Jardineiros dedicados utilizam diversos tipos de fertilizantes para cultivar mudas saudáveis de pimentão e obter uma colheita abundante. Métodos orgânicos e químicos são empregados, porém, os remédios naturais continuam sendo o método preferido.
Por mais estranho que pareça, o fermento é considerado um dos suplementos mais eficazes.
Suplemento de levedura: descrição
As leveduras são fungos unicelulares (microorganismos vivos) cujas células são microscópicas (aproximadamente 5 micrômetros) e brotam, formando colônias. Esses microorganismos são compostos de carboidratos, proteínas, diversas vitaminas, minerais, aminoácidos, ferro e outras substâncias. Eles se multiplicam rapidamente em um ambiente fechado, quente e escuro. A glicose os auxilia nesse processo.
Por que o fermento se tornou tão popular na jardinagem? E por que é tão frequentemente usado para fazer fertilizantes? Porque, graças aos seus micro e macronutrientes benéficos, o fermento promove um crescimento vigoroso e, mais importante, saudável das mudas de pimentão.
Uma das vantagens desse fertilizante é que o fermento é completamente inofensivo para as plantas. Seu uso não afeta o sabor ou a aparência da fruta (talvez até para melhor).
Fornecer às plantas todas as vitaminas e microelementos necessários usando fertilizantes minerais tradicionais exige muito esforço, pois simplesmente não existe um produto que inclua absolutamente todos os elementos minerais. O fertilizante de levedura, no entanto, é um complexo completo de todos os minerais essenciais. As plantas recebem uma grande dose de vitaminas em uma única aplicação. Experimentos mostraram que um extrato de levedura a 1% pode substituir todos os fertilizantes.
Observação: você pode usar fermento em pó, seco ou vivo para diluir a ração.
Benefícios da suplementação com levedura
• Satura o solo com microelementos úteis;
• Aumenta a vitalidade das plantas;
• Estimula o crescimento das pimentas;
• Promove o rápido desenvolvimento do sistema radicular;
• Raízes adicionais aparecem duas semanas antes;
• as mudas crescem corretamente, sem se esticarem;
• A vegetação está crescendo intensamente.
Desvantagem: O fertilizante de levedura neutraliza o potássio.
Resultado: a alimentação com levedura desperta a microflora do solo que, saturada de vitaminas, transfere todos os nutrientes para as raízes da planta.
Como funciona o fertilizante de levedura?
A levedura não afeta as plantas em si, mas o solo, especificamente as bactérias que nele vivem (as plantas se alimentam de minerais, não de proteínas e carboidratos). Fungos unicelulares, que contêm todas as substâncias benéficas listadas acima, quando dissolvidos em água, começam a produzir álcool mesoinositol, vitamina H (biotina) e vitaminas B1, que estimulam a formação de raízes. As enzimas ativam fitormônios, que por sua vez aceleram os processos regenerativos. Os microrganismos que vivem no solo começam a se multiplicar rapidamente, processando a matéria orgânica e distribuindo nutrientes através de seus esporos.
Trabalhar com este fertilizante simples é fácil. Basta lembrar que o fermento precisa de três coisas para funcionar: calor, tempo e açúcar. O último elemento é caro, e nem todos podem se dar ao luxo de adoçar todo o jardim. Portanto, o açúcar pode ser omitido do fertilizante. No entanto, calor e tempo são essenciais. Se você começar a trabalhar com o fermento antes que ele amadureça, o mecanismo de ação simplesmente não começará e, em solos pouco aquecidos, o fermento não se ativará.
Fato: a adubação com levedura é uma maneira eficaz e barata de cuidar de pimentas.
Composto
O fermento contém um complexo de vitaminas essenciais para brotos jovens. Ele possui mais de 60% de proteína, 10% de carboidratos, além de ferro orgânico, minerais e macronutrientes.
Substâncias contidas no fermento:
• aminoácidos;
• ácidos nucleicos;
• lipídios;
• carboidratos;
• Vitaminas do complexo B;
• ergosterol;
• minerais (cálcio, cobre, fósforo, magnésio, ferro, sódio, potássio, zinco).
No entanto, é importante ter em mente que a composição do fermento é variável, pois, afinal, trata-se de um microrganismo vivo. Sua quantidade muda dependendo de fatores externos.
Recomendação: como o fermento contém significativamente menos potássio, é melhor combinar a adubação com fermento com outros tipos de fertilizantes que contenham esse elemento.
Eficiência
Se você fertilizar suas plantas com um adubo à base de levedura durante o período de germinação, cada muda receberá todos os nutrientes necessários. Como resultado, suas pimentas crescerão melhor, serão menos suscetíveis a doenças, o transplante será mais fácil e elas resistirão melhor a condições climáticas adversas.
Quando usar a alimentação com levedura
• a planta se desenvolve lentamente;
• a cor das folhas desbota;
• Os arbustos frequentemente adoecem e murcham;
• As folhas se enrolam e perdem a elasticidade.
Momento da aplicação de fertilizantes
A vida de uma pimenta começa com o plantio de suas sementes na terra. Sementes grandes e saudáveis são selecionadas. As mudas são germinadas e cuidadosamente cuidadas durante seu crescimento. Assim que as mudas desenvolvem folhas, é hora de plantá-las no solo.
O transplante de pimentões para o local definitivo é um período muito difícil para as plantas jovens. Com dificuldade para se adaptarem às novas condições, elas frequentemente adoecem. A aplicação correta de fertilizantes pode facilitar esse período de adaptação. É aí que um fertilizante de levedura simples, porém eficaz, se torna útil. Com a ajuda dos fungos, o solo será enriquecido com elementos essenciais e fornecerá o triplo de nutrientes para os pimentões enfraquecidos. Os pimentões desenvolverão rapidamente imunidade a muitos fatores externos, incluindo doenças.
Mesmo alguns dias são suficientes para perceber como o fermento ajuda no crescimento das plantas. As pimenteiras vão brotar, se encher de suco e começar a crescer.
A adubação com levedura pode ser aplicada um pouco mais cedo, durante o período de crescimento das mudas, quando as primeiras folhas aparecem nos brotos. A levedura estimula seu rápido crescimento. A próxima adubação pode ser feita em três a quatro semanas.
Se você optar por usar fertilizante de levedura, lembre-se de que só poderá adubar as pimentas com ele duas vezes por temporada.
Regras para o uso de levedura como fertilizante
1. Como sabemos, o fermento é ativado pelo calor, portanto, antes de aplicar o fertilizante, certifique-se de que o solo esteja suficientemente aquecido. Se o solo não estiver suficientemente aquecido, os resultados desejados podem não ser alcançados.
2. A água utilizada para a propagação do fermento não deve estar muito quente. A temperatura ideal é de 30 a 40 graus Celsius. Água fria retarda o processo de fermentação. Água muito quente mata o fermento.
3. A adubação com levedura em pimentões é utilizada principalmente no plantio de mudas em campo aberto. Você também pode reaplicar a levedura durante a estação de crescimento, se necessário. No entanto, não é recomendável exagerar na quantidade.
4. É melhor combinar a alimentação com levedura com outras composições minerais (especialmente aquelas ricas em cálcio e magnésio).
5. A solução preparada deve ser usada imediatamente. Não pode ser armazenada.
6. Cerveja e kvass não são recomendados como fertilizantes, pois podem conter componentes prejudiciais às plantas. É melhor usar fermento seco.
Receitas de fermento para alimentar
O fertilizante de levedura é muito fácil e rápido de preparar. Levedura fresca ou seca serve para a mistura. Cada jardineiro usa sua própria receita, e existem inúmeras variações. Alguns misturam a levedura com água pura, outros adicionam diversos ingredientes.
Receita clássica de molho para salada
Muitos jardineiros não se preocupam e optam pela receita mais simples de fertilizante de levedura. Tanto a levedura viva quanto a seca são adequadas para fazer esse fertilizante.
Ao usar levedura viva, dissolva 200 gramas do substrato em 10 litros de água. Deixe a solução repousar por 24 horas e, em seguida, regue as pimenteiras.
Uma mistura de fermento seco é preparada muito mais rapidamente, em cerca de duas horas. A solução requer 10 gramas de fermento, 10 litros de água morna e 20 gramas de açúcar (para acelerar a fermentação). Após 2 a 3 horas, o fertilizante estará pronto para uso.
Dica: Ao usar fertilizante de levedura, certifique-se de adicionar cinzas de madeira ao solo. Isso evita que a levedura afete os níveis de potássio no solo. Para isso, espalhe as cinzas sob os arbustos antes de aplicar o fertilizante e umedeça bem o solo para que seja absorvido. Em seguida, regue as plantas (na raiz) com a solução de levedura preparada, na proporção de 0,5 litro por arbusto. Se a planta estiver bem desenvolvida, aumente a quantidade de solução para dois litros.
Levedura com ervas daninhas
As ervas daninhas nem sempre são prejudiciais. Combinadas com levedura, elas se tornam um excelente fertilizante para pimentas. Preparar uma solução benéfica é fácil. Coloque a grama cortada em um recipiente de metal, adicione farinha de rosca e 50 gramas de levedura diluída. Adicione 5 litros de água à mistura e deixe fermentar por alguns dias. O fertilizante resultante deve ser aplicado na proporção de 1 litro por planta.
Fermento no leite
Esta receita raramente é usada por jardineiros porque requer uma quantidade considerável de leite, sendo geralmente substituído por água. A solução requer 200 gramas de fermento biológico seco e 5 litros de leite.
