O Dia do Tomate de Minusinsk é uma das celebrações mais coloridas e memoráveis da cidade. Acontece anualmente. Para muitos produtores de hortaliças, é uma oportunidade de exibir os frutos do seu trabalho e ver as colheitas de outros jardineiros.
A história do feriado
A cidade de Minusinsk é frequentemente chamada de "Itália Siberiana". Recebeu esse nome devido ao seu clima singular. Cercada por cadeias de montanhas por todos os lados, a cidade desfruta de verões muito quentes e ensolarados. A Bacia Siberiana oferece proteção contra os ventos. O produtor de hortaliças Starukhin começou a cultivar tomates nessa região já no final do século XIX. Foi nessa época que o primeiro tomate foi desenvolvido. variedade de "tomates Minusinsk"O exemplar de 750 gramas tornou-se uma verdadeira sensação. Seguindo o exemplo de Starukhin, muitos começaram a desenvolver novas variedades na zona especial da Sibéria.
Embora o cultivo de tomates em Minusinsk seja antigo, um festival temático só foi criado em 2004. A iniciativa partiu da administração local, liderada pelo prefeito Anatoly Ivanovich Kekin, que tem se empenhado em divulgar os tomates locais em toda a Rússia. As variedades mais populares cultivadas na cidade são:
- Minusinsk grande;
- Maçã Minusinsk;
- Testa de touro de Minusinsk.
Inicialmente, o festival foi planejado para ser um evento único. Mas, como se tornou tão popular entre os moradores e visitantes da cidade, decidiu-se torná-lo anual. Hoje, é um dos eventos mais importantes da cidade, atraindo um grande número de turistas. Embora antes todo o evento fosse realizado em um único dia, nos últimos anos ele passou a ser distribuído em dois fins de semana.
Local
O local tradicional do festival é Minusinsk, uma das cidades mais antigas da Sibéria Oriental. Os principais desfiles acontecem nas ruas centrais. Mas novas zonas e locais são adicionados a cada ano.
Em 2018, os organizadores ofereceram, pela primeira vez, visitas guiadas aos jardins. Os participantes ficaram encantados com a iniciativa. Essas excursões a áreas suburbanas permitem que pessoas não familiarizadas com a agricultura e a vida em uma dacha vejam os tomates sendo cultivados de perto. Muitos ficam tão impressionados com as visitas que começam a considerar a compra de seu próprio terreno.
Os organizadores do festival haviam considerado a possibilidade de realizar procissões pelas aldeias vizinhas, mas a ideia foi abandonada. O festival já se tornou uma tradição e adquiriu o status oficial de celebração regional. Tradicionalmente, também é realizado em Minusinsk. Nesse dia, ônibus extras são disponibilizados para garantir que os moradores das aldeias vizinhas possam chegar facilmente ao local.
Datas da feira
O Dia do Tomate de Minusinsk é tradicionalmente comemorado no penúltimo sábado de agosto. Essa data não é por acaso. A segunda quinzena de agosto é quando a colheita de tomates amadurece, dando aos jardineiros a oportunidade de exibir tomates com formatos e cores incomuns.
Em 2019, o Dia do Tomate de Minusinsk foi realizado nos dias 23 e 24 de agosto no centro da cidade, no cruzamento da Rua Abakanskaya com a Rua Timiryazevskaya. Esta foi a comemoração do aniversário, realizada pelo décimo quinto ano consecutivo. Em 2020, o evento foi integrado ao Dia da Cidade. Em 2021, a celebração acontecerá no dia 22 de agosto. Outras datas costumam ser anunciadas em agosto. Tudo depende da programação do evento e do número de inscrições.
Como era o programa nos anos anteriores?
Diversas avenidas se estendem pelas ruas principais da cidade: "Vegetais", "Tomate" e "Flores". Como o festival é dedicado ao tomate, a principal atração é a Avenida do Tomate. Uma procissão, com a presença de uma multidão, percorre as ruas. As pessoas vestem roupas temáticas, incluindo trajes vermelhos. Apresentadores vestidos de tomate entretêm os visitantes, promovendo concursos e quizzes.
O mercado e as bancas de exposição estão repletos de frutas deliciosas e muito atraentes. Você pode não só estudar as características de todas as variedades expostas, examinar esses tomates e apreciar seu sabor, como também comprar tomates e sementes.
Uma das categorias mais importantes é a "Gigante de Minusinsk". Os participantes trazem seus próprios tomates. Todos os anos, o júri pesa mais de 200 kg de tomates. Desde 2005, o prêmio nesta categoria é um carro. O festival tem muitos patrocinadores e outros prêmios valiosos são concedidos aos vencedores da competição. O recorde ainda é de um tomate cultivado em 2011, com 2 kg e 146 g. Em 2019, Viktor Maltsev venceu a categoria principal. Seu tomate "American Ribbed" pesava 1 kg e 986 g. Ogorodnik ganhou um carro Niva.
Nos últimos anos, o festival tem se mostrado muito interessante e diversificado. Vários pontos foram montados ao longo das ruas centrais da cidade. Os organizadores da exposição "Bebidas de Tomate" ofereceram workshops e a oportunidade de degustar novas bebidas e pratos à base de tomate. O espaço "Extravagância do Tomate" se mostrou um dos mais atraentes para as crianças, com os pequenos visitantes participando de competições.
De 2017 a 2019, a programação do festival foi significativamente ampliada. A celebração contou não apenas com grupos vocais, instrumentais e de dança da cidade, mas também com representantes de empresas de eletrodomésticos. Carros antigos também estiveram em exposição no evento.
Os participantes podem competir nas categorias "Jovem Jardineiro" e "Jardim Modelo". No entanto, o envio de fotos e vídeos não é suficiente. Os participantes devem enviar uma inscrição com antecedência para que os jurados possam visitar o local e avaliar os resultados.
Feedback dos participantes e convidados
Alexey, 44 anos, Minusinsk
Participamos do festival todos os anos. Minha família e eu adoramos cultivar tomates. E esta é uma oportunidade para mostrar nossa colheita e ver o que os outros cultivaram. Podemos aprender muitas informações úteis nas exposições. Trocamos sementes e experiências. O festival é interessante não só para jardineiros, mas também para quem não é jardineiro. As crianças adoram participar das competições. No ano passado, elas ganharam ótimos prêmios. Estou muito feliz que a administração organize um festival como este. Tenho certeza de que o festival ficará cada vez mais interessante a cada ano.
Anna, 31 anos, Krasnoyarsk
Toda a nossa família vem ao Dia do Tomate de Minusinsk. Temos parentes em Minusinsk, então tentamos combinar a visita com algumas atividades divertidas. Gostamos muito da organização do evento. Há vários espaços, então todos podem encontrar algo de que gostem. Como não temos hortas, preferimos atividades divertidas a exposições. O festival deixa apenas impressões positivas.
Alexandre, 54 anos, Minusinsk
Participo do festival há mais de 10 anos. Gosto de apresentar os tomates que eu mesmo cultivo. Já ganhei prêmios em diversas ocasiões. Fico feliz em ver que o festival está se tornando cada vez mais interessante a cada ano. Os jovens também estão demonstrando interesse no cultivo de tomates, o que é muito louvável. Os organizadores do festival fazem todo o possível para que seus compatriotas se orgulhem de seus produtores locais.
O Dia do Tomate de Minusinsk será comemorado em 22 de agosto e, possivelmente, em 23 de agosto de 2021. Tradicionalmente, o festival acontece nas ruas centrais de Minusinsk. A programação é bastante completa. Para participar da exposição, é necessário se inscrever com antecedência.
