tão complexo, pertence a um grupo de doenças fúngicas. As condições mais favoráveis para o seu desenvolvimento são o clima quente e úmido, portanto, durante esses períodos, você deve inspecionar sua árvore com a maior frequência possível. Você pode reconhecer visualmente a doença observando atentamente as folhas da cerejeira. Nos estágios iniciais, pequenas manchas marrons aparecem formando uma borda; à medida que a doença progride, buracos se formam no lugar das manchas. A doença também afeta os frutos da árvore, que não só ficam visualmente desagradáveis, como também secam, tornando as cerejas impróprias para consumo. Em estágios avançados, a doença se espalha para a casca, causando rachaduras.
O tratamento para a mancha-das-flores-de-cereja (com fotos), que é semelhante à mancha-de-claterosporium, consiste principalmente em impedir que o fungo sobreviva à estação fria. Isso significa cortar todas as áreas afetadas da árvore e queimá-las imediatamente. Se a casca da árvore estiver rachada e houver exsudação de goma, a área deve ser selada com piche para jardinagem. Frutos e folhas caídas e afetadas também devem ser queimadas.
Coccomicose
Visualmente, esta doença manifesta-se como manchas castanhas na superfície superior das folhas, enquanto uma camada branco-rosada pode ser encontrada na superfície externa. As folhas afetadas param a fotossíntese, ficam completamente amarelas e caem. Tanto os frutos quanto a casca são suscetíveis à deformação. O perigo reside no fato de que a maturação da madeira é inibida, o que, em geadas severas, pode levar à queimadura por frio.
Se as cerejeiras começarem a perder folhas já em agosto, é hora de tratar a árvore. O tratamento principal consiste em remover todas as áreas afetadas. Na primavera, você pode prevenir a doença tratando a madeira com Nitrfen. Pulverizar a árvore com calda bordalesa também ajuda a combater a doença.
A coccidiose não é típica de variedades de cereja como ‘Lyubskaya’ e ‘Vladimirskaya’.
Moniliose
Para reconhecer doenças em cerejeiras, é preciso conhecer suas descrições e fotografias, bem como os métodos de tratamento. Isso é especialmente importante se sua cerejeira for repentinamente infectada com moniliose. Essa doença pode se espalhar para outras árvores. Ela afeta os galhos e a folhagem. Uma camada semelhante a cinzas aparece nos galhos e as folhas secam, dando a impressão, às vezes, de que a árvore foi atingida por um incêndio. As folhas secas associadas a essa doença são causadas pela moniliose.
Como a doença se espalha a partir de áreas já infectadas da árvore, todas as áreas inflamadas devem ser removidas e queimadas. Este pode ser um processo trabalhoso, mas é a única maneira de eliminar a doença da árvore.
Antracnose
Uma das poucas doenças que afeta principalmente os frutos da árvore. As cerejas, mesmo que ainda não estejam maduras, desenvolvem uma fina camada protetora, e se o clima estiver constantemente quente, as folhas da árvore também podem ficar vermelhas.
A melhor maneira de eliminar a doença é colher os frutos afetados e enterrá-los em algum lugar afastado da plantação, de preferência em uma área silvestre. Uma solução de Polyram é eficaz tanto para o tratamento quanto para a prevenção.
ferrugem de cereja
É uma doença fúngica que se manifesta como manchas vermelho-acastanhadas (semelhantes à ferrugem) nas folhas das árvores.
Para tratar essa doença, a árvore deve ser tratada com a preparação "Hom", diluída na proporção de 40 gramas para 5 litros de água. Como a doença se localiza principalmente na face superior das folhas, o tratamento com essa preparação é simples.
Recomendamos: O que fazer se a cerejeira estiver florida, mas não estiver dando frutos?.
Mofo fuliginoso
Outra doença que afeta a cerejeira é a fumagina, descrita (com fotos) da seguinte forma: a formação de manchas cinzentas e sujas, semelhantes a fuligem, nas folhas, brotos e, eventualmente, nos frutos. Em estágio avançado, a mancha se transforma em uma densa camada cinzenta que pode ser facilmente removida com a mão, deixando um resíduo preto, semelhante a fuligem, daí o nome.
O tratamento da madeira com preparações que contenham cobre será eficaz.
Conhecer as doenças das cerejeiras, incluindo suas descrições e fotos, pode não só ajudar a encontrar tratamentos oportunos, como também aumentar a produção da sua árvore. Afinal, toda planta precisa de cuidados adequados, o que inclui medidas para prevenir e tratar doenças.

Adubação da cerejeira no outono: poda, cuidados, replantio, proteção de inverno.
Instruções passo a passo sobre como plantar cerejeiras no outono
Transplante de Cerejeiras no Outono – Guia Passo a Passo
Tudo sobre a variedade de cereja Turgenevskaya