O que plantar no outono na sua dacha: dicas para jardineiros e agricultores familiares

Flores

O outono é a época da colheita, da poda, da preparação das plantas para o inverno e da organização do jardim. Normalmente, as pessoas não planejam plantar novas culturas nesta época, mas jardineiros experientes sabem que certas variedades de arbustos, flores, hortaliças e ervas, plantadas no inverno, tornam-se mais resistentes e produzem frutos no início da primavera. Um sistema radicular mais forte e a resistência à geada reduzem o risco de doenças e a suscetibilidade a pragas, aumentando a produtividade. Para aproveitar os benefícios do plantio de outono, o ideal é saber com antecedência o que é melhor plantar neste período.

Quais são os benefícios de plantar no outono?

Algumas pessoas acreditam que não adianta plantar nada no jardim no outono, pois há um alto risco de as sementes morrerem. No entanto, é importante lembrar que muitas variedades sobrevivem bem ao inverno, então é melhor focar nessas na hora de escolher. As plantas que sobrevivem bem ao inverno se tornam mais fortes e produzem uma boa colheita precoce. A seleção natural ocorre, resultando na sobrevivência e germinação dos brotos mais fortes, aqueles mais resistentes à geada e a doenças. As principais vantagens do plantio no outono incluem:

  • economizar tempo na primavera para preparar o solo, as estufas e fertilizar;
  • colheita antecipada;
  • Você pode usar sementes cujo prazo de validade esteja próximo do fim;
  • No outono, o solo está bem úmido e não necessita de rega adicional após o plantio;
  • As culturas de inverno não temem tanto as geadas da primavera, que só podem destruir as sementes plantadas na primavera;
  • Forma-se um sistema radicular forte, graças ao qual a planta receberá mais umidade e microelementos do solo na primavera.

Vale a pena considerar, no entanto, que além dos benefícios, também existem riscos:

  • Se você plantar uma muda cedo o suficiente no outono em sua casa de campo, ela brotará e morrerá com a geada;
  • Nem todas as culturas sobreviverão ao inverno, você precisa escolher apenas aquelas que são capazes de "sobreviver ao inverno";
  • Somente solos leves são adequados;
  • O local não deve estar em uma encosta, em uma depressão ou perto de corpos d'água, para que o degelo da primavera não destrua as sementes;
  • No início da primavera e durante as geadas após a germinação, os brotos correm risco.
Observação!
Para o plantio, é importante escolher o momento ideal, quando ainda não há cobertura de neve, o solo não está muito congelado e não está tão quente a ponto de os brotos começarem a se desenvolver. Esse período pode variar para cada cultura, por isso é importante considerá-lo com antecedência.

O que plantar na sua dacha no outono

https://youtu.be/gjIqIwlv4uo

Cebolas e alho são geralmente plantados em canteiros no outono para garantir uma colheita antecipada no ano seguinte e a oportunidade de desfrutar de verduras frescas mais cedo. O alho plantado entre as fileiras de morangos também repele pragas com seu aroma. Endro, salsa, fisális, pastinaca, cenoura, beterraba, nabo e outras verduras folhosas também podem ser plantadas no inverno. Certifique-se de deixar espaço para flores, arbustos e árvores frutíferas.

Algumas áreas serão úteis semear com adubo verdePara enriquecer o solo com nutrientes essenciais e microelementos na primavera, culturas de inverno como ervilhaca, mostarda, centeio e aveia são adequadas para esse fim. Dependendo do tipo de solo e da cultura escolhida, o solo será enriquecido com nitrogênio, enxofre e fósforo. Para melhores resultados, combine várias adubações verdes em uma mesma área para obter um enriquecimento completo do solo. Além de fertilizar, a ervilhaca, por exemplo, ajudará a combater ataques de lesmas, caracóis e pombos, enquanto a aveia previne a podridão e torna os solos argilosos mais soltos.

Observação!
Após a adubação verde, é preciso ter cuidado com o que semear em seu lugar para evitar expor os novos brotos às mesmas doenças. O ideal é fazer rotação de culturas: repolho, rutabaga e rabanete crescem bem após mostarda, ervilhaca e rabanete oleaginoso. Batatas, pepinos, tomates e abóboras podem ser plantados após o centeio.

Flores de outono para plantar

No outono, plantam-se flores anuais e perenes. As flores bulbosas são as mais escolhidas, e também se plantam arbustos e semeiam-se sementes. Para cada variedade, é preciso considerar a época de plantio, o tipo de solo e a localização do canteiro. O importante é plantar no máximo um mês antes do inverno. O período ideal vai do início de setembro ao final de outubro.

Os bulbos precisam ser preparados com antecedência: escolha os mais fortes, deixe-os secar e plante-os em profundidade suficiente para evitar que brotem antes da geada. Algumas variedades devem ser protegidas durante o inverno. Os arbustos perenes são plantados em setembro, as sementes podem ser semeadas em outubro e os muscaris de bulbo pequeno podem ser semeados já em agosto.

Plantas perenes

A maioria das flores perenes é plantada, dividida ou transplantada em outubro. O solo precisa ser preparado e fertilizado, pois elas crescerão no mesmo local por vários anos. O ideal é cavar os buracos com antecedência, na primavera ou no verão. O sistema radicular deve estar fechado; podem ser estacas enraizadas ou alporquias do ano anterior. Algumas sementes de plantas perenes não germinam sem estratificação, portanto, não sobreviverão se plantadas na primavera ou se tentarem iniciar mudas em ambientes internos. Entre elas estão o heléboro, o delfínio e a prímula. Algumas empresas de jardinagem alertam sobre isso, por isso é importante ler atentamente a embalagem se você estiver escolhendo essas variedades pela primeira vez.

Phlox

Ela prospera em áreas ensolaradas e com sombra parcial. Replante com o torrão de raízes. O broto deve ter pelo menos dois caules; após a divisão, corte os brotos a no máximo 20 cm.

Rudbéquia

Uma planta de fácil cultivo, o principal é a rega regular. Ela desenvolve caules altos, que eventualmente precisarão ser amarrados a um suporte. O ideal é escolher solo fértil em pleno sol ou meia-sombra. Se o solo for argiloso, adicione areia e composto orgânico.

Prímula

Propaga-se por sementes ou rizomas em solo aberto, fértil e solto. Prefere sombra e meia-sombra sob árvores e arbustos, longe da luz solar direta.

Heuchera

O melhor local para o plantio é um canteiro voltado para oeste ou leste, em sombra parcial de outras plantas. Em pleno sol, requer rega regular. Floresce mais abundantemente em solo solto e fértil.

Lavanda

Ela prospera em pleno sol, mas seu crescimento diminui significativamente se cultivada em outros locais. Propaga-se por sementes em campo aberto e não tolera excesso de umidade.

Lírio

Plante os bulbos em setembro em um local bem iluminado, mas evite a sombra antes do meio-dia. A luz solar direta é indesejável, pois pode queimar as folhas e os caules. Mantenha o solo moderadamente úmido; o encharcamento pode matar a planta.

Genciana

Ela prospera em áreas ensolaradas com alguma sombra parcial. Prefere solo argiloso bem drenado, que deve ser enriquecido com folhas em decomposição, areia e cinzas de madeira antes do plantio. Suas vibrantes flores azuis a tornam um complemento deslumbrante para jardins de pedra e canteiros.

Observação!
Esta não é uma lista completa de flores; você também pode plantar heléboro, tremoço, campanula, acônito, aquilégia, íris, flox e peônias. astilbe, sinos, acônito, clematis, euforbia multiflora, adônis e hosta.

Anuais

A época ideal para o plantio de flores anuais varia conforme a região. Quanto mais quente o outono, mais tarde deve ser o plantio. Nas regiões do sul, isso ocorre em meados de novembro ou até mesmo no início de dezembro. Em climas temperados, o ideal é o final de outubro ou início de novembro, desde que as temperaturas não subam acima de zero. Se as temperaturas permanecerem consistentemente acima de zero, as sementes começarão a germinar e poderão ser mortas pela geada. As sementes semeadas no inverno florescem mais tarde do que as mudas já estabelecidas (aproximadamente 2 a 3 semanas), mas mais cedo do que as semeadas ao ar livre na primavera.

As plantas anuais são plantadas antes do inverno em:

  • Canteiros de flores (adequados para sistemas de raízes pivotantes que não toleram bem o transplante);
  • escola (com abrigo adicional sob uma estufa);
  • recipientes (para os casos em que o solo não é adequado ou a água subterrânea está localizada perto da superfície).

Lavatera

O solo pode ser qualquer um, desde que seja solto e leve. Tolera bem a seca, mas pode morrer em caso de encharcamento.

Ibérica

Ela cresce em solos rochosos e arenosos, em áreas abertas e ensolaradas. Não tolera bem a umidade. É uma planta de baixa manutenção e sobrevive facilmente sem fertilizantes.

Alissum

Ela prospera e floresce em áreas abertas, em qualquer tipo de solo. Desenvolve caules fortes e ramificados que se arrastam pelo chão. Áreas alagadas com água parada são prejudiciais ao seu desenvolvimento.

Eschscholzia

Solo seco e arenoso e local ensolarado são ideais. A rega só é necessária durante períodos prolongados de seca. Após o plantio no outono, cubra o solo com folhas secas.

Delfínio

Ela também prefere sol pleno, mas tolera sombra parcial. Seus brotos crescem bastante, por isso é melhor escolher um local sob uma árvore, perto de uma parede ou junto a uma cerca para evitar que ventos fortes danifiquem os caules.

Cosmos

Pode ser plantada após o solo congelar. Não necessita de fertilização, é resistente à seca e prospera em qualquer tipo de solo. A rega frequente prejudica o desenvolvimento, retardando o crescimento.

Godetia

Ela prefere solo argiloso, que precisa ser cavado antes do plantio e afofado na primavera, para que as mudas germinem rapidamente.

Não se esqueça!
A variedade de flores anuais é difícil de incluir em uma única lista, então não se esqueça dos crisântemos, gaillardias, alissos, íberis umbellata, calêndulas, nigella sativa, matthiola e ásteres anuais.

Árvores para plantar no outono

https://youtu.be/vbasqV5MBs0

Árvores com sistemas radiculares bem desenvolvidos devem ser plantadas primeiro, em outubro, para garantir que prosperem durante o inverno. Elas não precisam de muita água, pois conseguem absorver a umidade das camadas mais profundas do solo. Isso inclui pereiras e macieiras. Ameixeiras, ameixeiras-cereja, damasqueiros, cerejeiras e pessegueiros também toleram o plantio no inverno.

A preparação adequada do solo é crucial, pois os fertilizantes são aplicados por um período de sete anos, durante o qual a árvore precisa de nutrição e desenvolvimento. Se houver fertilizante insuficiente, a muda morrerá ou crescerá por muito tempo sem dar frutos.

Além de árvores frutíferas, recomenda-se o plantio de coníferas no outono — abeto, pinheiro, zimbro e picea. Tuia e cicuta também prosperam. Essas árvores sobrevivem bem ao inverno e se aclimatam com facilidade.

Para evitar que a muda morra no inverno e seja atacada por roedores, estacas são instaladas ao redor dela, cobertas com juta e preenchidas com folhas e serragem. Após a queda de neve, a camada superior ao redor da árvore é compactada para protegê-la da geada e fornecer umidade para o seu desenvolvimento na primavera.

Observação!
Quase todas as árvores de folha caduca podem ser plantadas no outono na dacha, exceto bétulas e carvalhos. Seu sistema radicular pivotante, sem ramificações, não se estabelece no curto período que antecede a geada.

Arbustos frutíferos e ornamentais

No outono, tanto os arbustos de frutos silvestres quanto os ornamentais prosperam. É importante escolher aqueles que resistem à geada. O espinheiro e a groselha vermelha devem ser plantados primeiro — o primeiro tem um sistema radicular bem desenvolvido, enquanto o segundo precisa de sol pleno. Selecione cuidadosamente o local para esses arbustos e fertilize o solo; então eles o encantarão com folhagem exuberante e frutos deliciosos.

Quem utiliza plantas medicinais recomenda rosa mosqueta, madressilva, viburno e bérberis. São adequadas para decorar o terreno:

  • buxo;
  • spireia;
  • laranja-do-deserto;
  • azevinho;
  • lilás;
  • jasmim;
  • baga de neve;
  • evônimo;
  • clematis;
  • cerejeira-brava;
  • zimbro;
  • ligustro.

Plantas frutíferas que podem ser plantadas até meados de outubro incluem groselhas pretas, groselhas espinhosas, framboesas e amoras.

Legumes e ervas populares para plantar no outono na dacha.

As hortaliças também são semeadas no outono, mas isso não é adequado para todas as variedades. A maioria não sobrevive ao inverno, morrendo na terra, mas há algumas que sobrevivem, brotam no início da primavera e produzem uma colheita precoce. Cebolas, alho, pastinacas, salsa, cenouras, tomatillos e rabanetes podem ser semeados entre setembro e novembro.

Cebola

No outono, plantam-se três tipos de cebola na horta: sementes de nigela, nabos para folhagem e mudas para formação de bulbos. O terreno deve ser preparado com a remoção de ervas daninhas, desinfecção com sulfato de cobre e criação de canteiros em fileiras. Uma camada espessa de húmus ou turfa como cobertura morta é essencial. Os bulbos não devem ser plantados a mais de 4 cm de profundidade para evitar que apodreçam durante o inverno.

Conjuntos de cebola

Na primavera, desenvolve brotos verdes bastante frágeis, mas em meados do verão, as mudas de cebola crescem e se transformam em bulbos grandes. O material para semeadura — bulbos com no máximo 1 cm de diâmetro — é plantado ao longo do outono, de setembro a novembro, a uma profundidade de 3 a 4 cm. Deixe um espaço de 5 a 6 cm entre os bulbos na mesma fileira e um espaçamento de 13 cm entre as fileiras. As variedades mais populares e resistentes são Carmen e Sturon; elas são as menos suscetíveis ao espigamento.

Nabo para verduras

Para obter folhas suculentas e firmes que lhe darão prazer no início da primavera, escolha cebolas selecionadas ou bulbos maiores que 1 cm. O diâmetro do bulbo deve ser de 3 a 4 cm. Plante a uma profundidade de 5 cm em meados de outubro, 15 dias antes do início de temperaturas consistentemente abaixo de zero. A rega não é necessária, mas a cobertura morta é essencial.

Cebola Nigella

A nigela (cominho preto) é a semente preta da cebola. Semeie as cebolas pretas no final de outubro ou início de novembro, mesmo que haja neve, para evitar que brotem. Coloque as sementes a 2,5-3 cm de distância umas das outras, em fileiras com 20 cm de espaçamento. Plante-as a uma profundidade de 1,5-2 cm. Se o solo estiver congelado, cubra com areia, húmus, turfa, serragem ou folhas secas. É necessário plantar mais sementes, pois não se sabe quantas sobreviverão ao inverno. Se as mudas estiverem muito densas na primavera, faça o desbaste.

Alho

No final de setembro, início de outubro, eles também plantam. alho de invernoPara isso, selecione dentes de alho maiores; quanto maiores, maiores serão as cabeças. Coloque os dentes de alho saudáveis, sem danos ou sinais de doenças, nos buracos, com a ponta para cima e as bases removidas para evitar que interfiram na germinação. Não devem ser divididos com antecedência; isso deve ser feito diretamente no dia do plantio. Deixe 20 cm entre as fileiras e 15-20 cm entre os buracos dentro de uma mesma fileira. A profundidade não deve ser superior a 5-6 cm.

Antes de plantar, revolva a terra, removendo torrões, pedras e ervas daninhas. Evite adicionar esterco; cubra o solo com turfa, serragem ou húmus, que deve ser removido na primavera.

Observação!
Se você plantar alho entre os morangos, o cheiro dele repelirá as pragas.

Cenoura

Para obter uma colheita adicional, as cenouras também são plantadas no outono. As sementes são semeadas 15 dias antes da chegada da geada, quando as temperaturas não ultrapassam 2-3 graus Celsius. A quantidade de sementes necessária é 25% maior do que na primavera para compensar possíveis perdas. O espaçamento recomendado é de 2-3 cm entre as sementes e 20 cm entre as linhas.

