O zimbro (ou urze, Archa) é um arbusto conífero que pertence ao gênero das plantas perenes, a família do cipreste. Uma planta ancestral. Seu nome russo moderno deriva da raiz protoeslava "zimbro" (que significa "tricotar ou tecer"). Na natureza, é encontrada principalmente no Hemisfério Norte, onde quer que haja estepes florestais: Sibéria ocidental e oriental, Rússia europeia, outros países europeus e América do Norte.
Descrição e características da planta
A planta tem uma vida útil de 400 a 500 anos. Pode atingir uma altura de 30 metros, mas existem diferentes variedades: baixa, média e alta. No clima russo, a variedade de porte baixo, com até 1 metro de altura, é mais comum. É ideal para decorar jardins, assim como a tuia.
Os botões do zimbro são quase sem escamas, às vezes envoltos por folhas. O verticilo de agulhas possui um sulco longitudinal. Em plantas jovens, as folhas são aciculares, mas com a idade tornam-se escamiformes. As agulhas são iguais às de todos os ciprestes: verde-azuladas, triangulares e pontiagudas.
As espiguetas possuem dois sexos. As espiguetas masculinas são compostas por estames aos pares, cobertos por escamas e que apresentam anteras facilmente destacáveis. As espiguetas femininas consistem em uma única verticilo ou em 4 a 6 verticilos de carpelos com 2 botões florais.
Variedades de zimbro
Existem muitas espécies desse arbusto na natureza. Vejamos as principais.
Variedades altas
- Hera-da-virgínia. Cresce até 25-30 m de altura. Pequeno em diâmetro – 1,3-1,5 metros, com agulhas curtas e verdes. Os cones são azuis.
- Comum. Excelente para sebes. Altura até 3 metros, forte aroma de pinho. Os ramos crescem um pouco desigualmente, tendendo a ficar pendentes.
- Chinesa. Cresce em formato de cone, com 20 a 25 metros de comprimento. Possui agulhas longas, finas e de um verde brilhante. Os frutos são de tons escuros de marrom. Tolera bem a geada.
- A espécie <i>Schizachyrium scoparium</i> (conhecida como <i>Schizachyrium scoparium</i>) é rara e está listada no Livro Vermelho. É resistente à umidade e à podridão, atingindo de 5 a 10 metros de altura. Suas agulhas têm 3 mm de comprimento e são verdes com um tom azulado.
- Resistente. Possui a copa mais exuberante. Verde-esmeralda com um tom amarelado. Na natureza, cresce em áreas rochosas.
baixa estatura
- A variedade Golden Carpet (15-30 cm) cria um belo tapete amarelo de agulhas em uma planta trepadeira que pode atingir até 2 metros de diâmetro. Se plantada na sombra em vez de pleno sol, as agulhas adquirem sua tonalidade verde clássica.
- Limão (até 40 cm). Os ramos parecem estar voltados para cima e eriçados. Apresenta uma tonalidade amarelo-limão quando cultivado em local bem iluminado.
- Nana (até 50 cm). Com agulhas macias e de um verde fresco. Não tolera sombra excessiva. Extremamente fácil de cuidar. Tolera bem baixas temperaturas.
- O Príncipe de Gales é uma flor glauca de fabulosa beleza, com agulhas escamosas.
- Tamariscifolia – agulhas azuis com um tom prateado.
Material de plantio
Selecione as mudas no final do verão ou início do outono. Esta é a época mais favorável para o plantio de zimbros. Não deve haver geadas nem calor excessivo. O ideal é comprá-las em lojas especializadas em jardinagem. Adquira plantas com três anos de idade e inspecione-as para detectar doenças.
Sinais de alerta na compra: ramos murchos, coloração amarelada das agulhas (a menos que isso seja típico de uma determinada variedade, como "Golden Carpet"), danos, torrão de terra esfarelando e sem manter a forma, raízes quebradas.
Você também pode se interessar por:Muda saudável:
- com agulhas novas e elásticas;
- com um grande torrão de terra que preenche todo o saco ou recipiente;
- O sistema radicular não está danificado;
- A cor das agulhas corresponde à variedade;
- Sem pedaços de raiz ou galhos quebrados.
Onde plantar um arbusto
O local ideal para o plantio do zimbro depende da espécie. Geralmente, deve ser em uma área bem iluminada ou em sombra parcial. Não há outras exigências.
Como deve ser o solo: preparando o terreno
A primeira regra para o plantio de zimbros no outono é fertilizar o solo previamente. Para variedades como o zimbro comum, o zimbro asiático e o zimbro cossaco, o pH do solo deve ser superior a 7. Isso é conseguido com a adição de cal hidratada ou farinha de dolomita.
Todas as outras espécies crescem melhor em solo ácido, o que se consegue fertilizando-o com matéria orgânica: esterco, composto e cobertura morta.
Plantando zimbro no outono
O ideal é plantar na primavera ou no outono, seguindo as práticas de plantio adequadas. Determine a acidez do solo. Isso pode ser feito usando um medidor de pH ou verificando a presença de ervas daninhas de determinadas variedades.
| indicador de pH | Ervas daninhas | Variedades de zimbro adequadas para solos com este pH |
|
3-4 altamente ácido |
Cavalinha, azedinha, tanchagem, cavalinha |
chinês |
|
4-5 azedo |
Trevo, corriola |
Todo o resto |
|
6-7 neutro |
Urtiga | Todo o resto |
|
Acima de 7 alcalino |
Sono branco, papoula | Comum, cossaco, da Ásia Central. |
Seguindo estas instruções passo a passo, você conseguirá plantar um zimbro corretamente:
- fertilizar;
- A rega é realizada;
- Prepare buracos com 15 cm de profundidade;
- Pequenas pedras ou tijolos quebrados são despejados no fundo do buraco;
- Despeje uma mistura de areia, argila e turfa e deixe descansar por 14 dias;
- Coloque a muda no local, tomando cuidado para não a danificar, e o caule deve ficar 5 cm acima do nível do solo;
- coberto de terra.
Propagação por estacas
Este método é o mais comum. O material de plantio é preparado em março. Selecione brotos com vários nós. Os ramos são arrancados, deixando um pedaço de casca. Aplique uma solução especial para promover o enraizamento e plante em húmus ou uma mistura (1 parte de areia, 1 parte de terra, 1 parte de turfa). Polvilhe areia por cima. O sistema radicular aparecerá em até 6 meses. O replantio é possível após 18 meses.
Plantio por sementes
As sementes de zimbro são retiradas de plantas maduras e frutíferas. Quando as bagas começam a escurecer, elas são submetidas a tratamento térmico e mecânico. Em seguida, são mantidas em um congelador por vários meses. Isso é feito para permitir que o arbusto suporte baixas temperaturas. Somente então as sementes podem ser plantadas ao ar livre. Esse processo é chamado de estratificação.
Para fazer você mesmo, pegue cerca de 10 litros de uma mistura de turfa, musgo e areia. Divida-a em duas partes. Primeiro, coloque uma parte em uma caixa, semeie as sementes e encha completamente a segunda parte com água. Deixe a caixa ao ar livre durante o inverno, permitindo que seja coberta com neve. Em maio, você poderá plantá-las em um canteiro. Remova as ervas daninhas, afofe a terra e regue regularmente até que as mudas cresçam completamente.
Como cuidar adequadamente
A planta é resistente. Ela sobrevive facilmente a geadas severas e calor intenso. Ao plantar, o zimbro deve ser regado abundantemente. Regue uma vez por semana durante o primeiro ano. Depois disso, você pode evitar regar completamente.
Existem regras especiais para os cuidados imediatamente após o plantio:
- Cubra o solo com uma mistura de turfa e serragem. A camada protetora deve ter 4 cm de espessura.
- Aplique nitroammofosca como cobertura (50 gramas diluídos em um balde de água e regados sob as raízes).
- A irrigação regular não é necessária, exceto durante períodos de seca.
- De manhã e à noite, borrife a coroa com um chuveiro ou um borrifador.
- Corte os galhos secos e murchos.
Período frio para o zimbro
Para ajudar esta bela conífera a sobreviver ao inverno, crie uma cobertura protetora especial antes da primeira geada. Isso é essencial para uma planta jovem, durante o primeiro ano após o plantio. Papel manteiga, tecido não tecido sintético (spunbond) e tecido de algodão são usados para essa cobertura. Envolva tudo em duas camadas e amarre com barbante, deixando uma abertura de 10 cm na parte inferior. Uma tela não é necessária para uma muda jovem; essa cobertura é suficiente.
Você também pode se interessar por:Por que a cultura não cria raízes?
Um zimbro pode morrer se uma planta velha for usada como muda. Suas raízes inevitavelmente ficam danificadas e demoram muito para cicatrizar. Isso é especialmente verdadeiro para variedades comuns. Variedades anãs são mais fáceis de cultivar.
Se as recomendações da variedade da planta não forem seguidas, o zimbro não prosperará. Algumas variedades que gostam de calor não toleram geadas, solo ácido, etc.
Dicas para um florista
Os ramos danificados pelo calor extremo ou por geadas prolongadas devem ser podados até um nível saudável. Argila deve ser adicionada a solos arenosos ou muito secos. Borrifar água pura nas agulhas ajudará a mantê-las com elasticidade e frescor por mais tempo.
Plantar uma conífera perene no seu jardim é uma decisão muito sábia. Além do seu aroma agradável, ela também oferece benefícios para a saúde — possui propriedades antibacterianas (mata bactérias). Ramos podem ser cortados e colocados no cômodo onde vive alguém com asma brônquica ou infecções virais respiratórias agudas. Com a grande variedade de espécies de zimbro disponíveis, é fácil escolher uma que se adeque a uma ideia ou conceito específico.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples