Este método de cultivo de mudas consiste em colocar as sementes em uma estrutura especial feita de terra e fita plástica, enrolada em forma de rolo. Isso economiza espaço, simplifica os cuidados e promove um crescimento mais rápido das plantas. Para plantar mudas de pimenta em "caracóis", você precisará de: sementes de pimenta, terra para mudas, fita plástica, água e um recipiente para plantio.
10 passos simples:
- Prepare todo o material necessário.
- Encha o recipiente de plantio com terra até uma profundidade de aproximadamente 5 cm.
- Umedeça o solo com água.
- Espalhe as sementes de pimenta uniformemente sobre a superfície do solo.
- Enrole a fita de polietileno formando um rolo com aproximadamente 10 cm de largura e o mesmo comprimento do vaso de plantio.
- Despeje uma camada de terra com cerca de 2 cm de espessura sobre o "rolo" resultante e distribua-a uniformemente por toda a superfície.
- Transfira cuidadosamente o "rolo" para o recipiente de plantio, de modo que as sementes fiquem no fundo.
- Espalhe o restante da terra por toda a superfície do "rolo".
- Repita esses passos até que todo o recipiente esteja cheio.
- Umedeça o solo novamente com água.
Cubra o recipiente com as mudas com filme plástico ou vidro, criando um efeito estufa.
E agora, instruções detalhadas para iniciantes.
Para que serve um caracol para mudas?
Um "caracol" é um revestimento macio e enrolado para pisos laminados. Seus compartimentos individuais permitem semear dezenas de sementes sem se preocupar com o emaranhamento das raízes das mudas. Este método oferece inúmeras vantagens:
- a capacidade de controlar a umidade do solo e a germinação das sementes;
- Plantas cultivadas em caracóis têm menos probabilidade de estiolar e são praticamente livres de doenças. Com os devidos cuidados, o solo não mofa e as mudas têm menos probabilidade de serem afetadas pela podridão negra;
- Ao utilizar este método, você pode evitar a colheita, o que tem um efeito positivo tanto no crescimento quanto na produtividade;
- compacidade - cerca de 100 plantas adultas podem ser cultivadas em um caracol com 20 cm de diâmetro;
- baixo custo de construção e de materiais de consumo.

Alguns jardineiros observam que a principal desvantagem dos brotos de caracol é o alongamento das mudas, mas mesmo com outros métodos de germinação, as plantas podem ficar alongadas devido ao excesso de água no substrato ou à iluminação insuficiente.
Tecnologia
Os produtores de hortaliças preferem cultivar pimenta para mudas Em casa. Para isso, o material de plantio é semeado no solo por volta do final de fevereiro ou início de março. Na Rússia central, o plantio ocorre na segunda quinzena de março.
Você também pode se interessar por:Preparação das sementes
A germinação e a produtividade da futura colheita dependem da seleção e preparação adequadas das sementes. Se o material de plantio já tiver sido tratado, pode ser semeado diretamente no solo. Ao comprar sementes comuns (ou usar sementes cultivadas em casa), jardineiros experientes recomendam seguir estas orientações:
- Primeiramente, você precisa selecionar o material de semente correto.

Ao comprar, é importante prestar atenção à data de validade e à embalagem. - As sementes desembaladas são regadas com água destilada (derretida) para descartar quaisquer sementes que flutuem na superfície e deixadas em repouso por 1 hora.
- Prepare uma solução fraca de permanganato de potássio e coloque o material de plantio nela para desinfecção.
- As sementes são retiradas do líquido e envoltas em um pano quente. Devem permanecer assim por 24 horas.
Após concluir todos os procedimentos, você pode começar a se preparar para plantar as sementes.
Materiais necessários
Após preparar as sementes, você precisa preparar uma mistura de solo fértil. Ela deve ser leve e livre de impurezas. Você pode peneirar o solo em uma peneira de jardim e depois umedecê-lo até que forme um torrão ao ser apertado na mão. Em seguida, comece a preparar os materiais básicos para criar o caracol:
- A espessura da manta de polipropileno porosa sob o piso laminado deve ser de aproximadamente 2 mm. O polipropileno é um material ecológico e pode entrar em contato com produtos alimentícios.
- Você vai precisar de papel higiênico (o ideal é usar papel de folha dupla).
- Para fixar a estrutura, você pode usar uma corda fina ou um elástico.

Sementes em um caracol - Você deve preparar um recipiente com água e um borrifador.
- Para facilitar a semeadura, você pode usar pinças.
- Um saco plástico ou filme plástico ajudará a criar condições de estufa.
- Prepare serragem para evitar o acúmulo de umidade. Um balde de plástico ou outro recipiente para alimentos pode ser usado como recipiente. O diâmetro do recipiente deve ser de 1 a 5 cm maior que o diâmetro do caracol.
Alguns produtores de hortaliças utilizam estimulantes de crescimento como o Epin ou o Enegen na hora da semeadura.
Tecnologia agrícola de cultivo
Primeiramente, o substrato é cortado em tiras de aproximadamente 10 cm de largura. Papel higiênico é colocado sobre a superfície, com a borda superior do substrato elevada em 1,5 cm. O papel é umedecido com água ou um estimulante de crescimento. O material de plantio é disposto a 4 cm da borda da tira. A distância entre as sementes deve ser de pelo menos 2 cm.

Após 5 a 7 dias, o caracol é desenrolado e a germinação das sementes é verificada. Se alguma semente não germinar, ela é substituída por novas. Em seguida, um substrato é espalhado sobre toda a superfície da fita, cuja camada não deve exceder 1,5 cm. O solo é levemente compactado e umedecido com um borrifador. O substrato é enrolado ao redor do caracol e fixado. O fundo do recipiente é forrado com uma fina camada de serragem, os caracóis são colocados ali e regados abundantemente com um borrifador. O recipiente é coberto com filme plástico e, após o surgimento das mudas, o filme é removido gradualmente.
Plantio em campo aberto
Cultivar plantas em caracóis está se tornando cada vez mais popular, pois permite o crescimento de mudas saudáveis sem a necessidade de colher.
De sete a dez dias antes do plantio definitivo, comece a aclimatar as mudas, levando-as para fora. Os primeiros passeios não devem durar mais de 20 minutos, aumentando o tempo gradualmente.
Após o período de aclimatação, as plantas se adaptarão às condições externas e tolerarão melhor o transplante.
O solo no canteiro deve ser moderadamente fértil e leve. Um pH ligeiramente ácido ou neutro é o ideal. Antes de plantar as mudas, afofe e nivele bem o solo. Deixe cerca de 50 cm entre as fileiras e 40-45 cm entre as covas. Alguns horticultores utilizam um espaçamento mais denso de 20x50 cm para evitar a necessidade de estacas. As plantas se apoiam umas nas outras, de modo que mesmo uma forte rajada de vento impedirá que as pimenteiras se quebrem.
O caracol é transferido para o canteiro, cuidadosamente desenrolado e as mudas são retiradas juntamente com o torrão de raízes. As variedades altas devem ser plantadas no centro do canteiro, enquanto as variedades anãs e baixas devem ser plantadas nas bordas. As plantas devem ser plantadas no mesmo nível em que estavam no caracol. A muda é enterrada no buraco, coberta com terra e levemente levantada para posicionar a raiz corretamente. Depois disso, a terra ao redor da planta é compactada e regada. Recomenda-se cobrir os canteiros com terra seca ou turfa.
Você pode instalar arcos sobre a cama e, para evitar que o filme ceda, estique um barbante entre eles em ambos os lados.
Cuidados adicionais com as plantas
Após o plantio, a cultura precisa de 10 a 12 dias para se adaptar ao novo local.
Nessa fase, as mudas podem parecer fracas e pouco saudáveis. Mesmo com pequenos danos ao sistema radicular, a planta prosperará em solo aberto. Para promover o enraizamento, você pode afofar levemente a terra na cova para permitir a circulação de ar nas raízes. O afofamento mais significativo da terra pode ser feito três semanas após o plantio.
Regue com cuidado nos primeiros dias, pois o excesso de água pode causar apodrecimento, enquanto a falta dela pode fazer com que as mudas murchem. A melhor opção é umedecer o solo ao redor dos caules diariamente, usando 100-150 ml de água por planta. A rega regular pode ser retomada uma semana após o plantio.

Este método de irrigação tem um efeito positivo no sabor da colheita. Durante o amadurecimento, as plantas são regadas abundantemente a cada 5 dias. Manter um cronograma de rega consistente ajudará você a cultivar pimentões saborosos, suculentos e viçosos.
Dentre os diversos fertilizantes disponíveis, os horticultores preferem os fosfatos e a ureia. Fezes de pássaros e estrume bovino, diluídos em água, também são utilizados como fertilizantes. Fertilizantes específicos devem ser aplicados somente após a identificação do problema da planta.
- Se o arbusto adquiriu uma tonalidade roxa, significa que está com falta de fósforo;
- Se aparecerem queimaduras na folhagem, é muito provável que haja deficiência de potássio no solo.



Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?