Beterraba

Beterraba Ela não tolera muito o frio, por isso nem todas as variedades sobrevivem ao inverno. Alguns jardineiros têm dificuldade em escolher a época ideal de plantio para evitar que a planta congele e brote antes da chegada do frio. Jardineiros experientes recomendam as seguintes variedades:

  • "Resistente ao frio-19"
  • "Podzimnyaya 474"
  • "Incomparável"
  • "Bordeaux".

As demais variedades são suscetíveis ao espigamento. Você pode começar a semear no início de novembro, aumentando a quantidade de sementes em 15% por segurança. As linhas devem ser espaçadas a 20 cm de distância, com 10 cm entre as covas. A profundidade de semeadura é de 2 a 3 cm, e uma camada de 4 cm de cobertura morta deve ser aplicada por cima.

Rabanete

Se plantar rabanetes no início de novembro, a primeira colheita estará pronta em meados de abril. Se a primavera for prolongada, a colheita poderá ser feita no início de maio. Tal como acontece com as beterrabas, o período de sementeira é determinado pelas condições meteorológicas, quando as temperaturas rondam os 0 °C. As linhas devem ser espaçadas a 10 cm, com 3 cm entre as sementes. A profundidade de semeadura não deve ultrapassar os 2-3 cm, e deve ser aplicada uma camada de 3 cm de cobertura morta por cima. As variedades menos suscetíveis ao espigamento incluem 'Dungansky', 'Sofit', 'Krasny Velikan' e 'Mokhovsky'.

Verde

Nem todos os jardineiros aproveitam a oportunidade para plantar hortaliças antes do inverno, argumentando que elas brotam rapidamente na primavera. No entanto, alguns jardineiros experientes se permitem colher ervas logo após o inverno, semeando as sementes no outono. Azedinha, endro e salsa toleram bem o frio e exigem poucos cuidados adicionais, enquanto a pastinaca se beneficia ainda mais quando plantada no inverno, permitindo que passe pelo processo de estratificação, resultando em mudas mais fortes e resistentes a doenças na primavera.

Semear alho-bravo no outono é muito vantajoso. Essa planta útil cresce em qualquer lugar, sem exigências especiais — até mesmo perto de cercas, sob árvores ou na sombra. Ela se propaga por bulbos e sementes, e pode ser plantada junto com cebolas e alho.

Observação!
Algumas plantas não requerem semeadura especial, reproduzindo-se por autosemeadura, como o espinafre, o coentro e a fisális.

salsa folha

A salsa de primavera demora a germinar e cresce lentamente, por isso os amantes de ervas preferem semeá-la no outono para obter a primeira colheita mais cedo. Os canteiros devem ser preparados e fertilizados, com as fileiras espaçadas a 15 cm, as sementes semeadas a 1,5 cm de profundidade e com 3 cm de distância entre os buracos. Cubra com terra ou areia. As temperaturas devem ser mantidas baixas para evitar a germinação, portanto, não comece a semear até que as condições climáticas estejam estáveis, entre 0 e 1ºC (32-33ºF). Você precisará de cerca de um terço a mais de sementes do que na primavera.

Alguns jardineiros recomendam deixar as sementes de salsa de molho antes de plantá-las na terra. Os óleos essenciais presentes na superfície das sementes inibem a germinação, fazendo com que demorem bastante para germinar. Para remover essa camada protetora de óleo, mergulhe as sementes em água quente e mantenha-as em um local aquecido, envoltas em gaze ou pano. As sementes germinadas devem ser colocadas na prateleira inferior da geladeira por 7 dias e, em seguida, estarão prontas para o plantio definitivo.

Observação!
Na primavera, ao plantar, você pode usar álcool para deixar as sementes de molho. Certifique-se apenas de deixá-las de molho por no máximo 15 a 20 minutos e enxaguá-las com água em seguida. Isso deve ser feito um dia antes do plantio.

Aneto

O endro deve ser plantado de preferência após as primeiras geadas leves, no final de outubro. O ideal é escolher um solo úmido, ligeiramente ácido ou neutro, solto e rico em matéria orgânica. Níveis elevados de umidade promovem um crescimento mais rápido. Plante a uma profundidade de 2 cm, com espaçamento de 20 cm entre as fileiras. Você precisará de 25% mais sementes do que na primavera.

Observação!
O ideal é semear salsa e endro em canteiros onde antes se cultivavam pepinos ou repolho.

Pastinaca

Uma planta muito fácil de cultivar, que prospera em solos argilosos e arenosos com boa ventilação. Para uma boa colheita, é melhor plantá-la em áreas bem iluminadas; caso contrário, a germinação será reduzida em 40%. Ao preparar o solo para a semeadura, o solo é revolvido e são adicionados fertilizantes fosfatados e potássicos, cinzas e composto. No outono, as sementes secas são colocadas em solo congelado a uma profundidade de 3 cm, com espaçamento de 10 cm entre elas. É melhor deixar um espaçamento maior entre as linhas — 35 cm. As variedades de maior sucesso são "Student" e "Guernsey".

Physalis

Um parente esquecido dos tomates, fisális — uma fruta muito bonita e saborosa, também plantada de outubro ao início de novembro. Existem muitas variedades, tanto comestíveis quanto puramente ornamentais. É propagada por sementes no outono e por mudas na primavera. São arbustos bastante espalhados, portanto, devem ser espaçados de 50 a 70 cm, dependendo da variedade. O espaçamento entre linhas deve ser de 70 cm ou mais, com uma profundidade de 1,5 cm. A semeadura suplementar geralmente não é necessária, pois as sementes caídas se reproduzem por autosemeadura. As variedades de hortaliças de maior sucesso incluem "Gribovsky", "Krupnoplodny", "Likhtarik", "Zemlyanichny" e "Izyumny".

Observação!
Não se deve plantar variedades diferentes próximas umas das outras, pois podem sofrer polinização cruzada e degenerar.

Alface de folha, alface-repolho e agrião

Para quem tem estufas aquecidas, o momento certo não é um problema; o cultivo pode ser feito durante todo o ano. As demais variedades são plantadas no solo no final de outubro, ou mais tarde, se o outono for prolongado. O importante é não ter pressa, para que as sementes não tenham tempo de germinar. Se o solo for pesado e argiloso, adiciona-se areia para torná-lo mais leve. O solo é revolvido, fertilizado com sal de potássio e superfosfato, e os canteiros são preparados. As fileiras são espaçadas a 20 cm, sem espaços entre as sementes, mas sim espalhadas em uma faixa contínua a uma profundidade de 1 a 2 cm. Alguns jardineiros cobrem os canteiros com filme plástico para evitar que as chuvas de outono lavem os sulcos. As sementes são espalhadas sobre o solo congelado, cobertas com turfa, húmus ou terra seca. Se as mudas estiverem muito densas, é feito o desbaste. Variedades de meia estação bem-sucedidas incluem "Emerald", "Berlin Yellow" e "Large Cabbage".

Dicas para jardineiros e horticultores

É crucial escolher a época certa para o plantio e não ter pressa. Se semear muito cedo, há uma grande chance de as mudas nem sequer aparecerem na primavera. É importante permitir que as sementes inchem em solo úmido, mas sem tempo suficiente para germinarem. A maioria das plantas precisa ser plantada em solo congelado, mas é melhor preparar os canteiros com antecedência para evitar cavar em solo congelado. O final do verão e o início do outono são boas épocas. Os canteiros devem estar livres de torrões grandes e o solo deve estar solto. Cubra as sementes com uma camada de terra ou turfa, que não deve estar congelada; portanto, mantenha a camada superior em um local aquecido ou use uma mistura para canteiros de mudas disponível comercialmente.

Conclusões

O plantio de inverno é mais benéfico em regiões com cobertura de neve estável. Se não houver cobertura de neve ou se ela for frequentemente levada pelo vento, considere fornecer material de cobertura com antecedência, como galhos de pinheiro, lona plástica ou tábuas, ou instalar quebra-ventos.

No final do outono, você pode plantar árvores, arbustos, hortaliças, verduras, plantas anuais e flores perenesO principal é escolher variedades que resistam à geada ou que necessitem de estratificação.

O ideal é preparar o solo e os canteiros com antecedência: cavar, remover ervas daninhas, adicionar fertilizante e afofar a terra. Também é importante ter cobertura morta à mão na hora do plantio.

O que plantar no outono
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates