As framboesas não são plantas particularmente exigentes ou complicadas. Portanto, jardineiros iniciantes podem pensar que elas não precisam de manutenção. Isso, é claro, não é verdade. Se você não podar as framboesas no outono, elas logo se transformarão em uma "selva" impenetrável. Você também notará que alguns jardineiros colhem uma safra substancial, enquanto outros se contentam com pouco. Tudo se resume aos cuidados adequados.

Por que o procedimento é necessário?
A framboesa é uma fruta bastante comum nos países da CEI. É raro encontrar um jardim sem essa cultura. No entanto, ela requer cuidados adequados. Matagais densos não produzirão uma colheita suficiente, e as framboesas serão pequenas. O sabor também será prejudicado pela falta de luz solar, nutrientes, água e ventilação.

A poda das framboesas ajuda a prevenir algumas doenças e facilita a colheita. Isso cria mais espaço, tornando mais fácil colher as framboesas sem ter que arranhar as mãos nos espinhos.
Você também pode se interessar por:botões de frutificação A maioria delas é encontrada em brotos de dois anos. São esses que produzem a maior parte da colheita. Os ramos mais velhos dificultam seu desenvolvimento, e as framboesas começam a produzir menos frutos e com sabor menos intenso.
Ferramentas necessárias

Para podar corretamente, você precisa ter as ferramentas certas à mão. O principal auxiliar nesse assunto é
tesouras de podaA lâmina precisa estar afiada, caso contrário você pode danificar seriamente os brotos, que podem secar e morrer. Tesouras de jardim são uma boa alternativa às tesouras de poda. Elas têm cabos longos e práticos que alcançam até os arbustos mais densos.
Em alguns casos, você precisará de uma faca de jardim afiada. Os brotos nem sempre são cortados retos, e uma faca pode ajudar a uniformizar o corte. Não se esqueça de um ancinho, que pode ser usado para recolher todo o material cortado e queimá-lo.
Você também pode se interessar por:Tecnologia operacional
As framboesas são plantas perenes com um ciclo de crescimento de dois anos. A colheita provém das plantas com dois anos de idade. Para garantir uma frutificação consistente, manter o tamanho das framboesas e evitar que cresçam demais, elas precisam ser podadas regularmente. No entanto, podar framboesas no outono não é necessariamente difícil para iniciantes.
A poda de outono é principalmente caráter sanitárioTodos os ramos doentes, em excesso, quebrados e velhos são removidos e, em seguida, queimados. O período ideal para a poda é um mês antes da chegada da geada. Portanto, vale a pena consultar a previsão do tempo com antecedência.

Durante o verão, um arbusto produz até vinte brotos novos. Se as framboesas forem plantadas em fileiras, apenas metade deles deve ser mantida. Se forem plantadas em arbustos, podem ser mantidos doze brotos.
Especialistas recomendam podar os arbustos de framboesa seguindo um padrão, em alturas variadas. Alguns ramos são encurtados em 10 cm, outros em 20 cm, alguns pela metade, e assim por diante. Esse procedimento ajudará a estabilizar a frutificação a longo prazo.
Você pode esperar uma colheita inicial de arbustos levemente podados; outros produzirão um pouco mais tarde. A poda intensiva afetará a produção; inicialmente, será menor, mas com o tempo, se recuperará. Em regiões mais frias, as framboesas devem ser cobertas imediatamente após a poda.
Você também pode se interessar por:Altura da poda e cuidados subsequentes
A altura ideal para a poda de framboeseiras depende de sua condição e idade. Brotos de dois anos devem ser cortados rente ao solo, enquanto os de um ano devem ser podados pela metade. Variedades de crescimento rápido devem ser podadas mais baixas. Um metro e meio é a altura máxima permitida para as framboeseiras.
As variedades que produziram uma colheita abundante são podadas rente ao solo, pois novos brotos surgirão na primavera. Imediatamente após a poda, os ramos restantes são tratados com Fitosporina, que previne doenças.

Após todos os procedimentos de poda, os arbustos de framboesa requerem cuidados mínimos e baratos. Toda a plantação é regada abundantemente. Depois que o solo seca, é feita a cobertura morta.
Cobertura morta de outono necessário para proteger o solo dos efeitos nocivos do meio ambienteEsses fatores incluem vento, geada e erosão. A cobertura morta aumentará as chances de uma boa colheita de framboesas no próximo ano.
Em seguida, você precisa fertilizar as framboesas. Normalmente, esterco, excrementos de pássaros e fertilizantes minerais são usados como nutrientes. Os fertilizantes são aplicados na seguinte ordem:
- As fezes dos pássaros são espalhadas por todo o canteiro de framboesas em forma líquida.
- O estrume é adicionado para misturar com o solo. Ele também serve para isolar as raízes durante o inverno. Recomenda-se o uso de 5 a 6 kg de estrume por metro quadrado. A aplicação deve ser feita, no máximo, uma vez a cada três anos.
- O composto orgânico é considerado um excelente fertilizante. O composto é material vegetal parcialmente decomposto (folhas, grama e talos).
- Podem ser utilizadas culturas de adubação verde, como ervilhaca, aveia, tremoço e mostarda. Elas são plantadas no início do verão e incorporadas ao solo com a aproximação do inverno. Ali, elas se decompõem e se transformam em um bom fertilizante.
- A turfa enriquece o solo dos canteiros de framboesa. Deve ser alternada com outros fertilizantes para evitar o excesso.
- O sal de potássio e os superfosfatos são usados como fertilizantes minerais. Aplicam-se de 45 a 60 gramas da substância por arbusto. Sulcos são feitos entre os arbustos e o fertilizante é então aplicado.
Evite usar fertilizantes à base de nitrogênio. Eles estimulam o crescimento das plantas quando estas deveriam estar em repouso vegetativo.
Antes de adubar as framboesas, é preciso prestar atenção à sua aparência:

- Folhas amareladas e crescimento deficiente da plantação indicam deficiência de magnésio.
- Se as folhas estiverem marrons perto das bordas, isso indica falta de potássio.
- Níveis baixos de ferro resultam em folhas amarelas com nervuras verdes.
- Se os caules forem muito finos, significa que não há fósforo suficiente.
Se você mora em uma região com clima rigoroso, cubra as framboesas durante o inverno. Alguns galhos devem ser amarrados e dobrados até o chão. Em seguida, cubra a planta com palha, folhas secas, serragem ou utilize um material artificial.
Você também pode se interessar por:framboesa sempre-frutífera
A poda desta variedade de framboesa difere do procedimento padrão. Na maioria das vezes, a remoção dos ramos da framboesa depende do clima. A poda de outono é adequada para regiões mais quentes, enquanto a poda de primavera é mais apropriada para regiões mais frias.
Deve-se levar em consideração que framboesa sempre-frutífera A planta produz frutos tanto nos ramos do primeiro quanto nos do segundo ano, podendo ser colhida duas vezes. Normalmente, a primeira colheita produz mais frutos do que a segunda. No entanto, os frutos podem ser colhidos até a primeira geada, embora não em grandes quantidades.

A poda de inverno das framboesas ocorre pouco antes da geada. Consiste em cortar todos os ramos velhos rente ao solo. Os arbustos plantados nesta época são podados a 20 cm. Este procedimento ajuda a eliminar pragas e doenças.
Você também pode se interessar por:Após o procedimento de poda, os arbustos são tratados com aditivos especiais. Geralmente é três por cento de calda bordalesaTodas as partes cortadas da colheita devem ser queimadas.
Na primavera seguinte, você precisa encontrar os arbustos congelados ou mortos e podá-los. Pode-se podá-los completamente ou apenas até a parte viva. Todo esse processo é realizado por volta de abril ou maio, antes do surgimento das folhas.
Esquema de Sobolev
O jardineiro russo A. G. Sobolev introduziu um método verdadeiramente revolucionário de poda dupla para framboesas. A primeira poda é realizada no final de maio ou início de junho. Aproximadamente 12 a 15 cm da ponta de um broto jovem que atingiu 70 a 100 cm de altura são cortados. A planta para de crescer verticalmente e concentra toda a sua energia nos brotos laterais. No final do verão, 5 a 6 novos brotos surgirão. Esses brotos são então armazenados para o inverno. A poda não deve ser feita após o período recomendado, caso contrário, todo o broto morrerá no inverno.
A segunda etapa da poda ocorre na primavera seguinte. Desta vez, as pontas são cortadas dos ramos laterais. Isso estimula o surgimento de gemas ao longo de todo o tronco principal, que então se transformam em ramos. Quando chega a época da frutificação, toda a planta estará coberta de ovários e cachos de grandes bagas.
Mas o método de Sobolev também tem suas desvantagens. Principalmente, envolve um plantio muito denso. Alexander Georgievich presumia que quanto mais brotos, mais frutos haveria, mas logo percebeu que isso não era verdade. No primeiro ano, em um terreno de 50 metros quadrados com quatro fileiras de arbustos, cada uma com 15 a 20 brotos, o jardineiro colheu cerca de 30 kg de frutos.
No ano seguinte, ele reduziu o número de fileiras para duas, deixando 2 metros entre elas. O número de brotos também diminuiu para 10. A produção daquele ano foi de 75 kg. Um ano depois, o número de brotos caiu para 8 e a produção foi de 100 kg. Por fim, o pesquisador reduziu o número de brotos por arbusto para 4 e a produção aumentou para 135 kg.
Mesmo seguindo todas as regras, não há garantia de uma boa colheita. Muitos fatores influenciam a frutificação, incluindo o clima, a composição do solo e a variedade da framboesa. Portanto, a experimentação é essencial. Não existe uma maneira definitiva de podar framboesas para o inverno. Cada jardineiro tem seus próprios segredos. Mas uma coisa permanece constante: As framboesas requerem cuidados no outono..

Quando colher folhas de framboesa e groselha para secar durante o inverno.
Poda de framboesas remontantes: como fazê-la corretamente
Framboesas pretas no outono: cuidados e preparação para proteção no inverno, poda.
Cuidados adequados com as framboesas no outono e sua preparação para o inverno.