Primeiro, misture o fermento com uma pequena quantidade de leite, adicionando açúcar para estimular o crescimento do fungo. Mexa bem a mistura para eliminar os grumos. Coloque a solução em um local aquecido por algumas horas. Em seguida, adicione o restante do leite e 50 litros de água morna. Regue os arbustos com o fertilizante preparado na proporção de 1 litro por arbusto.
Levedura com excrementos
Todo jardineiro conhece os benefícios do esterco de galinha como fertilizante orgânico. E se você misturá-lo com fermento biológico, obtém um excelente fertilizante. Para prepará-lo, junte duas mãos cheias de esterco de galinha, meia xícara de açúcar, 200 gramas de cinzas de madeira e adicione 100 gramas do ingrediente principal: fermento biológico. Misture bem todos os ingredientes e deixe em infusão por 2 a 3 horas. Em seguida, dilua a mistura em dez litros de água e regue as plantas de pimentão (na raiz).
Dicas para usar ração de levedura
• As mudas jovens necessitam de 0,5 litros de solução de levedura, as adultas – 2 litros;
• Você pode usar levedura para fertilizar tanto em campo aberto quanto em estufa;
• Você pode fertilizar as plantas com levedura antes do período de floração;
• Se adicionar outros componentes orgânicos ao fermento, a eficácia do fertilizante aumentará;
• O fermento seco prepara-se mais rapidamente do que o fermento fresco.
Nós mesmos preparamos o fermento
Você não precisa comprar fermento pronto; você pode fazê-lo em casa.
Métodos de preparo:
1. Fermento inicial de grãos de trigo. Moa os grãos, adicione duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de farinha. Misture bem e cozinhe em fogo baixo por meia hora. Após o cozimento, deixe a mistura descansar por dois dias para fermentar completamente. Misture o substrato preparado com água e use-o como fertilizante para suas plantas.
2. Fermento inicial com cones de lúpulo. Despeje água fervente sobre os cones e cozinhe em fogo baixo por uma hora. Coe a mistura e adicione 2 colheres de sopa de farinha e um pouco de açúcar. Deixe fermentar por dois dias. Quando a fermentação começar a progredir, adicione duas batatas cozidas à mistura. Após 24 horas, a mistura pode ser usada como fertilizante na proporção de 1 xícara para cada 10 litros de água.
https://youtu.be/7E21KrQlCEA
Avaliações
Maria
Meu marido e eu acreditamos muito em métodos tradicionais. Abandonamos os produtos químicos há muito tempo e não nos arrependemos nem um pouco. Usamos levedura como fertilizante há vários anos. É realmente único! Usamos não só em pimentões, mas também em outras culturas. Os resultados são visíveis imediatamente. As plantas ficam mais eretas e viçosas. Elas ficam tão bonitas, altas e fortes! Os frutos amadurecem rápido e uniformemente! Os arbustos ficam livres de doenças. Resumindo, a levedura é uma dádiva para quem quer cultivar uma safra de alta qualidade.
Nikolay
O fermento contém tudo o que as plantas precisam. Além disso, é completamente inofensivo, ao contrário dos fertilizantes orgânicos. É uma excelente alternativa aos suplementos minerais comprados em lojas. E você não precisa gastar muito dinheiro para fertilizar um jardim inteiro.
Sófia
Durante todo o tempo em que morei na cidade, pensei que o fermento fosse usado apenas para cozinhar. Então, por uma reviravolta do destino, nos mudamos para o campo, começamos uma horta e criamos animais. Nossa terra era pobre e a colheita sempre mais ou menos. Tentamos de tudo para melhorar a qualidade. Então, por puro acaso, descobri que o fermento pode ser usado como fertilizante. Dizer que fiquei surpresa é pouco! No início, simplesmente não acreditava nas histórias sobre os efeitos milagrosos do fertilizante de fermento. Mas então decidi experimentar... Os resultados me surpreenderam. Descobri que, para melhorar a fertilidade do solo e obter excelentes colheitas todos os anos, você só precisa de alguns pacotes de fermento, que custam centavos! Desde então, usamos apenas esse tipo de fertilizante. Às vezes, experimentamos, adicionando esterco, leite ou cascas de ovo à mistura. Ver as plantas crescerem mais saudáveis é simplesmente mágico!
Irina
Já uso fertilizante de levedura há vários anos. Gosto dele por diversos motivos. Primeiro, a composição do fertilizante é muito simples e sempre posso confiar na segurança dos ingredientes. Segundo, é rápido de preparar. Terceiro, o fertilizante de levedura é barato. Quarto, sempre posso confiar na sua eficácia. Fertilizo minhas pimentas uma vez por mês, alternando os componentes do fertilizante de levedura.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?