As folhas de chá podem ser muito benéficas para as plantas como fertilizante no início da estação de crescimento. Embora o rendimento seja alto, o consumo da matéria-prima, neste caso, é significativamente menor do que o necessário para aplicação no solo ou irrigação. Será fácil acumular a quantidade necessária de folhas de chá usadas para o cultivo de mudas durante o outono e o inverno.
As propriedades benéficas das folhas de chá
As folhas de chá têm a capacidade melhorar a qualidade do solo, melhorando sua estrutura e enriquecendo-a com nutrientes. Também é benéfico misturá-la com a mistura de solo destinada ao cultivo de mudas.
Benefícios das folhas de chá:
- Uma alta concentração de potássio promove o fortalecimento e a viabilidade de plantas jovens. Mudas que recebem quantidades suficientes desse elemento em sua nutrição enraízam mais rapidamente após o plantio.
- Graças ao cálcio, cuja proporção nas folhas de chá é de 4,7 mg/g, a germinação das sementes melhora e os brotos desenvolvem caules e raízes mais rapidamente.
- A importância do magnésio, que garante a fotossíntese, aumenta se as plantas sofrerem com a falta de luz, o que é um problema comum para mudas cultivadas em zonas médias ou do norte.
- A deficiência de ferro geralmente ocorre nas plantas no início do seu desenvolvimento, e o papel desse elemento no metabolismo diminui posteriormente. As folhas de chá contêm ferro suficiente para nutrir as mudas — 2 mg/g.
- Em solos argilosos, as folhas de chá atuam como um agente afrouxante, tornando a estrutura do solo mais leve; em solos arenosos, elas enriquecem o solo com húmus e previnem a rápida perda de umidade.
- A capacidade de absorver umidade é especialmente útil para mudas: as folhas de chá atuam como um sistema de drenagem, protegendo as raízes do apodrecimento em caso de excesso de água.
- Os taninos presentes nas folhas de chá também previnem os processos de putrefação.
A única situação em que as folhas de chá podem piorar a qualidade do solo é em solos excessivamente ácidos. Os taninos têm um efeito acidificante, enquanto as hortaliças preferem solos ligeiramente ácidos ou (menos frequentemente) alcalinos. As folhas de chá são apropriadas quando se necessita da acidificação de solos alcalinos.
As folhas de chá, como substrato para o plantio de mudas, são úteis para muitas culturas de hortaliças:
- tomates;
- pepinos;
- feijões;
- ervilhas;
- cenoura;
- rabanete;
- pimenta.
Preparando o substrato a partir das folhas de chá.
Para semear as mudas, você pode usar folhas de chá comuns ou folhas retiradas dos saquinhos de chá. É importante que as folhas de chá estejam livres de fragrâncias e corantes. Evite usar folhas frescas, pois fervê-las remove o alumínio e alguns taninos, que são prejudiciais a qualquer planta em altas concentrações.
Preparação do substrato:
- Cada lote de folhas de chá usadas deve ser seco, pois as folhas úmidas mofam rapidamente. Se usar um saquinho de chá, retire-o da xícara antes de adicionar o açúcar ou enxágue-o com água limpa antes de secar. Resíduos de açúcar nas folhas de chá podem atrair mosquitos e formigas.
- Para preparar a base do substrato, misture 2 partes de terra de jardim e 2 partes de composto. Adicione 250 gramas de cinzas de madeira peneiradas a cada balde da mistura.
- As folhas de chá são adicionadas à mistura de solo na proporção de 1:3 imediatamente antes da semeadura. As folhas de chá devem estar secas.
- O solo resultante é usado para encher recipientes para mudas, onde as sementes são plantadas.
As vantagens de usar um substrato com folhas de chá para o cultivo de mudas incluem:
- Nutrição – as mudas semeadas nesse solo não necessitam de adubação adicional;
- afrouxando o solo;
- Evitar o acúmulo de umidade excessiva;
- proteção contra a doença do carbúnculo sintomático;
- baixo custo e naturalidade do produto.
Entre as desvantagens, destaca-se a necessidade de coletar matérias-primas.
Pastilhas para mudas feitas com saquinhos de chá
Saquinhos de chá podem ser usados em vez de pastilhas de turfa. para semear mudasNeste caso, são necessários sacos retangulares usados e secos.
Esquema de semeadura com saquinhos de chá:
- Umedeça os sacos secos antes do procedimento para evitar que se rompam.
- Corte a borda superior e abra a embalagem. Não despeje as folhas de chá.
- Encha o saco com terra, misturando-a com chá.
- Coloque os recipientes dentro do recipiente, apertando-os o suficiente para que os sacos de papel não tombem.
- Antes de semear, regue abundantemente os sacos com um estimulante de crescimento, como o "Epin".
- Realizar a semeadura.
- Feche o recipiente com sacos com tampa transparente ou cubra com plástico e prenda com um elástico para criar um efeito estufa.
Na hora do transplante, coloque as mudas em um novo recipiente sem retirá-las do saco ou perturbar o torrão de raízes. Portanto, esse método é especialmente recomendado para culturas que não toleram bem o transplante, como pimentões. É importante que o saco seja de papel, e não de tela sintética, pois isso permitirá que as raízes em crescimento o atravessem facilmente. Se, durante o transplante, você perceber que dois sacos estão grudados, não tente separá-los enquanto estiverem secos — eles podem rasgar e você pode danificar as raízes acidentalmente. Após a rega, os sacos podem ser facilmente separados.
Vantagens dos comprimidos a partir de sacos de cultivo de mudas:
- As folhas de chá servem como fonte de nutrientes para os brotos jovens;
- O transplante é realizado com risco mínimo de danos às raízes;
- Não é necessário nenhum investimento financeiro adicional, como a compra de pastilhas de turfa.
Os jardineiros também apontam diversas desvantagens desse método:
- intensidade de trabalho;
- Nem todas as bolsas são adequadas;
- alta probabilidade de formação de mofo.
A composição mineral e as propriedades físico-químicas das folhas de chá tornam-nas particularmente benéficas para plantas jovens. Cultivar mudas usando folhas de chá é barato e completamente seguro – a matéria-prima não é altamente bioativa, contém doses moderadas de nutrientes e é ecologicamente correta.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes