Até recentemente, pimentas roxas eram uma curiosidade para os nossos compatriotas. Agora, a situação mudou drasticamente, e os jardineiros estão experimentando ativamente diferentes variedades de pimentas com cores incomuns. Essas variedades são interessantes não apenas pela cor, mas também pelas técnicas de cultivo únicas que exigem.
Atualmente, não conhecemos tantas variedades exóticas de pimenta quanto gostaríamos. Vamos analisar as opções mais interessantes e discutir as regras básicas para o cultivo da planta.
Descrição e características da pimenta roxa
Dependendo da variedade, o arbusto pode variar em ramificação, folhagem e porte. O mesmo se aplica aos frutos: as pimentas podem ser pequenas ou grandes, de casca fina ou carnuda, e apresentam uma grande variedade de formatos. A cor das pimentas varia do lilás claro ao roxo escuro intenso.
A cor incomum e bela do fruto deve-se ao alto teor de antocianinas. A tonalidade roxa está presente em absolutamente todas as variedades, mas é imperceptível devido à baixíssima concentração. A alta porcentagem dessa substância não só confere à planta uma aparência exótica, como também aumenta sua resistência a baixas temperaturas, o que é especialmente importante para pimentas que apreciam o calor.
Vegetais enriquecidos com antocianinas conseguem absorver a energia solar mais rapidamente e convertê-la em calor. Isso torna os pimentões roxos muito mais resistentes do que as variedades vermelhas, brancas, verdes ou amarelas, o que significa que podem prosperar mesmo em regiões mais ao norte.
Propriedades
As antocianinas não são produzidas nem acumuladas pelo corpo humano; elas precisam ser obtidas através da alimentação. A necessidade diária para uma pessoa saudável é de 200 mg, enquanto para pessoas doentes, é de cerca de 300 mg. Quais são os benefícios das antocianinas para o corpo humano?
- fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, incluindo a retina;
- Essas substâncias são capazes de destruir rapidamente todas as bactérias patogênicas. Para resfriados, a ingestão diária de antocianinas é aumentada em 1, 5 ou até 2 vezes;
- diminuição da pressão intraocular.

O consumo regular de vegetais ricos em antocianinas é garantia de boa saúde e boa visão. Cultivar variedades incomuns de plantas comuns não é apenas uma experiência interessante, mas também uma forma de cuidar da própria saúde.
Os pimentões roxos são versáteis, perfeitos para saladas de verão e ficam lindos fatiados. Também podem ser enlatados, recheados, cozidos ou adicionados a sopas e outros pratos. Vale ressaltar que, embora o cozimento faça com que percam a cor roxa, o sabor e as vitaminas permanecem intactos.
Variedades de pimenta roxa
Todas as variedades de pimenta roxa diferem não apenas no porte da planta, formato e peso do fruto, mas também em seus períodos de maturação e rendimentos. É difícil afirmar com certeza qual variedade é a mais atraente, pois cada jardineiro tem suas próprias preferências e necessidades. Descreveremos as opções mais populares e consagradas pelo tempo.
Máxima
Híbrido de ciclo médio-precoce, os primeiros pimentões são colhidos aproximadamente 110 dias após a germinação das sementes. O arbusto cresce até uma altura de no máximo 60 cm e tem um porte muito compacto. Os frutos são de paredes grossas, pendentes, em formato de cone e pontiagudos, pesando até 130 gramas, e de cor roxo-cereja. A polpa é densa, suculenta e incrivelmente saborosa.
Cada planta produz aproximadamente nove pimentas, que amadurecem uniformemente, rendendo em média 6, e às vezes até 8, quilos de frutos por metro quadrado. O híbrido é resistente ao calor e a todas as doenças comuns. As plantas podem ser cultivadas tanto em ambientes externos quanto internos.
Otelo
Híbrido de pimenta roxa de maturação precoce. Excelente resistência a vírus, fungos e condições climáticas adversas. O arbusto é semi-espalhado, compacto e não ultrapassa 90 cm de altura. Requer poda (remoção dos brotos laterais).
Os pimentões são de paredes grossas, formato cônico e coloração marrom-arroxeada, pesando entre 90 e 120 gramas. A casca é lisa e a polpa é saborosa e muito aromática. Os frutos amadurecem uniformemente, com uma produção máxima de 7 a 8 quilos por metro quadrado.
Névoa lilás
Híbrido de ciclo médio-precoce (130 dias antes da colheita). O arbusto não cresce mais do que 80 cm de altura, tem porte compacto e folhagem de tamanho médio. A variedade Lilac Mist tolera pequenas variações de temperatura e não é exigente quanto às condições de cultivo.
Os frutos são de paredes grossas, piramidais, truncados e de cor vermelho-arroxeada, com um peso máximo de cerca de 160 gramas por pimenta. O sabor é excelente. Com os devidos cuidados, este híbrido irá surpreendê-lo com uma produção incrivelmente alta, podendo chegar a 2, 5 ou até 3 quilos por planta.
Ametista
Variedade de ciclo médio-precoce. Excelente resistência a baixas temperaturas e resistência acima da média a doenças. A Amethyst pode ser plantada em estufas aquecidas e convencionais, bem como ao ar livre. A planta é de porte médio, baixa, compacta e com formato elegante.
Esses pimentões doces têm um aroma agradável e muito delicado. São de paredes grossas, em formato de tronco e de cor vermelho-arroxeada, pesando entre 100 e 230 gramas. Os frutos têm excelente durabilidade. Quando cultivados corretamente, a produção é muito alta – até 12 quilos por metro quadrado.
Ode
Uma variedade superprodutiva e de maturação precoce, a primeira colheita está pronta 120 dias após a germinação das sementes. A planta é compacta, não ultrapassando 60 cm de altura, e é altamente resistente a diversos fatores adversos. Os pimentões são de casca grossa, suculentos e deliciosos, de formato oval-cônico, marrom-arroxeado e pesam até 250 gramas.
Estrela do Oriente roxa
Este híbrido de ciclo médio-precoce é pouco exigente e raramente apresenta problemas. O arbusto é de porte médio, produzindo frutos roxo-avermelhados em forma de cubo, com paredes espessas (até 1 cm), pesando no máximo 210 gramas. O sabor é neutro, sem amargor ou doçura excessiva. Em anos favoráveis, a produção por metro quadrado é de aproximadamente 6,5 quilos.
árabe
Híbrido de maturação precoce com excelente imunidade a vírus, fungos, calor e frio. A planta, alta, de porte padrão e semi-espalhada, requer tutoramento e suporte adequado. A pimenta Arap apresenta alta produtividade, com rendimento médio de aproximadamente 6,5 kg por metro quadrado em anos favoráveis.
Os pimentões são belíssimos, uniformes, de paredes grossas, em formato de cone e pontiagudos, pesando entre 100 e 200 gramas. O fruto tem uma cor linda — um vermelho intenso com um toque púrpura. A casca é brilhante e firme. O sabor é excelente.
Camaleão de Altai
Uma variedade atraente de pimenta roxa que amadurece muito cedo. Pode ser plantada em qualquer lugar, seja em estufa ou em campo aberto. O arbusto é semi-espalhado e de porte médio. Com excelente resistência a diversas doenças, a Altai Chameleon não teme o frio nem o calor.
Os pimentões têm paredes grossas e formato cônico; quando completamente maduros, apresentam uma bela cor vermelho-escura com um leve tom púrpura. Os frutos pesam aproximadamente 100 gramas. Com os devidos cuidados, a produção máxima de pimentões colhidos por metro quadrado pode chegar a 8,5 ou até mesmo 9 quilos.
Borrão
Outra boa variedade que amadurece durante a época normal de colheita de pimentas. Possui boa resistência ao frio, calor, seca, pragas e doenças comuns da pimenta. A Klyaksa é cultivada sem qualquer cobertura e em solo protegido.
O arbusto é de porte médio, semi-espalhado e compacto. Os frutos são de paredes grossas, suculentos e possuem sabor e aroma memoráveis, tornando esta variedade uma das favoritas. São cônicos, de cor vermelho-arroxeada e pesam no máximo 150 gramas. Em anos favoráveis, é possível colher até 4 quilos de pimentas bonitas e uniformes por metro quadrado.
Lilás Lavanda
Traduzido do inglês, significa "obra-prima lilás". Esta é uma variedade altamente produtiva, de floração precoce. Os arbustos têm pouco mais de meio metro de altura, são robustos, porém fáceis de cuidar. É resistente a todos os fatores negativos e pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. As sementes são extremamente raras.
Os frutos são suculentos, bonitos, em forma de cone, de paredes grossas, doces e incrivelmente aromáticos, com um sabor ligeiramente picante. As pimentas são vermelho-bordô com um tom lilás e pesam entre 300 e 400 gramas.
Sino roxo
Os frutos desta variedade de frutos roxos amadurecem em um período médio (130 dias). É altamente resistente a pequenas flutuações de temperatura diurna e noturna, bem como a doenças da pimenta. O arbusto é de porte médio e copa aberta.
Os frutos são saborosos e aromáticos, cúbicos, de paredes grossas, vermelho-púrpura e pesam entre 120 e 200 gramas. A produção média por metro quadrado é de cerca de 5 a 8 quilos. Para obter boas colheitas, a variedade requer cuidados especiais.
Beleza Roxa
Uma variedade de pimenta de ciclo médio-precoce e alta produtividade, com os primeiros frutos colhidos 120 dias após a germinação. É resistente a doenças e variações climáticas. O arbusto tem cerca de 80 cm de altura, porte padrão e robusto. Os frutos são cuboides, ligeiramente comprimidos, de paredes grossas, vermelho-púrpura, pesando de 100 a 150 gramas. A casca é brilhante e densa, e a polpa é suculenta e doce.
Bagheera
Uma variedade popular que amadurece em meados da estação, é apreciada por sua excelente resistência a todos os fatores adversos possíveis. A bagheera é cultivada em diversas estufas e ao ar livre. A planta é fácil de cuidar, atingindo uma altura de no máximo 50 cm e mantendo uma aparência muito organizada.
Os pimentões, de formato cúbico e paredes grossas, são pendentes, de cor vermelho-chocolate com um tom púrpura, e pesam entre 200 e 350 gramas. A casca é resistente e a polpa, embora firme, é muito suculenta e tem uma consistência agradável. O sabor é adocicado e o aroma é intenso e marcante. Cerca de 2 quilos de pimentões são colhidos por metro quadrado.
Regras para o cultivo de pimentas roxas
De modo geral, o cultivo de pimentas roxas não difere muito do cultivo de variedades vermelhas, amarelas ou verdes. Tudo é igual: preparação das sementes, semeadura e cultivo das mudas.
Mas há um aspecto crucial que diferencia os pimentões de frutos roxos dos demais: sua resistência a baixas temperaturas. A julgar pelas avaliações de jardineiros, essas variedades que adoram calor e têm frutos de cores incomuns são realmente fáceis de cultivar em regiões frias com clima instável.
O plantio em campo aberto ocorre após a última geada, quando as temperaturas se estabilizam acima de 15 graus Celsius. Em estufas, os pimentões roxos são plantados na época calculada durante a semeadura, dependendo do tipo de estufa. Os cuidados com as plantas incluem rega, adubação e capina. Os pimentões altos são conduzidos e amarrados.
Graças ao trabalho meticuloso dos melhoristas, jardineiros em áreas com condições climáticas desfavoráveis para o cultivo de plantas que gostam de calor podem até plantar pimentas ao ar livre. Todas as variedades descritas são fáceis de cultivar, os frutos são saudáveis e versáteis e, o mais importante, produzem ótimas colheitas.
Avaliações
Alena. A variedade Bagheera merece uma menção especial; eu a cultivo há vários anos. É deliciosa; comemos fresca, congelamos, secamos e conservamos para o inverno. Recomendo a todos; dei sementes aos meus vizinhos e eles também adoraram. Moro em uma região onde as flutuações extremas de temperatura são normais, então planto pimentas ao ar livre e não tenho problemas, com excelentes colheitas ano após ano.
Fedor, gostaria de elogiar as variedades Klyaksa e Zvezda Vostoka. São fáceis de cultivar, produzem uma boa colheita e são resistentes a diversas doenças. Todos esses benefícios, claro, só são perceptíveis com os cuidados adequados. Recomendo esses pimentões roxos a todos. O fato de perderem a cor durante o processamento não me incomoda; gostamos de fazer conservas com eles. Preciso experimentar outras variedades.


Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?